Pensando em abrir um negócio ou mudar de atividade? Veja aqui estas dez sugestões e mais outros 400 estudos para você escolher ou reformar o seu empreendimento
Você conhece as Ideias de Negócios do Sebrae?
São mais de 450 ideias de negócios com orientações completas sobre como montar um empreendimento. As Ideias de Negócio do Sebrae mostram o que você precisa saber antes de iniciar um novo negócio ou reformar um já existente.
Veja o espaço físico adequado para atividade, o número de empregados necessário, os equipamentos principais, qual o valor do investimento, os custos que o negócio tem, a legislação que deve atender, entre outros importantes tópicos.
As Ideias de Negócios não substituem a elaboração de um Plano de Negócios, pois são informações complementares. Com as Ideias o empreendedor tem uma visão do que é necessário para a abertura do negócio, como o espaço e os equipamentos, enquanto o plano de negócios lida com aspectos de mercado.
Iniciar um empreendimento exige uma série de escolhas e decisões. Uma delas é ter afinidade com a atividade e bom conhecimento prévio, além de fazer um curso de atualização profissional antes de começar.
Veja aqui algumas sugestões, lembrando que o MEI pode ter um empregado e também atuar em parceria com outro MEI. As ideias servem para um futuro empreendedor que é aposentado e também para quem deseja iniciar um novo negócio.
A loja de produtos naturais pode ser especializada em um único segmento (alimentação, por exemplo) ou vender variados tipos de produtos (cosméticos, suplementos alimentares, etc.).
A definição do mix de produtos vai depender da escolha do empreendedor em vista do mercado que se pretende atingir.
O aumento na demanda do público por produtos que compõem um cardápio mais saudável e ecologicamente correto oferece excelentes oportunidades de negócios para empreendedores competentes e antenados com as últimas tendências de mercado.
A confecção de camisetas é um segmento forte na economia, que gera empregos formais e informais e chama a atenção de investidores de grande porte e também de microempreendedores.
A confecção de camisas é uma das atividades que estão à frente do setor industrial nacional, em produções de larga escala e em pequenos e médios negócios em temáticas especializadas. 8,5% das micro e pequenas empresas brasileiras estão no ramo da moda e vestuário.
É um ramo que possui todos os tipos de clientes, vários pontos de venda e fornecedores. Não necessita de mão de obra muito específica e nem de grandes investimentos quando comparados a outros segmentos. O empreendedor precisa investir em pesquisa de mercado, avaliar tendências e possíveis preferências de seus consumidores para garantir um modelo de fidelização e encantamento de seu público.
Loja de produtos descartáveis para festa
Uma loja de produtos descartáveis para festa fornece artigos e produtos destinados a diversos tipos de eventos, como festas, casamentos, feiras, shows e datas comemorativas.
Oferece aos seus clientes produtos descartáveis (guardanapos, pratos, bandejas) e artigos de confeitaria (granulados, confeitos, formas, cortadores, papel arroz, barras de chocolates).
No mix também entram produtos para decoração, doces e outros produtos variados, como fantasias, máscaras, gravatas, velas, sacos de lixo, dentre diversos outros artigos descartáveis para festas.
A praticidade e a segurança são as principais razões para a utilização de produtos descartáveis, principalmente em eventos externos e festas infantis. Não há a preocupação de que convidados quebrem ou extraviem louças e talheres, além de dispensar o processo de aluguel, lavagem e devolução das peças. A correria da vida moderna também contribuiu para que a organização da festa seja mais prática.
O fotógrafo ou fotógrafa utiliza câmeras para tirar ou elaborar fotografias e vídeos. Muitas pessoas decidem seguir carreira na área por serem apaixonadas por uma boa imagem e o que ela pode trazer, como memórias e emoções.
A área é versátil e atende a diversos tipos de públicos. Você pode atuar em eventos (casamentos, congressos, aniversários), ser contratado por uma empresa ou pelo setor público.
A demanda por fotos e vídeos em redes sociais trouxe novo impulso para área e abriu mais uma gama de opções para esse profissional. O fotógrafo tem que saber lidar com equipamentos e ferramentas digitais e acompanhar o mercado de marketing digital.
A montagem de móveis é uma atividade geralmente exercida por profissionais liberais que atuam entre o fornecedor, do comércio ou da indústria, e o consumidor final, quer sejam pessoas físicas ou jurídicas.
O profissional promove a adequada montagem dos mobiliários em residências ou estabelecimentos comerciais.
Esses profissionais podem ser contratados por varejistas que oferecem a montagem grátis e também diretamente pelo crescente segmento de consumidores que compram seus móveis na internet e necessitam de especialistas quando os produtos demandam tempo, ferramentas e experiência para serem corretamente montados.
O doceiro (ou doceira) é o profissional responsável pela idealização, preparação, produção e finalização de diversos tipos de doces para festas, eventos e vendas em lojas e restaurantes.
Deve conhecer e aplicar normas de higiene e segurança na produção dos alimentos. Pode atuar de forma autônoma, abrindo seu próprio negócio, ou trabalhar em restaurantes, equipes de buffet ou cozinha de alguma empresa.
O(a) doceiro(a) tem um leque considerável de opções no mercado de trabalho, com vagas disponíveis em grandes, médias e pequenas empresas, podendo atuar, inclusive, ministrando aulas e cursos.
Ao trabalhar bem a divulgação de suas atividades nas redes sociais, o doceiro poderá ampliar as suas chances de sucesso e reconhecimento.
Os astrólogos são profissionais que orientam pessoas por meio de previsões com base na interpretação de configurações astrológicas ou numerológicas. Nos últimos anos, esse ramo tem se consolidado como ferramenta de autoconhecimento e orientação e, nesse sentido, tem se tornado uma atividade rentável e com boas perspectivas.
Para seguir a carreira de astrólogo, além de interesse e conhecimento sobre signos solares e ascendentes, é necessário um curso de astrologia, que exige que o profissional tenha, ao menos, o ensino médio completo.
Além de ser uma área em crescimento, a realização de atendimentos online, via ligação de vídeo, também abre boas oportunidades de atuação.
O profissional editor de vídeo ganha destaque em um mundo cada vez mais digital, em que os vídeos têm ganhado muito mais relevância nas redes sociais.
A profissão de editor (a) de vídeos tem tido grande demanda, adquire espaço e boas oportunidades de negócio surgem.
O editor ou editora de vídeo é responsável pela edição, montagem e finalização de produtos como comerciais, videoaulas, depoimentos, programas de tv corporativos, entrevistas, documentários, entre outros.
Deve ter conhecimentos na área de audiovisuais, construção de narrativas, comunicação e marketing, além de ser criativo e adaptável.
Fazem parte das funções do(a) editor(a) de vídeo a montagem, produção, tratamento de cor e áudio e finalização de vídeos. Para isso, ele(a) precisa dominar programas como o Adobe Premiere e o Final Cut, por exemplo.
Pode atuar em agências de comunicação, produtoras de vídeo e outras empresas que precisem desse serviço, ou de forma autônoma, atendendo a clientes particulares.
Eletricista é o profissional que atua com a oferta de serviços para instalação e manutenção em redes elétricas, diagnóstico e solução de avarias em máquinas, disjuntores e transformadores e reparos em equipamentos e fiações.
Para se capacitar como eletricista, existem algumas formas, como a realização de cursos técnicos, profissionalizantes e até de graduação em engenharia elétrica. Outras capacitações específicas também são oferecidas para expandir a área de atuação.
Essa é uma profissão que pode ser bastante rentável, sendo uma boa oportunidade de negócio por possuir um bom leque de atuação, entre eles, a prestação de serviços residenciais, prediais e industriais, como vistorias elétricas, reparos na rede elétrica, manutenção preventiva, corretiva e preditiva.
Além de ter conhecimentos técnicos em elétrica, esse profissional também deve realizar um atendimento atencioso e diferenciado para se destacar, fidelizar clientes e incentivar o marketing de indicação.
Praticamente todo mundo já perdeu a chave de casa ou a quebrou na fechadura, precisando contratar os serviços de um chaveiro. Esse profissional copia chaves, confecciona exemplares sem modelo, troca segredos e abre portas de veículos e cofres.
Não é necessária formação específica para ser chaveiro, pois muitos aprendem o ofício na prática, com outros chaveiros. Porém, cursos profissionalizantes, de especialização ou de atualização podem se tornar um grande diferencial, uma vez que será possível oferecer uma variedade maior de serviços e, consequentemente, melhorar o faturamento.
Com demanda constante, as perspectivas para o empreendedor são boas e o investimento é relativamente baixo. Ele pode atuar na própria casa ou automóvel. Aos que tenha algum recurso para investir, há a possibilidade de montar oficinas de chaveiro em salas comerciais, quiosques dentro de lojas, shoppings e galerias comerciais.
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