Veja o que é importante saber para alcançar melhores resultados na comunicação via redes sociais.

A atuação nas redes sociais é requisito básico para qualquer empresa. São hoje essenciais canais de comunicação com os clientes e divulgação de produtos e serviços, além de posicionamento e fortalecimento de marca.
Não importa o tamanho de sua empresa, ela pode atrair clientes e fazer negócios a um custo menor se comparado a outras formas de publicidade.
Veja a seguir 10 dicas importantes para o empresário aprimorar o que já está fazendo ou pretende fazer no ambiente digital.
1. Impulsionamento
Quando você faz um post importante, por que deixar que apenas poucas pessoas o vejam? O alcance orgânico (que é o alcance não pago) é muito baixo, quase nada. Enquanto isso, o seu concorrente está investindo em mídia e pagando para ser visto.
Se você investe recursos e inteligência para criar bons conteúdos, considere o impulsionamento nas redes sociais. Faz muita diferença ter uma verba mensal destinada ao marketing como parte de seu planejamento financeiro.
Gaste bem a sua verba escolhendo o público que você deseja atingir – só no seu bairro, só na sua cidade, só na sua região. Escolha os melhores horários e os dias mais indicados em função dos hábitos de seus clientes.
Todo negócio precisa de publicidade, que nas redes sociais é o impulsionamento. Comece investindo de forma segura e controlada e siga analisando os resultados, para que seu investimento retorne. Não tem como fugir deste tema.
2. Relevância
O que é ser relevante? Se você conhece o seu público, certamente poderá identificar o que ele deseja ver e saber. Quais são as perguntas que seus clientes fazem? Procure respondê-las nos posts. Não se prenda a textos curtos apenas, por acreditar que “ninguém gosta de ler na internet”. Textos mais longos também são apreciados se você tem as informações que o cliente procura.
Publique fotos, textos e vídeos sobre temas que irão atrair o interesse de suas personas. Roupas, viagens, receitas... ensine coisas sobre os assuntos que seu público gosta. Isso é o que chamamos de conteúdo relevante.
E não fale somente em vendas, pois assim os seguidores vão se desinteressar. Procure praticar a regra 80/20. Ou seja, poste 80% de assuntos que ensinem e estimulem e 20% no máximo de conteúdos sobre vendas. Assim você estará sendo relevante, será reconhecido como autoridade no assunto e seu público irá lembrar de sua marca.
3. Frequência das postagens
É importante ser constante nas postagens. Dependendo do seu caso, talvez não seja preciso postar todos os dias, mas ter frequência é importante. Ficar muito tempo sem aparecer nas redes faz o público se esquecer de você e prejudica o alcance das suas postagens (assim como postar demasiadamente, só para estar ali).
A dica é criar um planejamento mensal dos conteúdos e postagens e seguir o planejado, com liberdade para alterar quando há oportunidades especiais.
4. Quem é e onde está seu público
Pesquise e procure saber quem de fato é o seu público. Você pode ter diferentes perfis de clientes. Analise o que eles consomem, o que os atrai e as plataformas que preferem utilizar. Em seguida defina com quais redes sua empresa vai trabalhar. Você não precisa estar em todas as plataformas, mas onde sua marca estiver faça o melhor possível.
5. Tenha sempre fotos e vídeos de qualidade
Não poste imagens e vídeos “mais ou menos”, pois mais atrapalham do que ajudam. É possível obter boas imagens com o celular. Escolha uma pessoa de sua equipe que
domine bem a criação de imagens, considerando criatividade, boa iluminação natural e cenário adequado.
Se for preciso, contrate alguém para isso. Use também imagens gratuitas de bancos de imagens, mas sempre de forma natural e não artificial e comum. Os fornecedores de seus produtos costumam ter fotos boas e que você poderá usar.
6. Facilite o caminho do cliente até você
O seu perfil deve conter as informações que levam o cliente a localizar o seu negócio. Veja como os perfis que você considera bons fazem e copie as boas práticas. Reparem como eles apresentam telefone, e-mail, contato do WhatsApp, endereço físico, endereço do site, horário de funcionamento, se o local oferece estacionamento, se usam depoimentos de clientes e tudo o mais que os novos seguidores podem querem saber para chegarem até o seu negócio.
7. Engajamento
Nas redes sociais o cliente valoriza a interação. Deixe canais abertos para que o cliente comente e pergunte. Marque os amigos. Responda rapidamente, o mais cedo possível, para demonstrar interesse e presteza nos serviços. Indique os horários de atendimento e assim o cliente saberá que você não está online 24 horas por dia, mas responderá assim que estiver. Se o cliente enviar uma mensagem de madrugada, saberá que a resposta chegará na manhã seguinte, de forma clara e gentil.
8. Utilize as novidades
Stories, Reels... as plataformas lançam as novidades e querem que os usuários as utilizem. Aproveite, pois as novidades são sempre destacadas, proporcionam interação e engajamento, com custo zero ou muito baixo. Esta é uma oportunidade para vídeos e publicações informais em formatos diferentes.
9. Use o perfil comercial
As plataformas não valorizam perfis pessoais de usuários sendo usados de forma comercial. Não compensa, principalmente porque os perfis pessoais não podem impulsionar posts, o que é a base do marketing nas redes sociais. É melhor migrar para um perfil comercial (o que é simples de fazer) e assim aproveitar os recursos do impulsionamento, as ferramentas como relatórios de alcance e o espaço para informações de contato da sua empresa.
10. De olho nos resultados
Redes sociais como Instagram e Facebook fornecem gráficos sobre o desempenho das postagens, mostrando alcance, reações, cliques ou outros dados importantes para os objetivos de suas campanhas. Analise, compare os dados e poderá ver quais postagens proporcionaram melhores resultados, atingiram mais pessoas ou provocaram mais
interações, comentários e compartilhamentos. Para aprimorar as suas postagens você precisa destas informações.
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