Veja como criar um canal no YouTube para seu empreendimento e divulgar conteúdos que irão atrair clientes e reforçar o seu negócio.
O site mais acessado do mundo hoje para fazer buscas é o Google. Já o YouTube, segundo dados do próprio Google, é o segundo site mais acessado do mundo e também o segundo maior buscador da internet.
O YouTube é um mundo – mais do que um site de vídeos, é um ambiente de entretenimento, diversão, busca de informação, aprendizagem e educação. Lá os usuários conseguem aprender de tudo ao acessar tutoriais, clipes, jogos, músicas, receitas, lives e filmes.
É usado também como televisão e grande parte das pessoas prefere fazer suas buscas diretamente dentro do próprio YouTube. É por isso que a sua empresa com os seus produtos e serviços deve estar lá para ser encontrada também.
Use o YouTube vinculado a uma conta do Google (um endereço de e-mail como seunome@gmail.com). Sem estar logado você consegue assistir vídeos, mas para ter uma presença pública para seu negócio você precisa ter um canal.
Criar um canal é bem simples e intuitivo. Você poderá usar uma conta pessoal (só sua) ou uma conta para o seu negócio. Escolha esta opção se você não estiver sozinho e vai trabalhar em uma equipe.
Para criar um canal pessoal, que só você vai administrar, faça login no YouTube no computador ou no smartphone. Clique em Fazer Login, no canto superior direito na tela do computador. Clique na foto do seu perfil e em Criar um canal. Siga os passos até o fim para confirmar que você criou um canal. O caminho é bem intuitivo.
Para criar um canal para seu negócio, que terá mais de um administrador ou dono, faça login com sua conta no computador ou celular, procure a sua lista de canais, crie um canal novo ou use o que já existir.
Preencha os campos e preste atenção nas descrições de cada tópico, que facilitam o processo. Na descrição, use palavras-chave relacionadas ao conteúdo que você quer entregar ao seu público.
Criar o seu canal é simples. Agora vem a parte mais importante: o que colocar lá. Antes de mais nada, coloque os elementos da sua marca, ou seja, a identidade visual da sua marca também deve estar presente nesse ambiente.
Seus vídeos devem ter imagens de qualidade, com nitidez e sem elementos que atrapalhem. Antes de filmar, pense em um roteiro com o que vai dizer, com início, meio e fim. Pense em vídeos simples, que respondam exatamente o que seu cliente quer saber de você.
Se você é MEI e faz doces, por exemplo, mostre como prepara uma receita, com os ingredientes e o resultado final. Mostre como fazer brigadeiros em um vídeo chamado “Como fazer brigadeiro”. Simples assim. Ele será encontrado em buscas feitas na sua cidade com as palavras “Como fazer brigadeiro”. E não se esqueça de colocar no vídeo os seus contatos para receber encomendas.
Outro exemplo: se a sua empresa confecciona uniformes profissionais, mostre as novas peças que fabrica, comente sobre os tecidos usados, se aguentam muitas lavagens sem perder a boa aparência, porque os modelos e estilos foram escolhidos e possivelmente você será encontrado em buscas para uniformes profissionais.
Essa é a ideia, dentro que que se chama de marketing de conteúdo. Mostre que sabe fazer bem o seu trabalho e ganhe autoridade no que faz.
Procure observar vídeos semelhantes, de negócios como o seu, e tente captar o que estão fazendo de melhor. Teste diferentes formas de vídeos e procure entender porque alguns são mais vistos do que outros.
Em seguida, depois que estiver mais experiente, invista em impulsionar os seus melhores vídeos, aqueles que trazem bons resultados. Isso significa pagar para que seus vídeos sejam vistos por muitos mais pessoas que fazem buscas. Veja esta apresentação do próprio YouTube, chamada Como anunciar no YouTube.
É importante investir. Não é caro se você escolher impulsionar só para a sua cidade, por exemplo. Se você já evoluiu a ponto de ter bons trabalhos em vídeo, comece a testar pequenos investimentos que poderão trazer bom retorno sobre os investimentos.
Esta é base para o marketing digital: bom conteúdo para o seu cliente ideal + divulgação. A mesma fórmula se aplica a redes sociais como Facebook e Instagram, onde seus clientes também estão.
Saiba mais:
Dicas básicas de redes sociais para pequenos negócios
O que o MEI precisa saber sobre marketing de conteúdo
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Ferramentas de inteligência artificial para o MEI
Já faz tempo que estamos acostumados com a inteligência artificial, presente no Netflix, no Spotify e na Amazon. E também no Waze, no Google Maps, no Gmail, no Google Tradutor e nos jogos, só para citar alguns exemplos. No entanto uma mudança maior ainda ocorreu em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT, logo seguido por centenas de ferramentas que estão no mercado. Todo esse movimento é ótima notícia para o MEI, aquela pessoa que muitas vezes trabalha sozinha e precisa de ajuda para quase tudo. É preciso aperfeiçoar o modelo de negócio, cuidar do atendimento, criar textos, design, entre tantas outras atividades. Para modelar o negócio, o MEI tem o Sebrae Canvas, uma ferramenta online gratuita para construir o seu plano de negócios, compartilhar com outras pessoas e construir do seu jeito. Com o negócio rodando vêm as muitas responsabilidades, como atender bem o cliente, fazer a divulgação da empresa, receber pedidos e muitas outras coisas que você conhece bem. O tempo é escasso, mas agora o MEI tem ferramentas de inteligência artificial que ajudam bastante no dia a dia. A primeira é o WhatsApp Business, muito mais completo do que o WhatsApp para pessoa física. Empresas e o MEI podem usar para colocar informações sobre seu negócio, endereço, site, o horário de funcionamento, mensagens de automação para o seu cliente, imagens dos produtos, alertas para quando o seu atendimento estiver offline e respostas rápidas para as dúvidas do seu cliente. Bom demais. Outra ferramenta é a LuzIA, para WhatsApp e Telegram. Para usar, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site soyluzia.com. Inicie uma conversa e peça o que deseja – a LuzIA transforma mensagens de voz em texto, traduz, cria imagens, ajuda a planejar tarefas, e muito mais. Outras ferramentas automatizam o processo de atendimento. Uma delas é o Manychat, que reponde no WhatsApp, Messenger e Instagram. O seu cliente faz uma pergunta em um desses canais e é respondido automaticamente. Depois você pode recuperar esta oportunidade de venda facilmente, sem investir em campanhas de redirecionamento. Excelente para quem tem muito movimento nos canais de atendimento. E o design, como fica? Existem boas ferramentas que ajudam neste processo, como o Canva, que tem milhares de modelos de design que você pode utilizar. Use para criar a sua logomarca, posts para redes sociais, apresentações, criar o seu site, vídeos. Não deixe de conferir. E existe também a versão paga do GPT, o GPT-4o. Custa 20 dólares por mês, mas pode valer muito o investimento pelos recursos que oferece. Na versão 4, você pode anexar arquivos para, por exemplo, pedir para o GPT analisar um contrato e resumir os principais pontos de atenção. Fora o acesso a inúmeros plugins que funcionam como aplicativos dentro do GPT para as mais diversas ações. Um monte de robozinhos trabalhando para você. No GPT você tem acesso à ferramenta DALL-E para criar imagens. Para usar o DALL-E, acesse o portal Labs da OpenAI e entre na sua conta. Na página inicial do sistema, descreva bem a imagem que deseja, clique em “Generate” e o sistema vai mostrar algumas opções de imagem para você escolher qual usar. Se não gostar, tente de novo. É muito importante saber fazer o seu pedido ou a sua pergunta (o prompt). Seja específico e confira as respostas, pois muitas vezes acontecem imprecisões. Não se intimide para começar a usar as ferramentas. Experimente, pesquise, ache um problema que você precisa resolver na sua empresa e tente resolver com o auxílio da inteligência artificial. E conte como Sebrae no que precisar!
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Quando as empresas reconhecem e valorizam essa diversidade em suas equipes e em suas práticas comerciais, elas colhem uma série de benefícios. A diversidade é tema importante para o empresário tomar conhecimento e investir em seu negócio. Entenda um pouco mais sobre o assunto. Baixe o ebook
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Missão Sebrae Amazonas na Gamescom 2024
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May, 2024
A embalagem é um investimento no sucesso do seu negócio
Certamente você já sabe que a embalagem de seu produto não é apenas um invólucro. Muito mais do que um embrulho, ela é uma ferramenta capaz de impulsionar vendas, construir uma marca forte e realçar o produto no mercado competitivo de hoje. Uma embalagem bem pensada e desenvolvida irá beneficiar seu negócio de várias formas. Acredita-se que a embalagem de produtos impacta quase 100% das decisões de compra. Os consumidores avaliam as embalagens pela capacidade de proteger o item, pelas informações trazidas e a facilidade de abertura ou fechamento. E também levam em consideração o equilíbrio entre estética e funcionalidade. O que a sua embalagem deve ter Pelo lado prático, a embalagem protege o produto, identifica a procedência, as matérias-primas utilizadas e traz informações técnicas sobre o produto. Mas ela também atende necessidades específicas do mercado. Enquanto nas vendas no atacado é preciso priorizar o acondicionamento para que o produto chegue em perfeitas condições ao lojista, no varejo é importante pensar no design. A embalagem deve incorporar valor ao produto e promovê-lo. Por isso, ao planejar as embalagens, dedique o mesmo empenho dispensado à criação dos produtos, buscando soluções criativas. Se for o caso, faça uso de embalagem ecológica ou sustentável, por exemplo, ou crie sua própria linha a partir de sobras do material utilizado na produção do artesanato. Isso pode fazer da embalagem a verdadeira “alma” do produto. Ao planejar uma embalagem, considere alguns aspectos importantes: Proteção A função primordial da embalagem é garantir a segurança e a qualidade do seu produto durante todo o seu ciclo de vida, desde o transporte e armazenamento até o uso final pelo consumidor. Ela protege contra danos físicos, como quedas e amassados, contaminações por agentes externos, como poeira e umidade, e alterações de temperatura, que podem comprometer a qualidade do produto. Nas vendas online é importante manter a segurança dos produtos.Coloque almofadas de ar, fitas adesivas e tudo o que for necessário para garantir um transporte sem danos. Comunicação e marketing A embalagem é também uma forma de comunicação. Além de informar sobre o produto (composição, benefícios e modo de uso), ela transmite os valores e a identidade da sua marca em palavras e imagens (às vezes até sem palavras). Uma embalagem atraente e informativa vai chamar a atenção no ponto de venda, despertar interesse e influenciar a decisão de compra. Diferenciação no mercado Uma embalagem inovadora não precisa ser cara, mas deve ser criativa e reflitir a personalidade da marca para gerar uma boa experiência para o consumidor e abrir portas para novos mercados. Por mais simples que seja o produto, por menor que seja o custo, ao desenvolver a embalagem do seu produto, considere estes fatores: Público-alvo: compreender as necessidades, desejos e hábitos de consumo do seu público-alvo é fundamental para criar uma embalagem que seja relevante e atraente para ele. Funcionalidade: a embalagem deve ser fácil de abrir, armazenar e usar, além de garantir a proteção adequada do produto durante todo o seu ciclo de vida. Design: um design atrativo e coerente com a identidade da sua marca é essencial para se destacar no mercado e despertar o interesse do consumidor. Sustentabilidade: a utilização de materiais reciclados e biodegradáveis, se possível, na produção da embalagem demonstra o compromisso da empresa com o meio ambiente e pode ser um diferencial importante para o público-alvo. Custos: é importante encontrar um equilíbrio entre os custos da embalagem e o valor que ela agrega ao seu produto. É possível gerar muito impacto na comunicação e na experiência do consumidor, mesmo com baixo investimento. Vale a pena realizar diferentes cotações e pensar em mais de uma opção. Lembre-se que o valor das embalagens e do frete fazem parte de cálculo de custo e de despesas. Experiência sensorial A experiência sensorial da embalagem pode impactar diretamente a fidelização do cliente, especialmente quando se trata de compras online. É necessário que a embalagem seja bonita e agradável. Algumas marcas utilizam aromas e essências customizadas dentro das embalagens, principalmente nas lojas online. É uma forma de gerar uma experiência diferenciada ao receber o produto. Até mesmo um bilhete escrito à mão pode gerar uma conexão emocional. São pequenos detalhes que podem gerar simpatia por parte do cliente. Faça o pacote ser parte da experiência. Com planejamento, criatividade e foco em seu público-alvo, você pode transformar a embalagem do seu produto em uma poderosa ferramenta de sucesso para o seu negócio. Detalhes que fazem o todo Aposte na simplicidade. Informações demais atrapalham o entendimento e podem prejudicar a embalagem. Procure também manter o pacote o mais leve possível. Seja honesto. As pessoas que compram seu produto querem saber exatamente o que estão adquirindo. Por isso, não tente disfarçar pontos fracos ou omitir informações. Sustentabilidade também é um valor. Fazer um pacote com muitos itens não recicláveis pode demonstrar para seu consumidor que você não se importa com o meio ambiente. E se você conseguir fazer uma embalagem que possa ser utilizada para outra coisa mais tarde, será uma ótima ideia. Priorize a autenticidade. Procure criar uma embalagem tenha a cara da sua empresa, que é só dela, e assim você estará no caminho certo.
April, 2024
Tendências para os pequenos negócios em 2024
Não é novidade que o cenário tecnológico está evoluindo rapidamente e, em 2024, não será diferente. A tecnologia continuará a ter um papel fundamental nos negócios, impulsionando a transformação digital em diferentes setores. Você que é empresário, fique ligado nas tendências e procure entender mais sobre cada um dos temas mencionados no ebook.
January, 2024
Líder Coach apresenta ferramentas para alta performance
O treinamento “Líder Coach – Liderando para a Alta Performance” pretende trazer aos alunos enfoques da lideranc¸a no cena´rio atual e apresentar as te´cnicas e ferramentas do coaching na busca da alta performance da equipe. Saiba um pouco mais sobre a capacitação que pode mudar o cenário da sua empresa. Baixe o E-book:
January, 2024
Startups apoiadas pelo Sebrae/AM são destaque internacional
Um grupo de empreendedores amazonenses tem sido destaque no Web Summit em Portugal pela inovação e tecnologia desenvolvida para beneficiar a Amazônia. As startups AeroRiver e Chemical Inovação, apoiadas pelo Sebrae Amazonas, são oriundas do programa Inova Amazônia e participaram do evento internacional que ocorreu em Lisboa desde o dia 13 até o dia 16 de novembro. Os empreendimentos apresentam soluções nos segmentos de Impacto Socioambiental, Logística e Saúde e Bem-estar. A startup amazonense AeroRiver esteve entre as empresas em destaque no evento, com o projeto inovador denominado “barco voador”. A aeronave tem capacidade de transporte de dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h. Além disso, o veículo emite menos O2 do que embarcações e aeronaves.“Nosso objetivo maior é resolver problemas logísticos na Região Amazônica. Estar em um evento como esse, viabiliza conexões com possíveis investidores e parceiros, ampliando o alcance da AeroRiver”, ressalta o engenheiro aeronáutico e sócio da startup, Lucas Guimarães.Além de conectar a empresa ao ecossistema global de inovação, os sócios estão em diálogo com agentes governamentais e discutindo negociações com fundos de investimento internacionais, buscando recursos financeiros para a escala e certificação da primeira versão funcional do veículo, para iniciar os testes de voo na Amazônia.“O apoio do Sebrae tem sido fundamental. Através do Inova Amazônia participamos de diversos eventos com a instituição, ganhando assim relevância e fortalecimento no desenvolvimento da nossa empresa. O Web Summit, sendo um evento de referência mundial, oferece diferencial para oportunidades de negócio e consolida nossa posição no mercado”, enfatizou o co-fundador da AeroRiver, Tulio Condé. Outra startup que recebeu notoriedade internacional é a Chemical Inovação, responsável por desenvolver o aplicativo ‘Marai’, que mensura a qualidade da água. A CEO, Elaine Pires, afirma que a missão da empresa é impactar positivamente a sociedade, a economia e o meio ambiente.“A oportunidade que o Sebrae nos dá é que além de trazer visibilidade para uma startup amazonense, passamos a entender o quanto nosso mercado pode atender diversos países, como a África, Japão, Estônia e que o nosso negócio tem chances reais com o mercado internacional”, disse Elaine.A tecnologia da Chemical Inovação é disponibilizada de duas formas: por meio de assinatura para atender a indústrias, órgãos fiscalizadores e profissionais ambientais na realização de diagnósticos seguros e práticos; e por meio de acesso liberado para a sociedade, a fim de ser um instrumento de ensino e educação ambiental. Para a Superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, é fundamental que as startups possam escalar seus negócios e acessar mercados globais.“A participação das startups atendidas pelo Sebrae no Web Summit Lisboa oportuniza o networking e a exposição internacional necessários para que possam dar os próximos passos. Estamos muito felizes em evidenciar o interesse global de investidores e clientes nas startups do Amazonas, tanto na Chemical quanto na Aeroriver, ambas participantes do Programa Inova Amazônia no Sebrae”, afirma Ananda.A Diretora Técnica da Instituição, Lamisse Said da Silva Cavalcanti, também repercutiu a evidência que as empresas amazonenses receberam durante o evento. “Estamos muito felizes com os destaques que as startups estão recebendo e principalmente pelas articulações e investimentos que elas estão captando ao longo do Web Summit. Esse é o propósito do Sebrae, fazer com que os produtos delas sejam escaláveis e possam se tornar grandes empresas brasileiras para o mundo.”