this is an h1

this is an h2

Thu May 26 15:11:57 BRT 2022
Inovação | MIDIAS ONLINE
Criar um canal no YouTube vai fazer bem para o seu negócio

Veja como criar um canal no YouTube para seu empreendimento e divulgar conteúdos que irão atrair clientes e reforçar o seu negócio.

· 26/05/2022 · Atualizado em 26/05/2022
Imagem de destaque do artigo

O site mais acessado do mundo hoje para fazer buscas é o Google. Já o YouTube, segundo dados do próprio Google, é o segundo site mais acessado do mundo e também o segundo maior buscador da internet. 

O YouTube é um mundo – mais do que um site de vídeos, é um ambiente de entretenimento, diversão, busca de informação, aprendizagem e educação. Lá os usuários conseguem aprender de tudo ao acessar tutoriais, clipes, jogos, músicas, receitas, lives e filmes. 

É usado também como televisão e grande parte das pessoas prefere fazer suas buscas diretamente dentro do próprio YouTube. É por isso que a sua empresa com os seus produtos e serviços deve estar lá para ser encontrada também.

Como criar o canal

Use o YouTube vinculado a uma conta do Google (um endereço de e-mail como seunome@gmail.com). Sem estar logado você consegue assistir vídeos, mas para ter uma presença pública para seu negócio você precisa ter um canal.

Criar um canal é bem simples e intuitivo. Você poderá usar uma conta pessoal (só sua) ou uma conta para o seu negócio. Escolha esta opção se você não estiver sozinho e vai trabalhar em uma equipe.

Para criar um canal pessoal, que só você vai administrar, faça login no YouTube no computador ou no smartphone. Clique em Fazer Login, no canto superior direito na tela do computador. Clique na foto do seu perfil e em Criar um canal. Siga os passos até o fim para confirmar que você criou um canal. O caminho é bem intuitivo.

Para criar um canal para seu negócio, que terá mais de um administrador ou dono, faça login com sua conta no computador ou celular, procure a sua lista de canais, crie um canal novo ou use o que já existir.

Preencha os campos e preste atenção nas descrições de cada tópico, que facilitam o processo. Na descrição, use palavras-chave relacionadas ao conteúdo que você quer entregar ao seu público.

Como usar bem o canal

Criar o seu canal é simples. Agora vem a parte mais importante: o que colocar lá. Antes de mais nada, coloque os elementos da sua marca, ou seja, a identidade visual da sua marca também deve estar presente nesse ambiente.

Seus vídeos devem ter imagens de qualidade, com nitidez e sem elementos que atrapalhem. Antes de filmar, pense em um roteiro com o que vai dizer, com início, meio e fim. Pense em vídeos simples, que respondam exatamente o que seu cliente quer saber de você.

Se você é MEI e faz doces, por exemplo, mostre como prepara uma receita, com os ingredientes e o resultado final.  Mostre como fazer brigadeiros em um vídeo chamado “Como fazer brigadeiro”. Simples assim. Ele será encontrado em buscas feitas na sua cidade com as palavras “Como fazer brigadeiro”. E não se esqueça de colocar no vídeo os seus contatos para receber encomendas.

Outro exemplo: se a sua empresa confecciona uniformes profissionais, mostre as novas peças que fabrica, comente sobre os tecidos usados, se aguentam muitas lavagens sem perder a boa aparência, porque os modelos e estilos foram escolhidos e possivelmente você será encontrado em buscas para uniformes profissionais.

Essa é a ideia, dentro que que se chama de marketing de conteúdo. Mostre que sabe fazer bem o seu trabalho e ganhe autoridade no que faz.

Procure observar vídeos semelhantes, de negócios como o seu, e tente captar o que estão fazendo de melhor. Teste diferentes formas de vídeos e procure entender porque alguns são mais vistos do que outros.

Anúncios são importantes

Em seguida, depois que estiver mais experiente, invista em impulsionar os seus melhores vídeos, aqueles que trazem bons resultados. Isso significa pagar para que seus vídeos sejam vistos por muitos mais pessoas que fazem buscas. Veja esta apresentação do próprio YouTube, chamada Como anunciar no YouTube.

É importante investir. Não é caro se você escolher impulsionar só para a sua cidade, por exemplo. Se você já evoluiu a ponto de ter bons trabalhos em vídeo, comece a testar pequenos investimentos que poderão trazer bom retorno sobre os investimentos.

Esta é base para o marketing digital: bom conteúdo para o seu cliente ideal + divulgação. A mesma fórmula se aplica a redes sociais como Facebook e Instagram, onde seus clientes também estão. 

Saiba mais: 

Dicas básicas de redes sociais para pequenos negócios

O que o MEI precisa saber sobre marketing de conteúdo 

O seu negócio já está no Google Meu Negócio?

O plano de marketing do artesão Mário

O que são personas para o MEI


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?