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Sun Apr 23 23:20:25 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Quais os estágios no processo de compra do consumidor?

Como acontece a decisão de compra? É essencial entender quais os estágios no processo de compra do seu consumidor, assim você saberá como agir em cada etapa.

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
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Neste artigo, iremos te mostrar os cinco estágios do processo de compra e qual a melhor forma de abordar a audiência, garantindo que seus clientes encontrem o melhor produto ou serviço dentro do seu negócio.

Separamos alguns insights inspirados no conteúdo do Viver de Blog que poderão te auxiliar no atendimento ao cliente. Confira!

Os fatores culturais, sociais e psicológicos impactam e induzem o comportamento do consumidor. O lojista precisa estar atento a esses fatores e também a mudanças que acontecem em nossa sociedade.

Uma forma simples e bastante usada por profissionais de marketing para entender a atitude do consumidor, é dividir todo o processo de decisão de compra em cinco estágios:

  1. Reconhecimento do problema;
  2. A busca por informações; 
  3. A avaliação das alternativas; 
  4. A decisão de compra;
  5. Comportamento pós-compra.

Nem todos os consumidores vão passar pelos cinco estágios, é possível pular, alternar e voltar às etapas, sem que isso comprometa a eficácia do modelo que ilustra muito bem o comportamento do consumidor no funil de vendas. 

Então, vamos conferir o primeiro passo que é o reconhecimento do problema. Todo o processo de compra inicia exatamente com a premissa de que é preciso resolver um problema e que a solução pode ser encontrada na forma de um produto ou serviço.

Essa necessidade pode ser provocada tanto por estímulos internos, quanto externos. Necessidades vitais como sede, fome e segurança, são exemplos claros de estímulos internos. Você não pode deixar alguém com fome, mas pode deixar o seu consumidor com vontade de comer por meio de estímulos externos. 

Imagine que seu cliente acabou de almoçar, mas ao passar pelo seu café ele se depara com a foto de um bolo de chocolate e o aviso de que o bolo acabou de sair do forno, além disso a loja toda está tomada pelo cheiro do bolo quentinho.

Esses fatores sensoriais aumentam as chances do cliente não resistir. Ele não estava com fome, mas baseado em uma boa estratégia de marketing, ele sofreu o efeito de um estímulo externo. 

Uma vez que a necessidade é reconhecida, o processo naturalmente evolui para a etapa de busca de informação para solucionar o problema, caso ele ainda não esteja se apresentando à sua frente. 

Na busca por informações, os consumidores confiam cada vez menos no que as marcas dizem sobre si próprias.

As informações consideradas mais confiáveis são aquelas vindas de outros consumidores para produtos de valor baixo, o que teoricamente significa um menor grau de comprometimento por parte do consumidor e também menos tempo para tomar a decisão, a busca por informações nesse caso acontece de forma interna. 

Quando as pessoas precisam comprar produtos como pasta de dente ou arroz e feijão, por exemplo, não irão gastar tempo fazendo uma ampla pesquisa sobre as melhores marcas.

Ao invés, disso elas buscam informações na sua memória, por isso, a importância de construir uma marca forte e lembrar constantemente o consumidor da sua existência. 

Quando falamos de produtos de maior valor, eles orientam o comportamento do consumidor para uma outra direção. Nesse caso, os consumidores estão mais propensos a procurar fontes externas de informação, como a opinião de amigos, reviews, informações nos sites e redes sociais.

Com as informações necessárias em mãos, o cliente em potencial irá avaliar as opções disponíveis, ou seja, se encaminha para a etapa número três, avaliando as opções.  

No estágio três, o consumidor usa a informação adquirida para avaliar as marcas disponíveis. O comportamento do consumidor durante a avaliação das marcas pode variar, enquanto algumas usam raciocínio lógico, outras pessoas apostam na intuição e nas emoções para tomar uma decisão de compra.

Outros ainda tomam decisões por conta própria e alguns preferem a opinião de pessoas próximas ou até mesmo de vendedores. 

Os consumidores prestam atenção aos atributos que os produtos e serviços fornecem. O esforço do consumidor na pesquisa de opções, irá depender do número de marcas disponíveis, das diferenças entre elas e o grau de importância e complexidade do produto ou serviço. 

A etapa quatro, a decisão de compra, é onde o consumidor tomará a decisão de comprar. Aqui ele irá decidir qual a marca escolhida, qual o local da compra, forma de pagamento etc.  

O consumidor brasileiro, quando encontra um preço que considera alto, vai automaticamente comparar com os preços dos produtos concorrentes.

Mesmo que o seu desejo de compra seja pela marca mais cara, se a sensibilidade a preços estiver significativa, automaticamente o comportamento do consumidor é trocar a conveniência pela economia.

Na etapa cinco, compra e pós-compra, o cliente adquiriu o produto e pode terminar o processo de duas formas: satisfeito ou insatisfeito. Irá depender da relação entre a expectativa do consumidor para com o produto ou serviço e o que de fato ele obteve após a compra.

Quanto maior for a diferença entre a expectativa do consumidor e a performance do produto ou serviço, melhor ou pior será o comportamento desse consumidor. Na fase após a compra,o ideal é que o cliente esteja encantado, satisfeito ao ponto de garantir que aquele consumidor irá retornar para comprar novamente na sua loja. 

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Essas foram algumas dicas e insights sobre o processo de compra do consumidor. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima. 

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