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Mon Jun 05 10:02:22 BRT 2023
Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
Modelo de negócio x modelo de receita: entenda a diferença

Embora sejam muito confundidos, os dois modelos são independentes e peculiares, mas complementares.

· 05/06/2023 · Atualizado em 05/06/2023
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Compreende-se como modelo de negócio o plano que uma empresa elabora para obter lucro e gerar receita, ele gira em torno dos produtos ou serviços que a empresa pretende comercializar, como pretende divulgá-los e quais serão os custos para tal.

É basicamente a criação de um projeto pensado para conduzir a empresa e obter lucro, elaborado para um mercado pré-definido com o objetivo de operar de maneira rentável.

Já o modelo de receita é como um planejamento de negócio, pensando no que a empresa vai oferecer e como fará a entrega ao cliente e qual método a empresa irá utilizar para gerar receite. Em resumo é como a empresa vai chegar ao lucro.

São dois conceitos que muitas vezes se confundem, mas que tem suas peculiaridades individuais e no final são complementares. Com base no modelo de negócios, as empresas revisam o modelo de receitas para fazer previsões financeiras.  

Enquanto o Modelo de Negócios irá atuar definindo estratégias e operações, o Modelo de Receita extrai os dados dessas informações para mapear. Por isso, independente do Modelo de Negócios escolhido, é necessário ter um Modelo de Receita. A escolha dos modelos depende de uma série de fatores, como o orçamento.

Conheça alguns modelos de receita

Com o surgimento da Internet, as empresas têm diversificado suas fontes de receita, incluindo diversas fontes provenientes do mundo digital. Separamos alguns exemplos de modelos de receita adotados pelas empresas:

Markup: Esse modelo de receita é amplamente utilizado, especialmente por atacadistas. Consiste em fixar o preço de venda de um produto, adicionando os lucros e as despesas gerais ao preço de custo. Tanto atacadistas quanto produtores podem utilizar esse modelo para obter lucros além do custo de produção.

Arbitragem: Aproveitando a diferença de preço de um bem em dois mercados diferentes, esse modelo envolve a compra do bem em um mercado e a venda em outro mercado a um preço mais alto, lucrando com a diferença temporária de preço. Isso pode ser aplicado a títulos, moedas ou commodities.

Receita baseada em licença: Esse modelo é comum entre inventores, criadores e proprietários de propriedade intelectual, que concedem licenças para o uso de seu nome, produtos ou serviços por um custo fixo. É especialmente comum em software houses e entre proprietários de patentes, marcas registradas e direitos autorais legalmente protegidos.

Comissões: Esse modelo é amplamente utilizado em mercados online, nos quais uma plataforma é fornecida para a venda de itens digitais, cobrando uma comissão por cada item vendido, seja como uma porcentagem ou um valor fixo. Corretores também utilizam esse modelo de receita.

Aluguel e locação: Esse modelo é frequentemente explorado quando envolve ativos físicos, principalmente no mercado imobiliário. Envolve pagamentos recorrentes, como no caso do aluguel de um bem, ou pagamentos únicos, como no caso de leasing, para uso temporário.

Assinaturas: Esse modelo é adequado para obter fluxos de receita constantes, embora não necessariamente contínuos. É comumente adotado por serviços de hospedagem e entretenimento online, como o Netflix.

Publicidade: Esse modelo é adotado por provedores de mídia e informação, que obtêm receita ao incluir anúncios em seu conteúdo, tanto online quanto offline. Os lucros são provenientes dos anunciantes, com base em fatores como o espaço oferecido, a popularidade do serviço ou o número de cliques nos anúncios.

Serviços pagos: Esse modelo segue o princípio "pague conforme o uso" ou "pague por uso". Os clientes pagam apenas pelos serviços que realmente utilizam. É comum nos setores de telecomunicações e serviços baseados em nuvem.

Juros sobre investimentos: Esse modelo é comum entre bancos e operadoras de cartões pré-pagos. Bancos geram receita através de juros em empréstimos, enquanto provedores de serviços de pagamento pré-pago, como o PayPal, geram receita ao depositar fundos em contas correntes de terceiros, como as chamadas carteiras eletrônicas.

Doações: Muitas empresas oferecem seus produtos e serviços gratuitamente.

Em caso de dúvidas ou caso queira auxílio para o planejamento do seu modelo de negócio ou receita, entre em contato conosco através do nosso Whatsapp.


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