As soft skills são aspectos subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. Características cada vez mais valorizadas nos negócios.
As soft skills são habilidades pessoais que afetam a maneira como você interage com outras pessoas, comunica-se e lida com situações difíceis.
Elas são habilidades que envolvem aspectos comportamentais, emocionais e sociais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empatia, trabalho em equipe, criatividade e adaptabilidade.
Ao contrário das habilidades técnicas (hard skills), que se concentram no conhecimento técnico e específico de uma determinada área de atuação, as soft skills são transferíveis e podem ser aplicadas em qualquer ambiente ou setor profissional.
As empresas valorizam cada vez mais as soft skills porque elas são cruciais para construir relacionamentos fortes com clientes e colegas de trabalho, promover um ambiente de trabalho positivo, colaborativo e lidar com mudanças e incertezas.
Ter um conjunto sólido de soft skills pode ajudá-lo a se destacar em um mercado de trabalho competitivo e avançar em sua carreira.
Habilidades comportamentais são importantes para o sucesso no ambiente de trabalho. Saiba quais são as mais desejadas pelas empresas em geral, principalmente na hora de contratar novos colaboradores.
Habilidade de comunicação: a capacidade de se expressar claramente, escutar e se comunicar efetivamente com pessoas de diferentes níveis de conhecimento e contextos.
Inteligência emocional: a habilidade de reconhecer, gerenciar e expressar emoções de forma positiva, além de entender e responder às emoções de outras pessoas.
Trabalho em equipe: a habilidade de trabalhar com outros de forma colaborativa e produtiva, com abertura a ideias diferentes e capacidade de contribuir com soluções em grupo.
Liderança: a habilidade de influenciar, inspirar e orientar outras pessoas para alcançar metas e objetivos em um ambiente profissional.
Resolução de problemas: a habilidade de identificar, analisar e resolver problemas de forma criativa e eficaz.
Adaptabilidade: a habilidade de se adaptar a novas situações, mudanças e ambientes de trabalho de forma flexível e rápida.
Pensamento crítico: analisar informações de forma objetiva, avaliar opções e tomar decisões informadas.
Empatia: compreender e se conectar com as emoções e perspectivas dos outros, bem como a capacidade de fornecer apoio e compreensão em situações difíceis.
Vale dizer que uma empresa que valoriza e trabalha as soft skills está mais propensa a ter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Aprimorar as soft skills é muito importante para alcançar o sucesso profissional. Algumas pessoas têm isso naturalmente, outras podem recorrer a terapias, capacitação ou até mesmo cursos específicos como ótimas opções para desenvolver as soft skills.
Para desenvolvê-las, é necessário estar disposto a se dedicar e trabalhar por elas o tempo todo. Obtenha feedbacks, faça cursos, leia livros e participe de programas que irão auxiliar para melhorar essas habilidades.
Alguns métodos ajudam a desenvolver coletivamente as soft skills
- Imersões e mentoria
A dica é fazer gestão de desempenho por meio de sessões de coaching profissional e tentar se aprofundar ao máximo nas equipes. Programas de mentoria também podem auxiliar e cultivar influenciadores dentro da própria empresa. Centralizar o desenvolvimento das soft skills dos colaboradores nos próprios locais de trabalho faz com que eles continuem tentando melhorá-las de uma forma mais natural e orgânica.
- Torne as soft skills mais reais
As habilidades de soft skills foram pouco valorizadas por muito tempo e consideradas menos importantes perto das hard skills – aquelas encontradas no currículo. Graças à transformação digital, hoje é possível mensurar essas
competências e torná-las mais “reais”. Algumas tecnologias, como avaliações de resiliência no ambiente de trabalho e capacidade de julgamento gerencial, são ótimos investimentos que podem tornar as soft skills mais perceptíveis.
- Sirva de exemplo
Os líderes se tornam muito mais do que apenas gestores quando se mostram como eternos aprendizes e encorajam suas equipes a ter foco no desenvolvimento das habilidades. Colocar-se como alguém que também aprende faz com que os colaboradores vejam que você está aberto ao diálogo e que também está se desenvolvendo, aprendendo e ensinando.
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