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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Como ler e responder às avaliações no Google

Avaliações no Google dão informações úteis e que ajudam sua empresa a se destacar. Saiba como utilizá-las.

· 17/02/2023 · Atualizado em 25/03/2023
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Feedback é uma das palavras do momento e uma das mais importantes ações na jornada do cliente, pois é por meio das avaliações que ele faz que sua empresa pode construir uma relação de confiança com o consumidor. Por isso, as ferramentas de feedback são instrumentos valiosos. 

Você sabe como funcionam as ferramentas de avaliação?

Primeiro, é importante saber onde elas aparecem para o cliente: ao lado do perfil da empresa no Maps e na Pesquisa Google. Ao responder às avaliações, você as publica para todos em nome da sua empresa. Talvez elas não apareçam no Google imediatamente, no entanto os avaliadores recebem uma notificação quando elas são inseridas. Com isso, eles têm a oportunidade de atualizar a avaliação.

Para receber avaliações de clientes, algumas práticas são recomendadas, entre elas compartilhar um URL específico da empresa, além de incentivá-los a divulgar sua empresa com as avaliações do Google da seguinte forma:

  1. Verifique o Perfil da empresa: as informações comerciais vão aparecer no Maps, na Pesquisa e em outros serviços do Google. O cliente só vai conseguir responder a uma avaliação se você tiver uma empresa verificada. 
  2. Lembre os clientes de deixar avaliações, explicando que é um procedimento rápido e fácil; não é recomendado oferecer incentivos para que os clientes avaliem os lugares. 
  3. Você pode facilitar o envio de avaliações se criar e compartilhar um link. 
  4. É essencial responder às avaliações para aumentar a confiança dos clientes, pois eles vão perceber que a empresa valoriza a opinião deles. 
  5. É muito importante que todas as avaliações sejam valorizadas, tanto as negativas quanto as positivas, pois isso gera maior confiança dos clientes; responda a todas indistintamente, para mostrar que você se importa com eles. Caso a avaliação não siga as diretrizes de postagem do Google, é possível pedir a remoção dela.

Link para receber avaliações

Saiba também que você pode criar e compartilhar um link para os clientes deixarem avaliações. Acesse o seu Perfil da Empresa, selecione Clientes e AvaliaçõesReceba mais avaliações. Dica: usando a Pesquisa Google no computador, selecione Solicitar avaliações.

Mas, onde você pode utilizar o link? Veja algumas opções:

  • em e-mails de agradecimento;
  • depois de uma interação no chat;
  • em comprovantes.

Dicas para responder às avaliações

É muito importante escrever uma resposta útil. As respostas do proprietário da empresa ajudam a construir relacionamentos com os clientes, mas não se esqueça de que elas também são públicas. Ao responder a seus clientes, considere os seguintes pontos:

  1. As respostas devem ser úteis, autênticas, fáceis de entender e educadas, portanto a linguagem deve ser polida e simples. Assim como as avaliações, as respostas precisam obedecer às políticas do Google. 
  2. Não leve nada para o lado pessoal e seja gentil. Uma boa prática é agradecer às pessoas que fizeram as avaliações, respondendo a comentários positivos quando tiver informações novas ou relevantes para compartilhar. 
  3. Seja objetivo, claro e breve, pois as pessoas podem perder o interesse quando as respostas são longas. 
  4. Não é necessário agradecer a cada avaliador publicamente, porque cada resposta alcança muitos clientes.

Como responder às avaliações negativas?

É preciso tirar proveito das avaliações negativas, porque não necessariamente elas são um sinal de práticas comerciais ruins. Elas podem, por exemplo, ser fruto de expectativas incompatíveis do cliente. É preciso pontuar, no entanto, que elas ajudam a melhorar as experiências futuras dos clientes, então é importante seguir algumas práticas recomendadas pelo Google:

  1. Não compartilhe dados pessoais do avaliador nem faça ataques pessoais, seja no Maps, em outros serviços ou no mundo real. Você pode sugerir que o cliente entre em contato diretamente com você por e-mail ou telefone para resolver o problema. Se praticar uma interação positiva após a avaliação negativa, você mostra aos compradores que realmente se importa com eles e com o problema relatado, o que, muitas vezes, leva o cliente a mudar a avaliação original. 
  2. Investigue as razões por trás da impressão negativa do avaliador, verificando seus registros para localizá-lo e analisar a experiência dele com a empresa. 
  3. Aja com sinceridade, reconhecendo os erros cometidos, mas não se responsabilize pelo que está fora do seu controle. Explique o que você consegue ou não fazer na situação em questão. Mostre que é possível encontrar soluções úteis para problemas incontroláveis. Por exemplo, se o mau tempo for um motivo razoável para cancelar eventos, monitore a meteorologia e envie alertas de cancelamento com antecedência. 
  4. Peça desculpas quando apropriado e procure dizer algo que demonstre compaixão e empatia. 
  5. É muito importante mostrar que você é uma pessoa real, assinando com seu nome ou iniciais, assim você demonstra maior autenticidade. 
  6. Responda em tempo hábil, a fim de demonstrar que você se preocupa com a experiência do cliente.

O Google alerta que, se você acredita que uma avaliação viola as diretrizes de postagem, pode sinalizá-la como inadequada. Saiba mais sobre como sinalizar avaliações inadequadas. Uma dica importante: os clientes não vão precisar de um endereço do Gmail para deixar uma avaliação se fizerem login na Conta do Google.

Procure o Sebrae e peça um consultor para ajudar você a fazer a gestão da avaliação.


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