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Wed Mar 22 04:11:34 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como se preparar para uma rodada de negócios

Eventos como a rodada de negócios são importantes para as cooperativas prospectar possíveis parceiros e clientes, divulgando ao máximo produtos e serviços.

· Atualizado em 22/03/2023
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Vivemos em um mundo competitivo em que é fundamental que empresas e cooperativas apresentem seus produtos e serviços aos seus potenciais clientes e parceiros. Nesse sentido, as rodadas de negócios são eventos que podem aproximar as empresas e cooperativas dos potenciais compradores. Nestes eventos, busca-se criar um ambiente que aumente a rede de contatos (networking) das empresas para viabilizar vendas. Eles unem empresários e lideranças que buscam prospectar e fazer negócios diretamente.    

As cooperativas podem e devem participar de rodadas de negócios e, ainda que elas não consigam realizar vendas nestes eventos, eles possibilitam criar novas conexões e captar as tendências de mercado. 

Incialmente, é preciso avaliar se a participação de uma determinada cooperativa em uma rodada de negócio trará vantagens. Para isso, é preciso pesquisar sobre os compradores que participarão do evento, visitando seus portais e conferindo seu escopo de atuação. Assim, a cooperativa poderá traçar um perfil dos participantes e ver se vale a pena participar. 

É preciso responder algumas questões sobre os objetivos da cooperativa:  

  • Que tipo de comprador a cooperativa deseja atingir? 
  • Quais tipos de mercados ela tem capacidade de atender? 
  • O produto da cooperativa é competitivo dentro do mercado representado na rodada de negócios? 

Se for a uma rodada internacional, é necessário saber: 

  • Para qual região a cooperativa está interessada e apta a exportar? 
  • Quais documentos e certificações a cooperativa precisa para atender aos compradores? 

Ao preparar a apresentação para a rodada de negócios, os representantes da cooperativa devem estar familiarizados com o conteúdo e os produtos ofertados, de modo a esclarecer dúvidas de eventuais parceiros. 

Deve-se ter à mão preços de venda, custos e procedimentos logísticos e os métodos de pagamento.  

Também é preciso estar preparado para responder questões como:   

  • Em que essa cooperativa é diferente das concorrentes? 
  • O que torna seus produtos e serviços melhores do que os das demais? 
  • Quais são os problemas que o produto ou serviço dessa cooperativa resolvem? 
  • Qual é a história por trás do produto ou serviço apresentado? 

É importante levar materiais de marketing da empresa e estar preparado para fazer amostras e demonstrações separadas dos produtos. 

Em uma apresentação para uma rodada de negócios, a cooperativa deve levar em conta:  

  • Capacidade de planejamento; 
  • Conhecimento sobre finanças; 
  • Facilidade de comunicação; 
  • Habilidade em negociações. 

Durante o evento, a cooperativa deve cativar seus interlocutores com as características de seus produtos, sejam eles tangíveis (qualidade de fabricação ou maquinário) ou intangíveis (valores éticos e culturais). 

É preciso também ouvir, conhecer bem as expectativas dos clientes. Algum tempo deverá ser reservado para esclarecer eventuais dúvidas e ouvir os interesses de possíveis compradores. 

No pós-evento, é necessário analisar os aspectos positivos e negativos da participação. Um balanço será útil para a adesão a eventos futuros e os contatos realizados durante o evento podem render oportunidades no futuro. Talvez, o produto ou serviço da cooperativa não tenha atendido uma necessidade imediata, mas, mesmo assim, deixou uma boa impressão. 

O feedback, mesmo se for negativo, é fundamental para entender as forças e fraquezas da cooperativa, ajudando a aprimorar a instituição. 

Dicas importantes:  

A cooperativa deve ouvir sugestões e ser flexível no relacionamento com potenciais parceiros; portanto, é essencial a cocriação. A receptividade a novas ideias é imprescindível à inovação e à geração de valor. 

A consumação de um negócio nem sempre é imediata, portanto, é necessário ter paciência, pois alguns parceiros podem querer respeitar ritos burocráticos que normalmente demandam maior tempo de negociação. 

É importante buscar o equilíbrio, expondo aos possíveis parceiros o máximo de informações, mas sem compartilhar dados sensíveis que possam comprometer a segurança da operação da cooperativa. 

Por fim, é fundamental a criação de uma networking, pois a construção de relações humanas e interpessoais pode trazer novas conexões e oportunidades que antes não eram evidentes. 


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