DIFERENCIAL
Fidelização e competitividade para bares e restaurantes
Saiba como utilizar novos conceitos de experiência gastronômica para destacar o seu negócio à frente dos outros.
À medida que consumidores passam a frequentar menos os bares e restaurantes, os empresários devem pensar em novas maneiras de atraí-los e aumentar o volume de consumo. Desta forma, o diferencial competitivo deixa de ser a comida e a bebida que os concorrentes também oferecem e passa a ser algo bem mais subjetivo: a experiência.
As experiências podem ser exemplificadas pela apresentação do prato, consistência dos ingredientes, cheiro da comida e do próprio ambiente, música, iluminação, localização e atendimento. Quanto mais sentidos a experiência envolver, mais memorável ela será.
Este estudo traz novas ideias em seis dimensões para que os empresários possam aplicar ao próprio negócio e buscar a diferenciação dos modelos tradicionais de bares e restaurantes. São sugestões que levam a um atendimento das necessidade e desejos desta nova forma de se alimentar fora de casa.
Cliente: a experiência está ligada ao que é valor para ele. O ideal é saber quem ele é, o que ele necessita e deseja no momento do consumo. Com estas informações, foque no atendimento que atenda ao que o cliente quer. É importante salientar que cada funcionário tem papel fundamental no processo.
Gastronomia: maior demanda por pratos bem elaborados e bem montados. O paladar é uma percepção multissensorial. Por isso aposte em cores, texturas, sabores e ingredientes exóticos que se diferenciam do que a concorrência oferece.
Identidade do restaurante: defina um tema para a experiência e foque na autenticidade.
Foco no produto/produtor: alimentos orgânicos, de produtores locais ou sem conservantes podem agregar valor. A comunicação também é importante neste item, o cliente deve saber o que está consumindo e porque os ingredientes são diferentes dos concorrentes.
Foco na localização/ambiente: uma bela vista ou um lugar bonito não é condição para o desenvolvimento de uma experiência, mas ajuda. O design do ambiente interno também deve ser pensado.
Foco em dimensões sociais: a cultura do compartilhamento incentiva locais que promovam interação, lugarem e que, ao mesmo tempo, façam o cliente se sentir em casa. São chamados de antirrestaurantes.
Acesse o estudo para aprender mais sobre cada uma das seis dimensões e suas tendências e novas ideias.