Embora sejam muito confundidos, os dois modelos são independentes e peculiares, mas complementares.
Compreende-se como modelo de negócio o plano que uma empresa elabora para obter lucro e gerar receita, ele gira em torno dos produtos ou serviços que a empresa pretende comercializar, como pretende divulgá-los e quais serão os custos para tal.
É basicamente a criação de um projeto pensado para conduzir a empresa e obter lucro, elaborado para um mercado pré-definido com o objetivo de operar de maneira rentável.
Já o modelo de receita é como um planejamento de negócio, pensando no que a empresa vai oferecer e como fará a entrega ao cliente e qual método a empresa irá utilizar para gerar receite. Em resumo é como a empresa vai chegar ao lucro.
São dois conceitos que muitas vezes se confundem, mas que tem suas peculiaridades individuais e no final são complementares. Com base no modelo de negócios, as empresas revisam o modelo de receitas para fazer previsões financeiras.
Enquanto o Modelo de Negócios irá atuar definindo estratégias e operações, o Modelo de Receita extrai os dados dessas informações para mapear. Por isso, independente do Modelo de Negócios escolhido, é necessário ter um Modelo de Receita. A escolha dos modelos depende de uma série de fatores, como o orçamento.
Conheça alguns modelos de receita
Com o surgimento da Internet, as empresas têm diversificado suas fontes de receita, incluindo diversas fontes provenientes do mundo digital. Separamos alguns exemplos de modelos de receita adotados pelas empresas:
Markup: Esse modelo de receita é amplamente utilizado, especialmente por atacadistas. Consiste em fixar o preço de venda de um produto, adicionando os lucros e as despesas gerais ao preço de custo. Tanto atacadistas quanto produtores podem utilizar esse modelo para obter lucros além do custo de produção.
Arbitragem: Aproveitando a diferença de preço de um bem em dois mercados diferentes, esse modelo envolve a compra do bem em um mercado e a venda em outro mercado a um preço mais alto, lucrando com a diferença temporária de preço. Isso pode ser aplicado a títulos, moedas ou commodities.
Receita baseada em licença: Esse modelo é comum entre inventores, criadores e proprietários de propriedade intelectual, que concedem licenças para o uso de seu nome, produtos ou serviços por um custo fixo. É especialmente comum em software houses e entre proprietários de patentes, marcas registradas e direitos autorais legalmente protegidos.
Comissões: Esse modelo é amplamente utilizado em mercados online, nos quais uma plataforma é fornecida para a venda de itens digitais, cobrando uma comissão por cada item vendido, seja como uma porcentagem ou um valor fixo. Corretores também utilizam esse modelo de receita.
Aluguel e locação: Esse modelo é frequentemente explorado quando envolve ativos físicos, principalmente no mercado imobiliário. Envolve pagamentos recorrentes, como no caso do aluguel de um bem, ou pagamentos únicos, como no caso de leasing, para uso temporário.
Assinaturas: Esse modelo é adequado para obter fluxos de receita constantes, embora não necessariamente contínuos. É comumente adotado por serviços de hospedagem e entretenimento online, como o Netflix.
Publicidade: Esse modelo é adotado por provedores de mídia e informação, que obtêm receita ao incluir anúncios em seu conteúdo, tanto online quanto offline. Os lucros são provenientes dos anunciantes, com base em fatores como o espaço oferecido, a popularidade do serviço ou o número de cliques nos anúncios.
Serviços pagos: Esse modelo segue o princípio "pague conforme o uso" ou "pague por uso". Os clientes pagam apenas pelos serviços que realmente utilizam. É comum nos setores de telecomunicações e serviços baseados em nuvem.
Juros sobre investimentos: Esse modelo é comum entre bancos e operadoras de cartões pré-pagos. Bancos geram receita através de juros em empréstimos, enquanto provedores de serviços de pagamento pré-pago, como o PayPal, geram receita ao depositar fundos em contas correntes de terceiros, como as chamadas carteiras eletrônicas.
Doações: Muitas empresas oferecem seus produtos e serviços gratuitamente.
Em caso de dúvidas ou caso queira auxílio para o planejamento do seu modelo de negócio ou receita, entre em contato conosco através do nosso Whatsapp.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
5 estratégias para impulsionar seu comércio de papelaria no mercado
O mercado de papelaria segue em alta, representando uma excelente oportunidade tanto para os novos empreendedores quanto para aqueles que já atuam na área. A busca por produtos diferenciados, sustentáveis e voltados para a criatividade tem atraído tanto clientes quanto empreendedores interessados no setor. Além disso, o fortalecimento das vendas online e a valorização das lojas físicas durante períodos sazonais reforçam a importância do segmento. Com esse cenário favorável, há espaço para inovação e crescimento. Para aproveitar essas oportunidades e se destacar da concorrência, é fundamental adotar estratégias inteligentes e práticas eficazes de gestão. Pensando em você, reunimos 5 dicas essenciais para impulsionar ainda mais o seu empreendimento e garantir um crescimento sólido e sustentável no mercado de papelaria:
Março, 2025
ESCOLAS
A carteira de educação é mais um recurso oferecido pelo Sebrae Alagoas para apoiar e compreender os empreendedores do setor educacional, apoiando as instituições de ensino no fortalecimento de sua gestão e processos. Por meio de uma escuta ativa, o gestor responsável por esse segmento tem como principal compreender a necessidade dos clientes, identificar as dificuldades e propor soluções que ajudem o empreendedor superá-las. Dentre as dificuldades que impactam esse setor, destacam-se presença nas redes sociais, o atendimento ao cliente e os problemas de gestão financeira, sendo um deles a precificação. Contar com um gestor de carteira especializado no segmento é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento. O atendimento é personalizado de acordo com as necessidades da instituição, com base na escuta e análise prévia realizada. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de visitas presenciais ou conversas on-line, onde será definido pelo gestor qual será o plano será utilizado para guiar o cliente, sempre sendo baseado em suas necessidades. Para estar inserido na carteira de educação, basta possuir um CNPJ, que pode ser MEI, ME ou EPP. O atendimento acontece de forma gratuita e tem como objetivo despertar no cliente o engajamento com as capacitações, visitas e acompanhamento contínuo. Se você deseja entrar para o relacionamento de carteira e possuir um atendimento mais próximo e personalizado, acesse o formulário abaixo, preencha suas informações e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Março, 2025
MODA
A carteira da moda trabalha com o acompanhamento contínuo dos clientes através da escuta e de um diagnóstico para entender as necessidades e dores do cliente. Após o diagnóstico, o gestor sugere capacitações e consultorias que irão auxiliar o cliente a melhorar a sua gestão de acordo com suas necessidades específicas. O acompanhamento através das carteiras é personalizado e proporciona um atendimento mais rápido e direcionado, já que o cliente mantém uma relação duradoura com o gestor que passa a conhecer mais profundamente o cliente e suas dores. E tudo isso, acontece de forma gratuita. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. As principais dificuldades do empresário da moda são o excesso de estoque, a precificação e a falta de conhecimento técnico sobre moda e se você se identifica, participar da carteira de relacionamento vai ser essencial para mudar essa realidade. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Março, 2025
TURISMO
A carteira de turismo trabalha com o acompanhamento contínuo dos clientes interessados, o gestor responsável avalia as necessidades do cliente através da escuta ativa para identificar dificuldades e oportunidades de melhoria na gestão. Após esse trabalho de escuta e análise que é feito através de visitas presenciais e conversas on-line, o gestor define um plano para guiar o empreendedor a sanar suas principais dificuldades e evoluir no segmento. O gestor sugere ideias, workshops, palestras, cursos e consultorias voltadas às principais dificuldades do cliente. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. As principais dificuldades do empreendedor de turismo são a baixa fidelização do turista, falta de mão de obra e pessoal especializado, falta de política de desenvolvimento para o turismo, crescimento da concorrência, falta de oportunidade de capacitação. Se você tem dificuldades com marketing, redes sociais, mão de obra, gestão, conhecimento de mercado ou outros, acesse o formulário abaixo e preencha e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Março, 2025
AUTOMOTIVO
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fevereiro, 2025
CASA E CONSTRUÇÃO
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fevereiro, 2025
AGRONEGÓCIO
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fevereiro, 2025
SAÚDE E BEM-ESTAR
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercera profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável Responder formulário
Fevereiro, 2025
OUTRO SEGMENTO
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
Fevereiro, 2025
ARTESANATO
A carteira de artesanato trabalha com o acompanhamento de artesãos do estado através da escuta ativa para identificar oportunidades de melhoria e dificuldades para começar a traçar planos para a evolução do cliente. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira na carteira é mais eficiente porque faz um acompanhamento individual e personalizado das necessidades de cada cliente baseado em suas vivências, suas qualidades e defeitos na gestão. A partir da identificação das necessidades de melhoria, o gestor traça um plano para direcionar esse cliente às consultorias, cursos, workshops e palestras que necessite. E esse acompanhamento é feito de forma contínua. As principais dificuldades do artesão são a pouca atividade operacional de gestão de negócios aliada ao pouco uso do marketing nas redes sociais, baixo controle de qualidade e irregularidade de oferta dos produtos. Além disso, o desconhecimento ou dificuldades de acesso ao crédito também impacta o setor. Se você tem dificuldades de gerenciar seu negócio, quer aprender e melhorar a gestão, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Fevereiro, 2025
PETSHOP
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fevereiro, 2025
ALIMENTAÇÃO
A carteira de alimentação fora do lar é baseada em acompanhar e nutrir relações com os clientes ao longo do tempo, o gestor faz uma escuta ativa para entender as necessidades do cliente e assim direcioná-lo para capacitações, consultorias e sugestões de melhoria para a evolução da empresa. Nesse processo o analista buscar entender as necessidades, estar disponível para o atendimento rápido e antecipar demandas e garantir a satisfação do cliente. O analista acompanha o desenvolvimento do cliente e está sempre presente para sugerir, atender e auxiliá-lo. O cliente de carteira pode ter acesso a missões técnicas, feiras e congressos. Além disso, tem acesso a atendimento personalizado, comunicação direta, facilidade na resolução de problemas e acesso antecipado a agendas e novidades do Sebrae. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. As principais dificuldades do cliente do setor alimentício são a precificação e o controle do fluxo de caixa, eles geralmente têm muita expertise na parte de alimentos, mas acabam pecando na parte mais técnica da gestão. Se você se identifica, a carteira de relacionamento pode te ajudar a evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário