this is an h1

this is an h2

Wed May 17 23:09:35 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Três diferenciais de profissionais mulheres que toda empresa precisa

Habilidades como gestão de pessoas, adaptabilidade e colaboração se destacam nas profissionais mulheres e são fundamentais para o empreendedorismo.

· Atualizado em 17/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A participação de profissionais mulheres no mercado de trabalho deixou de ser tabu há tempos. Elas são parte de times de toda natureza, ocupando cargos de destaque e liderança. Essas conquistas são significativas, mesmo sabendo que ainda há muito por fazer.

As mulheres também representam parcela significativa do empreendedorismo nacionalNeste artigo, vamos listar algumas características femininas que são muito valorizadas no mercado de trabalho e que podem contribuir decisivamente para o sucesso do seu negócio.  

Primeiro, vamos identificar as três principais habilidades femininas, que são aquelas ligadas ao comportamento e perfil da pessoa. São elas: gestão orientada às pessoas, adaptabilidade e colaboração. 

Com essas habilidades, a profissional tem facilidade de desenvolver competências que estão relacionadas à melhor performance do negócio. Acompanhe abaixo as principais características encontradas nas mulheres. 

As cinco principais características femininas que enriquecem qualquer negócio 

1. Gestão de relacionamentos 

Mulheres são hábeis ao estabelecer e gerenciar relacionamentos interpessoais. Elas constroem sua liderança a partir das chamadas soft skills, que são as competências ligadas às relações.  

As mulheres conseguem ver o todo, equilibrar, raciocinar e agir pela intuição. Isso faz com que elas sejam mais eficientes ao motivar, engajar e desenvolver sua equipe. Como consequência, elas constroem ambientes corporativos mais positivos, leves e coesos. 

As mulheres são sociáveis, expressivas e empáticas e, por isso, facilitam o alcance de objetivos. Ao olhar para o outro com atenção, elas tomam decisões mais acertadas. A mulher também trabalha de maneira mais cooperativa, favorecendo o trabalho em equipe e a retenção de funcionários. Isso facilita, ainda, a organização dos processos dentro das empresas. 

2. Profissional multitarefa 

De acordo com um estudo da Universidade Técnica de Aachen e da Universidade de Koblenz e Landau, que ficam na Alemanha, o cérebro das mulheres não é mais multitarefa do que o dos homens, um mito que tem sido reproduzido pela sociedade há anos.  

É que culturalmente, ao longo dos tempos, as mulheres tiveram que conciliar o cuidado com a casa, companheiro e filhos, com a sua vida profissional. Tal rotina fez com elas tivessem rápidas mudanças de atenção e foco de uma tarefa para outra, sem que nenhuma delas perdesse a qualidade. 

Essas necessidades também levaram as mulheres a assimilarem mais detalhes, com mais rapidez, e organizarem as informações em padrões mais complexos. Em cargos de liderança, ao analisar mais variáveis antes de tomar decisões, elas oferecem resultados mais efetivos e conquistados com a colaboração da equipe. 

3. Sensibilidade aguçada 

Com olhar mais "humano" para o todo, as empreendedoras promovem o acolhimento de sua equipe, o que influencia diretamente na produtividade do seu negócio. 

Com estilo inovador e um senso de qualidade, centrado nas relações interpessoais, a mulher é mais flexível e disposta a mudanças, sendo mais comunicativa e persuasiva. 

4. Imagem pessoal positiva 

As colaboradoras e as empreendedoras são reconhecidas por contarem com a habilidade colaborativa, de pensar e agir em muitas direções e de lidar com diversos temas ao mesmo tempo. Esta é uma soft skill bastante importante para o gerenciamento de crises, por exemplo. 

A liderança feminina não é centrada na reafirmação de poder, é horizontal e inclusiva, que encoraja a participação e promove o compartilhamento de poder e de informações com as equipes. Líderes mulheres tendem a criar e fortalecer a identidade de grupo. 

5. Perseverança e resiliência 

No mercado de trabalho, as mulheres costumam dar mais importância para oportunidades de crescimento. Até porque elas precisam se qualificar mais que os homens para conseguir ocupar os mesmos cargos.  

Essa realidade faz com que elas sejam mais determinadas e persistentes com relação aos obstáculos corporativos e continuem focadas nos desafios da empresa até que o objetivo seja concluído. Além disso, promovem um ambiente organizacional com maior diversidade, sendo humano e igualitário para todos. 

Com essas e tantas outras qualidades, qualquer empresa só tem a ganhar em ter mulheres como suas líderes e colaboradoras. 

Saiba mais 

Sebrae Delas - Conheça o programa do Sebrae que apoia, incentiva e fortalece o empreendedorismo feminino.

Leia também:

Participação de mulheres empreendedoras cresce no Brasil

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?