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Mon Jul 17 18:00:57 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Conheça o feedforward

O feedforward é uma ferramenta de gestão de pessoas que permite planejar o futuro do colaborador e melhorar seu desempenho dentro da organização

· Atualizado em 17/07/2023
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A gestão de pessoas é cada vez mais valorizada dentro das organizações porque o envolvimento dos colaboradores com o negócio é um diferencial muito importante em um mercado ultracompetitivo como o de nossos dias. 

Você, provavelmente, conhece o feedback, uma ferramenta de RH que oferece ao colaborador uma análise de sua performance, sugerindo adaptações e melhorias. Agora, você vai conhecer também o feedforward, outro método que funciona na ponta oposta do feedback. 

As diferenças 

A tradução do termo em inglês é algo como “alimentação para adiante”. O feedforward tem foco no futuro do funcionário, com a área de gestão de pessoas estabelecendo metas e objetivos junto com ele, de maneira a trabalhar na sugestão prévia de melhorias e ajustes. Já o feedback se baseia na análise da performance de um determinado período, geralmente, um ano. 

A grande diferença conceitual entre as duas metodologias é que o feedback é, muitas vezes, visto pelo funcionário como algo negativo. Afinal, trata-se de um balanço que, certamente, indicará erros cometidos pelo colaborador no período.  

O feedforward, de sua parte, funciona como estímulo. Embora, claro, aponte eventuais correções de rumo, deve motivar os funcionários ao estabelecer metas que levarão ao seu crescimento dentro da organização, reforçando comportamentos e habilidades. Assim, o feedforward tende a gerar uma reação menor (ou mais positiva) do colaborador. 

As vantagens 

O feedforward potencializa o crescimento – O funcionário tende a receber de forma positiva um processo de planejamento para o futuro porque sente que a empresa está apostando nele. Há, portanto, um plano para a sua carreira; espaço para evolução dentro do empreendimento.  

Maior compromisso com o negócio – Mesmo havendo sugestões de melhoria para o futuro, quando o colaborador passa pelo feedforward, tende a concluir que sua contribuição é importante para o negócio. Isso reforça a sua sensação de pertencimento em relação à empresa e de valorização profissional, tendendo a um compromisso maior com os resultados finais.  

Ambiente de trabalho mais saudável – Quando os colaboradores sentem-se mais valorizados e com espaço para crescer na empresa, o ambiente geral tende a melhorar. E quanto maior for o conforto dos funcionários no ambiente de trabalho, maior será a sua produtividade, com impacto decisivo sobre os resultados finais da empresa. 

Como implementar? 

Veja a seguir alguns pontos que podem orientá-lo(a) na implementação da metodologia do feedforward. 

  • Identifique pontos fortes e dificuldades – Analise os pontos fortes e as dificuldades dos funcionários que passarão pelo feedforward 
  • Concentre-se no que é mais importante – Escolha os pontos mais importantes, positivos ou negativos, e concentre-se nele durante o contato com o colaborador. Isso é fundamental para não dispersar esforços.  
  • Seja objetivo e específico – Descreva com clareza o ponto positivo ou negativo na performance do funcionário, sem utilizar generalizações ou feedbacks anteriores. Assim, você aponta com exatidão aonde ele pode chegar e o que precisa fazer (ou não fazer) para alcançar esse objetivo. 
  • Mantenha o foco no futuro – Um ponto essencial da metodologia é identificar claramente quais são os objetivos da empresa para o período em questão. É muito importante envolver o colaborador nesse objetivo, solicitando suas opiniões e sugestões para alcançar mais facilmente os objetivos finais. 
  • Dê início à ação – Transforme a conversa com o colaborador em um documento, uma espécie de carta de intenções. Vocês poderão, então, acertar um prazo para uma consulta ao documento, de maneira a identificar o progresso realizado. Aí então, o feedback, combinado ao feedforward, passa a ter um sentido muito mais positivo para o colaborador. Dê uma olhada neste material do Sebrae sobre o tema: 5 dicas essenciais de como dar feedback para desenvolver seu time.

Com essas informações, que tal pensar a sério na implantação da metodologia de feedforward em sua empresa? 

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