Descontos e planejamento são a chave para obter bons resultados nas suas promoções para a Black Friday, uma das datas mais importantes do ano para as vendas.
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A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano pelos varejistas e pelos consumidores, que aguardam para adquirir produtos que desejam com ofertas e descontos.
Já é uma tradição no Brasil, apesar de relativamente nova. Começou em 2011 no ambiente da internet e hoje é forte também nas lojas físicas de varejistas de todos os tamanhos. As vendas são fortes, impulsionadas pelos grandes descontos em diversas categorias, que duram mais de uma semana.
A data oficial na Black Friday em 2023 é 24 de novembro, uma sexta-feira. Veja a seguir algumas dicas valiosas para este ano e os próximos.
As vendas no varejo nesta data são cada vez maiores. Cresceram 6,9% da Black Friday de 2022 em relação ao ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O e-commerce cresceu 21,1% e o faturamento no ambiente físico subiu 5,4%.
Segundo pesquisas, cerca de 50% das pessoas aguardam os descontos e se preparam para a Black Friday – se inscrevem em listas para serem avisadas das promoções e baixam aplicativos das lojas para aproveitar as ofertas.
Neste cenário, o ideal para esta data – e as futuras – é começar o planejamento com antecedência.
Procure avaliar seu estoque, identificar os produtos que têm mais saída (e menos saída) e montar a sua estratégia de marketing. É importante oferecer boas ofertas, pois o público não gosta de sentir-se enganado, e analisar os resultados dos anos anteriores.
Para definir os descontos é importante considerar a margem de lucro da empresa e os valores praticados pela concorrência. É possível oferecer descontos expressivos sem prejudicar a lucratividade, desde que sejam planejados com cuidado e estratégia.
Para ajustar seu plano de ação você pode identificar tendências de vendas, produtos mais vendidos e o comportamento do cliente.
Marketing
É importante ser visto e lembrado porque quase todas as lojas físicas e na internet vão competir. Avalie usar anúncios pagos, e-mail marketing, conteúdo sobre os produtos escolhidos e mídia social. E também antecipar as ofertas para criar empolgação e expectativa para os clientes.
Revisão no seu site e plataformas de vendas
No e-commerce a boa experiência de compra pede páginas que carreguem rápido, navegação intuitiva e um processo de venda sem complicação.
Descontos de verdade
Black Friday é sinônimo de descontos. Avalie o que pode vender com descontos e considere promoções que juntam produtos que vendem bem em pacotes de produtos complementares para aumentar o valor da compra.
E se vender mais do que o esperado?
Ótimo! Mas garanta que sua equipe, sua estrutura, e seu sistema de pagamento aguentem o tranco. Não perca vendas já garantidas por conta de problemas técnicos durante o processo de compra.
Alternativas para pagamento
Ninguém vai querer perder vendas por falta de pagamento flexível. Ofereça cartões de crédito, de débito, PIX e parcelamento sem juros, se for possível e se compensar.
Atendimento excelente
Outro ponto importantíssimo. Lembre-se que há muita concorrência, então não perca vendas por conta de um atendimento que deixa a desejar. Responda bem as perguntas, resolva problemas e forneça assistência. Os vendedores devem estar bem preparados e saber lidar com o público com atenção, paciência e conhecimentos sobre os produtos.
Faça ajustes para melhorar no ano que vem
Anote os resultados, o desempenho das campanhas de marketing e a resposta dos clientes. Estas informações vão melhorar sua estratégia para o próximo ano.
Criar uma landing page atraente
Landing page é a página para onde suas promoções vão apontar no ambiente online. O objetivo dela é fechar a venda – tudo nela deve convergir para a venda, sem distrações. Crie uma landing page atraente, com cores relacionadas à Black Friday, imagens de produtos em destaque e que funcione bem no celular. Coloque uma chamada que destaque os descontos e benefícios exclusivos da Black Friday. Use frases como “Ofertas imperdíveis” ou “Descontos de arrasar”.
Lista VIP tem vantagens exclusivas
Sabendo que as pessoas buscam listas VIP de ofertas para a Black Friday, crie também a sua oferecendo descontos exclusivos para os inscritos. Use banners para incentivar o
cadastro. Pesquise a preferência dos clientes para personalizar ofertas e descontos. Mantenha viva a lista através de comunicação exclusiva com os membros antes e durante a Black Friday. Envie prévias das ofertas e lembretes sobre o evento.
Promoções relâmpago
Ofereça promoções relâmpago com descontos ainda maiores durante períodos específicos da Black Friday, como “Oferta de 1 hora”. Experimente usar uma contagem regressiva na sua landing page e nas comunicações para criar um senso de urgência e incentivar a compra imediata. O senso de urgência é um dos principais gatilhos mentais para o crescimento das vendas on-line.
Ações como estas certamente vão favorecer a sua comunicação com o público e gerar ainda melhores resultados. Conte com o Sebrae para mais dicas em marketing e vendas
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Experimente diferentes técnicas de fotografia e edição para encontrar o seu estilo. Inspiração:busque inspiração em outros fotógrafos de produtos. Agora siga estas práticas que os fotógrafos seguem: Treine o seu olhar A observação vai ajudar você a melhorar as suas fotos. Tenha um olhar treinado para reparar nos detalhes, diferenciar o que chama a atenção e identificar o que é mais harmônico esteticamente. Conseguir boas fotos vem com o treino, especialmente no começo. Para fotografar produtos, a dica é: testar, repetir e mudar pequenos detalhes. Crie uma pasta de referências Guarde em seu computador uma pasta onde você vai salvar fotos que tenham relação com o seu projeto, fotos que você encontra nas redes sociais, nas pesquisas no Google e nas lojas que vendem itens como os seus. Elas vão servir de inspiração. Observe itens como: O fundo usado. Os detalhes do produto. Como é a iluminação. Qual o ângulo. Quais os outros elementos que compõem a foto. Iluminação é tudo Obter a iluminação adequada é um dos pontos mais importantes. Os detalhes do produto devem estar nítidos. Procure usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis. Existem opções de iluminadores, como ring light e softbox, que são equipamentos de custo bem acessível e fáceis de encontrar. Ao fazer fotos durante o dia, observe se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias. E não faça fotografias contra a luz, a menos que compense com outra fonte de luz frontal. Fotos tremidas ou fora de foco não Fotos tremidas: use um tripé ou algum tipo de apoio, como um livro ou caixa, para manter o celular estável e evitar fotos borradas. Um tripé é um investimento barato e essencial. Foco: toque na tela do celular onde você deseja que o foco seja definido para garantir que o produto esteja nítido na foto. Use um fundo branco ou preto Ter um fundo branco é importante para mostrar detalhes nas imagens dos produtos, que serão usadas em sites, marketplaces ou enviadas ao cliente. Uma cartolina ou pano branco ajudam a mostrar o produto, sem distrações no fundo. Uma mesa branca ou preta serve como fundo infinito para os produtos. Veja se vale a pena investir em um cenário, que você pode consultar na internet. Cenários naturais Em fotos para redes sociais, a humanização é um fator interessante, para mostrar o produto dentro de um contexto. Ao fotografar acessórios de moda use fotos de pessoas, de preferência com roupas sem estampa, para não distrair a atenção. Nos produtos de alimentação, mesas postas ou outros cenários demonstram o produto sendo consumido. Se o produto causa uma transformação – como em limpeza ou produtos de beleza –, é interessante mostrar o “antes e depois”, e também a foto do produto ao lado do resultado alcançado. Conheça os recursos da câmera Vários modelos de smartphones têm configurações avançadas para a câmera. Procure conhecer as possibilidades, pois você vai usar um dia. Algumas câmeras têm: Ajuste de luz. Possibilidade de ajustar o foco. Filtro. Flash automático. Se precisar de ajuda para configurar a câmera do seu celular, procure no YouTube vídeos como: “fotos profissionais” e o nome e modelo do seu celular. Limpe a lente da câmera do seu celular com um pano macio e sem fiapos para garantir fotos nítidas. Composição e enquadramento Preencha o quadro da foto com o produto, mas deixe um pouco de espaço ao redor para respirar. Procure fazer o enquadramento com uma composição harmônica. Ângulo: experimente diferentes ângulos para encontrar a perspectiva mais interessante para o produto. Fotografe de cima, de lado, em diagonal e até mesmo de baixo para mostrar diferentes detalhes. Regra dos terços: use a regra dos terços para criar uma composição mais equilibrada e interessante. Divida a tela do seu celular em nove partes iguais e posicione o produto nos pontos de interseção ou ao longo das linhas. Se preferir, habilite o grid nas câmeras fotográficas. As linhas ajudam na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular. Cuidado com o excesso de informação. Uma foto com muitos elementos pode afastar o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele. Para as redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos, para gerar uma identidade de marca. Mostre os detalhes importantes em close Quando possível, mostre uma opção mais ampliada do produto, com detalhes bem de perto. Isso aumenta a confiança do consumidor, já que ele não pode tocar no produto ou olhar de perto. Se for um produto eletrônico, por exemplo, mostre um close das entradas e conexões. Aprenda a editar Experimente aplicativos de edição de fotos, como o Snapseed, VSCO ou Lightroom para ajustar cores, contraste, nitidez e outros aspectos da foto. Não use filtros para fotos de produtos, pois o comprador quer ver o produto claramente. Corrija as cores para que fiquem o mais fiéis possível à realidade. Faça retoques sutis para remover imperfeições e melhorar a aparência do produto. Deixe os filtros para as fotos de pessoas e as redes sociais. A resolução da foto Resolução é a quantidade de pixels por polegada. Qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as imagens para produto tenham 1020 x 1024 pixels. Resolução baixa faz com que a foto tenha menos nitidez. Na hora de enviar as fotos, cada plataforma tem a sua regra para o tamanho do arquivo que aceitam. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG. Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller, ou outros compactadores de imagem.
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