Confira a programação da nova plataforma audiovisual, parceria do Sebrae com a Newco, do Grupo Bandeirantes, que estreou no aniversário de 50 anos Sebrae
A programação do Canal Empreender, iniciativa do Sebrae e da Newco, produtora do Grupo Bandeirantes, está disponível agora na Agência Sebrae de Notícias e no canal do YouTube. Assinantes da Vivo podem acessar pelo Canal 605. A nova plataforma audiovisual teve sua estreia no dia 5 de julho de 2022, como parte do Projeto Sebrae 50+50, de celebração do cinquentenário do Sebrae. Confira aqui.
Criada com o objetivo de oferecer conteúdos integralmente voltados ao universo do empreendedorismo no Brasil, a emissora traz uma cobertura com informações atualizadas voltadas aos donos de pequenos negócios e pessoas que pretendem abrir a própria empresa.
Entre os programas, há 3 edições diárias do Jornal do Empreendedor: 1ª Edição com Vivian Costa (7h30), 2ª Edição com Sebastião Garcia (11h30) e 3ª Edição com Millena Machado (19h30). O Canal traz ainda o Comunidade 1000, com Cris Arcangelli; Perfil e Negócios, com Maria Gal, e Gente que Faz: Governo, com Marcos Antonio Sabino. Além disso, os programas Negócios dos Sonhos e Abrindo a Loja estão voltados para quem quer se tornar dono da própria empresa.
"Assistir já é um bom negócio"
O Empreender é um canal de TV voltado a disseminar a pauta do empreendedorismo e dos pequenos negócios, em suas diversas facetas, como gestão e acesso a crédito, casos de sucesso, mercado e ideias para áreas promissoras de atuação. O objetivo é estar presente na vida do empreendedor brasileiro, proporcionando conhecimento e aprendizado relevantes para o seu dia a dia como dono de um negócio, com foco em quatro abordagens: técnica, jornalística, institucional e educadora.
A plataforma vai trazer todos os dias uma nova história, uma notícia surpreendente ou uma informação útil para fazer a diferença na vida do empreendedor. Ou como sintetiza o conceito da comunicação – “Canal Empreender: assistir já é um bom negócio”.
A partir do tema central do empreendedorismo, a grade da programação traz uma diversidade de formatos, como noticiários, entrevistas, TED, palestras e eventos, entre outros, podendo ser externas ou em estúdio, com conteúdo gravado ou ao vivo. Contempla também entretenimento, minisséries e reality shows.
Todo o conteúdo se inspira no cotidiano do empreendedor, em todas suas etapas, desde a hora de abrir a porta até o encerramento da jornada. O Canal mostrará que fazer uma programação é viver o negócio e retratar o empresário de forma dinâmica e com emoção.
Sobre o Sebrae 50+50
As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.
Conheça: www.agenciasebrae.com.br
Disponibilizamos conteúdos para acesso e download, para aprender sobre Educação Empreendedora ou conhecer assuntos específicos de forma rápida e objetiva.
Abrir uma startup dá trabalho e muitos empreendedores não veem a hora de conquistar um aporte para poder expandir seus negócios. Mas, investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e o encaixe entre as estratégias do fundo e da empresa investida. Por isso, um investimento em early-stage (fase inicial) pode demorar mais do que você pensa. Cada investidor tem um timing próprio e um processo de avaliação diferente. No Brasil, existem quatro tipos mais comuns de investidores:1. Angels que atuam individualmente Também conhecidos como “investidores-anjo”, se tiverem boas referências do empreendedor e do projeto, podem levar de 2 a 8 semanas para investirem uma média de R$ 100 mil (ou até mais que isso, em alguns casos).2. Grupos de Angels Grupos de angels atuando em conjunto costumam avaliar projetos em fóruns semestrais. Aproveitando a janela de oportunidade e sendo aprovado para os fóruns na hora certa, você pode conseguir de R$ 200 mil a R$ 500 mil em até 3 meses.3. Fundos de capital semente com recursos privados (como a Astella ou Monashees): Os fundos com recursos privados geralmente definem suas próprias regras porque tem mais flexibilidade para negociar acordos junto aos seus diversos investidores. Alguns deles podem avaliar sua empresa, sumir por um tempo e reaparecer com uma proposta. Outros podem ajudá-lo a melhorar a empresa informalmente e, ao final de vários meses de interação constante, fazerem uma proposta formal de investimento para fechá-la em poucos dias. Fundos como esses tendem a fazer um primeiro aporte de R$ 200 mil a R$ 1 milhão em um período entre 3 a 6 meses para projetos realmente atrativos.4. Fundos de capital semente com capital público em sua composição (como a Confrapar e alguns fundos da FIR Capital) Nesse caso, os fundos têm regras específicas e investidores institucionais, aumentando a formalidade do processo de avaliação. Por isso, podem levar de 3 a 6 meses somente para avaliar se a empresa está apta a receber um investimento de entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. Na média, projetos maduros recebem R$ 2 milhões em até 6 meses, contando 3 meses para avaliação e 3 meses migrando a empresa para a nova estrutura de capital. Como organizar seu contato com investidores Interagir com o tipo certo de investidor é importante porque traz conselhos relevantes e ajuda a medir a atratividade do seu projeto. Mesmo assim, essa prática deve ser muito bem gerenciada: o empreendedor não pode ficar muito tempo sem obter feedback, mas também não pode gastar tempo demais atendendo às demandas dos investidores. Também é importante ressaltar que a pior hora para conseguir investimentos é quando o dinheiro acaba, a ponto do projeto congelar ou mesmo morrer. Planeje-se para engrenar sua startup antes dessa hora chegar ou gerencie seu contato com os investidores certos para acioná-los na hora certa. Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.