Iniciativa reconheceu os melhores trabalhos do jornalismo brasileiro com o tema “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”
No palco da entrega dos troféus, destaque para equipe da TV Globo de SP: Grande Prêmio de Jornalismo e melhor reportagem em vídeo (Foto/crédito - Charles Damasceno/Sebrae)
Numa cerimônia online que reuniu os 20 finalistas, o Sebrae revelou, em 31 de janeiro, os nomes dos vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia com transmissão pelo canal da instituição no Youtube reconheceu os melhores trabalhos nas categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Foto. Além desses prêmios, nesta edição foram concedidas três homenagens especiais: Jornalista Revelação, Jornalista Parceiro do Empreendedor e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
A solenidade contou com a participação do cantor e também jornalista Leo Jaime e marcou a abertura das comemorações pelo cinquentenário de criação do Sebrae. O prêmio recebeu 1.143 inscrições feitas por jornalistas de todo o país. Os trabalhos tinham como tema central: “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, “valorizar o jornalismo é uma das coisas mais importantes para quem preza a democracia e a transparência”. Para ele, a pandemia impôs aos pequenos negócios, ao Sebrae e ao próprio jornalismo, o desafio de se reinventar. “Esse prêmio é um agradecimento a todos os profissionais que levaram informação de qualidade e orientação aos empreendedores brasileiros no momento mais necessário”, destacou Melles.
A grande vencedora da noite foi a reportagem “Empresa social leva produtos de pequenos agricultores a famílias de baixa renda do país”, da TV Globo de São Paulo, que conquistou o prêmio de melhor reportagem da Categoria Vídeo, além do Grande Prêmio de Jornalismo. A reportagem foi assinada pela equipe composta pelos profissionais: Mariana Fontes, Rogério Rocha, Renata Puccinelli, Pedro Ferreira, Thiago Cavalheiro, Denise Correa, Samuel Reis e Fabíola Marzabal.
Representando a equipe, Mariana Fontes agradeceu o prêmio e ressaltou a importância do tema abordado na reportagem. “Nós mostramos os elos frágeis da cadeia de alimentos. Pequenos produtores que muitas vezes não têm como vender sua produção por um preço justo. Além disso, também abordamos um outro grande problema que é falta de acesso a alimentos de qualidade na periferia das grandes cidades”, comentou.
A jornalista Fabiana Boa Sorte, produtora da TV Globo São Paulo, foi homenageada com o prêmio Jornalista Parceira do Empreendedor, como reconhecimento ao trabalho feito em favor dos pequenos negócios brasileiros. "O Sebrae sempre nos apresenta histórias incríveis. Eu não diria que são histórias de superação, eu diria que são de reinvenção. E no momento que a gente está, precisamos nos reinventar e o Sebrae faz esse papel brilhantemente", ressaltou a jornalista.
Pedro Jellinek, jornalista da Rede Minas, foi o ganhador da categoria Jornalista Revelação, para profissionais com até 25 anos de idade. Ele comentou que este é o primeiro prêmio de sua carreira. Pedro agradeceu o reconhecimento e dividiu a homenagem com os refugiados venezuelanos, que foram personagens da reportagem: “Refugiados driblam o desemprego investindo em negócios próprios”.
"Agradeço aos personagens que participaram da matéria. Venezuelanos que passaram por situações muito difíceis no seu país, e que no Brasil encontraram, por meio do empreendedorismo, uma forma de se manter e valorizar sua cultura”, afirmou Pedro.
A jornalista Daniella de Lavôr, junto com Lyana Ribeiro e Elon Nepomuceno Solon, da rádio Verdes Mares (CE), conquistaram o prêmio como melhor reportagem da Categoria Áudio, com o trabalho “Comércio na Pandemia”. Daniella ressaltou o trabalho feito pelos jornalistas na pandemia, os quais também tiveram de se reinventar, assim como os donos de pequenos negócios precisaram driblar a crise causada pela pandemia.
O repórter fotográfico Rafael Martins, do TAB UOL, foi o vencedor da categoria melhor Foto, com o trabalho “Borracheiro Seu Modesto faz casas de boneca no fundo da oficina”. "Agradeço ao Sebrae pela valorização e pela compreensão de um empreendedorismo que se guia pelo afeto e que não vai só pelas lógicas mais tradicionais do mercado”, agradeceu Rafael.
A equipe da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios foi a grande vencedora da Categoria Texto. Claudia Rolli, Mauro Silveira e Marisa Adán Gil conquistaram o prêmio com a reportagem “De Grandes para Pequenos. 20 histórias inspiradoras”. “Estou muito emocionada, pois durante essa matéria eu tive a oportunidade de conhecer grandes e pequenos empreendedores que nos ensinaram muito”, comentou Rolli.
Confira a relação de todos os finalistas
Prêmio Sebrae de Jornalismo em Texto
• De Grandes para Pequenos (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios / SP) - Autores: Claudia Rolli, Mauro Silveira, Marisa Adán Gil (Vencedora)
• Adaptação digital: como empresas de Blumenau usaram a tecnologia para se reinventar durante a pandemia (O Município Blumenau / SC) - Autores: Alice Kienen, Cristóvão Oliveira
• Empreendedores piauienses apostam na economia criativa e artística durante pandemia (Portal O Dia / PI) - Autora: Emelly Alves
• Pandemia desencoraja jovens (Correio Braziliense / DF) - Autoras: Ana Lídia Araújo, Ana Paula Lisboa
• Transformação digital: outras formas de comunicar (DOL – Diário Online / PA) - Autores: Andressa Ferreira, Kleberson Augusto Pantoja dos Santos, Emerson Coelho
Prêmio Sebrae de Jornalismo em Áudio
• Comércio na Pandemia (Rádio Verdes Mares / CE) - Autores: Lyana Ribeiro, Daniella de Lavôr, Elon Nepomuceno Solon (Vencedora)
• A Deliciosa Fábrica de Bolo de Chocolate (Rádio Liberal / PA) - Autor: Celso Freire
• Certificado do Sebrae reconhece espaços que reforçam cuidados para evitar a Covid-19 (Rádio BandNews FM Curitiba / PR) - Autora: Lorena Pelanda
• De lixão a parque: a arquiteta que mudou a paisagem da favela (Agência Mural de Jornalismo das Periferias - Podcast Próxima Parada / SP) - Autores: Vagner de Alencar, Gabriela Carvalho, Ana Beatriz Felicio, Rômulo Cabrera, Pammela Gentil
• Programa do Sebrae, Encadeamento produtivo fortalece pequenos negócios no enfrentamento à pandemia (RVC FM / GO) - Autor: Lucas Moraes
Prêmio Sebrae de Jornalismo em Vídeo
• Empresa social leva produtos de pequenos agricultores a famílias de baixa renda do país (TV Globo / SP) - Autores: Mariana Fontes, Rogério Rocha, Renata Puccinelli, Pedro Ferreira, Thiago Cavalheiro, Denise Correa, Samuel Reis, Fabíola Marzabal (Vencedora)
• Do campo à mesa com apenas um clique: Tecnologia une produtores de orgânicos e consumidores em SC (NSC TV / SC) - Autor: Eduardo Prestes
• Empreendedorismo Rio Azuis (TV Anhanguera / TO) - Autores: Rafael Ishibashi, Ernandes Parrião, Elisângela Farias, Jacqueline Fernandes, Reginaldo Bonfim
• Produtores rurais se reinventam na pandemia e mantêm vendas (TV Globo / DF) - Autores: Gabrielle Freire, Raphaella Sconetto, Anna Reis, Joelson Maia
• Projeto "Do Chão Maciço" incentiva mulheres do sertão do Ceará a produzir e a criar na pandemia (TV Verdes Mares / CE) - Autores: Wânyffer Monteiro, Susy Costa, Victória Crisóstomo, Paulino Júnior, Otávio Augusto
Prêmio Sebrae de Fotojornalismo
• No Recife, borracheiro Seu Modesto faz casas de boneca no fundo da oficina (TAB UOL / PE) - Autor: Rafael Martins (VENCEDOR)
• Agridoce: o desafio de crescer no ramo de confeitaria durante a pandemia (RIC Mais - Grupo RIC / PR) - Autores: Marcio Helegda, Rodrigo Sigmura
• Balancéu (Portal Metrópoles / DF) - Autor: Gustavo Moreno
• Manguezal (A Gazeta / ES) - Autor: Ricardo Medeiros
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Sebrae anuncia os grandes vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
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Abrir uma startup dá trabalho e muitos empreendedores não veem a hora de conquistar um aporte para poder expandir seus negócios. Mas, investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e o encaixe entre as estratégias do fundo e da empresa investida. Por isso, um investimento em early-stage (fase inicial) pode demorar mais do que você pensa. Cada investidor tem um timing próprio e um processo de avaliação diferente. No Brasil, existem quatro tipos mais comuns de investidores:1. Angels que atuam individualmente Também conhecidos como “investidores-anjo”, se tiverem boas referências do empreendedor e do projeto, podem levar de 2 a 8 semanas para investirem uma média de R$ 100 mil (ou até mais que isso, em alguns casos).2. Grupos de Angels Grupos de angels atuando em conjunto costumam avaliar projetos em fóruns semestrais. Aproveitando a janela de oportunidade e sendo aprovado para os fóruns na hora certa, você pode conseguir de R$ 200 mil a R$ 500 mil em até 3 meses.3. Fundos de capital semente com recursos privados (como a Astella ou Monashees): Os fundos com recursos privados geralmente definem suas próprias regras porque tem mais flexibilidade para negociar acordos junto aos seus diversos investidores. Alguns deles podem avaliar sua empresa, sumir por um tempo e reaparecer com uma proposta. Outros podem ajudá-lo a melhorar a empresa informalmente e, ao final de vários meses de interação constante, fazerem uma proposta formal de investimento para fechá-la em poucos dias. Fundos como esses tendem a fazer um primeiro aporte de R$ 200 mil a R$ 1 milhão em um período entre 3 a 6 meses para projetos realmente atrativos.4. Fundos de capital semente com capital público em sua composição (como a Confrapar e alguns fundos da FIR Capital) Nesse caso, os fundos têm regras específicas e investidores institucionais, aumentando a formalidade do processo de avaliação. Por isso, podem levar de 3 a 6 meses somente para avaliar se a empresa está apta a receber um investimento de entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões. Na média, projetos maduros recebem R$ 2 milhões em até 6 meses, contando 3 meses para avaliação e 3 meses migrando a empresa para a nova estrutura de capital. Como organizar seu contato com investidores Interagir com o tipo certo de investidor é importante porque traz conselhos relevantes e ajuda a medir a atratividade do seu projeto. Mesmo assim, essa prática deve ser muito bem gerenciada: o empreendedor não pode ficar muito tempo sem obter feedback, mas também não pode gastar tempo demais atendendo às demandas dos investidores. Também é importante ressaltar que a pior hora para conseguir investimentos é quando o dinheiro acaba, a ponto do projeto congelar ou mesmo morrer. Planeje-se para engrenar sua startup antes dessa hora chegar ou gerencie seu contato com os investidores certos para acioná-los na hora certa. Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.