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Tue Feb 14 22:19:31 BRT 2023
Planejamento | COMÉRCIO EXTERIOR
Internacionalização: micro e pequenos negócios também podem exportar

Entender como as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) podem se preparar para expandir seus negócios e exportar.

· Atualizado em 14/02/2023
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A internacionalização para micro e pequenos negócios pode ser uma ótima saída para expandir o mercado. E após a pandemia, muitas pequenas empresas do Brasil passaram a buscar novos públicos em outros países. 

As exportações têm a capacidade de aumentar a produtividade, a competitividade e a inovação das micro e pequenas empresas. E não são apenas as multinacionais e grandes empresas que têm condições de explorar novos territórios e expandir suas fronteiras. 

Para os micro e pequenos empresários que têm interesse em ampliar as suas oportunidades com a internacionalização para micro e pequenas empresas, no portal da CNI, é possível acompanhar as medidas do governo brasileiro com relação ao comércio exterior, assim como as diretrizes e iniciativas de organismos internacionais, além do monitoramento de medidas comerciais. 

A ação de se internacionalizar uma PME traz vantagens, como o aumento do número de potenciais clientes e o aumento nos lucros. Mas para empresas menores, a situação é diferente das grandes empresas com mais recursos financeiros. 

Para as pequenas, a busca de ganhos de competitividade e ampliação de mercado deve ser o primordial, e o primeiro passo no processo de internacionalização é começar a exportar de um modo que pode ser uma adaptação do modelo local de vendas.

O ideal é começar por países mais favoráveis, ou seja, os que forem mais próximos economicamente do Brasil, que possuírem acordos comerciais ou algum tipo de parceria com nosso país para que sejam evitadas as barreiras comerciais.

Barreiras comerciais, ou barreiras alfandegárias são as leis, políticas ou práticas governamentais que trazem restrições ao comércio exterior. 

Também é importante estudar o mercado e a cultura do local para onde se vai exportar, assim como ter um planejamento estratégico para o seu negócio internacional.

O exportador também deve lembrar de usar a tecnologia e os recursos certos, que possibilitarão a realização de muitos processos a distância, assim como a desburocratização do negócio, mesmo estando em outros países. 

Habilidades como domínio de idiomas estrangeiros, práticas aduaneiras e de negociação, marketing e direito internacional, assim como outras competências, são de grande importância para levar adiante o seu negócio internacional.

Para isso, é também necessária a escolha de um modelo para esse tipo de negócio. Entre eles, temos as joint ventures, as franquias, subsidiárias, licenciamento e off shore. Para saber como cada um destes e outros modelos funcionam, acesse os materiais do Sebrae ao final do texto.

Os empreendedores, especialmente os internacionais, compreendem que nunca se pode parar de estudar e adquirir novas competências.

E mesmo que o micro e pequeno empreendedor passe a internacionalizar o seu negócio com o auxílio de uma consultoria especializada, é importante ter grande conhecimento sobre as principais práticas de comércio exterior.

Mesmo com as dificuldades características da internacionalização, desde que haja entendimento dos mercados externos e disposição de se investir em mudanças estruturais para a atuação no mercado externo, a internacionalização pode ser muito bem sucedida.

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