Avaliações no Google dão informações úteis e que ajudam sua empresa a se destacar. Saiba como utilizá-las.
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Feedback é uma das palavras do momento e uma das mais importantes ações na jornada do cliente, pois é por meio das avaliações que ele faz que sua empresa pode construir uma relação de confiança com o consumidor. Por isso, as ferramentas de feedback são instrumentos valiosos.
Você sabe como funcionam as ferramentas de avaliação?
Primeiro, é importante saber onde elas aparecem para o cliente: ao lado do perfil da empresa no Maps e na Pesquisa Google. Ao responder às avaliações, você as publica para todos em nome da sua empresa. Talvez elas não apareçam no Google imediatamente, no entanto os avaliadores recebem uma notificação quando elas são inseridas. Com isso, eles têm a oportunidade de atualizar a avaliação.
Para receber avaliações de clientes, algumas práticas são recomendadas, entre elas compartilhar um URL específico da empresa, além de incentivá-los a divulgar sua empresa com as avaliações do Google da seguinte forma:
- Verifique o Perfil da empresa: as informações comerciais vão aparecer no Maps, na Pesquisa e em outros serviços do Google. O cliente só vai conseguir responder a uma avaliação se você tiver uma empresa verificada.
- Lembre os clientes de deixar avaliações, explicando que é um procedimento rápido e fácil; não é recomendado oferecer incentivos para que os clientes avaliem os lugares.
- Você pode facilitar o envio de avaliações se criar e compartilhar um link.
- É essencial responder às avaliações para aumentar a confiança dos clientes, pois eles vão perceber que a empresa valoriza a opinião deles.
- É muito importante que todas as avaliações sejam valorizadas, tanto as negativas quanto as positivas, pois isso gera maior confiança dos clientes; responda a todas indistintamente, para mostrar que você se importa com eles. Caso a avaliação não siga as diretrizes de postagem do Google, é possível pedir a remoção dela.
Link para receber avaliações
Saiba também que você pode criar e compartilhar um link para os clientes deixarem avaliações. Acesse o seu Perfil da Empresa, selecione Clientes e Avaliações e Receba mais avaliações. Dica: usando a Pesquisa Google no computador, selecione Solicitar avaliações.
Mas, onde você pode utilizar o link? Veja algumas opções:
- em e-mails de agradecimento;
- depois de uma interação no chat;
- em comprovantes.
Dicas para responder às avaliações
É muito importante escrever uma resposta útil. As respostas do proprietário da empresa ajudam a construir relacionamentos com os clientes, mas não se esqueça de que elas também são públicas. Ao responder a seus clientes, considere os seguintes pontos:
- As respostas devem ser úteis, autênticas, fáceis de entender e educadas, portanto a linguagem deve ser polida e simples. Assim como as avaliações, as respostas precisam obedecer às políticas do Google.
- Não leve nada para o lado pessoal e seja gentil. Uma boa prática é agradecer às pessoas que fizeram as avaliações, respondendo a comentários positivos quando tiver informações novas ou relevantes para compartilhar.
- Seja objetivo, claro e breve, pois as pessoas podem perder o interesse quando as respostas são longas.
- Não é necessário agradecer a cada avaliador publicamente, porque cada resposta alcança muitos clientes.
Como responder às avaliações negativas?
É preciso tirar proveito das avaliações negativas, porque não necessariamente elas são um sinal de práticas comerciais ruins. Elas podem, por exemplo, ser fruto de expectativas incompatíveis do cliente. É preciso pontuar, no entanto, que elas ajudam a melhorar as experiências futuras dos clientes, então é importante seguir algumas práticas recomendadas pelo Google:
- Não compartilhe dados pessoais do avaliador nem faça ataques pessoais, seja no Maps, em outros serviços ou no mundo real. Você pode sugerir que o cliente entre em contato diretamente com você por e-mail ou telefone para resolver o problema. Se praticar uma interação positiva após a avaliação negativa, você mostra aos compradores que realmente se importa com eles e com o problema relatado, o que, muitas vezes, leva o cliente a mudar a avaliação original.
- Investigue as razões por trás da impressão negativa do avaliador, verificando seus registros para localizá-lo e analisar a experiência dele com a empresa.
- Aja com sinceridade, reconhecendo os erros cometidos, mas não se responsabilize pelo que está fora do seu controle. Explique o que você consegue ou não fazer na situação em questão. Mostre que é possível encontrar soluções úteis para problemas incontroláveis. Por exemplo, se o mau tempo for um motivo razoável para cancelar eventos, monitore a meteorologia e envie alertas de cancelamento com antecedência.
- Peça desculpas quando apropriado e procure dizer algo que demonstre compaixão e empatia.
- É muito importante mostrar que você é uma pessoa real, assinando com seu nome ou iniciais, assim você demonstra maior autenticidade.
- Responda em tempo hábil, a fim de demonstrar que você se preocupa com a experiência do cliente.
O Google alerta que, se você acredita que uma avaliação viola as diretrizes de postagem, pode sinalizá-la como inadequada. Saiba mais sobre como sinalizar avaliações inadequadas. Uma dica importante: os clientes não vão precisar de um endereço do Gmail para deixar uma avaliação se fizerem login na Conta do Google.
Procure o Sebrae e peça um consultor para ajudar você a fazer a gestão da avaliação.
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Julho, 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
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Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!