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Mon Feb 20 17:01:01 BRT 2023
Organização | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Investir em ferramentas de logística torna as empresas mais eficientes

Gerenciar bem os processos de logística permite aos empresários melhorar suas estratégias de distribuição para enfrentar a crescente concorrência internacional.

· Atualizado em 20/02/2023
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A globalização potencializou a complexidade nos ambientes empresariais, que passaram a enfrentar a crescente concorrência internacional. Neste contexto competitivo, gerenciar os processos de logística tem se tornado uma tarefa cada vez mais importante para os empresários brasileiros. É crescente o interesse por ferramentas para melhorar a eficiência das empresas, principalmente no que diz respeito às estratégias de distribuição.

As cadeias de distribuição mais conhecidas são compostas por produtores, atacadistas, varejistas, consumidores finais, entre outros. Até chegar ao consumidor final, a mercadoria percorre um caminho que pode variar bastante dependendo do segmento de mercado e dos países de compra. 

Criar uma estrutura de comunicação entre esses atores, de forma a agregar valor, é a tarefa da logística de transporte, que deve ter como objetivo levar os produtos ao lugar certo, dentro do tempo previsto.

Com o crescimento mundial do comércio entre diferentes continentes e países, que surgiu de maneira exponencial especialmente a partir da segunda metade do século passado, o setor de transportes passou a desempenhar um papel ainda mais fundamental dentro das empresas. A combinação de melhores técnicas e modais pode levar a ganhos de escala e melhor desempenho econômico.

Por ser o maior centro de custos dentro da cadeia de distribuição, o setor de transportes impacta diretamente no grau de satisfação do cliente. Por isso a importância de se otimizar a atividade transportadora e considerar as novas tecnologias, como hardwares e softwares. Estes servem de acessório das atividades operacionais e são peças fundamentais para o controle do tempo e da segurança.

O comércio globalizado considera o desenvolvimento da sociedade industrial o avanço dos meios de transporte e o distanciamento geográfico entre fontes produtoras e consumidoras. Neste contexto, a logística tornou-se essencial às transações comerciais, tornando a vida em sociedade muito mais eficiente.

Mas é importante lembrar que as cadeias de suprimento não consistem somente nas atividades de transporte, mas abrangem a gestão completa de atividades, como finanças e marketing até armazenagem, processamento de pedidos e previsão de demanda.

Com isso, a escolha dos meios de transporte e o tempo são variáveis econômicas essenciais para o sucesso de um processo de logística. Consumidores finais têm altas exigências em relação à rapidez na entrega de produtos. E, as empresas que desejam ser competitivas precisam, cada vez mais, gerenciar todos os fatores que compõem a cadeia.

Projetar uma cadeia de suprimentos global não é tarefa fácil, pois envolve:

  1. A seleção de instalações, de possíveis plantas em diferentes países e continentes, para cada etapa da produção e distribuição, que podem incluir decisões de investimento de capital em novas instalações ou expansões, de fechamento das instalações existentes e de seleção dos fornecedores externos; 
  2. Decisões sobre quais produtos fazer e distribuir em cada facilidade; 
  3. Decisões sobre quais mercados servir; 
  4. Seleção das rotas da rede através dos quais os produtos devem passar para chegar ao seu destino. 

É importante destacar que gerir cadeias de suprimento globais é muito mais difícil do que gerir cadeias de suprimento domésticas. Ambas lidam com fatores econômicos, como taxa de juros, preços de mercado, custos de produção e transporte, mas alguns valores específicos dependem de decisões dos países envolvidos na cadeia. Por isso é mais complexo prever essas variáveis em uma escala global. 

Enquanto a logística interna trata de projetos em um único país, a logística internacional envolve regras de comércio exterior e questões financeiras que permitem que fornecedores, plantas e centros de distribuição (CD) estejam localizados em vários países.

Devido à amplitude dos aspectos envolvidos, a capacidade de definir e resolver modelos de otimização da logística internacional torna-se tarefa fundamental do planejamento estratégico das organizações.

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