Saiba como manter sua casa confortável, segura e atrativa para receber seu pet com muito amor e cuidado
Débora Medeiros, Stephanie Larissa
· Atualizado em 06/12/2023Cuidar de um pet é uma tarefa que traz muita alegria e amor para o lar, porém os tutores precisam estar sempre atentos a algumas precauções e adaptações que podem ser adotadas para proporcionar mais segurança, conforto e bem estar para o animalzinho. A casa pode se adaptar para receber o pet com segurança e conforto sem perder o toque e a essência própria do dono para a decoração.
“Percebo que as pessoas têm se desprendido de economizar quando se fala em animais de estimação. A demanda tem crescido para permitir este “conforto”, tudo para deixar seu animalzinho mais feliz, satisfeito e confortável” afirma Débora Medeiros, gestora responsável pelo setor de Petshop do Sebrae Alagoas.
Por isso, separamos uma lista com 6 dicas importantes para adaptar sua casa ou apartamento aos seus filhotes de quatro patas.
1. Telas de proteção
Os tutores devem ver as telas de proteção como uma grande aliada para a segurança dos bichinhos, principalmente para quem mora em apartamentos e casas com primeiro andar, isso porque são essenciais para prevenir acidentes graves.
Atente-se também para as escadas, na euforia ou em um momento de desatenção, seu bichinho pode acabar se acidentando, por isso, caso ele tenha acesso às escadas sem supervisão, prefira telar as áreas desprotegidas.
Para os donos de felinos, a proteção é ainda mais recomendada, isso porque os gatos adoram subir em locais altos e até mesmo fazer passeios na rua ao longo do dia, e nem sempre esses passeios vão ser a melhor opção de lazer para o seu gatinho, podendo acarretar acidentes, desaparecimento, brigas com outros animais ou envenenamentos.
2. Atenção aos fios de energia
Os animais são criaturas curiosas, adoram brincar e conhecer cada cantinho e cada objeto que está ao seu alcance, por isso, fios de energia podem ser um perigo. Fios elétricos ao alcance do pet podem despertar a curiosidade para que o bichinho os morda ou brinque com eles, podendo ocasionar choques ou até mesmo sufocamento.
Por isso, prefira manter os fios no alto ou planejar uma organização em uma caixa ou móvel próximo, é aí que entra a criatividade do tutor ou até mesmo a ajuda de um profissional para planejar a melhor opção.
3. Cuidado com objetos pequenos
Objetos pequenos podem chamar a atenção do seu pet para tornar seu momento de lazer mais divertido, o que pode gerar sérios problemas. Os pets podem se engasgar com algum objeto ou até mesmo engoli-lo, podendo causar a morte, perfuração do intestino em caso de objetos afiados ou necessidade de cirurgias para remoção do objeto.
Brincos, moedas, botões, parafusos, brocas, bolinhas de gude, e qualquer item que seja pequeno o suficiente para o pet colocar na boca devem ser guardados em locais que ele não consiga acessar.
4. Plantas tóxicas
Os pets adoram um espaço verde para explorar, no entanto, ao escolher as plantas que vão compor esse espaço, você precisa estar atento àquelas que podem ser tóxicas para seu bichinho. Confira a lista de plantas tóxicas para os animais:
Arruda, azaléia, hortência, jasmin manga, comigo-ninguém-pode, tulipa, olho-de-cabra, copo-de-leite, antúrio, lírio da paz, mandioca-brava. Dentre outras, por isso, antes de fazer o planejamento do seu jardim consulte o veterinário do seu bichinho.
Mas algumas plantinhas podem ser consumidas pelos animais, conheça algumas:
- Camomila: excelente como calmante e contra enjoos, anti-inflamatória e antisséptica, pode ajudar a conter febre e infecções;
- Hortelã: ajuda na prevenção de gases, alivia gripe, febre e é antibacteriana;
- Erva Cidreira: usada para inflamação intestinal, diarreia, febre, constipação, diminui a ansiedade, dentre outros;
- Grama: são ótimas para combater mal-estar intestinal.
5. Decoração petfriendly
O design de interiores tem sido uma opção muito procurada para construir um ambiente agradável e aconchegante para o bichinho.
“Os tutores têm se preocupado com a parte estética de sua moradia para proporcionar um local mais confortável e seguro aos animais. Contratar arquitetos para adaptar locais ou mesmo criar espaços interativos e divertidos tem crescido fora do Brasil, acredito que seja algo que já esteja mudando a concepção de tutores e profissionais do ramo para se pensar em adequar ou mesmo criar esses espaços. Os animais são vistos como um ente da família, por isto a crescente preocupação dos tutores em proporcionar mais” ressalta Débora.
Colocar portinhas para entrada e saída do animal tem sido uma boa opção para que ele possa se deslocar pelos ambientes da casa sem que a porta precise estar sempre aberta.
A construção de um projeto para incluir o seu animalzinho e seus pertences pelos vários espaços da casa fica a critério da criatividade do tutor e da ajuda de um profissional para organizar tudo da melhor forma.
As camas, espaços para brincadeira ou armazenamento de pertences podem ser embutidos em outros móveis dando um ar mais agradável a decoração.
Muitos tutores reservam um cantinho para o pet em algum ambiente da casa, aonde são colocadas caminhas, potes de ração e água, brinquedos e outros pertences. Esse local pode ter prateleiras e nichos para organizar o espaço de forma confortável e esteticamente agradável.
Já para os donos mais empolgados, quartinhos para o animal são opções bastante procuradas, com caminhas mais altas, escadinhas para acesso, decorações e armários exclusivos, além de vários brinquedos diferentes.
Para os felinos, os playgrounds são a melhor opção para construir um ambiente rico e divertido para o animal, podendo até mesmo se tornar parte da decoração da casa se colocado nos ambientes e posições corretas e com a escolha certa dos elementos e cores.
Nichos comuns também podem ser utilizados como playground e ao mesmo tempo servir como organizador de objetos decorativos. Para casas apertadas ou apartamentos, os nichos podem ser colocados mais ao alto para preservar o espaço do ambiente.
6. Piso ideal
Escolher o piso ideal é necessário não só para a saúde imediata do animal prevenindo lesões ou machucados ocasionados por escorregões, como também aqueles problemas que surgirão a longo prazo nas articulações, além disso, alguns pisos são ideais para manter a limpeza do ambiente.
Os pisos muito lisos podem causar problemas à saúde articular do bichinho. Para os animais idosos também podem intensificar problemas já existentes na coluna ou nas articulações, dificultando mais ainda a vida do animal.
Os pisos recomendados para preservar a saúde do pet são aqueles menos escorregadios, como os vinílicos ou porcelanatos acetinados.
Além de proporcionar maior conforto, o piso vinílico e o porcelanato acetinado também são mais resistentes a arranhões, sendo o último uma ótima opção para evitar absorção de água e formação de manchas como as ocasionadas pela urina do cão por exemplo.
Existem também algumas alternativas como tapetes antiderrapantes, palmilhas e escadinhas para evitar que o animal precise pular para locais mais altos, evitando escorregões.
Para manter a limpeza do piso, é preciso estar atento aos produtos que serão utilizados, pois alguns podem causar alergias ou intoxicação em felinos e cães. Leia a embalagem do produto e evite os que tiverem em sua composição: ácidos bórico, fosfórico, sulfúrico, clorídrico e oxálico; amônia, bissulfeto de sódio, cloro, hidróxido de sódio e potássio; hipoclorito de sódio, óxido de cálcio, peróxido de sódio, silicato de sódio e trietanolamina.
Recomenda-se o uso de desinfetante próprio para ambientes com pets, porém, caso não tenha acesso a esse produto específico, esteja atento aos rótulos.
Conheça as melhores oportunidades para seu Petshop através do Radar Sebrae, lá você encontra as tendências de negócio, hábitos de consumo, as melhores localidades para abrir uma empresa do setor, quem são os concorrentes, onde se localizam e muito mais!
Já o nosso caderno de tendências possui uma série de dicas e informações sobre as novidades e previsões para o setor de petshops, que vem sendo impactado por novas tecnologias, novas técnicas, novos produtos e demandas. Com nosso caderno, você vai se antecipar às novas tendências e agregar muito mais valor ao seu negócio!
Deseja receber orientações gratuitas de um especialista Sebrae? Ligue 0800 570 0800 ou fale pelo WhatsApp clicando aqui. Nossa Central de Relacionamento irá lhe atender, informe sua cidade, os contatos do seu negócio e um gestor entrará em contato com você.
Leia mais
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Processo seletivo Acelera Perifa 2024
O Sebrae Alagoas está abrindo a seleção para empreendedores que desejem participar do "Acelera Perifa" e ajudar a desenvolver o empreendedorismo em comunidade perifericas de Maceió. As inscrições previstas neste edital de seleção serão realizadas no período de 01/11/2024 a 11/12/2024, por meio do cadastramento dos dados da pessoa interessada acessando o link Cadastro Edital Agente de Empreendedorismo de Periferia 2024-2025 e do envio da documentação solicitada anexada no link. O interessado receberá uma confirmação da inscrição recebida. O acompanhamento de todas as etapas de seleção será de inteira responsabilidade das pessoas inscritas, que deverão tomar ciência dos resultados de cada etapa e do andamento do processo pelo e-mail ou telefone celular informado no processo de inscrição. Todo e qualquer esclarecimento e/ou dúvida sobre o referido edital deverá ser feito via email: aceleraperifa2024@gmail.com com o assunto: [Seleção AEP - DÚVIDA], até 02 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para o encerramento das inscrições. A banca terá o prazo de 48 horas para resposta. Confira o edital abaixo: Edital Acelera Perifa Errata do Edital O Acelera Perifa é uma iniciativa que selecionará interessados em participar do Projeto Acelera Perifa que visa o atendimento de empreendedores, Microempreendedores Individual (MEI) ou Microempresas (ME) com atuação nas periferias de Maceió por meio da aplicação da ferramenta de diagnóstico, disponibilizada pelo Sebrae, objetivando identificar as necessidades de melhoria na gestão, sensibilizando para a implementação de ferramentas básicas, realizando orientações para apoio à gestão e inserindo em uma jornada de relacionamento em abordagem híbrida (presencial e/ou on-line).
January, 2025
ECONOMIA CRIATIVA
A carteira de economia criativa trabalha com clientes de cultura e mídia, através do acompanhamento contínuo dos clientes interessados, o gestor responsável avalia necessidades do cliente através de visitas e escuta ativa para identificar dificuldades e oportunidades de melhorias para a gestão do negócio. Após esse trabalho de análise e identificação, o gestor traça um plano de ação voltado às necessidades do cliente e aponta quais suas principais necessidades, a partir disso, sugere melhorias, palestras, workshops, cursos e consultorias voltadas para as suas principais dificuldades. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O mercado é considerado novo, então as dificuldades são de gerir essa nova realidade, entender os processos e o mercado e estar atento as tendências para os próximos passos. E muitos têm facilidade quando se trata da sua atuação, mas o gerenciamento do negócio exige habilidade empresariais, que os empreendedores do ramo ainda estão desenvolvendo. Se você quer entrar para o relacionamento de carteira e tem dificuldades para gerenciar seu negócio ou quer ter acesso a um acompanhamento mais próximo preencha o formulário abaixo e em breve o gestor responsável vai entrar em contato. Responder formulário
January, 2025
CASA E CONSTRUÇÃO
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
January, 2025
AGRONEGÓCIO
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
January, 2025
SAÚDE E BEM-ESTAR
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercera profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável Responder formulário
January, 2025
PANIFICAÇÃO
A carteira de panificação trabalha com o acompanhamento contínuo dos clientes interessados, o gestor responsável vai avaliar as necessidades do cliente através da escuta ativa e identificar oportunidades de melhoria para trabalhar guiando o empreendedor a sanar suas dificuldades. Após identificar quais dificuldades os clientes têm, o gestor vai delinear um plano voltado para a necessidade daquele empreendedor, recomendando consultorias, cursos, palestras, workshops e guiando o empreendedor a sanar seus problemas de gestão. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. As principais dificuldades do empreendedor de panificações é adquirir habilidades empreendedoras e de gestão, regular seu tempo e equilibrar as funções e entender que as panificações hoje estão evoluindo para um espaço que oferece experiência. O controle de estoque e fluxo de caixa também são problemas frequentes. Se você tem dificuldades de gestão, precificação, controle de estoque, conhecimento de mercado, marketing, redes sociais e outros, preencha o formulário para fazer parte da carteira e receber acompanhamento especializado. Basta preencher e aguardar o contato do gestor responsável. Responder formulário
January, 2025
TURISMO
A carteira de turismo trabalha com o acompanhamento contínuo dos clientes interessados, o gestor responsável avalia as necessidades do cliente através da escuta ativa para identificar dificuldades e oportunidades de melhoria na gestão. Após esse trabalho de escuta e análise que é feito através de visitas presenciais e conversas on-line, o gestor define um plano para guiar o empreendedor a sanar suas principais dificuldades e evoluir no segmento. O gestor sugere ideias, workshops, palestras, cursos e consultorias voltadas às principais dificuldades do cliente. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. As principais dificuldades do empreendedor de turismo são a baixa fidelização do turista, falta de mão de obra e pessoal especializado, falta de política de desenvolvimento para o turismo, crescimento da concorrência, falta de oportunidade de capacitação. Se você tem dificuldades com marketing, redes sociais, mão de obra, gestão, conhecimento de mercado ou outros, acesse o formulário abaixo e preencha e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
January, 2025
MODA
A carteira da moda trabalha com o acompanhamento contínuo dos clientes através da escuta e de um diagnóstico para entender as necessidades e dores do cliente. Após o diagnóstico, o gestor sugere capacitações e consultorias que irão auxiliar o cliente a melhorar a sua gestão de acordo com suas necessidades específicas. O acompanhamento através das carteiras é personalizado e proporciona um atendimento mais rápido e direcionado, já que o cliente mantém uma relação duradoura com o gestor que passa a conhecer mais profundamente o cliente e suas dores. E tudo isso, acontece de forma gratuita. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. As principais dificuldades do empresário da moda são o excesso de estoque, a precificação e a falta de conhecimento técnico sobre moda e se você se identifica, participar da carteira de relacionamento vai ser essencial para mudar essa realidade. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
January, 2025
OUTRO SEGMENTO
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
January, 2025
ARTESANATO
A carteira de artesanato trabalha com o acompanhamento de artesãos do estado através da escuta ativa para identificar oportunidades de melhoria e dificuldades para começar a traçar planos para a evolução do cliente. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira na carteira é mais eficiente porque faz um acompanhamento individual e personalizado das necessidades de cada cliente baseado em suas vivências, suas qualidades e defeitos na gestão. A partir da identificação das necessidades de melhoria, o gestor traça um plano para direcionar esse cliente às consultorias, cursos, workshops e palestras que necessite. E esse acompanhamento é feito de forma contínua. As principais dificuldades do artesão são a pouca atividade operacional de gestão de negócios aliada ao pouco uso do marketing nas redes sociais, baixo controle de qualidade e irregularidade de oferta dos produtos. Além disso, o desconhecimento ou dificuldades de acesso ao crédito também impacta o setor. Se você tem dificuldades de gerenciar seu negócio, quer aprender e melhorar a gestão, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
January, 2025
PETSHOP
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
January, 2025
ALIMENTAÇÃO
A carteira de alimentação fora do lar é baseada em acompanhar e nutrir relações com os clientes ao longo do tempo, o gestor faz uma escuta ativa para entender as necessidades do cliente e assim direcioná-lo para capacitações, consultorias e sugestões de melhoria para a evolução da empresa. Nesse processo o analista buscar entender as necessidades, estar disponível para o atendimento rápido e antecipar demandas e garantir a satisfação do cliente. O analista acompanha o desenvolvimento do cliente e está sempre presente para sugerir, atender e auxiliá-lo. O cliente de carteira pode ter acesso a missões técnicas, feiras e congressos. Além disso, tem acesso a atendimento personalizado, comunicação direta, facilidade na resolução de problemas e acesso antecipado a agendas e novidades do Sebrae. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. As principais dificuldades do cliente do setor alimentício são a precificação e o controle do fluxo de caixa, eles geralmente têm muita expertise na parte de alimentos, mas acabam pecando na parte mais técnica da gestão. Se você se identifica, a carteira de relacionamento pode te ajudar a evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário