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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Black Friday 2021

Chegou a data mais movimentada para o comércio atualmente, atrás apenas do Natal. A Black Friday deste ano está perto e vai ser forte. Não deixe de se preparar.

· 09/11/2021 · Atualizado em 12/11/2021
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Black friday 2021

Este ano a famosa Black Friday acontecerá na sexta-feira, dia 26 de novembro. Normalmente, o período das promoções se estende pela semana inteira (começando na segunda-feira anterior à sexta-feira) ou até mesmo todo o mês de novembro.

A expectativa para este ano é boa. Espera-se que o público, depois de ficar apreensivo por tanto tempo, compre mais do que nos anos anteriores, já mais aliviado com a diminuição da pandemia. As promoções têm tido bastante procura, em parte pela pandemia, que alterou o comportamento do consumidor. A disputa por produtos com descontos será maior no ambiente online, mas também forte na forma presencial, nas lojas.

Vendas online em alta

O isolamento na pandemia impulsionou as vendas online, que aumentaram nas datas sazonais, como Dia dos Pais e Dia das Crianças. Na Black Friday não será diferente.

Muitos consumidores passaram das lojas físicas para as compras online. E vender online hoje é mais do que ter uma loja virtual; é também possibilitar ao cliente acesso ao seu produto ou serviço de forma online. Exibir seus produtos em redes sociais como Instagram ou Facebook e indicar canais de contato como WhatsApp para o fechamento das vendas também é vender online.

Atenção para os descontos

Na Black Friday o consumidor busca preços atrativos. Tenha em mente que nesta data o cliente quer promoções de verdade; portanto mostre realmente os benefícios e descontos de seus produtos.

Não vale subir os preços antes da Black Friday e depois reduzi-los para simular descontos (“preços pela metade do dobro”). O cliente pode facilmente comparar as promoções com os preços anteriores. Muitos já monitoram há algum tempo os produtos que desejam e reconhecem se as ofertas da Black Friday 2020 compensam realmente.

Seja honesto com seu cliente e planeje bem as ações que irá fazer.

Ofereça descontos, claro, mas sem prejuízo. Se possível, utilize outras formas de chamar a atenção do consumidor que não somente o desconto, até porque nem sempre é possível reduzir o preço dos produtos sem perder a margem de lucro.

Ofereça, talvez, descontos em compras adicionais, que sempre é uma promoção capaz de incentivar a compra. Quanto mais produtos o consumidor adquire, maior pode ser o desconto, o que o estimula a adquirir itens que já desejava e se tornaram mais atraentes.

Outras promoções nesta linha são kits de produtos, brindes e cupons de desconto para outras compras, sempre acompanhados do atendimento em loja atencioso e receptivo, que é um dos grandes diferenciais do presencial.

O atendimento é um valor importantíssimo, tanto no presencial quanto no digital. Tenha um time preparado e disponível. Além disso, se sua marca for local, explore isso também: o bairrismo voltou a ser valorizado.

Avalie o uso de cupons, cashbacks, frete grátis, parcelamento, início do pagamento prolongado, fidelidade (cartões de pontos, milhas), entregas rápidas, integração do online com offline – compre online e retire na loja em um local exclusivo, agendado.

Estoques e metas

Também faz parte do planejamento a análise de seu estoque. Entre os produtos e serviços que a sua empresa oferece, quais valem a pena ser colocados em promoção na Black Friday? Quais são altamente procurados e valem a pena receber descontos para atrair clientes?

Analise também as metas que deseja alcançar. Quais são elas? Você quer vendas, engajamento, novos clientes? Decidir isso com calma facilita na hora de definir o orçamento de campanhas e os preços de venda dos produtos.

É a sua primeira Black Friday? Não tem problema, compare com os seus resultados no Natal. Pense em promoções anteriores e veja o que deu certo ou errado.

Black Friday é desconto, mas os consumidores valorizam empresas que oferecem mais do que apenas descontos, então procure oferecer novidades e experiências para gerar engajamento positivo, como propósitos sociais e iniciativas sustentáveis.

Veja muitas dicas e números no e-book gratuito "Black Friday – Dicas, Tutoriais e Informações Quentes sobre o Mercado pra Você Vender Muito Mais".

 


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