Segundo dados do relatório técnico de empreendedorismo feminino 2023, feito pelo Sebrae DF, 52,4% dos empreendedores no Brasil são negros.

Por: Juliana Gomes, estagiária em jornalismo - sob supervisão de Ariana Gonçalves
· Atualizado em 23/09/2024
Antes mesmo do termo “empreendedorismo” existir, mulheres negras já empreendiam, uma vez que, no fim do período da escravatura e depois no início da abolição, essas mulheres precisavam sobreviver. Porém, não tinham acesso à educação e a boas qualidades de empregos. Assim, nasce a necessidade de sobrevivência desse grupo e para isso o empreendedorismo nasce.Essas mulheres começam a vender, principalmente, quitutes nas praças para garantir o seu sustento e, por vezes, comprar alforrias. Desse modo, o empreendedorismo é implementado no Brasil, desde então só cresceu e vem se desenvolvendo.
A data nasce da necessidade de reflexão acerca dos direitos conquistados por mulheres negras e as opressões sofridas pelo grupo diante da sociedade. Por sua vez, surgiu em 1992, quando aconteceu o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado na República Dominicana, com o objetivo de denunciar o racismo e o machismo.
Além disso, no Brasil a data também possui outra representatividade. Nesse sentido, também se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela, um símbolo de força e resistência para o país, foi líder quilombola que virou rainha no século 18 do Quilombo Quariterê, no atual estado do Mato Grosso. Seu quilombo abrigava mais de 100 pessoas, com destaque para população negra e indígena, que viveram mais de duas décadas resistindo contra escravidão.
Assim, em 2014 foi sancionada a Lei Lei n° 12.987/2014, instituindo o dia como celebração da líder quilombola e Dia Nacional da Mulher Negra.
Pensando em todo significado desse dia, a equipe do Sebrae acredita na importância da visibilidade da história das mulheres negras. Conheça um pouco da vida de Laçana Costa, uma empreendedora de sucesso!
“Como o meu nome é Laçana, minha mãe sonhou, né? E aí sempre a gente ouvia dizer que, ah, vem de laço, vem de laço tanto que tem até clientes que confundem, que acham que o meu nome é Mel, mas o meu nome vem do laço, né? Por ser Laçana e tal.”
Laçana Costa, maceioense, empreendedora, 31 anos, filha de professora, mulher negra, formada em gastronomia com algumas especialidades - festas e eventos, bolos, doces, salgados, confeitaria artesanal, sobremesa – e proprietária da Laços de Mel, sua empresa. Esses são alguns dos adjetivos e recortes que compõem a empresária.
Em uma conversa com a empreendedora, perguntamos como ela se define “Sou uma mulher extremamente determinada, um pouco desorganizada às vezes, mas focada no objetivo e sempre me desafiando, sempre querendo mais. Sou uma pessoa extremamente flexível, comunicativa. A Laçana sabe o que ela quer, sabe onde ela quer chegar, a Laçana não se contenta com pouco, a Laçana cai, mas ela se levanta também...” destaca a empresária.
Além disso, Laçana ressaltou seu amor ao empreendedorismo “Laços de mel eu digo que é um propósito de vida, o que me motiva eu me dedico, eu amo, cuido demais esse nome. Quero poder sempre agregar coisas à minha empresa, quero crescer, quero desenvolver, amo trabalhar, amo lidar com os meus clientes. Uma coisa que me identifico muito, é fazer o que eu faço hoje, é o meu trabalho, ter reconhecimento das pessoas, da família, e quero poder gerar emprego, gerar renda, me organizar.” Enfatiza Laçana Costa.
A empreendedora ainda acrescenta “É isso, tentando fazer o meu melhor sempre, sem passar por cima de ninguém, honrando os meus princípios, honrando o meu caráter, minha índole” afirma a maceioense.
“A vontade de empreender nasceu quando escolhi fazer minha faculdade de gastronomia, escolhi onde eu realmente queria focar nas minhas habilidades gastronômicas, onde eu vi onde eu tinha mais uma desenvoltura e onde eu me identificava, que é parte de doceria, que é parte de alimentos, que é parte de produção de doces, de festas, de eventos. Eu sinto que preciso me organizar mais, meu tempo, minha cabeça, para continuar estudando e me capacitando. ” Relatou Laçana.
A dona da Laços de Mel também enfatiza que a força do empreendedorismo veio quando ela decidiu ter um negócio próprio e ser reconhecida, “Mas a vontade de empreender surgiu naquela vontade de dizer assim, eu posso ter uma coisa minha, porque eu já estava cansada de sempre não levar o crédito quando criava um prato novo, um reconhecimento, de não receber em forma remunerada aquilo realmente que a gente tem capacidade e mostra para ser.” explicou a empresária.
Ademais, Laçana também explicou que vem de uma família de mulheres empreendedoras: “Principalmente por eu ser uma mulher que vem de uma base familiar de mulheres fortes, cabeças geniosas, decididas, determinadas, eu acho que sou um reflexo de onde eu vim, da minha família, das mulheres da minha família, das minhas tias, da minha avó, que são grandes referências para mim, na minha família tem muita empreendedora, muita mulher preta empreendedora...” conta a gastrônoma.
Infelizmente, o racismo também perpassou e perpassa o caminho de Laçana várias vezes, ela conta que trabalhar para si foi uma decisão tomada pensando nas agressões raciais que sofreu “Muita coisa errada que eu passei sendo funcionária, sendo subordinada de homens brancos que não dava para mim, eu vou ter o meu negócio, eu vou trabalhar para mim, eu vou ser a própria dona do meu negócio, pode levar um tempo, a caminhada vai ser difícil, mas eu vou chegar lá.” Reiterou.
“Eu disse: eu tenho capacidade! Fiz consultoria, trabalhei fora, prestei serviço, contratada, fui CLT por uns 6, 7 anos ainda, metade da minha caminhada foi trabalhando para os outros, mais da metade até os dias de hoje, trabalho para mim, até aqui nessa luta fazendo acontecer a Laços de Mel” revelou Laçana Costa
Para além disso, a empresária salienta que precisou renunciar a algumas coisas para viver seu sonho “Decidir empreender é uma escolha, é uma escolha que a gente faz, e a gente faz essa escolha consciente. São sacrifícios, é abrir mão de certas coisas, de tempo com a família, da saúde física e mental também, é ter habilidade para lidar com pessoas nessa desenvoltura lidar com pessoas, com funcionários, com prestador de serviço, com colaborador, com cliente, é difícil, é muito difícil. ” Reforça.
A dona da Laços de Mel também evidenciou o papel que o Sebrae Alagoas teve nessa jornada “E o Sebrae faz um papel extraordinário quanto a isso nos capacitados a ensinar de diversas formas como a gente pode melhorar, profissionalizar, formalizar o nosso serviço, nosso trabalho, nosso atendimento, pra que a gente consiga caminhar da melhor forma e seguindo os passos, pra que a gente tenha sucesso no que a gente está fazendo. ” Lembrou Laçana.
Ao final de seu relato sobre empreender, Laçana nos contou que enxerga alguns desafios, mas tem muita determinação “Paciência, com determinação, muita confiança, acho que isso é uma das características que quem decide empreender tem que ter e eu identifico isso em mim. Se há algumas dificuldades? tenho, mas eu identifico que tenho muitas habilidades” pontua a empresária.
Desafios em ser uma mulher e negra empreendedora:
"Eu, como uma mulher preta e empreendedora, eu me esforço, existem muitos caminhos, existem muitas dificuldades ao longo do caminho, por eu ser uma mulher, tudo para mulher, a gente sabe, é sempre mais difícil, a gente não é enxergado com a mesma força, capacidade e competência que os homens são enxergados, vindo de uma estrutura, de uma sociedade, de uma cadeia estrutural que a gente sabe o que acontece há muitos anos. E hoje a gente está, graças a Deus, buscando quebrar esses paradigmas, essas barreiras, esses contrapontos que existem até hoje. ” Declara a maceioense.
Laçana também conta que a raça ainda é um fator que por vezes, pode ser limitante “Então, assim, sinto muita dificuldade por ser uma mulher preta empreendedora, sinto muitas dificuldades ao longo do caminho, sinto que as coisas pra mim não são tão simples, porque eu tenho que fazer duas, cinco, cinco vezes mais, dez vezes mais, pra provar a nossa capacidade, nosso conhecimento, que a gente é boa no que a gente faz” pontua enfaticamente.
Por sua vez, Laçana se mostra esperançosa “diante de nossa sociedade, de algumas situações, recursos também, a gente sabe que o caminhado é um pouco mais devagar às vezes. Mas, são processos, são caminhadas que a gente vai vencendo, vai batalhando, vai se esforçando. E quando a gente tem gente pra nos apoiar, tá junto, como minha família sempre foi minha base, para eu ser uma mulher preta consciente do que eu sou, de onde eu vim, onde eu quero chegar! ” Reitera.
Qual foi o papel do Sebrae Alagoas? Você consegue enxergar sua vida sem o empreendedorismo?
“Eu sou empreendedora registrada com o MEI desde 2019, o Sebrae ele é o suporte, ele é as nossas pernas, eu acho... O Sebrae está para dar o suporte, o apoio, a capacitação, o incentivo, o conhecimento, sabe? Para que a gente execute da melhor forma possível o nosso trabalho, relações com pessoas...”
Laçana também revela que possui algumas capacitações por meio do Sebrae “Acho que tenho uns três ou quatro cursos do Sebrae... de boas práticas, de higienização, de conduta, de ir para trás, os bastidores cozinham, no caso. Então, você abre conhecimento, você abre entendimento, você abre suporte, e quando faz os movimentos, os eventos, você está sempre fazendo coisas e novidades, e atualizando, o Sebrae tem um papel extraordinário. ” Enfatiza a empreendedora.
Por fim, a Laçana relata suas ótimas experiências com os consultores do Sebrae Alagoas “Às vezes a gente diz: no conhecimento é isso, na teoria é isso, mas na prática a gente sabe que é mais complicado. Mas graças a Deus, a Sebrae tem consultores maravilhosos, muito capacitados, muito profissionais, uma competência que eu fico abismada, quanto capacidade! quanto a desenvoltura!” destaca a empresária.
“sempre levando o melhor, e isso reflete na gente, porque a gente Olha pro profissional do Sebrae e diz: poxa, profissional desse faz toda a diferença, faz o seu melhor, leva o seu melhor, leva sempre a mais, pois os consultores do Sebrae são assim, levam sempre a mais, e dão sempre aquela força e aquele apoio pra que a gente continue a caminhada para que a gente acredite, para que a gente não desista, para que a gente faça tudo da melhor forma possível siga as etapas para a gente chegar no nosso objetivo, que é crescer, crescer, desenvolver, poder gerar emprego, poder gerar riqueza.” encerra Laçana.
“Em direção a um novo dia de intensa claridade; eu me levanto; trazendo comigo o dom de meus antepassados; eu carrego o sonho e a esperança do homem escravizado. E assim, eu me levanto; eu me levanto; eu me levanto...” os versos do poema de Maya Angelou representam bem a força da mulher negra e nos traz reflexões sobre o que é ser mulher negra e como devemos celebrar esta data cheia de significados. Desse modo, nos trazendo a certeza de que não importa os obstáculos que vamos enfrentar, mas, sempre vamos nos levantar.
Sebrae Delas:
O Sebrae sempre impulsionou mulheres, contudo, percebeu-se a necessidade em criar algo focado para mulheres empreendedoras. Assim, nasce o “Sebrae Delas”, segundo dados, são cerca de 16.920.399 milhões de mulheres empreendedoras atendidas e 3.811.892 milhões de mulheres sócias ou proprietárias ativas atendidas nos últimos 5 anos.
É um programa inovador que vem atuando e trazendo resultados impressionantes, mulheres que querem empreender podem participar, microempreendedora individual, microempresa, empresa de pequeno porte. Além disso, as empreendedoras podem ter acesso a conteúdo exclusivos e inovadores, qualificação pessoal e profissional e rede de relacionamentos. São muitas ferramentas que vão te auxiliar para o caminho do sucesso!
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Seu Negócio, um Espetáculo 2025
Você é empresário e gostaria de exportar seus produtos numa feira promocional pelo Sebrae? Então essa é sua oportunidade! O Sebrae Alagoas vai realizar a 4ª edição do "Seu Negócio é um Espetáculo", no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2025. O evento acontece no bairro da Jatiuca, no Corredor Vera Arruda e terá acesso gratuito. Foto: Corredor Vera Arruda, 3ª edição do evento - Sebrae Alagoas Fique atento a todos os critérios de participação e não fique de fora! Essa é uma grande oportunidade de você estar mais perto da sociedade e mostrar seu produto ao cliente final. Edital Edital Retificado Nota Explicativa Formulário de inscrição Acompanhe a magia desse lindo evento no vídeo que segue.
Wed Sep 03 18:46:30 BRT 2025
Sebrae na sua empresa/AL: atendimento sob medida para seu negócio
Fornecer orientação especializada ao empreendedor, onde quer que ele esteja, é o principal propósito do Sebrae na Sua Empresa. Com uma proposta individualizada e personalizada, a iniciativa conecta você ao diagnóstico empresarial do Sebrae, de forma gratuita. Para isso, contamos com Agentes de Orientação Empresarial (AOEs), que atuam como ponte entre o empreendedor e o Sebrae, realizando visitas presenciais e dando início a transformação do empreendimento, pensando sempre na realidade de cada empresa. Após esse diagnóstico, o cliente recebe um plano de ações voltado a atender às necessidades do seu negócio.
Fri Jul 11 15:54:04 BRT 2025
Conforto inteligente: use energia com eficiência na hospedagem
Ar-condicionado ligado o dia todo, chuveiros elétricos, iluminação em áreas comuns, lavanderia funcionando em ritmo intenso, tudo isso pesa na conta de energia. E quando não há controle, o que era para ser um diferencial vira um problema financeiro. A boa notícia é que dá para manter a qualidade da experiência do hóspede e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com energia. Com pequenas mudanças e boas decisões, a energia pode deixar de ser um peso e se tornar uma aliada da gestão.
Fri Jul 11 14:23:49 BRT 2025
Inscrições abertas para o Programa de Qualificação PEIEX
O Sebrae/AL torna público o edital de habilitação de empresas qualificadas para o Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX – em Alagoas. A iniciativa visa selecionar organizações aptas a participar do processo de seleção e contratação futura, conforme as diretrizes da Apex-Brasil e do Sebrae/AL. Esta ação integra o comprometimento contínuo do Sebrae em criar oportunidades que fortalecem e transformam os empreendimentos.
Wed Jul 02 16:20:43 BRT 2025
A importância do Lean Manufacturing no seu empreendimento.
No mercado competitivo da panificação e da fabricação de biscoitos, a eficiência é essencial para alcançar o sucesso. Em um setor onde cada detalhe impacta nos resultados, desde a escolha dos insumos até a logística de entrega, buscar soluções que tornem os processos mais eficazes é indispensável. É justamente nesse contexto que metodologias de gestão produtiva ganham relevância.
Tue Jun 10 15:50:24 BRT 2025
Gestão de qualidade é a chave para ganhar mais mercado.
Uma pesquisa sobre a compra de bens de consumo, realizada em 2024 pela Neogrid, empresa especializada em soluções para a gestão de cadeia de consumo, revelou que, para 60,1% dos brasileiros, o principal fator de escolha de um produto é a qualidade. Para o setor alimentício, pensar em qualidade é imprescindível. A gestão de qualidade deve ser uma prioridade da indústria, garantindo a melhoria contínua dos produtos. Além disso, é uma estratégia fundamental para os negócios de todos os portes e setores, incluindo o de panificação e produção de doces e salgados. Esses setores quando pensados em escala industrial têm como característica uma produção feita em larga escala, e sua venda não se destina apenas ao consumidor local, mas também ao atacado. Nesse contexto, a adoção de certificações ISO torna-se essencial para contribuir com a qualidade e a excelência de produção.
Mon Jun 09 12:48:07 BRT 2025
Missão Empresarial: leve sua empresa além das fronteiras
Missões empresariais são uma estratégia valiosa para empresas que desejam expandir seus mercados, estabelecer parcerias e impulsionar o crescimento. A participação nesses eventos é uma oportunidade estratégica para empreendedores que buscam crescimento e inovação. Confira os benefícios e entenda por quais motivos essas ações de mercado são importantes: Novos mercados para sua empresa Permitem que empresas conheçam novas oportunidades de negócios em mercados nacionais e internacionais; Facilitam a inserção em novos setores e a diversificação de clientes; Promovem acesso as tendências atuais de mercado. Networking que gera resultados Possibilitam contato direto com possíveis ientes, fornecedores e investidores; Abrem portas para parcerias estratégicas, cooperação comercial e impulsiona da sua marca. Conhecimento de ponta Proporcionam um aprendizado sobre novas tendências, regulamentações e melhores práticas do setor; Ajudam a entender o comportamento do consumidor e as particularidades do mercado alvo; Definem uma nova visão empreendedora. Apoio que faz a diferença As missões empresariais são organizadas por entidades como o Sebrae, o que fortalece a credibilidade da empresa pelo olhar coletivo na estratégia. Possibilitam acesso facilitado a incentivos e programas de apoio à exportação e internacionalização, tendências e às ultimas tecnologias do mercado, além de conectar ainda mais o empresário. Economia de tempo e dinheiro Realização de encontros estratégicos em um único evento, com logística facilitada; Aproveitamento do apoio do Sebrae para reduzir seus custos e maximizar seus resultados; O empreendedor conta com visitas e ações guiadas por técnicos especializados no setor. Mais competitividade para sua empresa Inove, aprenda novas técnicas e adapte seu negócio para ir ainda mais longe; Melhore a capacidade de negociação e adaptação a diferentes realidades de mercado; Conheça o mundo para ser ainda mais inovador e competitivo. Empreendedores de todos os tamanhos já participaram de missões como essa e hoje vendem para novos mercados, fecharam parcerias estratégicas e modernizaram seus negócios. Fale com nosso time e descubra como participar da próxima missão empresarial do Sebrae! É muito fácil! Basta acessar nossas redes sociais, entrar em contato pelo número 0800 570 0800, disponível 24 horas, ou pelo WhatsApp.
Fri May 09 15:28:46 BRT 2025
OUTRO SEGMENTO
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
Tue Apr 08 13:13:29 BRT 2025
SAÚDE E BEM-ESTAR
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercer a profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Tue Apr 08 13:06:45 BRT 2025
CASA E CONSTRUÇÃO
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa. O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Tue Apr 08 13:04:45 BRT 2025
PETSHOP
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Tue Apr 08 13:01:58 BRT 2025
AGRONEGÓCIO
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades. O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário