Influenciadores na internet conquistaram poder de mídia e são procurados pelas empresas para campanhas de marketing

O digital influencer é um profissional que apresenta conteúdo na internet e influencia a sua base de seguidores a partir do seu comportamento.
O marketing, sempre à procura da atenção do consumidor, encontrou nos variados influenciadores nas redes sociais um caminho para conquistar presença digital, atingir maior número de pessoas e promover novas experiências aos usuários.
Segundo um estudo da revista Forbes, o mercado de marketing de influência deve movimentar 15 bilhões de dólares ao longo de 2022 em gastos feitos por anunciantes.
O influenciador tornou-se um novo canal para os anunciantes e conquistou espaço nos orçamentos. As redes sociais tornaram-se uma forma importante de veicular propaganda, assim como a televisão, as revistas e o rádio. E forte também, como é o marketing boca a boca.
Diante da propaganda excessiva na internet, muitos usuários bloqueiam anúncios por considerá-los irritantes, irrelevantes e invasivos, até mesmo perigosos quando contém vírus e golpes.
Enquanto foge dos anúncios, o público na internet consome grande quantidade de conteúdo diário. Do outro lado, as empresas precisam conquistar a atenção de seu público-alvo.
Uma maneira de furar este bloqueio é contratar influenciadores do seu nicho ou mercado de atuação. Essas pessoas têm o poder de convencimento em relação ao consumo de produtos e serviços do seu negócio.
O influencer proporciona uma forma de comunicação que envolve criação de desejo e posicionamento social, pois a maioria dos usuários não frequenta as redes sociais especificamente para comprar, mas para encontrar opinião e conexão.
Recomendar produtos é o marketing mais poderoso que existe. A maioria dos consumidores confia mais na recomendação de uma pessoa do que na propaganda das marcas.
Artistas sempre foram procurados para recomendar produtos e transmitir a eles qualidades e características desejadas pelos compradores.
Não muito longe disso, o marketing de influenciadores tem se mostrado mais eficiente para os anunciantes do que as mídias tradicionais – 11 vezes mais eficiente, segundo pesquisa da Nielsen.
Não é preciso ser uma celebridade para ser um ou uma influencer. O importante é ter carisma, seguidores fiéis, taxa de engajamento e apresentar conteúdo agradável a seu nicho de público.
Pesquisas mostram que os brasileiros compram influenciados pelas redes sociais e descobrem novos produtos a partir de conteúdo online.
Os mesmos que nem olham para conteúdo sem autenticidade preferem uma comunicação mais natural e lúdica.
Os influenciadores, maiores e menores, conquistam a atenção das marcas devido ao nicho que atendem – o público que influenciam.
São úteis para as marcas, os influenciadores com perfis de mil a 10 mil seguidores que apresentam conteúdo de experiências autênticas e reais e criam identificação com seus seguidores.
A economia dos criadores oferece ao anunciante criatividade em novos formatos de conteúdo e baixos custos de ativação.
Influenciadores fazem parcerias com empresas para outras ações, além da criação de conteúdos especializados. Uma delas é o unboxing, que é a abertura ao vivo da embalagem ou caixa de algum produto novo, com a capacidade de criar desejo e necessidade.
Foi um prazer te ajudar :)