Veja o que é importante saber para alcançar melhores resultados na comunicação via redes sociais.
A atuação nas redes sociais é requisito básico para qualquer empresa. São hoje essenciais canais de comunicação com os clientes e divulgação de produtos e serviços, além de posicionamento e fortalecimento de marca.
Não importa o tamanho de sua empresa, ela pode atrair clientes e fazer negócios a um custo menor se comparado a outras formas de publicidade.
Veja a seguir 10 dicas importantes para o empresário aprimorar o que já está fazendo ou pretende fazer no ambiente digital.
1. Impulsionamento
Quando você faz um post importante, por que deixar que apenas poucas pessoas o vejam? O alcance orgânico (que é o alcance não pago) é muito baixo, quase nada. Enquanto isso, o seu concorrente está investindo em mídia e pagando para ser visto.
Se você investe recursos e inteligência para criar bons conteúdos, considere o impulsionamento nas redes sociais. Faz muita diferença ter uma verba mensal destinada ao marketing como parte de seu planejamento financeiro.
Gaste bem a sua verba escolhendo o público que você deseja atingir – só no seu bairro, só na sua cidade, só na sua região. Escolha os melhores horários e os dias mais indicados em função dos hábitos de seus clientes.
Todo negócio precisa de publicidade, que nas redes sociais é o impulsionamento. Comece investindo de forma segura e controlada e siga analisando os resultados, para que seu investimento retorne. Não tem como fugir deste tema.
2. Relevância
O que é ser relevante? Se você conhece o seu público, certamente poderá identificar o que ele deseja ver e saber. Quais são as perguntas que seus clientes fazem? Procure respondê-las nos posts. Não se prenda a textos curtos apenas, por acreditar que “ninguém gosta de ler na internet”. Textos mais longos também são apreciados se você tem as informações que o cliente procura.
Publique fotos, textos e vídeos sobre temas que irão atrair o interesse de suas personas. Roupas, viagens, receitas... ensine coisas sobre os assuntos que seu público gosta. Isso é o que chamamos de conteúdo relevante.
E não fale somente em vendas, pois assim os seguidores vão se desinteressar. Procure praticar a regra 80/20. Ou seja, poste 80% de assuntos que ensinem e estimulem e 20% no máximo de conteúdos sobre vendas. Assim você estará sendo relevante, será reconhecido como autoridade no assunto e seu público irá lembrar de sua marca.
3. Frequência das postagens
É importante ser constante nas postagens. Dependendo do seu caso, talvez não seja preciso postar todos os dias, mas ter frequência é importante. Ficar muito tempo sem aparecer nas redes faz o público se esquecer de você e prejudica o alcance das suas postagens (assim como postar demasiadamente, só para estar ali).
A dica é criar um planejamento mensal dos conteúdos e postagens e seguir o planejado, com liberdade para alterar quando há oportunidades especiais.
4. Quem é e onde está seu público
Pesquise e procure saber quem de fato é o seu público. Você pode ter diferentes perfis de clientes. Analise o que eles consomem, o que os atrai e as plataformas que preferem utilizar. Em seguida defina com quais redes sua empresa vai trabalhar. Você não precisa estar em todas as plataformas, mas onde sua marca estiver faça o melhor possível.
5. Tenha sempre fotos e vídeos de qualidade
Não poste imagens e vídeos “mais ou menos”, pois mais atrapalham do que ajudam. É possível obter boas imagens com o celular. Escolha uma pessoa de sua equipe que
domine bem a criação de imagens, considerando criatividade, boa iluminação natural e cenário adequado.
Se for preciso, contrate alguém para isso. Use também imagens gratuitas de bancos de imagens, mas sempre de forma natural e não artificial e comum. Os fornecedores de seus produtos costumam ter fotos boas e que você poderá usar.
6. Facilite o caminho do cliente até você
O seu perfil deve conter as informações que levam o cliente a localizar o seu negócio. Veja como os perfis que você considera bons fazem e copie as boas práticas. Reparem como eles apresentam telefone, e-mail, contato do WhatsApp, endereço físico, endereço do site, horário de funcionamento, se o local oferece estacionamento, se usam depoimentos de clientes e tudo o mais que os novos seguidores podem querem saber para chegarem até o seu negócio.
7. Engajamento
Nas redes sociais o cliente valoriza a interação. Deixe canais abertos para que o cliente comente e pergunte. Marque os amigos. Responda rapidamente, o mais cedo possível, para demonstrar interesse e presteza nos serviços. Indique os horários de atendimento e assim o cliente saberá que você não está online 24 horas por dia, mas responderá assim que estiver. Se o cliente enviar uma mensagem de madrugada, saberá que a resposta chegará na manhã seguinte, de forma clara e gentil.
8. Utilize as novidades
Stories, Reels... as plataformas lançam as novidades e querem que os usuários as utilizem. Aproveite, pois as novidades são sempre destacadas, proporcionam interação e engajamento, com custo zero ou muito baixo. Esta é uma oportunidade para vídeos e publicações informais em formatos diferentes.
9. Use o perfil comercial
As plataformas não valorizam perfis pessoais de usuários sendo usados de forma comercial. Não compensa, principalmente porque os perfis pessoais não podem impulsionar posts, o que é a base do marketing nas redes sociais. É melhor migrar para um perfil comercial (o que é simples de fazer) e assim aproveitar os recursos do impulsionamento, as ferramentas como relatórios de alcance e o espaço para informações de contato da sua empresa.
10. De olho nos resultados
Redes sociais como Instagram e Facebook fornecem gráficos sobre o desempenho das postagens, mostrando alcance, reações, cliques ou outros dados importantes para os objetivos de suas campanhas. Analise, compare os dados e poderá ver quais postagens proporcionaram melhores resultados, atingiram mais pessoas ou provocaram mais
interações, comentários e compartilhamentos. Para aprimorar as suas postagens você precisa destas informações.
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Ferramentas de inteligência artificial para o MEI
Já faz tempo que estamos acostumados com a inteligência artificial, presente no Netflix, no Spotify e na Amazon. E também no Waze, no Google Maps, no Gmail, no Google Tradutor e nos jogos, só para citar alguns exemplos. No entanto uma mudança maior ainda ocorreu em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT, logo seguido por centenas de ferramentas que estão no mercado. Todo esse movimento é ótima notícia para o MEI, aquela pessoa que muitas vezes trabalha sozinha e precisa de ajuda para quase tudo. É preciso aperfeiçoar o modelo de negócio, cuidar do atendimento, criar textos, design, entre tantas outras atividades. Para modelar o negócio, o MEI tem o Sebrae Canvas, uma ferramenta online gratuita para construir o seu plano de negócios, compartilhar com outras pessoas e construir do seu jeito. Com o negócio rodando vêm as muitas responsabilidades, como atender bem o cliente, fazer a divulgação da empresa, receber pedidos e muitas outras coisas que você conhece bem. O tempo é escasso, mas agora o MEI tem ferramentas de inteligência artificial que ajudam bastante no dia a dia. A primeira é o WhatsApp Business, muito mais completo do que o WhatsApp para pessoa física. Empresas e o MEI podem usar para colocar informações sobre seu negócio, endereço, site, o horário de funcionamento, mensagens de automação para o seu cliente, imagens dos produtos, alertas para quando o seu atendimento estiver offline e respostas rápidas para as dúvidas do seu cliente. Bom demais. Outra ferramenta é a LuzIA, para WhatsApp e Telegram. Para usar, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site soyluzia.com. Inicie uma conversa e peça o que deseja – a LuzIA transforma mensagens de voz em texto, traduz, cria imagens, ajuda a planejar tarefas, e muito mais. Outras ferramentas automatizam o processo de atendimento. Uma delas é o Manychat, que reponde no WhatsApp, Messenger e Instagram. O seu cliente faz uma pergunta em um desses canais e é respondido automaticamente. Depois você pode recuperar esta oportunidade de venda facilmente, sem investir em campanhas de redirecionamento. Excelente para quem tem muito movimento nos canais de atendimento. E o design, como fica? Existem boas ferramentas que ajudam neste processo, como o Canva, que tem milhares de modelos de design que você pode utilizar. Use para criar a sua logomarca, posts para redes sociais, apresentações, criar o seu site, vídeos. Não deixe de conferir. E existe também a versão paga do GPT, o GPT-4o. Custa 20 dólares por mês, mas pode valer muito o investimento pelos recursos que oferece. Na versão 4, você pode anexar arquivos para, por exemplo, pedir para o GPT analisar um contrato e resumir os principais pontos de atenção. Fora o acesso a inúmeros plugins que funcionam como aplicativos dentro do GPT para as mais diversas ações. Um monte de robozinhos trabalhando para você. No GPT você tem acesso à ferramenta DALL-E para criar imagens. Para usar o DALL-E, acesse o portal Labs da OpenAI e entre na sua conta. Na página inicial do sistema, descreva bem a imagem que deseja, clique em “Generate” e o sistema vai mostrar algumas opções de imagem para você escolher qual usar. Se não gostar, tente de novo. É muito importante saber fazer o seu pedido ou a sua pergunta (o prompt). Seja específico e confira as respostas, pois muitas vezes acontecem imprecisões. Não se intimide para começar a usar as ferramentas. Experimente, pesquise, ache um problema que você precisa resolver na sua empresa e tente resolver com o auxílio da inteligência artificial. E conte como Sebrae no que precisar!
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