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Tue Oct 17 16:23:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMO
Prepare-se para a próxima Black Friday

Descontos e planejamento são a chave para obter bons resultados nas suas promoções para a Black Friday, uma das datas mais importantes do ano para as vendas.

· Atualizado em 17/10/2023
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A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano pelos varejistas e pelos consumidores, que aguardam para adquirir produtos que desejam com ofertas e descontos.

Já é uma tradição no Brasil, apesar de relativamente nova. Começou em 2011 no ambiente da internet e hoje é forte também nas lojas físicas de varejistas de todos os tamanhos. As vendas são fortes, impulsionadas pelos grandes descontos em diversas categorias, que duram mais de uma semana.

A data oficial na Black Friday em 2023 é 24 de novembro, uma sexta-feira. Veja a seguir algumas dicas valiosas para este ano e os próximos.

As vendas no varejo nesta data são cada vez maiores. Cresceram 6,9% da Black Friday de 2022 em relação ao ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O e-commerce cresceu 21,1% e o faturamento no ambiente físico subiu 5,4%.

Segundo pesquisas, cerca de 50% das pessoas aguardam os descontos e se preparam para a Black Friday – se inscrevem em listas para serem avisadas das promoções e baixam aplicativos das lojas para aproveitar as ofertas.

Neste cenário, o ideal para esta data – e as futuras – é começar o planejamento com antecedência.

Procure avaliar seu estoque, identificar os produtos que têm mais saída (e menos saída) e montar a sua estratégia de marketing. É importante oferecer boas ofertas, pois o público não gosta de sentir-se enganado, e analisar os resultados dos anos anteriores.

Para definir os descontos é importante considerar a margem de lucro da empresa e os valores praticados pela concorrência. É possível oferecer descontos expressivos sem prejudicar a lucratividade, desde que sejam planejados com cuidado e estratégia.

Para ajustar seu plano de ação você pode identificar tendências de vendas, produtos mais vendidos e o comportamento do cliente.

Marketing

É importante ser visto e lembrado porque quase todas as lojas físicas e na internet vão competir. Avalie usar anúncios pagos, e-mail marketing, conteúdo sobre os produtos escolhidos e mídia social. E também antecipar as ofertas para criar empolgação e expectativa para os clientes.

Revisão no seu site e plataformas de vendas

No e-commerce a boa experiência de compra pede páginas que carreguem rápido, navegação intuitiva e um processo de venda sem complicação.

Descontos de verdade

Black Friday é sinônimo de descontos. Avalie o que pode vender com descontos e considere promoções que juntam produtos que vendem bem em pacotes de produtos complementares para aumentar o valor da compra.

E se vender mais do que o esperado?

Ótimo! Mas garanta que sua equipe, sua estrutura, e seu sistema de pagamento aguentem o tranco. Não perca vendas já garantidas por conta de problemas técnicos durante o processo de compra.

Alternativas para pagamento

Ninguém vai querer perder vendas por falta de pagamento flexível. Ofereça cartões de crédito, de débito, PIX e parcelamento sem juros, se for possível e se compensar.

Atendimento excelente

Outro ponto importantíssimo. Lembre-se que há muita concorrência, então não perca vendas por conta de um atendimento que deixa a desejar. Responda bem as perguntas, resolva problemas e forneça assistência. Os vendedores devem estar bem preparados e saber lidar com o público com atenção, paciência e conhecimentos sobre os produtos.

Faça ajustes para melhorar no ano que vem

Anote os resultados, o desempenho das campanhas de marketing e a resposta dos clientes. Estas informações vão melhorar sua estratégia para o próximo ano.

Criar uma landing page atraente

Landing page é a página para onde suas promoções vão apontar no ambiente online. O objetivo dela é fechar a venda – tudo nela deve convergir para a venda, sem distrações. Crie uma landing page atraente, com cores relacionadas à Black Friday, imagens de produtos em destaque e que funcione bem no celular. Coloque uma chamada que destaque os descontos e benefícios exclusivos da Black Friday. Use frases como “Ofertas imperdíveis” ou “Descontos de arrasar”.

Lista VIP tem vantagens exclusivas

Sabendo que as pessoas buscam listas VIP de ofertas para a Black Friday, crie também a sua oferecendo descontos exclusivos para os inscritos. Use banners para incentivar o

cadastro. Pesquise a preferência dos clientes para personalizar ofertas e descontos. Mantenha viva a lista através de comunicação exclusiva com os membros antes e durante a Black Friday. Envie prévias das ofertas e lembretes sobre o evento.

Promoções relâmpago

Ofereça promoções relâmpago com descontos ainda maiores durante períodos específicos da Black Friday, como “Oferta de 1 hora”. Experimente usar uma contagem regressiva na sua landing page e nas comunicações para criar um senso de urgência e incentivar a compra imediata. O senso de urgência é um dos principais gatilhos mentais para o crescimento das vendas on-line.

Ações como estas certamente vão favorecer a sua comunicação com o público e gerar ainda melhores resultados. Conte com o Sebrae para mais dicas em marketing e vendas


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