Trabalho em uma indústria cosmética atualmente. Minha dúvida é mais do meio trabalhista. Em toda indústria cosmética, um dos produtos a ser produzido é um creme (seja corporal ou facial), sendo um sistema de emulsão que para ser formada precisa de aquecimento e agitação. Em todas as industrias que trabalhei até o presente momento, a fase A (chamada fase da água) é aquecida em tanque de aquecimento e agitação, e a fase B (com óleos, manteigas, ceras emulsionantes) é aquecida separadamente, em utensílios industriais como panelas de inox (aquecidas em chapas de aquecimento). Após a fase B (óleos) estiver fundida ( a quente em torno de 75°C) ela é vertida na fase A (em mesma temperatura) para formar a emulsão. Neste caso que o funcionário da produção, pegar a panela de inox com os ingredientes oleosos todos fundidos e adicionar no tanque de mistura a quente, teria alguma implicação trabalhista? Esta prática não é permitida? Qual é a mínima em kg que um trabalhador de produção pode pegar de peso e em qual temperatura ele pode manipular? Quais os EPIs adequados? e quais NRs podemos nos basear? Obrigada desde já?
Resumo da respostaAborda os riscos ocupacionais em uma indústria de cosméticos, além de informar normas regulamentadoras e legislação relacionada.
Instituição responsávelREDETEC - Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro
Data da resposta30/04/2021
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailRelaciona fornecedores de materiais e equipamentos utilizados na fabricação de boias infláveis.
Informações sobre a fabricação de avental e perneira utilizados como equipamentos de proteção individual no processo de soldagem.
Informações sobre os principais riscos ocupacional na construção civil, e medidas de prevenção.
Informações acerca dos usos da máscara respiradora PFF-2 da 3m.
Informações sobre máscara de proteção respiratória.
Obtenção do certificado de aprovação (CA) para equipamentos de proteção individual.
Informações sobre fabricação de equipamentos de proteção individual.
A fabricação de luvas de raspa com mais conforto e competitividade no mercado.
Tipos de borracha com resistência à abrasão para utilização na fabricação de luva atóxica e confortável para segurança no trabalho.
Informações sobre talabartes nos sistemas de proteção contra queda: tipos, funcionamento, absorvedores de energia.
Informações sobre as vantagens do poliéster em relação à poliamida na fabricação de equipamentos para trabalho em altura.
Informações sobre malha de aço e fornecedores.