this is an h1

this is an h2

Tue Oct 11 01:48:24 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Difícil sobreviver sem gestão financeira empresarial

O que os microempreendedores individuais (MEI) buscam é o lucro em seu negócio, e saber fazer uma boa gestão financeira é parte fundamental desse processo.

· 08/09/2022 · Atualizado em 11/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A gestão financeira é o fator mais importante dentro da administração de uma empresa, independentemente de seu mercado ou tamanho. Pois, ele possibilita a gestão de todos os recursos do negócio, facilita o fortalecimento e o crescimento do empreendimento. 

É papel do gestor financeiro identificar possíveis pontos de melhoria, como a troca de fornecedores, visando a reduzir o custo, oportunidades não exploradas, possível revisão de regime tributário em busca de menores impostos, entres outras atribuições.

Existem princípios importantes que devem ser seguidos com rigidez para uma boa administração financeira do MEI.

  • Separação dos gastos pessoais dos gastos ligados ao negócio do MEI: Apesar do MEI não precisar por lei necessariamente abrir uma conta bancária em nome da empresa, é improvável que a gestão financeira que misture o dinheiro da pessoa física e jurídica seja eficiente. Então, é determinante para a gestão que as contas sejam separadas. Além disso, não se deve usar a conta da pessoa jurídica para pagar contas da pessoa física e vice-versa. Defina uma retirada mensal denominada pró-labore, ou seja, o salário do empreendedor que deverá ter data certa e conta específica, e mantenha as transações da empresa separadas das pessoais;
  • Criação do controle diário de caixa e bancos: O controle financeiro é uma ação de rotina fundamental para todas as empresas. Sem ele, não há como ter qualquer controle das finanças da empresa. E, para que ele funcione eficientemente, é preciso que se registre com bastante disciplina todas as entradas e saídas, com as devidas classificações, origens e destinações;
  • Fazendo o controle do contas a pagar e receber: É preciso ter muita atenção com esse fator, pois precisa funcionar de maneira muito acertada. Primeiramente, o empreendedor necessita monitorar todas as os valores que estão para ser recebidos, bem como os que já foram recebidos, uma vez que a inadimplência de clientes pode gerar um prejuízo considerável ao fluxo de caixa. Quanto às contas a pagar, é preciso ser exato, pois qualquer atraso pode gerar juros e multas que impactam diretamente no resultado do MEI; 
  • Fazendo controle de estoque: Esse controle tem papel fundamental na prosperidade da empresa, principalmente, em períodos de crise. Em tempos turbulentos, é preciso estar atento ao estoque como um todo, pois por meio dele é possível saber a rotatividade dos produtos e diferenciar em quais investir mais ou menos, e, também, o comportamento de compra dos clientes, adaptando-se a novos hábitos de compras das pessoas. Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria;
  • Implantando e acompanhando o fluxo de caixa: O fluxo de caixa é uma ferramenta que tem como finalidade apurar o saldo disponível em seu negócio para que haja sempre capital de giro na empresa. Podemos dizer que é o controle central das finanças do MEI e principal instrumento na tomada de decisão.

Outro fator primordial no atual cenário dos mercados é a tecnologia, pois ela pode ajudar muito no controle, registro e contabilidade das empresas otimizando, as ações, o tempo empregado, e fornecendo diversos gráficos e relatórios que ajudam na interpretação de informações que sem ela são bastantes complexas. No mercado, há diversos sistemas e aplicativos que podem ser usados. Eles, muitas vezes, integram os sistemas internos das empresas com bancos e até fornecedores. Além de automatizar processos de forma a minimizar o trabalho e maximizar o controle.

Por fim, com uma boa gestão financeira implantada, seguindo sempre o planejamento, o MEI terá o controle da empresa de forma que poderá priorizar o ponto mais importante, que são os resultados e os lucros. Evitando sustos e olhando para o futuro prospero. 

Como esse tema é muito rico e não é possível se esgotar nesse trabalho, o Sebrae disponibiliza excelentes e-books e cursos para um maior aprofundamento no assunto. Veja nos links abaixo.

Curso EaD: Gestão financeira

WhatsApp: Controle da movimentação financeira

E-Book: Fluxo de caixa para pessoa jurídica


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?