Conheça a ferramenta que auxilia seus usuários na busca pelas melhores oportunidades para iniciar uma empresa rentável.
O Radar Sebrae foi criado para apoiar os empreendedores na identificação de oportunidades e necessidades de abertura de negócios e a localização mais adequada para seu ponto comercial com informações de inteligência de geolocalização.
Por motivos que muitos não fazem uma pesquisa de campo aprofundada, como a concorrência e a situação do mercado, algumas empresas acabam fechando em até dois anos de inaugurada. Para minimizar esses impactos e ajudar o empreendedor a fazer a melhor escolha, o Radar Sebrae realiza uma análise multitarefa, analisando o perfil de investimento no local escolhido, se já houve taxa de mortalidade no tipo de empresa pretendida, qual a receita e entre outros, além de levantar dados socioeconômicos e financeiros da região.
A plataforma oferece aos usuários 4 opções de buscas: cliente de alta renda perto da concorrência, cliente de alta renda distante da concorrência, cliente popular (baixa renda) perto da concorrência e cliente popular (baixa renda) distante da concorrência. Da mesma forma, o cliente tem a opção de fazer o seu próprio perfil, com a combinação necessária para ver onde se enquadra a situação da empresa, tendo assim um relatório de inteligência, informando todas as empresas que existem na região, perfil do público, número de pessoas que trabalham naquela área, empresas complementares ao seu negócio, perfil sociodemográfico (se é classe A, B, C ou D), além de um mapa de calor que mostra quais ruas são mais movimentadas.
Para ter acesso gratuito ao Radar, acesse o site ou baixe o aplicativo para Android e IOS e veja como encontrar as melhores oportunidades de negócios rentáveis e como aumentar as chances de ser um empreendedor de sucesso.
Caso ainda tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento 24 horas ou procure a sede do Sebrae no Acre, localizada na Avenida Ceará, 3693, 7° BEC.
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Como desenvolver um plano de negócio para sua empresa
O plano de negócio é um documento que contém as informações sobre os objetivos que seu negócio pretende fazer e quais são as etapas que devem ser dadas para eles serem alcançados, minimizando os riscos e incerteza. Por que sua empresa precisa É a partir do plano de negócio que será possível fazer os levantamentos, análises da viabilidade das suas ideias e detalhar todas as informações sobre os produtos ou serviços que você busca oferecer, seus potenciais clientes, seus concorrentes, fornecedores e trabalhar os pontos positivos e negativos do seu negócio. Confira algumas das possiblidades que um plano de negócio oferece: Orientações antes de abrir uma nova empresa; Orientações para empresas já existentes que buscam expandir; Maior entendimento da empresa não somente por parte dos sócios, mas também por parte dos colaboradores; Captar recursos (financeiros, humanos ou parcerias); Como fazer um plano de negócios Lembre-se que ao longo do processo, você precisar ter documentado em uma planilha as respostas de cada etapa para que todas as informações fiquem a sua disposição sempre que precisar. Separamos 8 pontos que você deve seguir para um bom plano de negócio: Defina seu negócio; Defina seu diferencial competitivo; Análise de mercado ou Pesquisa de mercado; Plano de Marketing; Plano Operacional; Plano Financeiro; Análise de Cenários e Análise Estratégica; Avaliação do Plano de Negócio. Confira alguns cursos que vão auxiliar você nesse processo: Ao concluir cada curso, é gerado seu certificado digital que tem verificação de autenticidade sendo 100% gratuito. E para ter o acesso aos certificados, basta acessar sua área logada no portal e emitir o certificado de participação. Como planejar o seu negócio Ganhe mercado com o plano de marketing. Marketing digital - módulo 1 Marketing digital - módulo 2 Marketing digital - módulo 3 Marketing digital - módulo 4 Gestão financeira
Outubro, 2021
Cuidados com a situação fiscal do CNPJ perante a Receita Federal
Ser microempreendedor individual é o meio de formalização de negócio do empresário autônomo. Para garantir os benefícios como MEI, o empresário deve cumprir com o Pagamento de Contribuição Mensal no valor estabelecido de acordo com a atividade e serviço. A guia de recolhimento pode ser retirada no Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual, como também, poderá ser agendado o pagamento online ou débito automático. Deixar de pagar as parcelas mensais pode ocasionar algumas consequências, como: Impedimento de participar de novas inscrições, possibilidade de baixa de ofício da inscrição, invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais, nulidade de documentos fiscais e responsabilização dos sócios pelos débitos de cobrança. É possível verificar e consultar as pendências vinculadas ao CNPJ, de forma online pelo Centro Virtual de Atendimento - e-CAC. Para inadimplências decorrentes de problemas de dados cadastrais a solicitação de regularização pode ser feita pelo aplicativo Coletor Nacional no site da Receita Federal. Após regulamentar todas as inadimplências o empresário deverá entregar todas as declarações omitidas e comprovações na Receita Federal conforme os prazos estabelecidos. Além do DAS, o Microempreendedor individual deverá declarar a DASN-SIMEI anualmente até o dia 31 de maio junto à Receita Federal, de maneira 100% online e gratuita. Os donos de microempresas - ME e empresa de pequeno porte - EPP optantes do Simples Nacional, deverão ficar atentos às declarações: DEFIS: Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais utilizada para informar à Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais de empresas optantes pelo Simples Nacional e declaradas até 31 de maio. PGDAS-D: Aplicativo do Simples Nacional, que serve para o contribuinte efetuar o cálculo dos tributos devidos mensalmente, com prazo de entrega até o dia 20 do mês subsequente. EFD Contribuições: Arquivo digital utilizado por pessoa jurídica para acesso à Escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep, Cofins e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita, apresentado até o décimo dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração. DFCT: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes do Simples Nacional que são sujeitas ao pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao mês de ocorrência.
Julho, 2021
Sete maneiras criativas para divulgar sua empresa
A pergunta ‘como divulgar minha empresa?’ é comum entre os empreendedores que buscam fortalecer sua marca. O ponto de partida para responder essa pergunta está no planejamento estratégico. O que é o planejamento estratégico É uma área do planejamento empresarial, que auxilia na gestão da empresa. O planejamento estratégico, trabalha na definição de objetivos e estratégias para que o sucesso da marca seja alcançado. Se você quiser otimizar processos, economizar recursos e ganhar mais tempo maximizando seus resultados é fundamental uma boa estratégia de planejamento. Planejar pode ser o diferencial para o sucesso de um negócio. Aprenda a definir estratégias claras para seu negócio expandir e como garantir que elas sejam executadas. Confira nosso artigo para entender um pouco mais sobre: Planejamento estratégico. Invista nas redes sociais Isso cria uma identidade, uma forma de ser lembrado e um jeito de se relacionar com o público. O reconhecimento da marca nas redes sociais acontece a partir do momento que uma marca consegue transmitir ao consumidor uma experiência que vai além de um produto. A presença nas redes sociais é um diferencial para as empresas que querem se destacar no mercado. Confira nosso artigo para entender um pouco mais sobre: A importância da presença da sua marca nas redes sociais. Participe de feiras e eventos A presença da sua empresa fora das redes sociais também é importante para seu negócio. Por isso, participe de feiras e eventos que são voltados para sua área de atuação, ou produza os seus próprios eventos para reforçar sua autoridade em seu mercado. Mas quais os benefícios dessa participação? Existe alguns pontos importantes nesse tipo de ação, confira: Fortalecimento da marca; Aproximação dos clientes; Oportunidades de negócio; Ampliação de networking. Use feriados e datas especiais As datas comemorativas acabaram se tornando a “carta coringa” das marcas, uma vez que facilitam o engajamento dentro das mídias sociais. Porém o mais importante para aqueles que desejam fazer o uso desse recurso é o planejamento. É por meio do planejamento que você irá conseguir criar ações mais criativas e que melhorarão ainda mais os seus resultados. O uso de datas comemorativas é importante para a comunicação da sua empresa, independente da sua área de atuação. As possibilidades do uso de datas comemorativas: E-mails parabenizando; Promoções: Natal, dia dos pais, mães, namorados, entre outras. Use sua criatividade a seu favor e aproveite as datas comemorativas para publicar conteúdo nas mídias sociais, entre outras ações. Parceria com pessoas de influência Com as estratégias certas, influencers podem ajudar pequenas empresas a atingir seus públicos e objetivos. As parcerias com pessoas de influência são formas de divulgar sua empresa e ganhar visibilidade com investimento único. Nossa dica é, procure pelos influenciadores digitais, em especial no Instagram e certifique-se que seu público-alvo está presente nas redes sociais deles. Seja criativo e chame atenção Atrair clientes e criar uma conexão entre sua marca e os consumidores nunca foi tão concorrido. Existem diversas opções de canais e ferramentas à sua disposição, porém a concorrência também é maior. Uma estratégia para chamar a atenção do público são com fatos inesperados do momento. Estamos nos referindo aos memes que se espalham rapidamente pela internet, vídeos que viralizam e notícias inesperadas envolvendo celebridades. Apenas lembre-se de ter cuidado com a imagem da sua empresa, principalmente se for replicar conteúdos nas redes sociais. Faça os clientes se sentirem especiais É comprovado que empresas que conseguem manter seus clientes, crescem rapidamente e com isso, conseguem ter uma receita maior. Todo cliente gosta de se sentir valorizado e ter uma experiência única na relação com a empresa. Por isso, é importante que a empresa preste um bom atendimento. Não se esqueça de mostrar que se preocupa com seus clientes e apostar em táticas de relacionamento e fidelização. Confira nosso artigo para entender um pouco mais sobre: Como conquistar e manter clientes. Separamos um curso que irá te ajudar desenvolver e a entender mais sobre como divulgar sua empresa. O curso oferece capacitação para uma divulgação adequada da sua empresa e ensina estratégias de comunicação para alavancar as vendas. Como divulgar sua empresa. Ao concluir cada curso, é gerado seu certificado digital que tem verificação de autenticidade sendo 100% gratuito. E para ter o acesso aos certificados, basta acessar sua área logada no portal e emitir o certificado de participação.
Julho, 2021
Como o planejamento pode fazer a diferença em sua empresa
O planejamento é importante para se destacar no mercado e obter sucesso. Durante os anos toda empresa passa por imprevistos e o planejamento garante que empresário esteja preparado para solucionar possíveis problemas que apareçam. O Sebrae oferece a ferramentas como plano de negócio que tem com objetivo preparar o empreendedor no processo de empreender e está subdividido em quatro fases, sendo elas: Identificação de oportunidades; Elaboração do plano de negócio; Captação de recursos e Gerenciamento.