this is an h1

this is an h2

Mon Jun 17 09:42:37 BRT 2024
Mercado e Vendas | MARKETING
Prepare seu negócio para a temporada de festas juninas!

Saiba agora como aumentar as vendas do seu negócio durante as festas juninas.

Foto do autor

Equipe Sebrae

· 26/05/2022 · Atualizado em 17/06/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Tradição no calendário cultural brasileiro, as festas juninas se consolidaram como uma das datas mais importantes para o comércio, especialmente para os pequenos negócios

A temporada representa uma ocasião incrível para atrair a atenção dos consumidores e aumentar suas vendas, em diversos segmentos. Em alguns lugares do Brasil, os festejos estendem-se até julho, o que gera ainda mais oportunidades de negócio para a sua empresa.  

Nesse sentido, para ajudar você a aproveitar ao máximo o potencial da festa junina no seu negócio, o Sebrae preparou este conteúdo. Acompanhe nossas dicas e inspire-se para aumentar suas vendas nos meses de junho e julho!

Planeje-se para vender mais

Além de fortalecer o relacionamento com os clientes antigos, as festas juninas também são uma ótima oportunidade para atrair novos consumidores.

Por isso, é importante fazer um planejamento de ações e estratégias que irão ajudá-lo a vender mais. A recomendação é conhecer muito bem o que você vende e ter claro qual é o seu público. São muito bem-vindas parcerias com produtores ou fornecedores locais que façam produtos relacionados com festa junina.

Reveja seu portfólio de produtos e serviços com o olhar mais voltado para o tema. Observe tudo aquilo que pode ser aproveitado nesta época, acrescentando itens novos ou modificando a forma de apresentação.

Outro ponto fundamental é conhecer a sua capacidade de produção e de atendimento para não ter problemas. Defina sua expectativa de vendas e programe-se para a compra de matéria-prima, de itens para revenda, ou para a contratação de estrutura para os eventos.

Veja a seguir o guia que preparamos para o seu negócio bombar nesta temporada: 

Crie decoração temática

A festa junina é um momento de muita alegria e descontração, sem falar nas músicas típicas e comidinhas deliciosas. Para manter o alto astral, não economize na decoração. Para isso, utilize bandeirinhas, chapéu de palha, músicas típicas, fogueiras e balões que fazem parte das tradições juninas.

Que tal, também, fazer uma ação com seus colaboradores para que eles usem adereços e maquiagens típicas? Esta é uma oportunidade de eles se divertirem no trabalho e, ao mesmo tempo, mostrarem aos clientes que o negócio já está no clima de festa!

Utilize as redes sociais sem medo 

A festa junina é um prato cheio para aumentar suas vendas pelas redes sociais.

Você pode mudar o seu avatar e/ou a capa das redes sociais para um tema junino e fazer diversas postagens sobre o assunto. Algumas sugestões de temas:

  • A origem da festa junina;
  • Receitas de comidas típicas ou, ainda, novas versões dos pratos mais tradicionais;
  • Um tutorial DIY (faça você mesmo) que ensine a fazer decoração junina em casa;
  • Enquetes e brincadeiras para estimular a interação com os seguidores. Quem não se lembra de uma festa junina inesquecível?

Clique aqui e aprenda como vender mais com as redes sociais

Explore o tema de forma criativa

Independentemente do seu segmento, você pode explorar os festejos juninos de forma inovadora e criativa.

Já pensou em montar cestas e kits juninos para entrega por delivery? Você pode incluir desde itens de decoração, como bandeirolas e brinquedos, até produtos prontos, como paçoca e doces de amendoim. Isso agrega valor e possibilita o aumento de seu ticket médio de compra.

Com a volta dos eventos presenciais, é possível, ainda, fazer degustação de comidas e bebidas. Nesse sentido, por exemplo, sirva itens juninos preparados na hora.

Para quem trabalha com moda e vestuário, que tal montar looks especiais para seus clientes? Além disso, é claro, não se esqueça: divulgue tudo isso nas suas redes sociais!

E aí, está preparado para aumentar suas vendas durante as festas juninas? Conte com o Sebrae!



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?