Premiações incluem capacitações, viagens, tablets, celulares e mentorias, entre outras. Histórias podem inspirar mais mulheres a entrar para o mundo do empreendedorismo
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 prorrogou as inscrições até o dia 31 de julho. Além das premiações que incluem capacitações, viagens, tablets, celulares, divulgações, mentorias e networking, as histórias podem inspirar outras mulheres a entrar para o mundo do empreendedorismo.
O prêmio integra as iniciativas oficiais da celebração do cinquentenário da instituição, ao longo do ano. A competição tem um histórico de grandes aprendizados e trocas de conhecimento entre mulheres do todo o Brasil.
A edição deste ano comtempla as categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI). Para participar, além de realizar a inscrição, as mulheres devem enviar um vídeo de dois minutos comentando a solução que oferecem ao mercado e sua trajetória como empreendedora.
“Não fiquem acanhadas em mandar seu vídeo. Soltem a voz. As histórias das empreendedoras devem ser conhecidas e reconhecidas por todos”, comenta a coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros. Para ajudar, o Sebrae preparou um tutorial detalhando dicas de como produzir o vídeo, que visa aproximar as mulheres e mostrar mais sobre a dinâmica do negócio candidato.
Ganhadoras de anos anteriores
Ana Cristina Mendes, CEO da Ready Personal Trainer, em Tubarão (SC), foi vencedora da edição de 2017 na categoria MEI. “Participar de todo o processo e ser e vencedora é como um selo de qualidade ao meu trabalho. Aprendi muito porque passamos pelas etapas estaduais, depois regionais e finalmente a nacional. Recebemos a visita de um consultor do Sebrae para verificação das informações e isso também nos ajuda a ter um olhar de um especialista de fora que nos mostra caminhos e oportunidades”, conta.
Formada em Educação Física em 2006, a empresária atuava como personal trainer quando sentiu a necessidade de buscar crescer na carreira por meio do empreendedorismo. Há três anos, ela abriu um estúdio em sociedade com a irmã. “Colocamos toda nossa energia nesse negócio e eu disse para mim mesma que não poderia dar errado. Assumimos a responsabilidade pelo nosso sucesso e, mesmo com apoio, nós sabíamos desde o início que teríamos que gerenciar tudo isso”, ressalta.
Mesmo diante das dificuldades e muitas vezes do descrédito de pessoas próximas, as empreendedoras vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios são exemplos de superação e dedicação. A trajetória da ex-faxineira Maria José Lima, que se tornou uma empreendedora bem-sucedida no ramo de doces artesanais, é mais uma história inspiradora e vencedora da premiação. Ela ganhou o Prêmio em 2012, mas antes disso fez vários cursos no Sebrae, inclusive o Empretec. “Eu aprendi tudo com o Sebrae e cheguei a me inscrever cinco vezes no Prêmio para finalmente ser vencedora. Esse reconhecimento chegou na hora que eu estava pedindo falência e realmente foi um momento transformador para o meu negócio”, revela.
Em outra cidade de Minas Gerais, a empresária Marisa Contreras encarou o desafio de largar a vida de farmacêutica há 23 anos para se tornar produtora de café especial. Com uma carreira estabelecida e dona de quatro farmácias, ela decidiu trilhar um novo caminho ao ajudar o marido na fazenda Capoeira Coffee, em Areados (MG). “Quando eu cheguei na fazenda, eu tive que literalmente trocar o salto alto pelas botinas. Percebi que os resultados precisavam melhorar e isso só seria possível com a produção de cafés melhores. No começo, ninguém acreditava na minha ideia, mas aos poucos eu fui mudando a mentalidade de todos e resolvi liderar pelo exemplo”, destaca.
Ela também foi vencedora da última edição, em 2017, na categoria Produtora Rural, e considera a participação como um reconhecimento de uma jornada transformadora. “Eu fiquei muito feliz por todo o caminho percorrido e não apenas por chegar aonde eu cheguei. Seguramente não foi um caminho fácil, mas era o que me levaria a outros níveis. Minha maior conquista tem sido fazer a diferença na vida de outras mulheres produtoras de café como eu”, resume.
Garanta a sua inscrição
Podem se inscrever mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (Nirf) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.
As inscrições incluem o preenchimento do formulário eletrônico no site e o envio de um vídeo curto, no formato de “pitch”, com apresentação da empresária candidata. Todos os detalhes da premiação, bem como o acesso ao regulamento, estão disponíveis na página do Prêmio. Desde 2004, o Prêmio já contou com a participação de mais de 80 mil mulheres que compartilharam suas histórias de sucesso, representando empreendedoras de todo o Brasil.
Para saber mais:
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Sobre o Sebrae 50+50
As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.
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Abrir uma startup dá trabalho e muitos empreendedores não veem a hora de conquistar um aporte para poder expandir seus negócios. Mas, investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e o encaixe entre as estratégias do fundo e da empresa investida. Por isso, um investimento em early-stage (fase inicial) pode demorar mais do que você pensa. Cada investidor tem um timing próprio e um processo de avaliação diferente. No Brasil, existem quatro tipos mais comuns de investidores:1. Angels que atuam individualmente Também conhecidos como “investidores-anjo”, se tiverem boas referências do empreendedor e do projeto, podem levar de 2 a 8 semanas para investirem uma média de R$ 100 mil (ou até mais que isso, em alguns casos).2. Grupos de Angels Grupos de angels atuando em conjunto costumam avaliar projetos em fóruns semestrais. Aproveitando a janela de oportunidade e sendo aprovado para os fóruns na hora certa, você pode conseguir de R$ 200 mil a R$ 500 mil em até 3 meses.3. Fundos de capital semente com recursos privados (como a Astella ou Monashees): Os fundos com recursos privados geralmente definem suas próprias regras porque tem mais flexibilidade para negociar acordos junto aos seus diversos investidores. Alguns deles podem avaliar sua empresa, sumir por um tempo e reaparecer com uma proposta. Outros podem ajudá-lo a melhorar a empresa informalmente e, ao final de vários meses de interação constante, fazerem uma proposta formal de investimento para fechá-la em poucos dias. Fundos como esses tendem a fazer um primeiro aporte de R$ 200 mil a R$ 1 milhão em um período entre 3 a 6 meses para projetos realmente atrativos.4. Fundos de capital semente com capital público em sua composição (como a Confrapar e alguns fundos da FIR Capital) Nesse caso, os fundos têm regras específicas e investidores institucionais, aumentando a formalidade do processo de avaliação. Por isso, podem levar de 3 a 6 meses somente para avaliar se a empresa está apta a receber um investimento de entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. Na média, projetos maduros recebem R$ 2 milhões em até 6 meses, contando 3 meses para avaliação e 3 meses migrando a empresa para a nova estrutura de capital. Como organizar seu contato com investidores Interagir com o tipo certo de investidor é importante porque traz conselhos relevantes e ajuda a medir a atratividade do seu projeto. Mesmo assim, essa prática deve ser muito bem gerenciada: o empreendedor não pode ficar muito tempo sem obter feedback, mas também não pode gastar tempo demais atendendo às demandas dos investidores. Também é importante ressaltar que a pior hora para conseguir investimentos é quando o dinheiro acaba, a ponto do projeto congelar ou mesmo morrer. Planeje-se para engrenar sua startup antes dessa hora chegar ou gerencie seu contato com os investidores certos para acioná-los na hora certa. Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.