Segundo dados do relatório técnico de empreendedorismo feminino 2023, feito pelo Sebrae DF, 52,4% dos empreendedores no Brasil são negros.
Por: Juliana Gomes, estagiária em jornalismo - sob supervisão de Ariana Gonçalves
· Atualizado em 23/09/2024Antes mesmo do termo “empreendedorismo” existir, mulheres negras já empreendiam, uma vez que, no fim do período da escravatura e depois no início da abolição, essas mulheres precisavam sobreviver. Porém, não tinham acesso à educação e a boas qualidades de empregos. Assim, nasce a necessidade de sobrevivência desse grupo e para isso o empreendedorismo nasce.
Essas mulheres começam a vender, principalmente, quitutes nas praças para garantir o seu sustento e, por vezes, comprar alforrias. Desse modo, o empreendedorismo é implementado no Brasil, desde então só cresceu e vem se desenvolvendo.
A data nasce da necessidade de reflexão acerca dos direitos conquistados por mulheres negras e as opressões sofridas pelo grupo diante da sociedade. Por sua vez, surgiu em 1992, quando aconteceu o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, realizado na República Dominicana, com o objetivo de denunciar o racismo e o machismo.
Além disso, no Brasil a data também possui outra representatividade. Nesse sentido, também se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela, um símbolo de força e resistência para o país, foi líder quilombola que virou rainha no século 18 do Quilombo Quariterê, no atual estado do Mato Grosso. Seu quilombo abrigava mais de 100 pessoas, com destaque para população negra e indígena, que viveram mais de duas décadas resistindo contra escravidão.
Assim, em 2014 foi sancionada a Lei Lei n° 12.987/2014, instituindo o dia como celebração da líder quilombola e Dia Nacional da Mulher Negra.
Pensando em todo significado desse dia, a equipe do Sebrae acredita na importância da visibilidade da história das mulheres negras. Conheça um pouco da vida de Laçana Costa, uma empreendedora de sucesso!
“Como o meu nome é Laçana, minha mãe sonhou, né? E aí sempre a gente ouvia dizer que, ah, vem de laço, vem de laço tanto que tem até clientes que confundem, que acham que o meu nome é Mel, mas o meu nome vem do laço, né? Por ser Laçana e tal.”
Laçana Costa, maceioense, empreendedora, 31 anos, filha de professora, mulher negra, formada em gastronomia com algumas especialidades - festas e eventos, bolos, doces, salgados, confeitaria artesanal, sobremesa – e proprietária da Laços de Mel, sua empresa. Esses são alguns dos adjetivos e recortes que compõem a empresária.
Em uma conversa com a empreendedora, perguntamos como ela se define “Sou uma mulher extremamente determinada, um pouco desorganizada às vezes, mas focada no objetivo e sempre me desafiando, sempre querendo mais. Sou uma pessoa extremamente flexível, comunicativa. A Laçana sabe o que ela quer, sabe onde ela quer chegar, a Laçana não se contenta com pouco, a Laçana cai, mas ela se levanta também...” destaca a empresária.
Além disso, Laçana ressaltou seu amor ao empreendedorismo “Laços de mel eu digo que é um propósito de vida, o que me motiva eu me dedico, eu amo, cuido demais esse nome. Quero poder sempre agregar coisas à minha empresa, quero crescer, quero desenvolver, amo trabalhar, amo lidar com os meus clientes. Uma coisa que me identifico muito, é fazer o que eu faço hoje, é o meu trabalho, ter reconhecimento das pessoas, da família, e quero poder gerar emprego, gerar renda, me organizar.” Enfatiza Laçana Costa.
A empreendedora ainda acrescenta “É isso, tentando fazer o meu melhor sempre, sem passar por cima de ninguém, honrando os meus princípios, honrando o meu caráter, minha índole” afirma a maceioense.
“A vontade de empreender nasceu quando escolhi fazer minha faculdade de gastronomia, escolhi onde eu realmente queria focar nas minhas habilidades gastronômicas, onde eu vi onde eu tinha mais uma desenvoltura e onde eu me identificava, que é parte de doceria, que é parte de alimentos, que é parte de produção de doces, de festas, de eventos. Eu sinto que preciso me organizar mais, meu tempo, minha cabeça, para continuar estudando e me capacitando. ” Relatou Laçana.
A dona da Laços de Mel também enfatiza que a força do empreendedorismo veio quando ela decidiu ter um negócio próprio e ser reconhecida, “Mas a vontade de empreender surgiu naquela vontade de dizer assim, eu posso ter uma coisa minha, porque eu já estava cansada de sempre não levar o crédito quando criava um prato novo, um reconhecimento, de não receber em forma remunerada aquilo realmente que a gente tem capacidade e mostra para ser.” explicou a empresária.
Ademais, Laçana também explicou que vem de uma família de mulheres empreendedoras: “Principalmente por eu ser uma mulher que vem de uma base familiar de mulheres fortes, cabeças geniosas, decididas, determinadas, eu acho que sou um reflexo de onde eu vim, da minha família, das mulheres da minha família, das minhas tias, da minha avó, que são grandes referências para mim, na minha família tem muita empreendedora, muita mulher preta empreendedora...” conta a gastrônoma.
Infelizmente, o racismo também perpassou e perpassa o caminho de Laçana várias vezes, ela conta que trabalhar para si foi uma decisão tomada pensando nas agressões raciais que sofreu “Muita coisa errada que eu passei sendo funcionária, sendo subordinada de homens brancos que não dava para mim, eu vou ter o meu negócio, eu vou trabalhar para mim, eu vou ser a própria dona do meu negócio, pode levar um tempo, a caminhada vai ser difícil, mas eu vou chegar lá.” Reiterou.
“Eu disse: eu tenho capacidade! Fiz consultoria, trabalhei fora, prestei serviço, contratada, fui CLT por uns 6, 7 anos ainda, metade da minha caminhada foi trabalhando para os outros, mais da metade até os dias de hoje, trabalho para mim, até aqui nessa luta fazendo acontecer a Laços de Mel” revelou Laçana Costa
Para além disso, a empresária salienta que precisou renunciar a algumas coisas para viver seu sonho “Decidir empreender é uma escolha, é uma escolha que a gente faz, e a gente faz essa escolha consciente. São sacrifícios, é abrir mão de certas coisas, de tempo com a família, da saúde física e mental também, é ter habilidade para lidar com pessoas nessa desenvoltura lidar com pessoas, com funcionários, com prestador de serviço, com colaborador, com cliente, é difícil, é muito difícil. ” Reforça.
A dona da Laços de Mel também evidenciou o papel que o Sebrae Alagoas teve nessa jornada “E o Sebrae faz um papel extraordinário quanto a isso nos capacitados a ensinar de diversas formas como a gente pode melhorar, profissionalizar, formalizar o nosso serviço, nosso trabalho, nosso atendimento, pra que a gente consiga caminhar da melhor forma e seguindo os passos, pra que a gente tenha sucesso no que a gente está fazendo. ” Lembrou Laçana.
Ao final de seu relato sobre empreender, Laçana nos contou que enxerga alguns desafios, mas tem muita determinação “Paciência, com determinação, muita confiança, acho que isso é uma das características que quem decide empreender tem que ter e eu identifico isso em mim. Se há algumas dificuldades? tenho, mas eu identifico que tenho muitas habilidades” pontua a empresária.
Desafios em ser uma mulher e negra empreendedora:
"Eu, como uma mulher preta e empreendedora, eu me esforço, existem muitos caminhos, existem muitas dificuldades ao longo do caminho, por eu ser uma mulher, tudo para mulher, a gente sabe, é sempre mais difícil, a gente não é enxergado com a mesma força, capacidade e competência que os homens são enxergados, vindo de uma estrutura, de uma sociedade, de uma cadeia estrutural que a gente sabe o que acontece há muitos anos. E hoje a gente está, graças a Deus, buscando quebrar esses paradigmas, essas barreiras, esses contrapontos que existem até hoje. ” Declara a maceioense.
Laçana também conta que a raça ainda é um fator que por vezes, pode ser limitante “Então, assim, sinto muita dificuldade por ser uma mulher preta empreendedora, sinto muitas dificuldades ao longo do caminho, sinto que as coisas pra mim não são tão simples, porque eu tenho que fazer duas, cinco, cinco vezes mais, dez vezes mais, pra provar a nossa capacidade, nosso conhecimento, que a gente é boa no que a gente faz” pontua enfaticamente.
Por sua vez, Laçana se mostra esperançosa “diante de nossa sociedade, de algumas situações, recursos também, a gente sabe que o caminhado é um pouco mais devagar às vezes. Mas, são processos, são caminhadas que a gente vai vencendo, vai batalhando, vai se esforçando. E quando a gente tem gente pra nos apoiar, tá junto, como minha família sempre foi minha base, para eu ser uma mulher preta consciente do que eu sou, de onde eu vim, onde eu quero chegar! ” Reitera.
Qual foi o papel do Sebrae Alagoas? Você consegue enxergar sua vida sem o empreendedorismo?
“Eu sou empreendedora registrada com o MEI desde 2019, o Sebrae ele é o suporte, ele é as nossas pernas, eu acho... O Sebrae está para dar o suporte, o apoio, a capacitação, o incentivo, o conhecimento, sabe? Para que a gente execute da melhor forma possível o nosso trabalho, relações com pessoas...”
Laçana também revela que possui algumas capacitações por meio do Sebrae “Acho que tenho uns três ou quatro cursos do Sebrae... de boas práticas, de higienização, de conduta, de ir para trás, os bastidores cozinham, no caso. Então, você abre conhecimento, você abre entendimento, você abre suporte, e quando faz os movimentos, os eventos, você está sempre fazendo coisas e novidades, e atualizando, o Sebrae tem um papel extraordinário. ” Enfatiza a empreendedora.
Por fim, a Laçana relata suas ótimas experiências com os consultores do Sebrae Alagoas “Às vezes a gente diz: no conhecimento é isso, na teoria é isso, mas na prática a gente sabe que é mais complicado. Mas graças a Deus, a Sebrae tem consultores maravilhosos, muito capacitados, muito profissionais, uma competência que eu fico abismada, quanto capacidade! quanto a desenvoltura!” destaca a empresária.
“sempre levando o melhor, e isso reflete na gente, porque a gente Olha pro profissional do Sebrae e diz: poxa, profissional desse faz toda a diferença, faz o seu melhor, leva o seu melhor, leva sempre a mais, pois os consultores do Sebrae são assim, levam sempre a mais, e dão sempre aquela força e aquele apoio pra que a gente continue a caminhada para que a gente acredite, para que a gente não desista, para que a gente faça tudo da melhor forma possível siga as etapas para a gente chegar no nosso objetivo, que é crescer, crescer, desenvolver, poder gerar emprego, poder gerar riqueza.” encerra Laçana.
“Em direção a um novo dia de intensa claridade; eu me levanto; trazendo comigo o dom de meus antepassados; eu carrego o sonho e a esperança do homem escravizado. E assim, eu me levanto; eu me levanto; eu me levanto...” os versos do poema de Maya Angelou representam bem a força da mulher negra e nos traz reflexões sobre o que é ser mulher negra e como devemos celebrar esta data cheia de significados. Desse modo, nos trazendo a certeza de que não importa os obstáculos que vamos enfrentar, mas, sempre vamos nos levantar.
Sebrae Delas:
O Sebrae sempre impulsionou mulheres, contudo, percebeu-se a necessidade em criar algo focado para mulheres empreendedoras. Assim, nasce o “Sebrae Delas”, segundo dados, são cerca de 16.920.399 milhões de mulheres empreendedoras atendidas e 3.811.892 milhões de mulheres sócias ou proprietárias ativas atendidas nos últimos 5 anos.
É um programa inovador que vem atuando e trazendo resultados impressionantes, mulheres que querem empreender podem participar, microempreendedora individual, microempresa, empresa de pequeno porte. Além disso, as empreendedoras podem ter acesso a conteúdo exclusivos e inovadores, qualificação pessoal e profissional e rede de relacionamentos. São muitas ferramentas que vão te auxiliar para o caminho do sucesso!
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Feira Gastronômica Graciliano Ramos 2024
Se você possui um negócio no ramo da gastronomia e deseja ser um de nossos expositores, se liga nessa oportunidade! De 14 a 22 de outubro, estão abertas as inscrições para os expositores que desejam participar da “VI edição da Feira Gastronômica Graciliano Ramos”, são 20 vagas e esse ano o evento será realizado na Praça da Bíblia, basta ler as regras e inscrever-se logo abaixo, contamos com a sua participação, venha ser um de nossos expositores! Atenção! Evento gratuito e aberto ao público. A Feira Gastronômica do Graciliano é uma parceria do Sebrae Alagoas com a Associação de Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR), para além de ser um momento imperdível para você que deseja expandir seu negócio, seus contatos e crescer tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, o evento chega a reunir mais de 18 mil pessoas, segundo dados da polícia militar em 2023. A feira está chegando a sua sexta edição e tem o propósito de valorizar os pequenos negócios do segmento gastronômico proporcionando o público a oportunidade de conhecer a potencialidade da gastronomia na parte alta de Maceió. Além disso, o Sebrae disponibiliza alguns cursos de Boas Práticas nos Serviços Alimentos e Atendimento ao Cliente (BPSA), as capacitações têm como finalidade melhorar o atendimento, boas práticas e armazenamento dos alimentos que serão oferecidos ao público no dia do evento. Edital para Expositores Inscrições de Expositores Resultado Preliminar Resultado Final
Thu Nov 07 08:08:37 BRT 2024
Processo seletivo Acelera Perifa 2024
O Sebrae Alagoas está abrindo a seleção para empreendedores que desejem participar do "Acelera Perifa" e ajudar a desenvolver o empreendedorismo em comunidade perifericas de Maceió. As inscrições previstas neste edital de seleção serão realizadas no período de 01/11/2024 a 11/12/2024, por meio do cadastramento dos dados da pessoa interessada acessando o link Cadastro Edital Agente de Empreendedorismo de Periferia 2024-2025 e do envio da documentação solicitada anexada no link. O interessado receberá uma confirmação da inscrição recebida. O acompanhamento de todas as etapas de seleção será de inteira responsabilidade das pessoas inscritas, que deverão tomar ciência dos resultados de cada etapa e do andamento do processo pelo e-mail ou telefone celular informado no processo de inscrição. Todo e qualquer esclarecimento e/ou dúvida sobre o referido edital deverá ser feito via email: aceleraperifa2024@gmail.com com o assunto: [Seleção AEP - DÚVIDA], até 02 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para o encerramento das inscrições. A banca terá o prazo de 48 horas para resposta. Confira o edital abaixo: Edital Acelera Perifa O Acelera Perifa é uma iniciativa que selecionará interessados em participar do Projeto Acelera Perifa que visa o atendimento de empreendedores, Microempreendedores Individual (MEI) ou Microempresas (ME) com atuação nas periferias de Maceió por meio da aplicação da ferramenta de diagnóstico, disponibilizada pelo Sebrae, objetivando identificar as necessidades de melhoria na gestão, sensibilizando para a implementação de ferramentas básicas, realizando orientações para apoio à gestão e inserindo em uma jornada de relacionamento em abordagem híbrida (presencial e/ou on-line).
Fri Nov 01 15:05:49 BRT 2024
Seu Negócio, um Espetáculo 2024
Atenção, empresários!Se você deseja ser um dos expositores na 3ª edição do evento “Seu Negócio, Um Espetáculo”, temos uma ótima notícia: está aberta a chamada pública para seleção dos expositores que brilharão neste evento imperdível, acontecerá de 01 a 03 de novembro, no Corredor Vera Arruda das 17:00h às 22:00h todos os dias do evento. Foto: Corredor Vera Arruda, edição anterior do evento - Sebrae Alagoas Esta é sua chance de conectar-se com um público engajado e expandir suas oportunidades de mercado. E o melhor de tudo: a inscrição é gratuita! Atenção! Verifique os critérios de seleção e inscreva-se para garantir sua presença neste evento que promete ser um verdadeiro espetáculo de oportunidades! Inscrições até 30/08. Não perca tempo, ao clicar nesse botão você poderá se inscrever para ser um de nossos expositores, não fique de fora dessa oportunidade! Inscreva-se Resultado Preliminar Resultado Final Nota Informativa - Recurso final Resultado final - Pós recursos A empresa aprovada deverá participar das capacitações abaixo. A não participação implicará na desclassificação: Curso de Atendimento ao cliente - Para todos os expositores Curso de boas práticas para alimentação - Para gastronomia Atenção! Não se esqueça de verificar as regras para participar, clique aqui e confira o edital. Você também pode conferir como foi a edição anterior.
Fri Oct 04 13:06:08 BRT 2024
Quer abrir um negócio? Confira o que você precisa
Entre exigências básicas para a abertura e gerenciamento de novo negócio estão algumas habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e assim planejar cada etapa. Além disso, para uma boa administração é preciso de algumas estratégias de marketing, planejamento financeiro controlado e uma pitada de criatividade para inovar no mercado e ter o diferencial. Passo 1 O primeiro passo para empreender é entender sobre o que você vai abrir. Procurar ideias de negócios inovadores e pesquisar sobre o ramo desejado. O Sebrae oferece menus como a página Tipos e Ramos, nela você pode conferir os tipos de negócios ou ramos de atividade para abrir uma empresa, e descubrir o que é preciso ter para montar um negócio. Além disso, você precisa coletar o máximo de informações sobre o negócio. Comece pesquisando um pouco sobre Mercado, Finanças, Marketing e localização do empreendimento. O Radar de Oportunidades é uma ferramenta de inteligência de mercado que disponibiliza as melhores informações para identificar oportunidadesde através de geolocalização. Passo 2 Feito isso, você precisa conhecer um pouco sobre perfil empreendedor e a realidade do mercado para organizar um plano de negócios com as informações coletadas, para definir estratégias. Além disso, você pode entrar em contato com o Sebrae e ser direcionado para uma Consultoria de Hora Marcada e ser atendido gratuitamento nos diversos temas de gestão, através do link https://sma.sebrae.al/ ou pelo número 0800 570 0800, que funciona 24h para ligações ou whatsapp. Passo 3 E por fim, registre seu negócio e torne-o realidade! Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Se depois de tudo isso você entender que o porte da sua empresa será Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, você precisa ficar atento para algumas regras específicas e se dirigir à Junta Comercial. Em razão disso, orientamos que o empresário procure um profissional habilitado para abrir esse tipo de empresa, que pode ser um contador ou administrador. Com tudo pronto, você pode entrar em contato com o Sebrae Alagoas pelo e-mail relacionamento@al.sebrae.com.br e acessar cursos e consultorias com subsídios especiais.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
MEI: passo a passo para a formalização
Empreendedor, você deseja conquistar o seu CNPJ e ter várias vantagens após a sua formalização? Faça o seu login e assista ao vídeo para conhecer as vantagens da formalização.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Dicas Essenciais para Começar um Negócio em Casa
Nos últimos anos, o conceito de empreendedorismo tem se expandido para além dos escritórios tradicionais, abrindo espaço para uma variedade de negócios baseados em casa. Para muitos, essa modalidade oferece uma oportunidade única de liberdade, flexibilidade e independência financeira. No entanto, iniciar um negócio em casa requer planejamento, disciplina e estratégia. Aqui estão algumas dicas essenciais para aqueles que desejam embarcar nessa jornada empreendedora: 1. Identifique sua Paixão e Habilidades: Antes de tudo, é crucial encontrar algo que você ame fazer e no qual seja habilidoso. Seja criativo ao identificar suas paixões e talentos, pois isso formará a base do seu negócio. 2. Faça uma Pesquisa de Mercado Completa: Conhecer seu mercado-alvo é fundamental. Pesquise a demanda pelo seu produto ou serviço, entenda seus concorrentes e identifique oportunidades de diferenciação. Isso ajudará a moldar sua estratégia de negócios. Para isso, você pode acessar nosso Radar e encontrar as melhores opções de mercado para o seu bairro e analisar a concorrência nas proximidades. 3. Desenvolva um Plano de Negócios Sólido: Um plano de negócios bem elaborado servirá como seu guia durante todo o processo. Ele deve incluir sua proposta de valor, objetivos de curto e longo prazo, estratégias de marketing, análise financeira e planos de crescimento. 4. Escolha um Espaço de Trabalho Adequado: Reserve um espaço específico em sua casa para o seu negócio. Isso ajudará a criar uma separação entre vida profissional e pessoal, além de proporcionar um ambiente propício para o foco e a produtividade. 5. Legalize seu Negócio: Certifique-se de entender os requisitos legais e regulatórios para operar um negócio em casa em sua área. Isso pode incluir licenças comerciais, registros fiscais e outras formalidades necessárias. 6. Mantenha Custos Baixos no Início: Inicie seu negócio com um orçamento enxuto. Concentre-se nos elementos essenciais e evite gastos desnecessários. À medida que seu negócio cresce, você poderá reinvestir os lucros em áreas-chave. 7. Invista em Marketing Digital: O marketing digital é uma ferramenta poderosa para empreendedores domésticos. Utilize estratégias como mídias sociais, blogs, e-mail marketing e SEO para alcançar seu público-alvo de forma eficaz e econômica. 8. Priorize o Atendimento ao Cliente: Ofereça um serviço excepcional ao cliente. A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso a longo prazo do seu negócio, e um bom atendimento pode levar a recomendações boca a boca valiosas. 9. Mantenha-se Flexível e Adaptável: Esteja preparado para se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. A flexibilidade é uma qualidade essencial para sobreviver e prosperar no mundo dos negócios. 10. Estabeleça uma Rotina de Trabalho: Criar uma rotina de trabalho consistente ajudará a manter a disciplina e a produtividade. Defina horários regulares para trabalhar e separe momentos de descanso e lazer para evitar o esgotamento. Em resumo, começar um negócio em casa pode ser uma aventura emocionante e gratificante. Com as estratégias certas e um compromisso sólido, você pode transformar sua paixão em uma fonte de renda sustentável e alcançar o sucesso empreendedor. Caso você deseje o auxílio do Sebrae Alagoas nessa nova jornada, entre em contato conosco através do WhatsApp ou agende uma consultoria clicando aqui.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Semana do MEI 2021
Vem aí a Semana do Microempreendedor Individual de 10 a 14 de maio, um grande evento que reúne palestra, oficinas, cursos, lives, webinars e apresentações com o objetivo de capacitar e orientar milhões de MEIs em todo o país. E o melhor, tudo gratuito e online! Em 2021 o Sebrae Alagoas traz para você uma programação repleta de conteúdo e dicas para ajudar o dia-a-dia da gestão do seu negócio. São 3 (três) formas de você participar, fique por dentro de tudo e se inscreva em quantas puder!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Processo seletivo de Agentes de Emprendedorismo na Periferia
O Sebrae Alagoas está lançando o projeto Acelera Perifa com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo nas comunidades periféricas de Maceió e estimular o fortalecimento de negócios existentes na localidade. Com isso, estamos selecionando prestadores de serviços das próprias comunidades para atuar no projeto como Agentes de Empreendedorismo na Periferia (AEP). O projeto tem o objetivo de atender os empreendedores das periferias de Maceió para identificar as necessidades de melhorias e realizar orientações. E os selecionados irão ser responsáveis pelas orientações e apoio para ajudar esses empreendedores a melhorarem sua gestão.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Negócios de Impacto Social e Ambiental – NISA em Alagoas
Você sempre pensou em resolver problemas sociais ou ambientais? Já imaginou ganhar dinheiro resolvendo esses problemas? Se as respostas foram sim, vamos entrar no mundo dos Negócios de Impacto Social e/ou Ambiental – NISA. Conceitos Para o Sebrae, negócios de impacto social são iniciativas financeiramente sustentáveis, formalizadas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade das populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional. Além de considerar o conceito Sebrae, também seguimos a Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil. Fonte: Carta de princípios para negócios de impacto no Brasil. Os negócios de impacto, fora do Brasil, começaram com negócios sociais fomentados por Muhammad Yunus, em meados da década de 70 quando ele criou o Banco Grameen (ficou conhecido mundialmente como o banco que emprestava dinheiro aos pobres). Em Alagoas o Sebrae trabalha com os negócios de impacto desde 2017, trazendo protagonismo ao tema. Antes havia isoladamente algumas instituições falando sobre essa temática, trabalhando e provocando o assunto. Com a força do Sebrae, forma-se um ecossistema, ou seja um grupo de várias instituições trabalhando essa temática da inovação social com objetivo de melhoria desse ambiente para esses negócios no Estado. Um dado relevante identificado é que a maior parte dos negócios de impacto nasce para resolver problemas da base da pirâmide (classes C, D e E). Pensar soluções para a base da pirâmide através de produtos e serviços é pensar fora da caixa, é trazer inovação ao tema para atender o tradicional em um novo formato. Outro ponto importante a ressaltar, é que os negócios de impacto estão atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e esses negócios sempre estão ligados a um ou mais desses objetivos. Você pode saber um pouco mais sobre ODS através da leitura aqui ou pelo vídeo abaixo.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Podcasts - Economia Criativa
ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO: DEU MATCH? Esse podcast é uma realização do Sebrae, com a produção da Pasan PI Arte e Consultoria. Os episódios dessa série são apresentados por Milla Pasan, uma alagoana que tem muita curiosidade e quer compartilhar com você conceitos, conhecimentos e saberes da economia criativa como impulsionadora da inovação e isso tudo vem recheado de sotaque, confira!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Cursos por WhatsApp
Você é empreendedor e usa o WhatsApp constantemente? Então, que tal aproveitar o seu tempo no aplicativo para absorver conhecimento com essa proposta do Sebrae? Essa modalidade de capacitação, lançada em 2020, já atraiu cerca de 50 mil usuários de todo o Brasil, inscritos gratuitamente nos cursos online que podem ser feitos pelo WhatsApp. Conheça as 15 propostas de cursos: - Será que sou empreendedor? - Empreendedor de sucesso - A formação de preço para o meu tipo de negócio - Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio - Marketing digital: planejar para vender pela Internet - Controle da movimentação financeira - Conhecendo e valorizando seu cliente - Planeje suas metas e resultados - O caminho para a formalização: benefícios e responsabilidades - Acesso ao crédito - Avaliando as vendas do seu negócio - Desenquadramento do MEI e novas possibilidades de tributação - Crescimento planejado e orientado para resultados - Indicadores para seu negócio - Inovação e possibilidades de crescimento? Gostou? Clique abaixo e digite o nome do curso que você quer fazer!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Estudos e e-books da Economia Criativa
A Economia Criativa do Audiovisual em Alagoas no Pós-pandemia O estudo encomendado pelo Sebrae Alagoas, foi desenvolvido pelo professor Elder Maia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e apresenta um mapeamento do mercado de conteúdos audiovisuais no Brasil. Nele você encontrará os desafios e as perspectivas para os pequenos negócios alagoanos que desenvolvem e produzem conteúdos nesse segmento. Levantamento Sobre o Cenário de Games em Alagoas O mercado de games tem indicadores de crescimento para os próximos anos em todo o mundo. Além de ser uma forma de entretenimento, essas plataformas podem ser aliadas dos negócios e de estratégias de atração de consumidores e marcas. O Sebrae está colado nessa missão e deseja trazer conteúdos e conhecimentos ao interessados pela área. Ampliar a visibilidade dos negócios e suas oportunidades, estimulando a formação de desenvolvedores e fomentando um mercado para criação de modelos novos de trabalho. Baixe agora material e boa leitura! Estrutura de Mercado da Economia Criativa em Alagoas A economia criativa além de ser um campo de estudo da academia, vem ganhando cada vez mais atenção por sua força e contribuição sócio econômica. E para entender melhor sobre a relevância da sua atuação faz-se necessário o levantamento de dados e indicadores. Desta forma separamos para você empreendedor, um estudo de mercado e mapeamento dos dados e informações com uma amostra de agentes econômicos envolvidos na cadeia de valor da Economia Criativa em Alagoas. Clique abaixo e acesse o estudo completo.