Veja o que é importante saber para alcançar melhores resultados na comunicação via redes sociais.
A atuação nas redes sociais é requisito básico para qualquer empresa. São hoje essenciais canais de comunicação com os clientes e divulgação de produtos e serviços, além de posicionamento e fortalecimento de marca.
Não importa o tamanho de sua empresa, ela pode atrair clientes e fazer negócios a um custo menor se comparado a outras formas de publicidade.
Veja a seguir 10 dicas importantes para o empresário aprimorar o que já está fazendo ou pretende fazer no ambiente digital.
1. Impulsionamento
Quando você faz um post importante, por que deixar que apenas poucas pessoas o vejam? O alcance orgânico (que é o alcance não pago) é muito baixo, quase nada. Enquanto isso, o seu concorrente está investindo em mídia e pagando para ser visto.
Se você investe recursos e inteligência para criar bons conteúdos, considere o impulsionamento nas redes sociais. Faz muita diferença ter uma verba mensal destinada ao marketing como parte de seu planejamento financeiro.
Gaste bem a sua verba escolhendo o público que você deseja atingir – só no seu bairro, só na sua cidade, só na sua região. Escolha os melhores horários e os dias mais indicados em função dos hábitos de seus clientes.
Todo negócio precisa de publicidade, que nas redes sociais é o impulsionamento. Comece investindo de forma segura e controlada e siga analisando os resultados, para que seu investimento retorne. Não tem como fugir deste tema.
2. Relevância
O que é ser relevante? Se você conhece o seu público, certamente poderá identificar o que ele deseja ver e saber. Quais são as perguntas que seus clientes fazem? Procure respondê-las nos posts. Não se prenda a textos curtos apenas, por acreditar que “ninguém gosta de ler na internet”. Textos mais longos também são apreciados se você tem as informações que o cliente procura.
Publique fotos, textos e vídeos sobre temas que irão atrair o interesse de suas personas. Roupas, viagens, receitas... ensine coisas sobre os assuntos que seu público gosta. Isso é o que chamamos de conteúdo relevante.
E não fale somente em vendas, pois assim os seguidores vão se desinteressar. Procure praticar a regra 80/20. Ou seja, poste 80% de assuntos que ensinem e estimulem e 20% no máximo de conteúdos sobre vendas. Assim você estará sendo relevante, será reconhecido como autoridade no assunto e seu público irá lembrar de sua marca.
3. Frequência das postagens
É importante ser constante nas postagens. Dependendo do seu caso, talvez não seja preciso postar todos os dias, mas ter frequência é importante. Ficar muito tempo sem aparecer nas redes faz o público se esquecer de você e prejudica o alcance das suas postagens (assim como postar demasiadamente, só para estar ali).
A dica é criar um planejamento mensal dos conteúdos e postagens e seguir o planejado, com liberdade para alterar quando há oportunidades especiais.
4. Quem é e onde está seu público
Pesquise e procure saber quem de fato é o seu público. Você pode ter diferentes perfis de clientes. Analise o que eles consomem, o que os atrai e as plataformas que preferem utilizar. Em seguida defina com quais redes sua empresa vai trabalhar. Você não precisa estar em todas as plataformas, mas onde sua marca estiver faça o melhor possível.
5. Tenha sempre fotos e vídeos de qualidade
Não poste imagens e vídeos “mais ou menos”, pois mais atrapalham do que ajudam. É possível obter boas imagens com o celular. Escolha uma pessoa de sua equipe que
domine bem a criação de imagens, considerando criatividade, boa iluminação natural e cenário adequado.
Se for preciso, contrate alguém para isso. Use também imagens gratuitas de bancos de imagens, mas sempre de forma natural e não artificial e comum. Os fornecedores de seus produtos costumam ter fotos boas e que você poderá usar.
6. Facilite o caminho do cliente até você
O seu perfil deve conter as informações que levam o cliente a localizar o seu negócio. Veja como os perfis que você considera bons fazem e copie as boas práticas. Reparem como eles apresentam telefone, e-mail, contato do WhatsApp, endereço físico, endereço do site, horário de funcionamento, se o local oferece estacionamento, se usam depoimentos de clientes e tudo o mais que os novos seguidores podem querem saber para chegarem até o seu negócio.
7. Engajamento
Nas redes sociais o cliente valoriza a interação. Deixe canais abertos para que o cliente comente e pergunte. Marque os amigos. Responda rapidamente, o mais cedo possível, para demonstrar interesse e presteza nos serviços. Indique os horários de atendimento e assim o cliente saberá que você não está online 24 horas por dia, mas responderá assim que estiver. Se o cliente enviar uma mensagem de madrugada, saberá que a resposta chegará na manhã seguinte, de forma clara e gentil.
8. Utilize as novidades
Stories, Reels... as plataformas lançam as novidades e querem que os usuários as utilizem. Aproveite, pois as novidades são sempre destacadas, proporcionam interação e engajamento, com custo zero ou muito baixo. Esta é uma oportunidade para vídeos e publicações informais em formatos diferentes.
9. Use o perfil comercial
As plataformas não valorizam perfis pessoais de usuários sendo usados de forma comercial. Não compensa, principalmente porque os perfis pessoais não podem impulsionar posts, o que é a base do marketing nas redes sociais. É melhor migrar para um perfil comercial (o que é simples de fazer) e assim aproveitar os recursos do impulsionamento, as ferramentas como relatórios de alcance e o espaço para informações de contato da sua empresa.
10. De olho nos resultados
Redes sociais como Instagram e Facebook fornecem gráficos sobre o desempenho das postagens, mostrando alcance, reações, cliques ou outros dados importantes para os objetivos de suas campanhas. Analise, compare os dados e poderá ver quais postagens proporcionaram melhores resultados, atingiram mais pessoas ou provocaram mais
interações, comentários e compartilhamentos. Para aprimorar as suas postagens você precisa destas informações.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Inovação e sustentabilidade em embalagens
A marca que utiliza embalagens sustentáveis atrai simpatia, valoriza o meio ambiente, promove a economia circular e incentiva práticas mais conscientes por parte de empresas e consumidores. É bom para o negócio. Baixe o ebook e entenda por que a gestão da empresa precisa estar atenta à mentalidade ESG e atuar baseada nos princípios da sustentabilidade e responsabilidade social.
August, 2024
Agentes Locais de Inovação (ALI)
Agentes Locais de Inovação do Programa ALI são bolsistas que visitam as empresas e oferecem respostas às demandas do negócio. Essas mudanças auxiliam no crescimento da empresa: Melhorando produtos e processos; Propondo ações de inovação nas empresas de micro e pequeno porte; Identificando novos nichos de mercado para seus produtos e serviços. Conheça os Agentes Locais de Inovação do Amazonas:
August, 2024
Sebraetec - Edital de Credenciamento 01/2020
O que é o Produto Sebraetec? Consiste num Portfólio de consultorias especializadas em 04 áreas de Conhecimento: Produção e Qualidade , Sustentabilidade, Design e Desenvolvimento Tecnológico Objetivo: O Sebraetec tem por objetivo garantir ao seu público-alvo o acesso a serviços tecnológicos para inovação, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Onde consulto as soluções do Portfólio Sebraetec? www.datasebrae.com.br/sebraetec clicar em Fichas Técnicas e seleciona o estado: Amazonas. Diferencial do Produto: Toda consultoria SEBRAETEC tem subsídio de 70% ou seja o cliente somente paga 30% do valor do orçamento da consultoria. Condições: Cliente tem que ser formalizado, com carteira válida no momento do atendimento. Como faço para ter acesso? O cliente pode procurar um dos nossos analistas em nossos Escritórios Regionais e Sede para falar de sua necessidade.
July, 2024
Ferramentas de inteligência artificial para o MEI
Já faz tempo que estamos acostumados com a inteligência artificial, presente no Netflix, no Spotify e na Amazon. E também no Waze, no Google Maps, no Gmail, no Google Tradutor e nos jogos, só para citar alguns exemplos. No entanto uma mudança maior ainda ocorreu em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT, logo seguido por centenas de ferramentas que estão no mercado. Todo esse movimento é ótima notícia para o MEI, aquela pessoa que muitas vezes trabalha sozinha e precisa de ajuda para quase tudo. É preciso aperfeiçoar o modelo de negócio, cuidar do atendimento, criar textos, design, entre tantas outras atividades. Para modelar o negócio, o MEI tem o Sebrae Canvas, uma ferramenta online gratuita para construir o seu plano de negócios, compartilhar com outras pessoas e construir do seu jeito. Com o negócio rodando vêm as muitas responsabilidades, como atender bem o cliente, fazer a divulgação da empresa, receber pedidos e muitas outras coisas que você conhece bem. O tempo é escasso, mas agora o MEI tem ferramentas de inteligência artificial que ajudam bastante no dia a dia. A primeira é o WhatsApp Business, muito mais completo do que o WhatsApp para pessoa física. Empresas e o MEI podem usar para colocar informações sobre seu negócio, endereço, site, o horário de funcionamento, mensagens de automação para o seu cliente, imagens dos produtos, alertas para quando o seu atendimento estiver offline e respostas rápidas para as dúvidas do seu cliente. Bom demais. Outra ferramenta é a LuzIA, para WhatsApp e Telegram. Para usar, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site soyluzia.com. Inicie uma conversa e peça o que deseja – a LuzIA transforma mensagens de voz em texto, traduz, cria imagens, ajuda a planejar tarefas, e muito mais. Outras ferramentas automatizam o processo de atendimento. Uma delas é o Manychat, que reponde no WhatsApp, Messenger e Instagram. O seu cliente faz uma pergunta em um desses canais e é respondido automaticamente. Depois você pode recuperar esta oportunidade de venda facilmente, sem investir em campanhas de redirecionamento. Excelente para quem tem muito movimento nos canais de atendimento. E o design, como fica? Existem boas ferramentas que ajudam neste processo, como o Canva, que tem milhares de modelos de design que você pode utilizar. Use para criar a sua logomarca, posts para redes sociais, apresentações, criar o seu site, vídeos. Não deixe de conferir. E existe também a versão paga do GPT, o GPT-4o. Custa 20 dólares por mês, mas pode valer muito o investimento pelos recursos que oferece. Na versão 4, você pode anexar arquivos para, por exemplo, pedir para o GPT analisar um contrato e resumir os principais pontos de atenção. Fora o acesso a inúmeros plugins que funcionam como aplicativos dentro do GPT para as mais diversas ações. Um monte de robozinhos trabalhando para você. No GPT você tem acesso à ferramenta DALL-E para criar imagens. Para usar o DALL-E, acesse o portal Labs da OpenAI e entre na sua conta. Na página inicial do sistema, descreva bem a imagem que deseja, clique em “Generate” e o sistema vai mostrar algumas opções de imagem para você escolher qual usar. Se não gostar, tente de novo. É muito importante saber fazer o seu pedido ou a sua pergunta (o prompt). Seja específico e confira as respostas, pois muitas vezes acontecem imprecisões. Não se intimide para começar a usar as ferramentas. Experimente, pesquise, ache um problema que você precisa resolver na sua empresa e tente resolver com o auxílio da inteligência artificial. E conte como Sebrae no que precisar!
July, 2024
Use ferramentas de IA para transcrever suas reuniões
Suas reuniões no Zoom, Google Meet e Teams feitas com clientes, parceiros e colaboradores podem ter resumos, ficar salvas e muito mais. É um grande ganho em produtividade. Veja como fazer.
June, 2024
NEXT SEBRAE
Tem um projeto de game em andamento? Participe! Com a proposta de auxiliar empreendedores que atuam na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos do Amazonas a melhorarem seus projetos e saber como acessar mercado e conquistar investimentos, o Sebrae-AM lança o programa NEXT, uma iniciativa gratuita voltada para empreendedores do Estado do Amazonas que tenham algum jogo finalizado ou em finalização. São 40 vagas disponíveis. A iniciativa é oferecida pela Unidade de Soluções de Inovação e Mercado do Sebrae/AM. Desenvolvido em parceria com a consultoria especializada Indie Hero, o NEXT Sebrae visa a fomentar o ecossistema de jogos digitais do Amazonas, por meio de ações de capacitações exclusivas com foco em negócios. Os treinamentos com super especialistas nacionais e acessos à oportunidades de mercado fazem parte de uma série de ações que o NEXT Sebrae vai oferecer este ano para fomentar o setor de games no Amazonas. O objetivo é apoiar desenvolvedores e negócios de jogos digitais nas suas principais dores, além de levá-los para eventos e conectá-los com os principais atores apoiadores do setor. Os participantes escolhidos terão 3 meses de treinamentos online com especialistas, participarão de bate-papo com empreendedores, receberão mentorias especializadas em desenvolvimento de produto, além de terem a oportunidade de participação em eventos de mercado para divulgarem seus produtos.
June, 2024
Diversidade nos negócios impulsiona inovação e crescimento
Quando as empresas reconhecem e valorizam essa diversidade em suas equipes e em suas práticas comerciais, elas colhem uma série de benefícios. A diversidade é tema importante para o empresário tomar conhecimento e investir em seu negócio. Entenda um pouco mais sobre o assunto. Baixe o ebook
May, 2024
Missão Sebrae Amazonas na Gamescom 2024
A gamescom, o maior evento de jogos do mundo, está prestes a desembarcar na América Latina. Marcada para ocorrer de 26 a 30 de junho, a gamescom latam vai agitar São Paulo, proporcionando uma experiência única para os amantes de jogos e para quem atua na indústria de entretenimento digital no Brasil, na América Latina e além. O Sebrae Amazonas vai estar presente, com uma missão especial. Se tem interesse em participar e comprar o pacote, registre-se aqui. *Atenção: Atividade apenas para participantes que estão no Amazonas.
May, 2024
A embalagem é um investimento no sucesso do seu negócio
Certamente você já sabe que a embalagem de seu produto não é apenas um invólucro. Muito mais do que um embrulho, ela é uma ferramenta capaz de impulsionar vendas, construir uma marca forte e realçar o produto no mercado competitivo de hoje. Uma embalagem bem pensada e desenvolvida irá beneficiar seu negócio de várias formas. Acredita-se que a embalagem de produtos impacta quase 100% das decisões de compra. Os consumidores avaliam as embalagens pela capacidade de proteger o item, pelas informações trazidas e a facilidade de abertura ou fechamento. E também levam em consideração o equilíbrio entre estética e funcionalidade. O que a sua embalagem deve ter Pelo lado prático, a embalagem protege o produto, identifica a procedência, as matérias-primas utilizadas e traz informações técnicas sobre o produto. Mas ela também atende necessidades específicas do mercado. Enquanto nas vendas no atacado é preciso priorizar o acondicionamento para que o produto chegue em perfeitas condições ao lojista, no varejo é importante pensar no design. A embalagem deve incorporar valor ao produto e promovê-lo. Por isso, ao planejar as embalagens, dedique o mesmo empenho dispensado à criação dos produtos, buscando soluções criativas. Se for o caso, faça uso de embalagem ecológica ou sustentável, por exemplo, ou crie sua própria linha a partir de sobras do material utilizado na produção do artesanato. Isso pode fazer da embalagem a verdadeira “alma” do produto. Ao planejar uma embalagem, considere alguns aspectos importantes: Proteção A função primordial da embalagem é garantir a segurança e a qualidade do seu produto durante todo o seu ciclo de vida, desde o transporte e armazenamento até o uso final pelo consumidor. Ela protege contra danos físicos, como quedas e amassados, contaminações por agentes externos, como poeira e umidade, e alterações de temperatura, que podem comprometer a qualidade do produto. Nas vendas online é importante manter a segurança dos produtos.Coloque almofadas de ar, fitas adesivas e tudo o que for necessário para garantir um transporte sem danos. Comunicação e marketing A embalagem é também uma forma de comunicação. Além de informar sobre o produto (composição, benefícios e modo de uso), ela transmite os valores e a identidade da sua marca em palavras e imagens (às vezes até sem palavras). Uma embalagem atraente e informativa vai chamar a atenção no ponto de venda, despertar interesse e influenciar a decisão de compra. Diferenciação no mercado Uma embalagem inovadora não precisa ser cara, mas deve ser criativa e reflitir a personalidade da marca para gerar uma boa experiência para o consumidor e abrir portas para novos mercados. Por mais simples que seja o produto, por menor que seja o custo, ao desenvolver a embalagem do seu produto, considere estes fatores: Público-alvo: compreender as necessidades, desejos e hábitos de consumo do seu público-alvo é fundamental para criar uma embalagem que seja relevante e atraente para ele. Funcionalidade: a embalagem deve ser fácil de abrir, armazenar e usar, além de garantir a proteção adequada do produto durante todo o seu ciclo de vida. Design: um design atrativo e coerente com a identidade da sua marca é essencial para se destacar no mercado e despertar o interesse do consumidor. Sustentabilidade: a utilização de materiais reciclados e biodegradáveis, se possível, na produção da embalagem demonstra o compromisso da empresa com o meio ambiente e pode ser um diferencial importante para o público-alvo. Custos: é importante encontrar um equilíbrio entre os custos da embalagem e o valor que ela agrega ao seu produto. É possível gerar muito impacto na comunicação e na experiência do consumidor, mesmo com baixo investimento. Vale a pena realizar diferentes cotações e pensar em mais de uma opção. Lembre-se que o valor das embalagens e do frete fazem parte de cálculo de custo e de despesas. Experiência sensorial A experiência sensorial da embalagem pode impactar diretamente a fidelização do cliente, especialmente quando se trata de compras online. É necessário que a embalagem seja bonita e agradável. Algumas marcas utilizam aromas e essências customizadas dentro das embalagens, principalmente nas lojas online. É uma forma de gerar uma experiência diferenciada ao receber o produto. Até mesmo um bilhete escrito à mão pode gerar uma conexão emocional. São pequenos detalhes que podem gerar simpatia por parte do cliente. Faça o pacote ser parte da experiência. Com planejamento, criatividade e foco em seu público-alvo, você pode transformar a embalagem do seu produto em uma poderosa ferramenta de sucesso para o seu negócio. Detalhes que fazem o todo Aposte na simplicidade. Informações demais atrapalham o entendimento e podem prejudicar a embalagem. Procure também manter o pacote o mais leve possível. Seja honesto. As pessoas que compram seu produto querem saber exatamente o que estão adquirindo. Por isso, não tente disfarçar pontos fracos ou omitir informações. Sustentabilidade também é um valor. Fazer um pacote com muitos itens não recicláveis pode demonstrar para seu consumidor que você não se importa com o meio ambiente. E se você conseguir fazer uma embalagem que possa ser utilizada para outra coisa mais tarde, será uma ótima ideia. Priorize a autenticidade. Procure criar uma embalagem tenha a cara da sua empresa, que é só dela, e assim você estará no caminho certo.
April, 2024
Tendências para os pequenos negócios em 2024
Não é novidade que o cenário tecnológico está evoluindo rapidamente e, em 2024, não será diferente. A tecnologia continuará a ter um papel fundamental nos negócios, impulsionando a transformação digital em diferentes setores. Você que é empresário, fique ligado nas tendências e procure entender mais sobre cada um dos temas mencionados no ebook.
January, 2024
Líder Coach apresenta ferramentas para alta performance
O treinamento “Líder Coach – Liderando para a Alta Performance” pretende trazer aos alunos enfoques da lideranc¸a no cena´rio atual e apresentar as te´cnicas e ferramentas do coaching na busca da alta performance da equipe. Saiba um pouco mais sobre a capacitação que pode mudar o cenário da sua empresa. Baixe o E-book:
January, 2024
Startups apoiadas pelo Sebrae/AM são destaque internacional
Um grupo de empreendedores amazonenses tem sido destaque no Web Summit em Portugal pela inovação e tecnologia desenvolvida para beneficiar a Amazônia. As startups AeroRiver e Chemical Inovação, apoiadas pelo Sebrae Amazonas, são oriundas do programa Inova Amazônia e participaram do evento internacional que ocorreu em Lisboa desde o dia 13 até o dia 16 de novembro. Os empreendimentos apresentam soluções nos segmentos de Impacto Socioambiental, Logística e Saúde e Bem-estar. A startup amazonense AeroRiver esteve entre as empresas em destaque no evento, com o projeto inovador denominado “barco voador”. A aeronave tem capacidade de transporte de dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h. Além disso, o veículo emite menos O2 do que embarcações e aeronaves.“Nosso objetivo maior é resolver problemas logísticos na Região Amazônica. Estar em um evento como esse, viabiliza conexões com possíveis investidores e parceiros, ampliando o alcance da AeroRiver”, ressalta o engenheiro aeronáutico e sócio da startup, Lucas Guimarães.Além de conectar a empresa ao ecossistema global de inovação, os sócios estão em diálogo com agentes governamentais e discutindo negociações com fundos de investimento internacionais, buscando recursos financeiros para a escala e certificação da primeira versão funcional do veículo, para iniciar os testes de voo na Amazônia.“O apoio do Sebrae tem sido fundamental. Através do Inova Amazônia participamos de diversos eventos com a instituição, ganhando assim relevância e fortalecimento no desenvolvimento da nossa empresa. O Web Summit, sendo um evento de referência mundial, oferece diferencial para oportunidades de negócio e consolida nossa posição no mercado”, enfatizou o co-fundador da AeroRiver, Tulio Condé. Outra startup que recebeu notoriedade internacional é a Chemical Inovação, responsável por desenvolver o aplicativo ‘Marai’, que mensura a qualidade da água. A CEO, Elaine Pires, afirma que a missão da empresa é impactar positivamente a sociedade, a economia e o meio ambiente.“A oportunidade que o Sebrae nos dá é que além de trazer visibilidade para uma startup amazonense, passamos a entender o quanto nosso mercado pode atender diversos países, como a África, Japão, Estônia e que o nosso negócio tem chances reais com o mercado internacional”, disse Elaine.A tecnologia da Chemical Inovação é disponibilizada de duas formas: por meio de assinatura para atender a indústrias, órgãos fiscalizadores e profissionais ambientais na realização de diagnósticos seguros e práticos; e por meio de acesso liberado para a sociedade, a fim de ser um instrumento de ensino e educação ambiental. Para a Superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, é fundamental que as startups possam escalar seus negócios e acessar mercados globais.“A participação das startups atendidas pelo Sebrae no Web Summit Lisboa oportuniza o networking e a exposição internacional necessários para que possam dar os próximos passos. Estamos muito felizes em evidenciar o interesse global de investidores e clientes nas startups do Amazonas, tanto na Chemical quanto na Aeroriver, ambas participantes do Programa Inova Amazônia no Sebrae”, afirma Ananda.A Diretora Técnica da Instituição, Lamisse Said da Silva Cavalcanti, também repercutiu a evidência que as empresas amazonenses receberam durante o evento. “Estamos muito felizes com os destaques que as startups estão recebendo e principalmente pelas articulações e investimentos que elas estão captando ao longo do Web Summit. Esse é o propósito do Sebrae, fazer com que os produtos delas sejam escaláveis e possam se tornar grandes empresas brasileiras para o mundo.”