this is an h1

this is an h2

Thu May 25 15:46:22 BRT 2023
Planejamento | SUSTENTABILIDADE
Turismo voluntário de mãos dadas com a sustentabilidade

O turismo voluntário tem sido foco de interesse de muitos turistas no mundo todo. Saiba mais sobre este segmento que tem potencial para aquecer os negócios.

· 08/03/2023 · Atualizado em 25/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma prática cada vez mais comum em todo o mundo é o volunturismo, ou seja, viajar fazendo trabalho voluntário. A prática também é conhecida como turismo voluntário, onde o viajante doa seu tempo e habilidades em troca de experiências que possam impactar positivamente todos os envolvidos de forma sustentável.

Em 2018, um estudo realizado pela Edelman Brasil e sua parceira Panrotas mostrou que 10 milhões de viajantes já são adeptos da modalidade e que o turismo voluntário movimenta cerca de R$ 2 bilhões em todo o mundo, revelando que existe um grande potencial de mercado para conectar ações sociais com voluntários.

O perfil deste turista é o de quem busca uma experiência diferente de trabalho e intercâmbio e que está disposto a doar o seu tempo ao serviço voluntário. Esse turista precisa ter em mente que é necessário ter responsabilidade, disposição, ética e vontade de ensinar e aprender. Realmente é um processo incrível para o crescimento pessoal e uma ótima maneira de ganhar experiência.

Os dois públicos principais do turismo voluntário são: as comunidades tradicionais, para desenvolver o turismo de base comunitária sustentável e criar o máximo de emprego e renda nesses locais; e, de outro lado, os viajantes, para que possam ter experiências transformadoras e disseminar mensagens de proteção ambiental e integração com comunidades tradicionais.

Há três diferentes tipos de turismo voluntário: os que estão mais ligados a questões sociais, onde o voluntário busca ajudar em alguma iniciativa que acredita; ou aqueles que são ideais para viajantes que querem gastar pouco, focando na troca de trabalho por hospedagem (mais conhecidos como work exchange) ou intercâmbios de trabalho.

Vale destacar que essa modalidade de turismo se alinha perfeitamente com os conceitos de sustentabilidade, já que esse tipo de viagem possibilita a oportunidade de contribuir com a sustentabilidade das comunidades locais e com a conservação da natureza. No Brasil, existem muitas opções de destinos para o desenvolvimento do segmento e já há roteiros disponíveis, como por exemplo para a Amazônia, Lençóis Maranhenses, Chapada dos Veadeiros e Chapada Diamantina. 

Um bom exemplo de atuação no segmento é a startup Vivaláque criou um modelo de negócio que desenvolve o turismo de base comunitária em Unidades de Conservação (UCs) brasileiras, proporcionando experiências a pessoas que adoram viajar e amam a natureza, mas também querem contribuir com a transformação social. 

O turismo voluntário proporciona uma imersão na cultura de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, e os turistas podem contribuir com um processo de educação profissional para a capacitação de pequenos empreendedores das comunidades visitadas.

Conforme Daniel Cabrera, empreendedor social e cofundador da startup Vivalá, a ideia é que os serviços contratados sejam oferecidos pelos moradores do entorno dos locais de destino, desta forma é possível contribuir com emprego e renda por meio das atividades sustentáveis.

Ou seja, o turismo voluntário é uma ótima opção para o micro e pequeno empreendedor alavancar o seu negócio e muitas agências podem incrementar seu portfólio de serviços intermediando esse segmento. Para saber mais sobre acesse aqui.

Você que quer empreender e tem uma ideia inovadora e de impacto positivo aos desafios socioambientais, conte com Sebrae para ajudá-lo nessa empreitada.

O Sebrae traz ainda conteúdos para contribuir com o empreendedor no sucesso do seu negócio e oferece cursos pelo WhatsApp:

Será que sou empreendedor? – nesse curso você irá identificar as principais características empreendedoras e refletir sobre o estágio de desenvolvimento das atitudes empreendedoras em seu dia a dia.

No curso Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?, você vai obter os conhecimentos e ferramentas necessárias para planejar e agir de forma estratégica, conquistando os resultados que você sonha para a sua empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?