Veja como criar um canal no YouTube para seu empreendimento e divulgar conteúdos que irão atrair clientes e reforçar o seu negócio.
O site mais acessado do mundo hoje para fazer buscas é o Google. Já o YouTube, segundo dados do próprio Google, é o segundo site mais acessado do mundo e também o segundo maior buscador da internet.
O YouTube é um mundo – mais do que um site de vídeos, é um ambiente de entretenimento, diversão, busca de informação, aprendizagem e educação. Lá os usuários conseguem aprender de tudo ao acessar tutoriais, clipes, jogos, músicas, receitas, lives e filmes.
É usado também como televisão e grande parte das pessoas prefere fazer suas buscas diretamente dentro do próprio YouTube. É por isso que a sua empresa com os seus produtos e serviços deve estar lá para ser encontrada também.
Use o YouTube vinculado a uma conta do Google (um endereço de e-mail como seunome@gmail.com). Sem estar logado você consegue assistir vídeos, mas para ter uma presença pública para seu negócio você precisa ter um canal.
Criar um canal é bem simples e intuitivo. Você poderá usar uma conta pessoal (só sua) ou uma conta para o seu negócio. Escolha esta opção se você não estiver sozinho e vai trabalhar em uma equipe.
Para criar um canal pessoal, que só você vai administrar, faça login no YouTube no computador ou no smartphone. Clique em Fazer Login, no canto superior direito na tela do computador. Clique na foto do seu perfil e em Criar um canal. Siga os passos até o fim para confirmar que você criou um canal. O caminho é bem intuitivo.
Para criar um canal para seu negócio, que terá mais de um administrador ou dono, faça login com sua conta no computador ou celular, procure a sua lista de canais, crie um canal novo ou use o que já existir.
Preencha os campos e preste atenção nas descrições de cada tópico, que facilitam o processo. Na descrição, use palavras-chave relacionadas ao conteúdo que você quer entregar ao seu público.
Criar o seu canal é simples. Agora vem a parte mais importante: o que colocar lá. Antes de mais nada, coloque os elementos da sua marca, ou seja, a identidade visual da sua marca também deve estar presente nesse ambiente.
Seus vídeos devem ter imagens de qualidade, com nitidez e sem elementos que atrapalhem. Antes de filmar, pense em um roteiro com o que vai dizer, com início, meio e fim. Pense em vídeos simples, que respondam exatamente o que seu cliente quer saber de você.
Se você é MEI e faz doces, por exemplo, mostre como prepara uma receita, com os ingredientes e o resultado final. Mostre como fazer brigadeiros em um vídeo chamado “Como fazer brigadeiro”. Simples assim. Ele será encontrado em buscas feitas na sua cidade com as palavras “Como fazer brigadeiro”. E não se esqueça de colocar no vídeo os seus contatos para receber encomendas.
Outro exemplo: se a sua empresa confecciona uniformes profissionais, mostre as novas peças que fabrica, comente sobre os tecidos usados, se aguentam muitas lavagens sem perder a boa aparência, porque os modelos e estilos foram escolhidos e possivelmente você será encontrado em buscas para uniformes profissionais.
Essa é a ideia, dentro que que se chama de marketing de conteúdo. Mostre que sabe fazer bem o seu trabalho e ganhe autoridade no que faz.
Procure observar vídeos semelhantes, de negócios como o seu, e tente captar o que estão fazendo de melhor. Teste diferentes formas de vídeos e procure entender porque alguns são mais vistos do que outros.
Em seguida, depois que estiver mais experiente, invista em impulsionar os seus melhores vídeos, aqueles que trazem bons resultados. Isso significa pagar para que seus vídeos sejam vistos por muitos mais pessoas que fazem buscas. Veja esta apresentação do próprio YouTube, chamada Como anunciar no YouTube.
É importante investir. Não é caro se você escolher impulsionar só para a sua cidade, por exemplo. Se você já evoluiu a ponto de ter bons trabalhos em vídeo, comece a testar pequenos investimentos que poderão trazer bom retorno sobre os investimentos.
Esta é base para o marketing digital: bom conteúdo para o seu cliente ideal + divulgação. A mesma fórmula se aplica a redes sociais como Facebook e Instagram, onde seus clientes também estão.
Saiba mais:
Dicas básicas de redes sociais para pequenos negócios
O que o MEI precisa saber sobre marketing de conteúdo
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Ferramentas de inteligência artificial para o MEI
Já faz tempo que estamos acostumados com a inteligência artificial, presente no Netflix, no Spotify e na Amazon. E também no Waze, no Google Maps, no Gmail, no Google Tradutor e nos jogos, só para citar alguns exemplos. No entanto uma mudança maior ainda ocorreu em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT, logo seguido por centenas de ferramentas que estão no mercado. Todo esse movimento é ótima notícia para o MEI, aquela pessoa que muitas vezes trabalha sozinha e precisa de ajuda para quase tudo. É preciso aperfeiçoar o modelo de negócio, cuidar do atendimento, criar textos, design, entre tantas outras atividades. Para modelar o negócio, o MEI tem o Sebrae Canvas, uma ferramenta online gratuita para construir o seu plano de negócios, compartilhar com outras pessoas e construir do seu jeito. Com o negócio rodando vêm as muitas responsabilidades, como atender bem o cliente, fazer a divulgação da empresa, receber pedidos e muitas outras coisas que você conhece bem. O tempo é escasso, mas agora o MEI tem ferramentas de inteligência artificial que ajudam bastante no dia a dia. A primeira é o WhatsApp Business, muito mais completo do que o WhatsApp para pessoa física. Empresas e o MEI podem usar para colocar informações sobre seu negócio, endereço, site, o horário de funcionamento, mensagens de automação para o seu cliente, imagens dos produtos, alertas para quando o seu atendimento estiver offline e respostas rápidas para as dúvidas do seu cliente. Bom demais. Outra ferramenta é a LuzIA, para WhatsApp e Telegram. Para usar, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site soyluzia.com. Inicie uma conversa e peça o que deseja – a LuzIA transforma mensagens de voz em texto, traduz, cria imagens, ajuda a planejar tarefas, e muito mais. Outras ferramentas automatizam o processo de atendimento. Uma delas é o Manychat, que reponde no WhatsApp, Messenger e Instagram. O seu cliente faz uma pergunta em um desses canais e é respondido automaticamente. Depois você pode recuperar esta oportunidade de venda facilmente, sem investir em campanhas de redirecionamento. Excelente para quem tem muito movimento nos canais de atendimento. E o design, como fica? Existem boas ferramentas que ajudam neste processo, como o Canva, que tem milhares de modelos de design que você pode utilizar. Use para criar a sua logomarca, posts para redes sociais, apresentações, criar o seu site, vídeos. Não deixe de conferir. E existe também a versão paga do GPT, o GPT-4o. Custa 20 dólares por mês, mas pode valer muito o investimento pelos recursos que oferece. Na versão 4, você pode anexar arquivos para, por exemplo, pedir para o GPT analisar um contrato e resumir os principais pontos de atenção. Fora o acesso a inúmeros plugins que funcionam como aplicativos dentro do GPT para as mais diversas ações. Um monte de robozinhos trabalhando para você. No GPT você tem acesso à ferramenta DALL-E para criar imagens. Para usar o DALL-E, acesse o portal Labs da OpenAI e entre na sua conta. Na página inicial do sistema, descreva bem a imagem que deseja, clique em “Generate” e o sistema vai mostrar algumas opções de imagem para você escolher qual usar. Se não gostar, tente de novo. É muito importante saber fazer o seu pedido ou a sua pergunta (o prompt). Seja específico e confira as respostas, pois muitas vezes acontecem imprecisões. Não se intimide para começar a usar as ferramentas. Experimente, pesquise, ache um problema que você precisa resolver na sua empresa e tente resolver com o auxílio da inteligência artificial. E conte como Sebrae no que precisar!
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Use ferramentas de IA para transcrever suas reuniões
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NEXT SEBRAE
Tem um projeto de game em andamento? Participe! Com a proposta de auxiliar empreendedores que atuam na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos do Amazonas a melhorarem seus projetos e saber como acessar mercado e conquistar investimentos, o Sebrae-AM lança o programa NEXT, uma iniciativa gratuita voltada para empreendedores do Estado do Amazonas que tenham algum jogo finalizado ou em finalização. São 40 vagas disponíveis. A iniciativa é oferecida pela Unidade de Soluções de Inovação e Mercado do Sebrae/AM. Desenvolvido em parceria com a consultoria especializada Indie Hero, o NEXT Sebrae visa a fomentar o ecossistema de jogos digitais do Amazonas, por meio de ações de capacitações exclusivas com foco em negócios. Os treinamentos com super especialistas nacionais e acessos à oportunidades de mercado fazem parte de uma série de ações que o NEXT Sebrae vai oferecer este ano para fomentar o setor de games no Amazonas. O objetivo é apoiar desenvolvedores e negócios de jogos digitais nas suas principais dores, além de levá-los para eventos e conectá-los com os principais atores apoiadores do setor. Os participantes escolhidos terão 3 meses de treinamentos online com especialistas, participarão de bate-papo com empreendedores, receberão mentorias especializadas em desenvolvimento de produto, além de terem a oportunidade de participação em eventos de mercado para divulgarem seus produtos.
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Quando as empresas reconhecem e valorizam essa diversidade em suas equipes e em suas práticas comerciais, elas colhem uma série de benefícios. A diversidade é tema importante para o empresário tomar conhecimento e investir em seu negócio. Entenda um pouco mais sobre o assunto. Baixe o ebook
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Missão Sebrae Amazonas na Gamescom 2024
A gamescom, o maior evento de jogos do mundo, está prestes a desembarcar na América Latina. Marcada para ocorrer de 26 a 30 de junho, a gamescom latam vai agitar São Paulo, proporcionando uma experiência única para os amantes de jogos e para quem atua na indústria de entretenimento digital no Brasil, na América Latina e além. O Sebrae Amazonas vai estar presente, com uma missão especial. Se tem interesse em participar e comprar o pacote, registre-se aqui. *Atenção: Atividade apenas para participantes que estão no Amazonas.