this is an h1

this is an h2

Wed Jul 28 10:30:02 BRT 2021
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Cuidados com a situação fiscal do CNPJ perante a Receita Federal

Orientações sobre a situação fiscal para que o CNPJ não seja cancelado.

· 28/07/2021 · Atualizado em 28/07/2021
FAVORITAR
Botão favoritar

Ser microempreendedor individual é o meio de formalização de negócio do empresário autônomo. Para garantir os benefícios como MEI, o empresário deve cumprir com o Pagamento de Contribuição Mensal no valor estabelecido de acordo com a atividade e serviço. A guia de recolhimento pode ser retirada no Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual, como também, poderá ser agendado o pagamento online ou débito automático.

Deixar de pagar as parcelas mensais pode ocasionar algumas consequências, como: Impedimento de participar de novas inscrições, possibilidade de baixa de ofício da inscrição, invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais, nulidade de documentos fiscais e responsabilização dos sócios pelos débitos de cobrança.

É possível verificar e consultar as pendências vinculadas ao CNPJ, de forma online pelo Centro Virtual de Atendimento - e-CAC. Para inadimplências decorrentes de problemas de dados cadastrais a solicitação de regularização pode ser feita pelo aplicativo Coletor Nacional no site da Receita Federal. Após regulamentar todas as inadimplências o empresário deverá entregar todas as declarações omitidas e comprovações na Receita Federal conforme os prazos estabelecidos.

Além do DAS, o Microempreendedor individual deverá declarar a DASN-SIMEI anualmente até o dia 31 de maio junto à Receita Federal, de maneira 100% online e gratuita. Os donos de microempresas - ME e empresa de pequeno porte - EPP optantes do Simples Nacional, deverão ficar atentos às declarações:

DEFIS: Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais utilizada para informar à Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais de empresas optantes pelo Simples Nacional e declaradas até 31 de maio.

PGDAS-D: Aplicativo do Simples Nacional, que serve para o contribuinte efetuar o cálculo dos tributos devidos mensalmente, com prazo de entrega até o dia 20 do mês subsequente.

EFD Contribuições: Arquivo digital utilizado por pessoa jurídica para acesso à Escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep, Cofins e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita, apresentado até o décimo dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração.

DFCT: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes do Simples Nacional que são sujeitas ao pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês de ocorrência.

 

 

 

 

 

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

O Sebrae conta com um time de especialistas prontos para atender e retirar todas as dúvidas gratuitamente de forma online ou por ligações na Central de relacionamento 0800 570 0800 com atendimento 24 horas.

Negociação de dívidas

Soluções para atraso no DAS


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?