Extraídos de plantas aromáticas, os óleos essenciais são substâncias voláteis, altamente concentradas, utilizados na indústria cosmética, farmacêutica e alimentícia. Este documento aborda aspectos relativos às espécies vegetais produtoras de óleos essenciais, propriedades dos compostos, processos de extração, tecnologias e equipamentos utilizados.
Instituição responsávelTECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná
Data do dossiê11/09/2007
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailOs aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor, melhorar a sua aparência, aumentar o prazo de validade dos alimentos e prevenir alterações indesejáveis. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal e o vinagre, e outros foram introduzidos recentemente com o avanço da tecnologia de alimentos. Utilizados para ampliar a disponibilidade, conservação, variedade e as propriedades organolépticas dos alimentos durante o ano todo, os aditivos devem ser obrigatoriamente discriminados na sua embalagem do produto em que são empregados. No entanto, muitos deles constituem componentes químicos sintéticos, causando rejeição aos defensores da alimentação natural e orgânica. Este dossiê técnico visa realizar um estudo detalhado sobre os tipos de conservantes naturais e orgânicos, abrangendo os aspectos técnicos, legais e econômicos inerentes a esses produtos.
Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais aplicações, os potenciais e a importância das análises instrumentais, focando especialmente na técnica de cromatografia gasosa para a indústria de polímeros em geral. Visando a necessidade das indústrias brasileiras em avaliar a qualidade e segurança de seus produtos, além do monitoramento de substâncias nocivas presentes no ambiente de trabalho.