Influenciadores na internet conquistaram poder de mídia e são procurados pelas empresas para campanhas de marketing
O digital influencer é um profissional que apresenta conteúdo na internet e influencia a sua base de seguidores a partir do seu comportamento.
O marketing, sempre à procura da atenção do consumidor, encontrou nos variados influenciadores nas redes sociais um caminho para conquistar presença digital, atingir maior número de pessoas e promover novas experiências aos usuários.
Segundo um estudo da revista Forbes, o mercado de marketing de influência deve movimentar 15 bilhões de dólares ao longo de 2022 em gastos feitos por anunciantes.
O influenciador tornou-se um novo canal para os anunciantes e conquistou espaço nos orçamentos. As redes sociais tornaram-se uma forma importante de veicular propaganda, assim como a televisão, as revistas e o rádio. E forte também, como é o marketing boca a boca.
Diante da propaganda excessiva na internet, muitos usuários bloqueiam anúncios por considerá-los irritantes, irrelevantes e invasivos, até mesmo perigosos quando contém vírus e golpes.
Enquanto foge dos anúncios, o público na internet consome grande quantidade de conteúdo diário. Do outro lado, as empresas precisam conquistar a atenção de seu público-alvo.
Uma maneira de furar este bloqueio é contratar influenciadores do seu nicho ou mercado de atuação. Essas pessoas têm o poder de convencimento em relação ao consumo de produtos e serviços do seu negócio.
O influencer proporciona uma forma de comunicação que envolve criação de desejo e posicionamento social, pois a maioria dos usuários não frequenta as redes sociais especificamente para comprar, mas para encontrar opinião e conexão.
Recomendar produtos é o marketing mais poderoso que existe. A maioria dos consumidores confia mais na recomendação de uma pessoa do que na propaganda das marcas.
Artistas sempre foram procurados para recomendar produtos e transmitir a eles qualidades e características desejadas pelos compradores.
Não muito longe disso, o marketing de influenciadores tem se mostrado mais eficiente para os anunciantes do que as mídias tradicionais – 11 vezes mais eficiente, segundo pesquisa da Nielsen.
Não é preciso ser uma celebridade para ser um ou uma influencer. O importante é ter carisma, seguidores fiéis, taxa de engajamento e apresentar conteúdo agradável a seu nicho de público.
Pesquisas mostram que os brasileiros compram influenciados pelas redes sociais e descobrem novos produtos a partir de conteúdo online.
Os mesmos que nem olham para conteúdo sem autenticidade preferem uma comunicação mais natural e lúdica.
Os influenciadores, maiores e menores, conquistam a atenção das marcas devido ao nicho que atendem – o público que influenciam.
São úteis para as marcas, os influenciadores com perfis de mil a 10 mil seguidores que apresentam conteúdo de experiências autênticas e reais e criam identificação com seus seguidores.
A economia dos criadores oferece ao anunciante criatividade em novos formatos de conteúdo e baixos custos de ativação.
Influenciadores fazem parcerias com empresas para outras ações, além da criação de conteúdos especializados. Uma delas é o unboxing, que é a abertura ao vivo da embalagem ou caixa de algum produto novo, com a capacidade de criar desejo e necessidade.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Fortalecer a sua marca não custa caro
Construir uma marca forte leva tempo e esforço. Seja consistente, paciente e persistente em suas ações. Com criatividade e dedicação, você poderá fortalecer sua marca e alcançar o sucesso. Baixe o ebook e saiba como utilizar essas ferramentas.
Outubro, 2024
Você já pensou em criar infoprodutos?
Infoproduto é um produto digital que transmite conhecimento, informação ou experiência. Ele é criado para resolver problemas, educar, entreter ou gerar engajamento em um público específico. Saiba que se você domina muito bem um assunto, você também pode criar o seu. Baixe o ebook e entenda o processo.
Outubro, 2024
Edital – Seleção para Participação WEB SUMMIT LISBOA 2024
Edital – Seleção para Participação WEB SUMMIT LISBOA 2024 Junte-se ao Sebrae Amazonas na missão empresarial internacional para o Web Summit Lisboa 2024, o maior e mais influente evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2024/USIM/SEBRAE AM SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO MISSÃO TÉCNICA EMPRESARIAL INTERNACIONAL WEB SUMMIT LISBOA 2024 Venha para o evento que está revolucionando o mundo da tecnologia, inovação e empreendedorismo. Participe do Web Summit Lisboa e mergulhe em um dos hubs de inovação com mais destaques no mundo e tenha uma experiência inspiradora que conecta líderes visionários, startups promissoras e mentes brilhantes de todo o planeta. A missão Web Summit Lisboa, uma realização do Sebrae Amazonas, irá selecionar 06 empresas amazonenses. As empresas selecionadas terão a oportunidade de se conectar com atores relevantes do cenário de inovação, criando parcerias estratégicas, prospectando e aprendendo com os experientes. A imersão ao ecossistema de inovação português será uma chance de expandir horizontes e adquirir novas perspectivas sobre o mundo dos negócios. O edital é exclusivo para empresas do Amazonas.
Setembro, 2024
Precificação de serviços: deixe o ChatGPT te ajudar
Utilizar comandos bem elaborados ajuda a inteligência artificial a melhorar o seu negócio. O importante é fazer testes e tentar especificar o máximo possível as informações relacionadas aos seus serviços. Baixe o ebook para entender o processo.
Setembro, 2024
Inovação e sustentabilidade em embalagens
A marca que utiliza embalagens sustentáveis atrai simpatia, valoriza o meio ambiente, promove a economia circular e incentiva práticas mais conscientes por parte de empresas e consumidores. É bom para o negócio. Baixe o ebook e entenda por que a gestão da empresa precisa estar atenta à mentalidade ESG e atuar baseada nos princípios da sustentabilidade e responsabilidade social.
Agosto, 2024
Agentes Locais de Inovação (ALI)
Agentes Locais de Inovação do Programa ALI são bolsistas que visitam as empresas e oferecem respostas às demandas do negócio. Essas mudanças auxiliam no crescimento da empresa: Melhorando produtos e processos; Propondo ações de inovação nas empresas de micro e pequeno porte; Identificando novos nichos de mercado para seus produtos e serviços. Conheça os Agentes Locais de Inovação do Amazonas:
Agosto, 2024
Sebraetec - Edital de Credenciamento 01/2020
O que é o Produto Sebraetec? Consiste num Portfólio de consultorias especializadas em 04 áreas de Conhecimento: Produção e Qualidade , Sustentabilidade, Design e Desenvolvimento Tecnológico Objetivo: O Sebraetec tem por objetivo garantir ao seu público-alvo o acesso a serviços tecnológicos para inovação, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e mercados. Onde consulto as soluções do Portfólio Sebraetec? www.datasebrae.com.br/sebraetec clicar em Fichas Técnicas e seleciona o estado: Amazonas. Diferencial do Produto: Toda consultoria SEBRAETEC tem subsídio de 70% ou seja o cliente somente paga 30% do valor do orçamento da consultoria. Condições: Cliente tem que ser formalizado, com carteira válida no momento do atendimento. Como faço para ter acesso? O cliente pode procurar um dos nossos analistas em nossos Escritórios Regionais e Sede para falar de sua necessidade.
Julho, 2024
Ferramentas de inteligência artificial para o MEI
Já faz tempo que estamos acostumados com a inteligência artificial, presente no Netflix, no Spotify e na Amazon. E também no Waze, no Google Maps, no Gmail, no Google Tradutor e nos jogos, só para citar alguns exemplos. No entanto uma mudança maior ainda ocorreu em novembro de 2022, com o lançamento do ChatGPT, logo seguido por centenas de ferramentas que estão no mercado. Todo esse movimento é ótima notícia para o MEI, aquela pessoa que muitas vezes trabalha sozinha e precisa de ajuda para quase tudo. É preciso aperfeiçoar o modelo de negócio, cuidar do atendimento, criar textos, design, entre tantas outras atividades. Para modelar o negócio, o MEI tem o Sebrae Canvas, uma ferramenta online gratuita para construir o seu plano de negócios, compartilhar com outras pessoas e construir do seu jeito. Com o negócio rodando vêm as muitas responsabilidades, como atender bem o cliente, fazer a divulgação da empresa, receber pedidos e muitas outras coisas que você conhece bem. O tempo é escasso, mas agora o MEI tem ferramentas de inteligência artificial que ajudam bastante no dia a dia. A primeira é o WhatsApp Business, muito mais completo do que o WhatsApp para pessoa física. Empresas e o MEI podem usar para colocar informações sobre seu negócio, endereço, site, o horário de funcionamento, mensagens de automação para o seu cliente, imagens dos produtos, alertas para quando o seu atendimento estiver offline e respostas rápidas para as dúvidas do seu cliente. Bom demais. Outra ferramenta é a LuzIA, para WhatsApp e Telegram. Para usar, salve o número +55 11 97255-3036 na agenda ou acesse o site soyluzia.com. Inicie uma conversa e peça o que deseja – a LuzIA transforma mensagens de voz em texto, traduz, cria imagens, ajuda a planejar tarefas, e muito mais. Outras ferramentas automatizam o processo de atendimento. Uma delas é o Manychat, que reponde no WhatsApp, Messenger e Instagram. O seu cliente faz uma pergunta em um desses canais e é respondido automaticamente. Depois você pode recuperar esta oportunidade de venda facilmente, sem investir em campanhas de redirecionamento. Excelente para quem tem muito movimento nos canais de atendimento. E o design, como fica? Existem boas ferramentas que ajudam neste processo, como o Canva, que tem milhares de modelos de design que você pode utilizar. Use para criar a sua logomarca, posts para redes sociais, apresentações, criar o seu site, vídeos. Não deixe de conferir. E existe também a versão paga do GPT, o GPT-4o. Custa 20 dólares por mês, mas pode valer muito o investimento pelos recursos que oferece. Na versão 4, você pode anexar arquivos para, por exemplo, pedir para o GPT analisar um contrato e resumir os principais pontos de atenção. Fora o acesso a inúmeros plugins que funcionam como aplicativos dentro do GPT para as mais diversas ações. Um monte de robozinhos trabalhando para você. No GPT você tem acesso à ferramenta DALL-E para criar imagens. Para usar o DALL-E, acesse o portal Labs da OpenAI e entre na sua conta. Na página inicial do sistema, descreva bem a imagem que deseja, clique em “Generate” e o sistema vai mostrar algumas opções de imagem para você escolher qual usar. Se não gostar, tente de novo. É muito importante saber fazer o seu pedido ou a sua pergunta (o prompt). Seja específico e confira as respostas, pois muitas vezes acontecem imprecisões. Não se intimide para começar a usar as ferramentas. Experimente, pesquise, ache um problema que você precisa resolver na sua empresa e tente resolver com o auxílio da inteligência artificial. E conte como Sebrae no que precisar!
Julho, 2024
Use ferramentas de IA para transcrever suas reuniões
Suas reuniões no Zoom, Google Meet e Teams feitas com clientes, parceiros e colaboradores podem ter resumos, ficar salvas e muito mais. É um grande ganho em produtividade. Veja como fazer.
Junho, 2024
NEXT SEBRAE
Tem um projeto de game em andamento? Participe! Com a proposta de auxiliar empreendedores que atuam na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos do Amazonas a melhorarem seus projetos e saber como acessar mercado e conquistar investimentos, o Sebrae-AM lança o programa NEXT, uma iniciativa gratuita voltada para empreendedores do Estado do Amazonas que tenham algum jogo finalizado ou em finalização. São 40 vagas disponíveis. A iniciativa é oferecida pela Unidade de Soluções de Inovação e Mercado do Sebrae/AM. Desenvolvido em parceria com a consultoria especializada Indie Hero, o NEXT Sebrae visa a fomentar o ecossistema de jogos digitais do Amazonas, por meio de ações de capacitações exclusivas com foco em negócios. Os treinamentos com super especialistas nacionais e acessos à oportunidades de mercado fazem parte de uma série de ações que o NEXT Sebrae vai oferecer este ano para fomentar o setor de games no Amazonas. O objetivo é apoiar desenvolvedores e negócios de jogos digitais nas suas principais dores, além de levá-los para eventos e conectá-los com os principais atores apoiadores do setor. Os participantes escolhidos terão 3 meses de treinamentos online com especialistas, participarão de bate-papo com empreendedores, receberão mentorias especializadas em desenvolvimento de produto, além de terem a oportunidade de participação em eventos de mercado para divulgarem seus produtos.
Junho, 2024
Diversidade nos negócios impulsiona inovação e crescimento
Quando as empresas reconhecem e valorizam essa diversidade em suas equipes e em suas práticas comerciais, elas colhem uma série de benefícios. A diversidade é tema importante para o empresário tomar conhecimento e investir em seu negócio. Entenda um pouco mais sobre o assunto. Baixe o ebook
Maio, 2024
Missão Sebrae Amazonas na Gamescom 2024
A gamescom, o maior evento de jogos do mundo, está prestes a desembarcar na América Latina. Marcada para ocorrer de 26 a 30 de junho, a gamescom latam vai agitar São Paulo, proporcionando uma experiência única para os amantes de jogos e para quem atua na indústria de entretenimento digital no Brasil, na América Latina e além. O Sebrae Amazonas vai estar presente, com uma missão especial. Se tem interesse em participar e comprar o pacote, registre-se aqui. *Atenção: Atividade apenas para participantes que estão no Amazonas.