Ampliar a transparência e fortalecer as ações de vigilância sanitária são essenciais para que sua empresa esteja entre os melhores grupos de atuação no mercado.
Empresários do setor de alimentação, como bares, lanchonetes e restaurantes, têm a oportunidade de conhecer e participar da solução de inovação e tecnologia Categorização de serviços de alimentação, desenvolvida pelo Sebrae.
Um dos objetivos centrais é capacitar os participantes para que eles sanem os problemas de não conformidades dos serviços oferecidos e sejam categorizados nos melhores grupos de atuação no mercado, segundo critérios da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com soluções de boas práticas, empresários poderão fazer autoavaliação do seu estabelecimento e identificar os pontos de melhoria para que sua empresa seja bem classificada no mercado.
Confira a seguir mais informações sobre modalidade, formato, metodologia e benefícios da solução.
Na modalidade presencial, a solução apresenta dois formatos: oficina e consultoria. A oficina tem duração de duas horas; a consultoria, oito.
O objetivo da oficina é sensibilizar os empresários a fazerem autoavaliação, a fim de melhorar o perfil sanitário do seu estabelecimento, garantindo o cumprimento de regras definidas pela Anvisa, como a resolução RDC 216/04.
Já a consultoria é dividida em duas etapas:
- Na primeira, com duração de seis horas, será feita a avaliação de cada empresa, de acordo com um check list elaborado pela Anvisa, e será definida uma lista de ações corretivas a serem observadas pelos empresários.
- Na segunda, as questões do plano de ação serão apresentadas aos empresários e respondidas por eles.
A solução apresentará os conceitos e a forma de participação no processo de categorização de serviços de alimentação.
O objetivo é fazer levantamento minucioso, sendo todos os requisitos rigorosamente avaliados, para identificar até mesmo as menores necessidades.
O check list ajudará o consultor a analisar as áreas de recebimento, armazenamento, preparo e distribuição do alimento.
Ao participar da solução, o empresário poderá:
- Conhecer as informações necessárias ao alcance das melhores classificações do seu estabelecimento.
- Perceber a importância de estruturar seu estabelecimento.
- Aplicar o questionário de autoavaliação apresentado.
- Identificar as não conformidades com a legislação e saná-las.
O empresário do setor de alimentação será incentivado a pensar estratégias específicas para ampliar a transparência e fortalecer as ações de vigilância sanitária, considerando as exigências da Anvisa e as necessidades dos consumidores.
Saiba mais
- Cartilha: Boas Práticas para Serviços de Alimentação (em pdf)
- Certificação garante a qualidade e a segurança dos alimentos
- Entenda a importância da certificação no mercado de alimentos
- Boas práticas no manuseio de alimentos
- Segurança de alimentos em bares e restaurantes
Foi um prazer te ajudar :)