Eu gostaria de produzir uma farinha usando leguminosas, como feijões, ervilhas, grão de bico, lentilha, etc. Que poderia ser usada como uma fonte de proteínas naturais para pos treinos de atletas, porem eu tenho algumas duvidas: 1- Para diminuir a presença de acido fititico ou fitato, a única maneira é deixar de molho em agua, por 12 ou 24 horas, ou existiria algum método a seco para diminuir este acido? 2- Pois seu eu deixar de molho, os grãos durante varias horas, eu terei que seca-lo novamente, e talvez eu tenha perdas de nutrientes durante outra secagem para deixa-los com 10% de umidade, pois com certeza ele já sofreu um processo de secagem pelo produtor ou indústria que embalou esta semente. Qual seria a temperatura e tempo máximo que eu poderia usar durante o processo de secagem para haver grandes perdas de nutrientes durante o processo de secagem, se não for possível retirar aqueles ácidos com um processo seco. A secagem controlada da farinha, não seria um processo a seco para retirar o acido fititico? 3- A literatura que eu consultei mostra que os grãos destas leguminosas tem em média de 20 a 24% de proteína, e os concentrados proteicos de proteínas isoladas, tem em media 80 a 90% de proteína, então eu gostaria de saber se nestes casos uma regra de 3 funcionaria de maneira aproximada, ou seja se tenho uma semente de uma leguminosa, que tem 20% de proteína, e quero consumir 80 gramas de proteína, então eu teria estas 400 gramas desta semente, que teria toda esta proteína que gostaria de ingerir(400 gramas x 20%= 80 gramas de proteína). Seria o mesmo que eu consumir 100 gramas de um concentrado com 80% de proteína? Este calculo é correto? 4- Para disfarçar o gosto da leguminosa, que as vezes não é agradável a algumas pessoas eu usei uma porcentagem pequena de acido cítrico, em todos os meus testes para descobrir o melhor sabor, e eu também usei separadamente, erva cidreira, erva doce e camomila, então eu gostaria de saber de alguns destes ingredientes poderiam interferir na absorção da proteína das sementes das leguminosas? 5- Para adoçar eu usei stevia em gotas. 6- Entao a ideia é fazer um po proteico com algumas ou varias leguminosas , que seriam saborizados separadamente com estas ervas, para que o comprador tenha a opção de escolher um saber que mais lhe agrade. Sds Marcos
Resumo da respostaIndica métodos que reduzem teor de fitatos em leguminosas.
Instituição responsávelUSP/DT - Disque Tecnologia
Data da resposta20/06/2018
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInformações sobre utilização da mamona.
Apresenta informações sobre biodiesel e lista de fornecedores de equipamentos para fabricação de óleo de mamona e biodiesel.
Explica sobre o processo de dessolvitização da soja e os resíduos de óleo de soja que permanecem no farelo da soja como resultado desse processo.
Informa sobre o processo de extração de óleo vegetal.
Informa como é feito o beneficiamento do algodão, assim como indica fornecedores de máquinas para extração do óleo de algodão e mamona.
Informações sobre extração de gorduras através de prensas.
Extração da oleaginosa oiticica para a fabricação de biodisel.
Informações técnicas referentes a extração do óleo de amêndoa do pêssego.
Informações sobre métodos de extração de óleos essenciais.
Informações técnicas referentes aos parâmetros exigidos pela legislação para comercialização de óleo de girassol e canola brutos.
Informações técnicas a respeito do aproveitamento da casca da castanha de caju para obtenção do LCC.