this is an h1

this is an h2

Thu Apr 20 09:47:43 BRT 2023
Planejamento | COMÉRCIO EXTERIOR
Comércio exterior: como trabalhar e ter sucesso na área

O profissional de comércio exterior pode atuar com importação e exportação em agências aduaneiras, assessoria e no setor educacional, entre outros.

· Atualizado em 20/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Responsável por compras e vendas com agentes de outros países, além de analisar e possibilitar negociações no mercado internacional, o profissional de comércio exterior é um especialista em técnicas de comércio com outros países. Além disso, estuda métodos do mercado de produtos e serviços entre empresas e até governos de variadas partes do mundo. 

O comércio exterior traz a oportunidade de exportar mercadorias abundantes no país e que não existem ou são escassas em outros países, como no caso de produtos agrícolas como a soja, o trigo e o milho. As carnes bovina, suína e de aves também são produzidas em grande escala no Brasil e contribuem muito para a economia do país. 

Por outro lado, o comércio exterior também possibilita importar produtos não existentes no país. Esse tipo de investimento é muito benéfico para a economia nacional, pois assegura um diferencial competitivo para empresas que comercializam esses produtos internacionais dentro do Brasil. E também para as empresas que precisam de mercadorias de outros países para utilizar em suas produções de manufaturados. 

Área de atuação 

O campo de atividade deste profissional é amplo: pode trabalhar com operações de comércio exterior, gestão de logística, seguros, despacho e legislação aduaneira, para dedicar-se ao agenciamento de carga, gestão e operação dos processos de importação e exportação, compras internacionais, despacho aduaneiro, consultoria e marketing internacional.  

Dentro da área, as possibilidades de atuação podem ser em empresas de importação e exportação, agências aduaneiras, companhias de transporte, assessoria de empresas, bancos, cooperativas, multinacionais e consultorias. Além de atuar em empresas do ramo agroindustrial e também no setor educacional, como professor ou pesquisador em instituições de ensino. 

O Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração (CRA) são os órgãos profissionais de classe que realizam o registro profissional para os graduados nos cursos de Administração com Ênfase em Comércio Exterior ou para os tecnólogos em áreas administrativas dentro do Comércio Exterior. 

Formação profissional 

Os cursos de Comércio Exterior são oferecidos como cursos técnicos, tecnológicos, de bacharelado ou como especializações nas áreas de Administração, Gestão e Negócios. Os cursos formam trabalhadores com a capacidade de gerenciar e planejar a logística, as operações de comércio exterior, e de intermediar as relações entre vendedores e compradores de vários países ao redor do mundo. 

Entre as disciplinas necessárias à formação do profissional em comércio exterior estão a Logística em Transporte Nacional e Internacional, Custos Logísticos, Administração da Produção, Operações e Comércio Exterior, Negociação, Contabilidade e Estatística, além de Legislação Internacional e Contratos Internacionais.  

O aluno, ao final do curso, torna-se qualificado para compreender métodos e técnicas de compra e venda de produtos, e também de serviços, entre empresas e governos de outros países. Durante a formação, o aluno também torna-se capaz de acompanhar as notícias sobre acontecimentos internacionais da economia e da política para analisar com acerto as tendências dos mercados. Assim, pode identificar oportunidades, criar estratégias de marketing e definir a melhor logística para os negócios internacionais. 

É importante também aprender línguas estrangeiras 

Outro ponto importante para a formação desse profissional é a fluência em línguas estrangeiras como inglês, espanhol, francês, alemão, mandarim, entre outras. Uma boa comunicação é extremamente importante para poder se comunicar bem com profissionais de outros países e conseguir desempenhar as atividades inerentes à função da melhor maneira possível, além de evitar que haja ruídos e mal entendidos entre as partes envolvidas.  

Agora é só se preparar e entrar para o comércio exterior 

O advento da globalização, a formação de blocos econômicos com a consequente queda de algumas barreiras alfandegárias e diminuição de taxas de importação e exportação, foram avanços no mercado mundial que aprimoraram o comércio entre os países. Também podemos destacar o avanço tecnológico, que possibilita a comunicação rápida com empresas de todo o globo terrestre.  São fatos que trouxeram maiores avanços para a área do comércio internacional.

Trata-se de um ótimo campo de trabalho, com grandes possibilidades de desenvolvimento profissional. O importante é sempre manter-se preparado e antenado às novidades para ganhar com o setor e oferecer bons serviços.  O Sebrae oferece vários cursos na área, como de importação e exportação, e informações diversas para oferecer todo o suporte nessa jornada! 

Onde saber mais 

O novo Comércio Internacional 

Mercados internacionais: o que é preciso para empreender no exterior? 

Como montar uma empresa comercial importadora e exportadora 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?