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Thu May 11 22:28:39 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Meu MEI é um sucesso – Marmitas Fitness

Mãe e filha começaram a empreender em alimentação saudável em 2018. Neste artigo, da Série "Meu MEI é um Sucesso”, vamos mostrar um pouco da história delas.

· 03/04/2023 · Atualizado em 11/05/2023
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Essa história é de Bragança Paulista, interior do estado de São Paulo. Carolina, de 67 anos e Ana Carolina, de 34 - mãe e filha - há 5 anos descobriram uma oportunidade no mercado de alimentação saudável e começaram a vender marmitas fitness. O que surgiu com a necessidade de se alimentar melhor deu origem a um negócio promissor e rentável.

Vamos conhecer um pouco da trajetória delas.

Carolina sempre cozinhou. Apesar de ser cabeleireira por profissão, sempre gostou de cozinhar. Quando tinha qualquer motivo para a reunião da família, era sempre na casa dela. Amigos e amigas sempre diziam: "...vamos lá na casa da D. Carolina, porque ela cozinha muito bem". Então, tudo eles queriam fazer na casa dela: em  aniversários, a casa estava sempre cheia. Mas a ideia de cozinhar comida fitness surgiu quando Ana estava acima do peso, precisava comprar marmitas de baixa caloria e o que se encontrava disponível na região não era do seu agrado. Então, D. Carolina teve a ideia de cozinhar para a filha.  E aí, como todo mundo gostava da comida dela, resolveu fazer as marmitas fitness para comercializar. Quem recebe indicação de médico ou nutricionista passa a receita e elas fazem tudo de acordo com a indicação médica. O cliente tem um produto de qualidade, personalizado, de acordo com a dieta recomendada. Carolina diz que não pode usar produto ruim, então é lógico que o produto não vai ser barato. Mas só trabalham com produtos frescos, de boa qualidade. Aí o preço, claro, é alto. É tudo artesanal, não tem nada industrializado. E este é o grande diferencial, muito valorizado pelos clientes, pois sabem que estão adquirindo um produto de primeira qualidade. Carolina diz que vende amor sim, pois para fazer comida, você tem que gostar muito. Esse é um mercado que cresceu muito de uns tempos para cá. As pessoas estão procurando  cuidar mais de si, se alimentar melhor, manter uma vida saudável, tanto para o benefício físico, objetivando um corpo bonito, quanto para a conquista mais importante: a saúde.

Na região de Bragança Paulista não há muita opção. Então, o projeto da dupla é, futuramente, ter um ambiente em que possam receber os clientes, um espaço bem aconchegante, bem caseiro, para não perder esse jeitinho de comida de mãe.  

Dona Carolina fala que o investimento não é tão alto e que qualquer pessoa pode começar o negócio. E quanto aos lucros, ela diz: "eu garanto que são bem altos desde que se trabalhe bastante. Tem dia que eu trabalho 14 horas, tem pedidos muito grandes, tem que trabalhar o dia todo, vai até a noite. Mas não tem problema. Trabalho dois, três dias direto, depois a gente descansa, mas é muito compensatório, é muito bom fazer comida, é muito bom e dá lucro, pode ter certeza disso".

Ana comenta que “começamos usando muito as redes sociais, especialmente o Instagram. Hoje a indicação, o boca a boca, é o que traz a maioria dos clientes. É sensacional, porque quando um cliente vem comprar e diz para o seu amigo que o produto é bom, pode ter certeza que aquele amigo vai virar cliente também. Ainda uso a rede social. Você aparece, você está sempre ali, postando como fazer as marmitas, colocando música boa, vai dando aquela atenção e isso com certeza ajuda. Mas o boca a boca, sem dúvida, é a melhor propaganda”.

Carolina continua: “nesse mercado de comida saudável, é muito importante ter bons fornecedores. Às vezes, quando chega um pedido que precisa de um ingrediente diferente, pesquisamos, vamos atrás para saber a origem do produto e tudo, para ter certeza pôr de um bom ingrediente no nosso prato. Ter um bom relacionamento com os fornecedores é muito importante. Conseguir um precinho especial. Você precisa ter parceiros que colaborem com você, para você conseguir conversar e chegar num acordo legal de valor, porque quanto menor for o gasto, maior vai ser o lucro. Então acho que isso também é o principal, ter um bom relacionamento com fornecedores. Aqui nós temos bastante parceria também, então isso facilita muito, né? Às vezes chega pedido e nós não temos o ingrediente fresquinho. Saber o dia que chega um produto fresquinho, o peixe por exemplo, só chega fresquinho às sextas feiras.  Então, você tem que se organizar, se programar para aproveitar e assim saber conversar com o fornecedor e com o cliente. Olha, hoje eu não tenho o peixe fresco. Posso te entregar esses pratos de peixe na sexta, quando tem o peixe fresquinho? Os outros, entrego logo. Estar sempre em contato, deixar ele saber a situação. E assim vamos negociando e fazendo o melhor para atender bem os nossos clientes, com um produto de qualidade para ele”.

Quem cuida mais da parte de organização, controle, finanças, despesas, digamos assim, a “contabilidade”, é a Ana.

Alimentação é uma coisa muito importante e, hoje em dia, a maioria da população está acima do peso, então eu acho que mais para frente isso vai dar um boom muito grande. Tem que prestar muita atenção em tudo aonde eu vou, quando consumo alguma coisa. Eu gosto de prestar atenção, então como sou eu que faço a montagem das marmitas, eu procuro fazer elas assim, da forma mais agradável possível porque, né, nós comemos com os olhos. As pessoas trabalham, a maioria trabalha fora, o mundo tá cada vez mais corrido, tudo mais difícil, então quando você já tem uma alimentação pronta ali no seu freezer, na sua geladeira, fica mais fácil, porque você economiza tempo, né, de estar preparando, você economiza dinheiro, porque se você for sair para comer fora você vai gastar mais, e você consome menos calorias, comida saudável vale a pena. Ser empreendedora hoje é uns altos e baixos, você tem que estar ali, você tem que entender que se você não se esforçar, se você não vender, você não vai ter resultado. Então você tá ali o tempo todo se cobrando, indo atrás, correndo atrás, para você ter um resultado positivo, para você ter o dinheiro no caso, né. Então, ao mesmo tempo que é um alto e baixo, quando você estabelece uma meta, fala: não, hoje eu vou atender tantos clientes, eu preciso vender tanto e você bate essa meta, é sensacional porque é você e você ali o tempo todo, então isso para mim, para quem gosta de emoção, ser empreendedor é bem legal.

A mãe, Carolina, finaliza afirmando: “a empresa, esse trabalho para mim hoje é tudo, ela me dá o sustento, ela me dá satisfação, porque é muito bom você ouvir do cliente: 'nossa, sua marmita é sensacional!',  ver o cliente voltar,  ter clientes assim há quase cinco anos, que estão constantes, sem nunca ter parado de comprar. As marmitas, para mim, hoje são tudo. Eu não saberia viver sem elas. Sou cozinheira, sim, com muito amor e com muito orgulho. Fim de semana, para vocês terem uma ideia, fim de semana quando eu não tô cozinhando as marmitas, eu estou no fogão inventando, testando alguma receita nova...”

O que podemos aprender com elas?

O negócio de venda de marmita saudável está em franca expansão no mercado. Foi numa necessidade de adequação alimentar que mãe e filha iniciaram um negócio de vendas de marmita fitness. Mas, como elas mesmas afirmam, não e só comida que vendem aos seus clientes: elas vendem amor e, acima de tudo, amam aquilo que fazem.

O mercado de alimentação talvez seja um dos mercados mais fáceis de entrar. Todo mundo sabe cozinhar e todo mundo precisa comer, todo mundo precisa se alimentar. Porém, o mercado tem um grande volume de concorrentes. 

Geralmente, quem trabalha com alimentação, costuma ter bons resultados se conseguir fazer uma gestão correta do negócio para se manter atuante no mercado.

Ao empreender deve-se ter identificação com o negócio. Popularmente falando, é preciso gostar do que se faz e isso, as meninas da Marmita Fitness tem de sobra no seu negócio.

É muito importante conhecer quem vai ser o seu cliente, é importante saber que tipo de produto ou serviço você vai oferecer e para quem. É preciso identificar e atender a real necessidade dele.

Trabalhar o preço correto do seu negócio é muito importante para saber se, efetivamente, você está tendo o retorno que precisa. E isso só se consegue fazendo o controle financeiro do seu negócio 

Outro ponto é divulgar da melhor maneira possível para que seu produto chegue ao seu cliente também da melhor maneira possível. Fazer a divulgação de maneira correta e direcionado para o seu público-alvo.

Uma boa divulgação na mídia digital ajuda a dar visibilidade ao negócio, mas o “boca a boca”, a indicação de quem já provou o produto vale mais e traz melhor resultado na fidelização dos clientes.

A melhor propaganda a fazer é investir na qualidade do negócio, no bom atendimento e na diferenciação de produtos, especialmente no trabalho com alimentação saudável.

Quem é o seu cliente, do que é que ele gosta, o que ele quer, procurar um diferencial e se especializar.

Se dedicar a agradar o cliente através do paladar, mas também na apresentação, ou seja, cuidando dos detalhes da embalagem.

Isso tudo ajuda a fidelizar o seu cliente gerando credibilidade e confiança, fazendo com ele retorne e indique seu produto para outras pessoas.

É muito importante gerenciar bem o seu negócio para saber se está dando lucro, controlando todos os seus gastos, despesas e todas as entradas com as vendas. O Sebrae oferece, inclusive, de forma remota e gratuita, muitos cursos e orientação para você que já se aventura - ou deseja se aventurar - no universo do empreendedorismo.  

O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores, em geral, em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.

O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar: www.sebrae.com.br

Fonte: Marmita Fitness - Vida de MEI

Para saber mais:

Portal do Sebrae: Cursos gratuitos On-Line

O que você precisa saber antes de virar MEI

Portal do Empreendedor: Verifique se você atende as condições para ser MEI

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