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Sat Apr 08 15:18:43 BRT 2023
Organização | SUSTENTABILIDADE
Empresa verde: bom para o planeta, bom para os negócios

Cresce em todo o mundo o movimento para transformar as empresas em verdes e sustentáveis, e em bons negócios.

· Atualizado em 08/04/2023
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Ser uma empresa “verde”, que respeita o meio ambiente, é uma postura que vem sendo valorizada pelo mercado em todo o mundo. E não se trata apenas de reduzir o consumo de água e energia, ou ainda de utilizar produtos não poluentes. Trata-se de assumir uma postura de respeito para com o meio ambiente como parte de um conceito maior, de sustentabilidade. Um conceito que hoje é sintetizado na sigla ESG, do inglês Environment (Meio Ambiente), Social (Compromisso Social) e Governance (Governança).

Empresas que seguem os princípios ESG são cada vez mais respeitadas pelo consumidor e pelas grandes corporações, que vêm aumentando o tom das exigências de sustentabilidade em toda a sua cadeia de fornecedores.

O que são empresas verdes? 

Uma empresa verde é aquela que se compromete em reduzir os impactos de seu negócio sobre o meio ambiente, segundo os 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. As principais características de uma empresa verde são: 

  • apoio a iniciativas e projetos ligados a causas ecológicas; 
  • comprometimento da empresa com causas ecológicas; 
  • compromisso com pesquisas associadas ao desenvolvimento sustentável; 
  • comprometimento do negócio em obter o selo verde, assim como todas as certificações relacionadas à indústria verde, como a norma internacional ISO 14001; 
  • escolha de todos os fornecedores com base no cumprimento da legislação ambiental; 
  • contratação de colaboradores com princípios alinhados à cultura de uma empresa verde. 

Empresa verde e sustentabilidade 

Que tal entender melhor o que é sustentabilidade empresarial detalhando a sigla ESG? 

  • E – Environmental - ligado ao uso de recursos naturais e às iniciativas para reduzir a emissão de carbono e gás metano, além da gestão de resíduos, práticas de reflorestamento e outras ações que beneficiam o meio ambiente. 
  • S – Social - relaciona-se com as relações de trabalho e políticas de pessoal da empresa, internas e externas, assim como com a diversidade e engajamento dos colaboradores. 
  • G – Governance – vincula-se às políticas de remuneração, estrutura da empresa, ética, combate à corrupção, transparência, entre outras. 

As vantagens de ter uma empresa verde 

Uma empresa comprometida com o uso responsável de energia, o reúso de água e a logística reversa de produtos descartáveis cria um ambiente de trabalho com responsabilidade social e ambiental. Isso atrai, retém e conscientiza colaboradores em relação ao respeito com o meio ambiente. 

Trata-se, também de um ótimo negócio, porque a empresa verde reduz seus gastos e desperdícios e pode visar à ampliação de seus mercados, no Brasil e no exterior. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a ESG já movimenta bilhões, e cerca de R$ 386 bilhões foram utilizados em operações destinadas às atividades de economia verde apenas em 2020. 

Como tornar “verde” a sua empresa 

Confira alguns passos fundamentais: 

  • Mudar processos – trata-se de uma revolução cultural, o que não é fácil e exige planejamento. Comece, por exemplo, eliminando desperdício de água, energia elétrica e matéria-prima, além de evitar o descarte irregular de resíduos prejudiciais à natureza. Prepare, também, a substituição das lâmpadas convencionais por modelos LED, copos de plástico por copos de vidro, e adote maquinário e equipamentos com menor uso de água e energia. Confira este material do Sebrae: Máquinas e serviços verdes - Sebrae 
  •  Obter o selo verde – esta é uma certificação fornecida para empresas que desenvolvem suas atividades com responsabilidade ambiental. É um diferencial importante de mercado, valorizado pelo consumidor consciente e também pelas grandes corporações que pretendem garantir a sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva. O programa Selo Verde foi desenvolvido a fim de estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Exemplos de empresas verdes  

Natura Cosméticos:  a empresa é guiada pelo compromisso em desenvolver produtos que expressam valores e práticas sustentáveis, sintetizado em um documento chamado Visão 2050, que contém todas as metas a médio e a longo prazo da empresa. 

Valeo Climatização: a empresa se preocupa com o descarte correto de seus produtos após o término da vida útil e incentiva os clientes a assumirem o mesmo compromisso.

Samsung – Planet First: esse programa visa entregar produtos e serviços inovadores, associados à sustentabilidade, com efeitos positivos nas esferas econômica, social e ambiental. 

Que tal então arregaçar as mangas e fazer o greenwashing, ou seja, transformar seu negócio em mais uma empresa verde e sustentável? Veja este outro material que o Sebrae coloca à sua disposição, Greenwashing: o que você precisa saber sobre isso? - Sebrae

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