A produção leiteira cresce a cada ano em Alagoas e o Programa de Leite e Derivados do Sebrae busca trazer melhorias e inovação para os produtores
Histórico da produção leiteira
A exploração de gado bovino no Brasil se iniciou no Nordeste, mais próximo das regiões litorâneas. Inicialmente, a criação era apenas para produção de carne e trabalho de força. Entretanto, anos depois a produção de leite passou a ter relevância nesse ramo.
Nos anos 90, o nordeste brasileiro teve uma queda na produção leiteira. Em contrapartida, nos últimos oito anos, novos programas resultaram em um crescimento dessa produção e a região passou a apresentar o segundo maior crescimento do Brasil, segundo do IBGE.?
Em Alagoas
Desde o Brasil colônia, o plantio da cana-de-açúcar a pecuária são algumas das principais atividades econômicas no Nordeste. O consumo de leite abastecia as famílias através do consumo in natura ou com a fabricação de derivados. Em Alagoas, a produção de leite evoluiu ao longo dos anos e foi organizada em um polo chamado Bacia Leiteira de Alagoas.
Em 2020, de acordo com dados da Agência Alagoas, o estado superou a média nacional e apresentou a maior produtividade leiteira do Nordeste, sendo hoje essa, a segunda maior at
Alagoas possui produtividade média acima da média nacional, posicionando-se entre os 4º e 6º lugares ao longo dos anos, tendo papel fundamental na economia estadual e ocupando o segundo lugar no total de atividades realizadas para produção de empregos e renda.
Apesar de problemas econômicos, sociais e climáticos enfrentados pelos produtores, a bovinocultura leiteira está sempre em ascensão e seguirá como atividade importante.
Cadeia de Valor Leite e Derivados?do Sebrae Alagoas
O Sebrae atua na área do leite e derivados desde os anos 90 e com o objetivo de aumentar a competitividade e melhorar a produção, em 2020 criou um programa de apoio aos produtores de leites e laticínios. O programa busca o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite e derivados, estabelecendo políticas públicas e ações voltadas para o atendimento às necessidades dos produtores.
Para os produtores de leite, o programa tem ações voltadas à gestão e tecnologia. Aperfeiçoando, deste modo, tanto a parte administrativa da atividade leiteira quanto as questões tecnológicas.
O Programa de Leite e Derivados baseia-se na metodologia adotada nas consultorias técnicas e gerenciais do SEBRAE-AL que é dividida em três etapas:
- Prognóstico
- Planejamento
- Execução
Na primeira etapa a equipe técnica visita a propriedade para analisar as potencialidades e limitações de produção. São observados recursos humanos, naturais, termos de infraestrutura, instalações, equipamentos e tudo que estiver na propriedade.
Na segunda etapa, os profissionais realizam o planejamento das oportunidades de melhorias daquela propriedade. O planejamento contempla a necessidade de alimentos, de infraestrutura, de gestão, de tecnologias a serem adotadas e tudo o que afeta a produção daquele rebanho. Além disso, identificam o melhor sistema de produção, por exemplo, quais culturas e quais as áreas de cada cultura devem ser plantadas. Por fim, estabelecem metas utilizando indicadores econômicos e zootécnicos.
Após apresentação do planejamento, o produtor analisa e se estiver em acordo, inicia-se a terceira etapa que é a execução. Caso haja discordância, os técnicos buscam a melhor forma de se adequar à demanda solicitada pelo produtor.
Na parte de execução, são implantadas algumas rotinas de coleta de dados, como produção de leite, peso de animais, data de cobertura de inseminação e de parição, entre outros. Também serão analisados os dados econômicos, como as despesas e receitas e por fim os dados climáticos.
Todo esse processo vai gerar uma série de indicadores em uma planilha, os quais, servem para avaliar o desempenho da pecuária de leite. Dentre os indicadores, pode-se destacar o custo de produção do leite, a produtividade do rebanho e de cada animal. Além de avaliar se as metas estão sendo alcançadas, a análise desses indicadores vai direcionando as intervenções técnicas necessárias para melhorar o desempenho da atividade. Através do acompanhamento com visitas mensais, o técnico ajudará o produtor a tirar o planejamento do papel e colocá-lo em prática. Além disso, o produtor terá a visita mensal de um zootecnista e a visita programada de um veterinário.
Na prática
Se um produtor tem a produção diária de 100 litros de leite e quer aumentar para 300 litros, irão realizar um planejamento do que é necessário para chegar no objetivo, como a parte de dieta e manejo nutricional do rebanho. Se for necessário o plantio de 3 hectares de milho, o técnico vai dar todas as orientações para fazer aquele plantio, desde a compra das sementes, insumos e até o processo de colheita e armazenamento. O produtor receberá toda a orientação e também acompanhará os indicadores econômicos.
Quem pode participar?
Para participar do projeto é necessário estar regularizado no caso dos Laticínios, e se o cliente tem a intensão de montar o empreendimento deve regularizar o mesmo. Além disso a propriedade deve ser instalada em Alagoas e ter faturamento bruto anual menor ou igual a R$ 4.800.000,00.
No caso dos produtores de leite, devem ter uma propriedade rural no estado de Alagoas, possuir NIRF- Número do Imóvel na Receita Federal ou DAP - Declaração de Aptidão ao PRONAF e ser produtor de leite ou ter intenção de iniciar a produção de leite (de bovinos, caprinos, ovinos ou bubalinos).
Gostou do projeto e quer participar? É fácil, basta entrar em contato com com o gestor responsável pelo programa pelo e-mail:marcos@al.sebrae.com.br ou com a nossa Central de Relacionamento através de ligações gratuitas 24h ou whatsapp no número: 800 570 0800. Um especialista do Sebrae vai identificar as necessidades do seu negócio e tirar todas as dúvidas. Resultados
No último ano programa beneficiou 680 produtores de leite. Em um convênio com o Governo do Estado de Alagoas que atendia agricultura familiar, produtores que tinham produção média de 25 litros, multiplicaram a quantidade para 95 litros ao final do programa.
Além disso o programa está de cara nova e disponibilizou conteúdos gratuitos a você empreendedor do leite e derivados. São dicas de resfriamento de vacas leiteiras, formas de implantar o Sistema?Compost Barn, Pastejo Rotacionado e orientações de cuidados sanitários para seu rebanho.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Feira Gastronômica Graciliano Ramos 2024
Se você possui um negócio no ramo da gastronomia e deseja ser um de nossos expositores, se liga nessa oportunidade! De 14 a 22 de outubro, estão abertas as inscrições para os expositores que desejam participar da “VI edição da Feira Gastronômica Graciliano Ramos”, são 20 vagas e esse ano o evento será realizado na Praça da Bíblia, basta ler as regras e inscrever-se logo abaixo, contamos com a sua participação, venha ser um de nossos expositores! Atenção! Evento gratuito e aberto ao público. A Feira Gastronômica do Graciliano é uma parceria do Sebrae Alagoas com a Associação de Moradores do Residencial Graciliano Ramos (AMGR), para além de ser um momento imperdível para você que deseja expandir seu negócio, seus contatos e crescer tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, o evento chega a reunir mais de 18 mil pessoas, segundo dados da polícia militar em 2023. A feira está chegando a sua sexta edição e tem o propósito de valorizar os pequenos negócios do segmento gastronômico proporcionando o público a oportunidade de conhecer a potencialidade da gastronomia na parte alta de Maceió. Além disso, o Sebrae disponibiliza alguns cursos de Boas Práticas nos Serviços Alimentos e Atendimento ao Cliente (BPSA), as capacitações têm como finalidade melhorar o atendimento, boas práticas e armazenamento dos alimentos que serão oferecidos ao público no dia do evento. Edital para Expositores Inscrições de Expositores Resultado Preliminar Resultado Final
Thu Nov 07 08:08:37 BRT 2024
Processo seletivo Acelera Perifa 2024
O Sebrae Alagoas está abrindo a seleção para empreendedores que desejem participar do "Acelera Perifa" e ajudar a desenvolver o empreendedorismo em comunidade perifericas de Maceió. As inscrições previstas neste edital de seleção serão realizadas no período de 01/11/2024 a 11/12/2024, por meio do cadastramento dos dados da pessoa interessada acessando o link Cadastro Edital Agente de Empreendedorismo de Periferia 2024-2025 e do envio da documentação solicitada anexada no link. O interessado receberá uma confirmação da inscrição recebida. O acompanhamento de todas as etapas de seleção será de inteira responsabilidade das pessoas inscritas, que deverão tomar ciência dos resultados de cada etapa e do andamento do processo pelo e-mail ou telefone celular informado no processo de inscrição. Todo e qualquer esclarecimento e/ou dúvida sobre o referido edital deverá ser feito via email: aceleraperifa2024@gmail.com com o assunto: [Seleção AEP - DÚVIDA], até 02 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para o encerramento das inscrições. A banca terá o prazo de 48 horas para resposta. Confira o edital abaixo: Edital Acelera Perifa O Acelera Perifa é uma iniciativa que selecionará interessados em participar do Projeto Acelera Perifa que visa o atendimento de empreendedores, Microempreendedores Individual (MEI) ou Microempresas (ME) com atuação nas periferias de Maceió por meio da aplicação da ferramenta de diagnóstico, disponibilizada pelo Sebrae, objetivando identificar as necessidades de melhoria na gestão, sensibilizando para a implementação de ferramentas básicas, realizando orientações para apoio à gestão e inserindo em uma jornada de relacionamento em abordagem híbrida (presencial e/ou on-line).
Fri Nov 01 15:05:49 BRT 2024
Seu Negócio, um Espetáculo 2024
Atenção, empresários!Se você deseja ser um dos expositores na 3ª edição do evento “Seu Negócio, Um Espetáculo”, temos uma ótima notícia: está aberta a chamada pública para seleção dos expositores que brilharão neste evento imperdível, acontecerá de 01 a 03 de novembro, no Corredor Vera Arruda das 17:00h às 22:00h todos os dias do evento. Foto: Corredor Vera Arruda, edição anterior do evento - Sebrae Alagoas Esta é sua chance de conectar-se com um público engajado e expandir suas oportunidades de mercado. E o melhor de tudo: a inscrição é gratuita! Atenção! Verifique os critérios de seleção e inscreva-se para garantir sua presença neste evento que promete ser um verdadeiro espetáculo de oportunidades! Inscrições até 30/08. Não perca tempo, ao clicar nesse botão você poderá se inscrever para ser um de nossos expositores, não fique de fora dessa oportunidade! Inscreva-se Resultado Preliminar Resultado Final Nota Informativa - Recurso final Resultado final - Pós recursos A empresa aprovada deverá participar das capacitações abaixo. A não participação implicará na desclassificação: Curso de Atendimento ao cliente - Para todos os expositores Curso de boas práticas para alimentação - Para gastronomia Atenção! Não se esqueça de verificar as regras para participar, clique aqui e confira o edital. Você também pode conferir como foi a edição anterior.
Fri Oct 04 13:06:08 BRT 2024
POD! O podcast do Sebrae em Alagoas
Essa é uma iniciativa do Sebrae em Alagoas que visa manter o acesso às informações pertinentes a você que nos acompanha, além disso, há a intenção de trazer ao público um conteúdo dinâmico e objetivo voltado ao avanço do empreendedor nas jornadas envolvendo cada temática abordada. A priori, o POD! traz uma série com 10 (dez) episódios com temas variados que irão agregar conhecimento à sua vivência empresarial.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Cursos por WhatsApp
Você é empreendedor e usa o WhatsApp constantemente? Então, que tal aproveitar o seu tempo no aplicativo para absorver conhecimento com essa proposta do Sebrae? Essa modalidade de capacitação, lançada em 2020, já atraiu cerca de 50 mil usuários de todo o Brasil, inscritos gratuitamente nos cursos online que podem ser feitos pelo WhatsApp. Conheça as 15 propostas de cursos: - Será que sou empreendedor? - Empreendedor de sucesso - A formação de preço para o meu tipo de negócio - Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio - Marketing digital: planejar para vender pela Internet - Controle da movimentação financeira - Conhecendo e valorizando seu cliente - Planeje suas metas e resultados - O caminho para a formalização: benefícios e responsabilidades - Acesso ao crédito - Avaliando as vendas do seu negócio - Desenquadramento do MEI e novas possibilidades de tributação - Crescimento planejado e orientado para resultados - Indicadores para seu negócio - Inovação e possibilidades de crescimento? Gostou? Clique abaixo e digite o nome do curso que você quer fazer!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Estudos e e-books da Economia Criativa
A Economia Criativa do Audiovisual em Alagoas no Pós-pandemia O estudo encomendado pelo Sebrae Alagoas, foi desenvolvido pelo professor Elder Maia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e apresenta um mapeamento do mercado de conteúdos audiovisuais no Brasil. Nele você encontrará os desafios e as perspectivas para os pequenos negócios alagoanos que desenvolvem e produzem conteúdos nesse segmento. Levantamento Sobre o Cenário de Games em Alagoas O mercado de games tem indicadores de crescimento para os próximos anos em todo o mundo. Além de ser uma forma de entretenimento, essas plataformas podem ser aliadas dos negócios e de estratégias de atração de consumidores e marcas. O Sebrae está colado nessa missão e deseja trazer conteúdos e conhecimentos ao interessados pela área. Ampliar a visibilidade dos negócios e suas oportunidades, estimulando a formação de desenvolvedores e fomentando um mercado para criação de modelos novos de trabalho. Baixe agora material e boa leitura! Estrutura de Mercado da Economia Criativa em Alagoas A economia criativa além de ser um campo de estudo da academia, vem ganhando cada vez mais atenção por sua força e contribuição sócio econômica. E para entender melhor sobre a relevância da sua atuação faz-se necessário o levantamento de dados e indicadores. Desta forma separamos para você empreendedor, um estudo de mercado e mapeamento dos dados e informações com uma amostra de agentes econômicos envolvidos na cadeia de valor da Economia Criativa em Alagoas. Clique abaixo e acesse o estudo completo.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Podcasts - Economia Criativa
ECONOMIA CRIATIVA E INOVAÇÃO: DEU MATCH? Esse podcast é uma realização do Sebrae, com a produção da Pasan PI Arte e Consultoria. Os episódios dessa série são apresentados por Milla Pasan, uma alagoana que tem muita curiosidade e quer compartilhar com você conceitos, conhecimentos e saberes da economia criativa como impulsionadora da inovação e isso tudo vem recheado de sotaque, confira!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Processo seletivo de Agentes de Emprendedorismo na Periferia
O Sebrae Alagoas está lançando o projeto Acelera Perifa com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo nas comunidades periféricas de Maceió e estimular o fortalecimento de negócios existentes na localidade. Com isso, estamos selecionando prestadores de serviços das próprias comunidades para atuar no projeto como Agentes de Empreendedorismo na Periferia (AEP). O projeto tem o objetivo de atender os empreendedores das periferias de Maceió para identificar as necessidades de melhorias e realizar orientações. E os selecionados irão ser responsáveis pelas orientações e apoio para ajudar esses empreendedores a melhorarem sua gestão.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Quer abrir um negócio? Confira o que você precisa
Entre exigências básicas para a abertura e gerenciamento de novo negócio estão algumas habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e assim planejar cada etapa. Além disso, para uma boa administração é preciso de algumas estratégias de marketing, planejamento financeiro controlado e uma pitada de criatividade para inovar no mercado e ter o diferencial. Passo 1 O primeiro passo para empreender é entender sobre o que você vai abrir. Procurar ideias de negócios inovadores e pesquisar sobre o ramo desejado. O Sebrae oferece menus como a página Tipos e Ramos, nela você pode conferir os tipos de negócios ou ramos de atividade para abrir uma empresa, e descubrir o que é preciso ter para montar um negócio. Além disso, você precisa coletar o máximo de informações sobre o negócio. Comece pesquisando um pouco sobre Mercado, Finanças, Marketing e localização do empreendimento. O Radar de Oportunidades é uma ferramenta de inteligência de mercado que disponibiliza as melhores informações para identificar oportunidadesde através de geolocalização. Passo 2 Feito isso, você precisa conhecer um pouco sobre perfil empreendedor e a realidade do mercado para organizar um plano de negócios com as informações coletadas, para definir estratégias. Além disso, você pode entrar em contato com o Sebrae e ser direcionado para uma Consultoria de Hora Marcada e ser atendido gratuitamento nos diversos temas de gestão, através do link https://sma.sebrae.al/ ou pelo número 0800 570 0800, que funciona 24h para ligações ou whatsapp. Passo 3 E por fim, registre seu negócio e torne-o realidade! Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Se depois de tudo isso você entender que o porte da sua empresa será Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, você precisa ficar atento para algumas regras específicas e se dirigir à Junta Comercial. Em razão disso, orientamos que o empresário procure um profissional habilitado para abrir esse tipo de empresa, que pode ser um contador ou administrador. Com tudo pronto, você pode entrar em contato com o Sebrae Alagoas pelo e-mail relacionamento@al.sebrae.com.br e acessar cursos e consultorias com subsídios especiais.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Dicas Essenciais para Começar um Negócio em Casa
Nos últimos anos, o conceito de empreendedorismo tem se expandido para além dos escritórios tradicionais, abrindo espaço para uma variedade de negócios baseados em casa. Para muitos, essa modalidade oferece uma oportunidade única de liberdade, flexibilidade e independência financeira. No entanto, iniciar um negócio em casa requer planejamento, disciplina e estratégia. Aqui estão algumas dicas essenciais para aqueles que desejam embarcar nessa jornada empreendedora: 1. Identifique sua Paixão e Habilidades: Antes de tudo, é crucial encontrar algo que você ame fazer e no qual seja habilidoso. Seja criativo ao identificar suas paixões e talentos, pois isso formará a base do seu negócio. 2. Faça uma Pesquisa de Mercado Completa: Conhecer seu mercado-alvo é fundamental. Pesquise a demanda pelo seu produto ou serviço, entenda seus concorrentes e identifique oportunidades de diferenciação. Isso ajudará a moldar sua estratégia de negócios. Para isso, você pode acessar nosso Radar e encontrar as melhores opções de mercado para o seu bairro e analisar a concorrência nas proximidades. 3. Desenvolva um Plano de Negócios Sólido: Um plano de negócios bem elaborado servirá como seu guia durante todo o processo. Ele deve incluir sua proposta de valor, objetivos de curto e longo prazo, estratégias de marketing, análise financeira e planos de crescimento. 4. Escolha um Espaço de Trabalho Adequado: Reserve um espaço específico em sua casa para o seu negócio. Isso ajudará a criar uma separação entre vida profissional e pessoal, além de proporcionar um ambiente propício para o foco e a produtividade. 5. Legalize seu Negócio: Certifique-se de entender os requisitos legais e regulatórios para operar um negócio em casa em sua área. Isso pode incluir licenças comerciais, registros fiscais e outras formalidades necessárias. 6. Mantenha Custos Baixos no Início: Inicie seu negócio com um orçamento enxuto. Concentre-se nos elementos essenciais e evite gastos desnecessários. À medida que seu negócio cresce, você poderá reinvestir os lucros em áreas-chave. 7. Invista em Marketing Digital: O marketing digital é uma ferramenta poderosa para empreendedores domésticos. Utilize estratégias como mídias sociais, blogs, e-mail marketing e SEO para alcançar seu público-alvo de forma eficaz e econômica. 8. Priorize o Atendimento ao Cliente: Ofereça um serviço excepcional ao cliente. A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso a longo prazo do seu negócio, e um bom atendimento pode levar a recomendações boca a boca valiosas. 9. Mantenha-se Flexível e Adaptável: Esteja preparado para se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. A flexibilidade é uma qualidade essencial para sobreviver e prosperar no mundo dos negócios. 10. Estabeleça uma Rotina de Trabalho: Criar uma rotina de trabalho consistente ajudará a manter a disciplina e a produtividade. Defina horários regulares para trabalhar e separe momentos de descanso e lazer para evitar o esgotamento. Em resumo, começar um negócio em casa pode ser uma aventura emocionante e gratificante. Com as estratégias certas e um compromisso sólido, você pode transformar sua paixão em uma fonte de renda sustentável e alcançar o sucesso empreendedor. Caso você deseje o auxílio do Sebrae Alagoas nessa nova jornada, entre em contato conosco através do WhatsApp ou agende uma consultoria clicando aqui.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Semana do MEI 2021
Vem aí a Semana do Microempreendedor Individual de 10 a 14 de maio, um grande evento que reúne palestra, oficinas, cursos, lives, webinars e apresentações com o objetivo de capacitar e orientar milhões de MEIs em todo o país. E o melhor, tudo gratuito e online! Em 2021 o Sebrae Alagoas traz para você uma programação repleta de conteúdo e dicas para ajudar o dia-a-dia da gestão do seu negócio. São 3 (três) formas de você participar, fique por dentro de tudo e se inscreva em quantas puder!
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
MEI: passo a passo para a formalização
Empreendedor, você deseja conquistar o seu CNPJ e ter várias vantagens após a sua formalização? Faça o seu login e assista ao vídeo para conhecer as vantagens da formalização.