Destinos de sol e praia são os que mais atraem turistas no Brasil.
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Se perguntassem a você qual o tipo de destino mais procurado por turistas no Brasil e respondesse que é praia, estaria certíssimo. De norte a sul, o Turismo de Sol e Praia é a principal motivação de turistas estrangeiros que visitam o país, e para os brasileiros também!
Conforme dados apresentados no Anuário Estatístico do Turismo 2020, pelo Ministério do Turismo (MTur), no ano de 2019, entre os mais de 6 milhões de turistas internacionais que visitaram o país, 64,8% vieram à lazer e motivados por sol e praia.
Dos números totais, 69% já estiveram no país outras vezes e 95,4% tem intenção de retornar.
Em 2022, em uma pesquisa realizada a pedido da Embratur, o Brasil ficou em segundo lugar em destino de sol e praia do mundo que mais despertou interesse dos norte-americanos, perdendo somente para o México.
Outro dado interessante apontado pela pesquisa é que quase metade dos entrevistados disseram que pretendem voltar.
Entendendo o Turismo de Sol e Praia
Turismo de Sol e Praia, conforme o MTur, constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.
O segmento também recebe outros nomes, tais como Turismo de Sol e Mar, Turismo Litorâneo, Turismo de Praia, Turismo de Balneário, Turismo Costeiro, entre outros.
Há que se entender que existem diferentes tipos de praias e que, no geral, estão situadas ao longo de um corpo de água, constituída de areia, lama ou diferentes tipos de pedras.
Portanto, abrange as praias marítimas, fluviais e lacustres (margens de rios, lagoas e outros corpos de água doce) e praias artificiais (construções similares às praias naturais à beira de lagos, represas e outros corpos d’ água).
Este segmento, por meio das atividades turísticas, oferece muitas oportunidades de negócios contribuindo com a oferta de serviços, produtos e equipamentos que movimentam setores como o de transporte, hospedagem, operação e agenciamento turístico, alimentação, recepção e condução de turistas etc.
No Brasil, o turismo nas praias marítimas é o que atrai o maior fluxo de visitantes, sejam nacionais ou internacionais.
Caribe Brasileiro
A característica principal das praias litorâneas brasileiras é a existência da faixa de areia, mas elas se diferenciam uma das outras por fatores como, por exemplo: cor e tipo da areia, seu relevo, pelas ondas, seu perfil de inclinação.
No Brasil, as praias do Nordeste, por suas características climáticas de sol e calor, atraem turistas o ano inteiro. Mas, com uma faixa litorânea tão imensa quanto a existente aqui, praias paradisíacas e que não deixam nada a desejar as famosas praias caribenhas é que não faltam.
São praias belíssimas com águas cristalinas, uma rica vida marinha e com tons de mar entre o azul e verde, como: Baía dos Sanchos e Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha; Baía dos Golfinhos, na Praia da Pipa (RN); Quarta Praia, em Morro de São Paulo (BA); Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE); Parrachos, em Parrachos de Perobas (RN); Ilha das Couves, em Ubatuba (SP); São Miguel dos Milagres, em Porto de Pedras (AL); Praia da Lula, em Paraty (RJ); Praia do Espelho, em Trancoso (BA); Praia do Forno, em Arraial do Cabo (RJ). Isso só para citar algumas.
No canal Viagens Cine, no YouTube, você encontra mais opções de praias brasileiras paradisíacas.
Estruturação e promoção de produto turístico de Sol e Praia
Este segmento do turismo é rico em possibilidades e oportunidades para o micro e pequeno empreendedor. Para a estruturação e promoção de um produto ou serviço turístico de Sol e Praia, alguns aspectos são essenciais e merecem atenção, alguns deles são:
- Entender os conceitos e características do segmento;
- Conhecer os perfis do turista de Sol e Praia e do público-alvo que se deseja atingir, assim como dos consumidores em potencial;
- Analisar a viabilidade da região para o desenvolvimento do segmento;
- Definir as atividades que serão ofertadas, em função do território e dos serviços disponíveis;
- Conhecer como o segmento se apresenta no mercado e que estratégias devem ser adotadas como o seu desenvolvimento;
- Desenvolver estratégias para diminuir os impactos da sazonalidade como, por exemplo, a diversificação de atividades complementares tais como eventos, atividades náuticas etc.;
- Identificar os diferenciais competitivos da região e do destino turístico aplicando esse diferencial no marketing divulgação e promoção do destino;
- Garantir a acessibilidade ao produto turístico;
- Buscar informações sobre possíveis formas de financiamento das atividades a serem desenvolvidas.
Para a promoção de produto ou serviço turístico, existem diversas estratégias e, na comunicação integrada de marketing, há muitas ferramentas capazes de atingir o público desejado com a eficiência pretendida.
Seja para a estruturação ou promoção de um produto ou serviço, não deixe de consultar o Sebrae, que conta com uma equipe dedicada, pronta para auxiliá-los nessa empreitada.
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Já a formação “Elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento” é focada em empreendedores de sucesso.
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Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!