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Mon Aug 29 21:33:42 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Saiba como preparar suas promoções para o Dia do Cliente

Desenvolva preços atrativos, que te destaquem no mercado e sejam coerentes com a sua empresa para gerar um bom índice de lucratividade.

· Atualizado em 29/08/2022
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Alavancar as vendas, adquirir mais clientes e aumentar as receitas do seu negócio é o sonho de todo empreendedor. E se o Sebrae disser que você pode conquistar todos esses sonhos com apenas uma data comemorativa? O Dia do Cliente está próximo e pode ser uma boa oportunidade para a sua empresa.

Celebrado no dia 15 de setembro, a data é a chance de o empreendedor reorganizar o preço de suas mercadorias e faturar muito. E você? Já sabe como vai organizar suas promoções? Ainda não? Então, fique atento às dicas do Sebrae para ajudar a selecionar a formação de preço para o seu tipo de negócio.

Conheça os custos dos produtos e serviços

Qual é o segmento da sua empresa? Você vende produtos ou oferece mercadorias? A depender das respostas e da sua gestão, os gastos que você possui mudam consideravelmente.

Por exemplo, suponha que você é dono de um salão ou de uma barbearia que prestam serviços de beleza aos seus clientes. Antes de oferecer um corte de cabelo, ao definir o preço, você precisa o preço do equipamento para operar o serviço, a mão de obra necessária para a realização do serviço e os demais insumos associados.

Ainda no caso de um salão de beleza ou barbearia, para cortar o cabelo podem ser utilizadas tesouras ou máquinas, respectivamente. Faz-se necessária, também, a utilização de recipientes para molhar o cabelo do cliente e tornar o processo mais fácil, bem como uma capa para proteger o cliente dos resíduos de cabelo, entre outros. Percebe que todos os objetos possuem um valor? Isso não pode ser ignorado.

É claro que o serviço não pode ser superfaturado para o cliente, mas o seu valor deve ser estipulado, baseado de acordo com os gastos da operação. Para que você, como gestor, não seja prejudicado.

Em caso de fábricas de produção, deve ser observado o valor da matéria-prima e da manutenção de equipamentos. Já na venda de produtos, observe o valor da mercadoria, dos fornecedores e os demais elementos que viabilizam as suas vendas.

Conheça as despesas de sua empresa

É muito importante que você saiba exatamente quais são os custos do funcionamento da sua empresa. Diferente do custo das mercadorias vendidas, as despesas são os gastos com contas de água, luz, internet e aluguel, por exemplo.

Essas despesas são fundamentais para manter a sua empresa em pleno exercício de suas atividades.

Defina uma margem de lucro

Antes de definir o preço de venda do produto, o empresário precisa definir qual será a sua margem de lucro, porque senão, não faz sentido a venda. Se não houver um retorno financeiro, como a empresa continuará suas atividades?

De forma resumida, a lucratividade é estabelecida como o dinheiro que sobra depois dos custos e despesas. Ou seja, o saldo positivo daquela empresa. Um negócio que não é lucrativo, não tem a menor perspectiva de crescimento.

Considere os impostos sobre as vendas

Para estabelecer o preço de seus produtos, considere também a incidência de impostos sobre aquela venda específica. Quais são os impostos atribuídos ao seu tipo de empresa? Saiba que eles não são como gastos da empresa, uma vez que o dinheiro é repassado ao governo federal.

Embora não sejam investidos diretamente no seu negócio, são de extrema importância para o funcionamento da empresa dentro da vigência da lei. Para a melhor compreensão dos tipos de impostos, o Sebrae recomenda que você procure o seu contador, ou uma unidade mais do Sebrae mais próxima da sua casa, para realizar uma consultoria.

Chegou a hora de estabelecer o preço!

Depois de compreender os custos, despesas e impostos sobre a sua mercadoria ou sobre o serviço da sua empresa, é chegada a hora da precificação. Mas, para uma precificação inteligente, o empreendedor deve analisar não somente os fatores internos de sua empresa, como também os fatores externos.

Analise o valor do mercado para obter um destaque em meio à competitividade. Tenha equilíbrio e formule as promoções que sejam mais rentáveis para a sua empresa. Você pode usar estratégias de redução no valor, percentual de desconto, “leve 1 e pague 2” – como uma alternativa para despachar produtos com baixa saída de estoque, investir em frete grátis ou com desconto e várias outras táticas que sejam atrativas para o seu cliente.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre este tema, faça o curso gratuito do Sebrae sobre “Como definir o preço de venda” ou acesse o e-book com informações completas sobre Gestão Financeira de uma empresa.

Seja perspicaz e boas vendas!


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