Acesse o infográfico e saiba com usar o marketing digital para alavancar o seu negócio
Muitos artesãos não sabem lidar com o marketing digital e apenas se relacionam com seus públicos em feiras e encontros presenciais.
No entanto, o artesão pode vender mais no ambiente digital e até alcançar compradores em outras cidades. Mas como fazer para atrair o público interessado no seu trabalho de artesão? Isso acontece através da publicação de conteúdo feito para as pessoas interessadas em adquirir determinados produtos.
Vamos aqui dar o exemplo do artesão Mário que vende cintos masculinos de couro.. Ele faz cintos masculinos de qualidade, recebe encomendas pelo WhatsApp e expõe em feiras de artesanato
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Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
November, 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
November, 2023
Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
November, 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.
November, 2023
Cresce em 62% o número de negócios abertos no Amazonas
O relatório técnico elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou o aumento de 62,2% no número de pequenos negócios abertos no Amazonas. Os dados correspondem ao período de 2019 a 2022, contabilizando empresas de Microempreendedor Individual (MEI), Microempreendedor (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O estudo é realizado com base no Cartão de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), acessada por meio do convênio entre o Sebrae Nacional e a RFB. De acordo com o estudo, em 2019 o estado registrou 14.111 negócios abertos, envolvendo MEIs, ME e EPP. Em 2022, o número chegou a 22.893. Comércio e Serviços foram os setores mais catalogados no Amazonas, conforme os dados do relatório. No segundo trimestre de 2023, o país registrou a abertura total de 954.553 novos Pequenos Negócios. O Amazonas fechou no mesmo período com 21.866, sendo maior número em destaque para os MEIs, com 17.483.O documento atribui o crescimento aos processos de transformações tecnológicas nos últimos anos, que facilitaram a abertura de empresas no país. A utilização do meio digital é um dos principais fatores nessa mudança, como é o caso do registro de Microempreendedor Individual (MEI), que é realizado integralmente pela internet. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia, o Sebrae Amazonas oferece conhecimentos operacionais e técnicos para que micro e pequenas empresas se fortaleçam no mercado.A proprietária do espaço ‘Meninas Fits’, Lívia Cristo, participante de um dos programas da Instituição em parceria com a Coca-Cola, o “Empreenda como uma mulher”, relata que o apoio da entidade foi fundamental para alavancar financeiramente seu negócio. “Eu já usava algumas ferramentas, mas foi através das aulas de finanças que passei a enxergar um maior potencial de cada marmita, agora é possível medir a participação individual de cada um na empresa e entender que todos são importantes.”Outra empreendedora e idealizadora do ‘Amazônico Buffet’ é Michelle Leite, cliente do suporte oferecido pelo Sebrae Amazonas, ela afirma que as modalidades das aulas e o apoio dinâmico permitiu que “o conhecimento acerca da precificação do seu produto agregasse mais valor para sua produção”, e enfatizou que “as instruções sobre as redes sociais do negócio foram esclarecedoras para começar um relacionamento com o consumidor”, disse Michelle.Com mais de 51 anos de existência, o Sebrae comemora o dia do empreendedor, neste dia 5 de outubro, trabalhando para oferecer as melhores condições e oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio, disponibilizando cursos, palestras, programas e outros, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país. No estado, além do principal programa de formação de empreendedores do mundo, o ‘Empretec’, a entidade presta consultorias para que os clientes tirem suas dúvidas e saibam cumprir todas as etapas do seu negócio — cobrindo desde a abertura, oferecendo auxílio para a obtenção de crédito e microcrédito, até o planejamento e a execução da gestão financeira e a contratação de recursos humanos.Dia do Empreendedor – 5 de outubro A comemoração da data é resultado da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com a aprovação da Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999, e que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. O objetivo da legislação vigente é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da Micro e Pequena Empresa (MPE) e do Microempreendedor Individual (MEI).
November, 2023
Sebrae - É hora de abrir o MEI: Entenda tudo para se formalizar
Baixe o E-book
November, 2023
Seminário Empretec
O Empretec é um seminário imersivo de alta performance, cuja metodologia foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Ele está presente em 34 países e, no Brasil, somente o Sebrae detém autorização para implementá-lo. Durante o Empretec, você vai encarar seus medos, enfrentrar suas limitações, despertar para oportunidades e fortalecer suas habilidades empresariais. O Empretec é baseado no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. A atitude individual do empreendedor é fundamental. Ao longo do treinamento, o participante estuda as principais características essenciais do comportamento empreendedor e promove a revisão de conceitos e atitudes, preparando-se para o mercado e para a vida.
October, 2023
Você conhece o Empretec do Sebrae?
Se você conhece alguém que tenha feito o Empretec, provavelmente ouviu falar muito bem deste treinamento que gera mudanças na vida e nas empresas dos participantes. As transformações geradas são vistas nos números. Uma pesquisa mostrou que os empreendedores participantes aumentaram o faturamento de suas empresas em R$ 24,6 mil por mês em média. Muito bom, hein? Baixe o e-book e saiba mais.
September, 2023
Você é bom em soft skills?
As soft skills são habilidades pessoais que afetam a maneira como você interage com outras pessoas, comunica-se e lida com situações difíceis. Elas são habilidades que envolvem aspectos comportamentais, emocionais e sociais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empatia, trabalho em equipe, criatividade e adaptabilidade. Ao contrário das habilidades técnicas (hard skills), que se concentram no conhecimento técnico e específico de uma determinada área de atuação, as soft skills são transferíveis e podem ser aplicadas em qualquer ambiente ou setor profissional. As empresas valorizam cada vez mais as soft skills porque elas são cruciais para construir relacionamentos fortes com clientes e colegas de trabalho, promover um ambiente de trabalho positivo, colaborativo e lidar com mudanças e incertezas. Ter um conjunto sólido de soft skills pode ajudá-lo a se destacar em um mercado de trabalho competitivo e avançar em sua carreira.
September, 2023
Prepare-se antes de anunciar no Google ou em posts patrocinados
A empresa que vende pela internet sabe que alcança melhores resultados quando contrata mídia paga, ou seja, quando anuncia nos resultados de busca do Google ou em posts patrocinados em redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Os negócios de forma geral aumentam as vendas quando fazem propaganda. E na internet, a forma de propaganda mais importante está nas redes sociais e nos resultados de busca. É a maneira mais rápida e direta de ser visto mais amplamente pelo público desejado. Chamamos os anúncios na internet de tráfego pago. O tráfego pago é uma estratégia de marketing que visa gerar cliques e atrair visitantes para o seu site, seu marketplace, seu e-commerce, com o objetivo de fechar vendas. Funciona para negócios de todos os tamanhos, com investimento não necessariamente alto, pois sua empresa pode iniciar testando a partir de valores baixos. Por meio de anúncios em plataformas como o Google Ads e ou promoção de posts em redes sociais como o Instagram, Facebook ou TikTok, é possível direcionar de forma segura um bom volume de visitantes qualificados para a sua página de vendas.
September, 2023
Economia criativa é a arte de olhar diferente para os negócios
Você certamente já ouviu falar em economia criativa e ficou se perguntando o que seria e como chegar a ela. Hoje sabemos que a economia criativa é um conceito que compreende atividades econômicas que utilizam a criatividade e o conhecimento e geram valor e desenvolvimento econômico. Assim temos a música, o cinema, a cultura e o entretenimento, mas além de artes em geral o conceito pode se estender a áreas emergentes, como tecnologia da informação, design, moda, arquitetura, publicidade e marketing. A diferença está na criação de produtos e serviços com alto valor agregado, no uso intensivo de conhecimento e na valorização da diversidade cultural. A inovação pode se aproximar da economia criativa quando ocorre uma influência do pensamento criativo. É o que defende Israel Jorge, analista do Sebrae Nacional e autor do livro “A Virada – Como Reinventar Seu Negócio Em Tempos de Incerteza”, lançado no Brasil e em Portugal, com prefácio de Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza Segundo ele, a economia criativa vem transformando o mundo dos negócios e pode transformar sua empresa também. No livro, Israel Jorge convida quem empreende a repensar o conceito de economia criativa, a partir da sua essência artística e cultural aplicada aos negócios. Ele entende que o design, por exemplo, é uma indústria criativa que já vem há algum tempo transbordando por meio do “Design Thinking”, abordagem tão utilizada ultimamente. Assim como a forma de pensar do “designer” tem sido aplicada em outros contextos, a forma de pensar do artista também pode e deve ser aplicada. A arte e a cultura permeiam diversas indústrias, em um novo caldeirão que potencializa a criatividade e a inovação em todos os negócios, afirma.