Derrubar barreiras e ajustar a gestão da empresa são premissas que podem fazer sua empresa crescer independente de ser ou não uma startup.

Para atingir resultados excepcionais é preciso focar nas pessoas. Uma equipe integrada faz toda a diferença para alavancar o negócio.
Para isso é fundamental criar um ambiente corporativo alegre e divertido para trabalhar. Espaços que proporcionam a fluidez na comunicação e interação entre as pessoas.
Lembre-se: criar um sentimento de pertencimento e entusiasmo torna as pessoas mais criativas e produtivas.
Focar em temas como marketing, imagem e vendas é fundamental para qualquer empresa. Observe que as startups fazem isso com muito profissionalismo.
Ter uma boa imagem facilita a retenção de talentos ao quadro da empresa, deixa fornecedores satisfeitos e facilita parcerias.
Mas cuidado com as métricas de vaidade. É preciso trabalhar com resultados. Saber trabalhar com dados é fundamental para rápidas mudanças de rumo. O marketing ajuda muito nisso.
Portanto, a lição aqui é: domine as técnicas do marketing digital e use-as no seu negócio.
Para melhorar o seu produto, as startups estão sempre em contato com os seus clientes. Trabalham os feedbacks para aperfeiçoar produtos e serviços.
É exatamente isso o que dá agilidade na melhoria do produto para ampliar o mercado.
As ferramentas de avaliação podem ser simples. O importante é manter um diálogo aberto com os clientes.
Destas interações, inclusive, surgem novos fluxos de receitas e produtos oferecidos pela empresa.
Outro ponto importante utilizado com maestria pelas startups são indicadores para medir o sucesso. O tempo todo esses negócios criam metas e buscam se desafiar.
Para isso é necessário um processo de planejamento, com ciclos curtos de feedback e de correção de rumo.
Muitas startups têm utilizado o método OKRs (Objetivos e Resultados-Chave). É um método de planejamento e execução que ficou muito conhecido após ser utilizado no Google, e até hoje é uma forma de gestão da empresa.
Atualize também a sua caixa de ferramentas de gestão para utilizar métodos ágeis como Lean, Scrum e Kanban.
O Uber utilizou tecnologias como o 4G, o geolocalizador (Maps) e o smarthphone para criar uma inovação e fazer a disrupção da mobilidade urbana.
A demanda é simples: levar o cliente do ponto A ao ponto B. Foi a convergência de tecnologias possibilitou a criação do Uber.
Lembre-se sempre que a tecnologia é meio e não fim. Ou seja, a tecnologia é utilizada para agilizar processos, baixar custos de operação e inovar. Basta pensar na Internet das Coisas (IoT), a Blockchain, Realidade Virtual e Aumentada e Inteligência Artificial.
A mudança na forma de pensar os processos altera o planejamento e a ação. Mas nada disso acontece sozinho; são as pessoas que realizam as coisas.
Para motivar, agrupar e engajar pessoas neste objetivo, as startups de sucesso têm o que se chama de Propósito Transformador Massivo. Algo que realmente muda a realidade.
Por exemplo, o Google sempre teve o propósito de organizar a informação do mundo. Os eventos TEDs sem fins lucrativos têm o objetivo de disseminar ideias que merecem ser divulgadas.
O propósito transformador faz com que essas empresas consigam reunir recursos e pessoas conectadas à esta transformação.
Foi um prazer te ajudar :)