As soft skills são aspectos subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. Características cada vez mais valorizadas nos negócios.
As soft skills são habilidades pessoais que afetam a maneira como você interage com outras pessoas, comunica-se e lida com situações difíceis.
Elas são habilidades que envolvem aspectos comportamentais, emocionais e sociais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empatia, trabalho em equipe, criatividade e adaptabilidade.
Ao contrário das habilidades técnicas (hard skills), que se concentram no conhecimento técnico e específico de uma determinada área de atuação, as soft skills são transferíveis e podem ser aplicadas em qualquer ambiente ou setor profissional.
As empresas valorizam cada vez mais as soft skills porque elas são cruciais para construir relacionamentos fortes com clientes e colegas de trabalho, promover um ambiente de trabalho positivo, colaborativo e lidar com mudanças e incertezas.
Ter um conjunto sólido de soft skills pode ajudá-lo a se destacar em um mercado de trabalho competitivo e avançar em sua carreira.
Habilidades comportamentais são importantes para o sucesso no ambiente de trabalho. Saiba quais são as mais desejadas pelas empresas em geral, principalmente na hora de contratar novos colaboradores.
Habilidade de comunicação: a capacidade de se expressar claramente, escutar e se comunicar efetivamente com pessoas de diferentes níveis de conhecimento e contextos.
Inteligência emocional: a habilidade de reconhecer, gerenciar e expressar emoções de forma positiva, além de entender e responder às emoções de outras pessoas.
Trabalho em equipe: a habilidade de trabalhar com outros de forma colaborativa e produtiva, com abertura a ideias diferentes e capacidade de contribuir com soluções em grupo.
Liderança: a habilidade de influenciar, inspirar e orientar outras pessoas para alcançar metas e objetivos em um ambiente profissional.
Resolução de problemas: a habilidade de identificar, analisar e resolver problemas de forma criativa e eficaz.
Adaptabilidade: a habilidade de se adaptar a novas situações, mudanças e ambientes de trabalho de forma flexível e rápida.
Pensamento crítico: analisar informações de forma objetiva, avaliar opções e tomar decisões informadas.
Empatia: compreender e se conectar com as emoções e perspectivas dos outros, bem como a capacidade de fornecer apoio e compreensão em situações difíceis.
Vale dizer que uma empresa que valoriza e trabalha as soft skills está mais propensa a ter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Aprimorar as soft skills é muito importante para alcançar o sucesso profissional. Algumas pessoas têm isso naturalmente, outras podem recorrer a terapias, capacitação ou até mesmo cursos específicos como ótimas opções para desenvolver as soft skills.
Para desenvolvê-las, é necessário estar disposto a se dedicar e trabalhar por elas o tempo todo. Obtenha feedbacks, faça cursos, leia livros e participe de programas que irão auxiliar para melhorar essas habilidades.
Alguns métodos ajudam a desenvolver coletivamente as soft skills
- Imersões e mentoria
A dica é fazer gestão de desempenho por meio de sessões de coaching profissional e tentar se aprofundar ao máximo nas equipes. Programas de mentoria também podem auxiliar e cultivar influenciadores dentro da própria empresa. Centralizar o desenvolvimento das soft skills dos colaboradores nos próprios locais de trabalho faz com que eles continuem tentando melhorá-las de uma forma mais natural e orgânica.
- Torne as soft skills mais reais
As habilidades de soft skills foram pouco valorizadas por muito tempo e consideradas menos importantes perto das hard skills – aquelas encontradas no currículo. Graças à transformação digital, hoje é possível mensurar essas
competências e torná-las mais “reais”. Algumas tecnologias, como avaliações de resiliência no ambiente de trabalho e capacidade de julgamento gerencial, são ótimos investimentos que podem tornar as soft skills mais perceptíveis.
- Sirva de exemplo
Os líderes se tornam muito mais do que apenas gestores quando se mostram como eternos aprendizes e encorajam suas equipes a ter foco no desenvolvimento das habilidades. Colocar-se como alguém que também aprende faz com que os colaboradores vejam que você está aberto ao diálogo e que também está se desenvolvendo, aprendendo e ensinando.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Parcerias locais: o segredo para crescer sem gastar muito
Seja você é um artesão, dono de uma loja ou prestador de serviços, colaborar com quem está por perto pode ser a chave para se destacar no mercado. Neste e-book, você que é empreendedor, pode aprender como identificar os parceiros certos e negociar colaborações que beneficiem todo mundo, provando que, juntos, podem ir mais longe. Baixe o ebook.
April, 2025
Edital Missão Internacional NRA SHOW 2025
SEBRAE/AM, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída por escritura pública sob a forma de serviço social autônomo, com sede nesta cidade na Rua Leonardo Malcher, 924 – Centro, inscrito no CNPJ sob nº 04.322.004/0001-47, divulga a Chamada Pública nº 001/2025/UAS para a seleção de empresas para participação na MISSÃO INTERNACIONAL NRA SHOW 2025, nos termos definidos no edital.
April, 2025
Sebrae - Alimentação Fora do Lar
Impulsione o Crescimento do Seu Negócio com o Projeto de Alimentos e Bebidas do Sebrae! Se você é empresário do setor de alimentação fora do lar e quer levar seu negócio a um novo patamar, essa é a sua chance! O Projeto de Alimentos e Bebidas do SEBRAE/AM oferece oportunidades exclusivas para transformar sua empresa e ampliar seus resultados. O Que Você Vai Ganhar? Ao participar, você terá acesso a uma série de benefícios estratégicos que farão toda a diferença no crescimento do seu negócio: 1 - Reuniões Estratégicas – Conecte-se com especialistas e outros empresários para discutir desafios, tendências e oportunidades do setor. 2 - Consultorias Personalizadas – Receba suporte especializado em gestão, marketing e inovação tecnológica para otimizar processos e aumentar sua competitividade. 3 - Encontros de Negócios – Amplie seu networking e crie novas parcerias estratégicas em eventos exclusivos. 4 - Missões Comerciais e Técnicas – Participe de missões comerciais e técnicas, descubra novos mercados e aprenda com as melhores práticas do setor, explorando oportunidades de crescimento. 5 - Capacitações e Workshops – Participe de palestras, oficinas e treinamentos focados em inovação, tendências e gestão eficiente. 6 - Acesso a Redes de Contatos – Faça parte de uma comunidade de empresários e parceiros que podem impulsionar o seu sucesso. Como Funciona? As atividades serão realizadas diretamente na sua empresa e em locais estratégicos definidos pelo SEBRAE/AM e parceiros, garantindo máxima flexibilidade e conveniência para você. Não Fique de Fora! Acesse conteúdos exclusivos e fique por dentro das melhores estratégias de gestão, inovação e tendências de mercado para acelerar o crescimento do seu negócio. E-book Descobrindo o mundo das bebidas e coquetéis Cartilha Como evitar incêndios em bares e restaurantes Cartilha Como montar um serviço de chope de qualidade no meu bar ou restaurante? Cartilha Critérios de segurança no recebimento e armazenamento de alimentos nos serviços de alimentação fora do lar Cartilha Fotografar alimentos de maneira apetitosa E-book Como aumentar a produtividade no seu bar ou restaurante E-book Dicas para um bom atendimento ao cliente em bares e restaurantes Fale agora mesmo com Débora Sales e saiba mais! Clique aqui para conversar no WhatsApp A hora de transformar o seu negócio é agora!
March, 2025
As 10 maiores características do empreendedor
Você conhece o Empretec? É um seminário (muito mais do que um curso) feito para desenvolver as mudanças de comportamento que levam o empreendedor ao sucesso. É a sua grande oportunidade para revisar conceitos e atitudes e prepará-lo para o mercado e para a vida. O Empretec é um dos produtos mais importantes oferecidos pelo Sebrae. A metodologia foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é aplicada em dezenas de países para trabalhar as características de comportamento que levam o empreendedor a identificar novas oportunidades de negócios. A história do Empretec no Brasil é longa. Vem desde 1993 aplicada pelo Sebrae e forma cerca de 10 mil participantes por ano. A maior parte destas empresas logo alcança um aumento no faturamento mensal. O desempenho empresarial melhora, a segurança na tomada de decisões é fortalecida e a visão de oportunidades é despertada. No seminário, o participante estuda as dez características essenciais do comportamento empreendedor e as vivencia em atividades, fundamentadas a partir de pesquisas que apontam como um empreendedor de sucesso se comporta.
March, 2025
Desafios e soluções para o trabalho remoto
Graças ao avanço da comunicação online, a possibilidade de os profissionais da empresa trabalharem fora do escritório abriu muitas portas. O trabalho remoto transformou radicalmente a maneira como as empresas operam hoje. Trouxe flexibilidade, conforto, atraiu talentos de outras localidades – e trouxe também novos desafios. Para montar e administrar uma equipe de alta performance em um ambiente remoto ou híbrido há estratégias bem definidas, que visam superar obstáculos como a falta de interação presencial, a dificuldade de comunicação e o risco de desengajamento.
March, 2025
Empreendedorismo não tem idade
Uma pessoa mais velha pode empreender com sucesso aproveitando sua experiência, sua rede de contatos e a sabedoria acumulada ao longo dos anos. Aqui estão algumas ideias práticas e naturais para começar: Primeiro, identifique algo que você já sabe fazer bem ou que gosta. Pode ser uma habilidade adquirida em décadas de trabalho, como cozinhar, ensinar, consertar coisas, ou até um hobby que virou paixão. Por exemplo, se você sempre foi bom em organizar eventos, poderia começar um pequeno negócio de planejamento para festas ou reuniões. Depois, use sua experiência de vida a seu favor. Pessoas mais velhas geralmente têm uma visão mais clara do que funciona ou não, além de paciência para lidar com imprevistos. Isso é ouro no empreendedorismo! Pense em algo simples para começar, como oferecer consultoria na sua área de atuação anterior, vender produtos caseiros ou prestar serviços que não exigem grande investimento inicial.
February, 2025
Como criar comunidades e ser líder no seu segmento
O primeiro passo para formar uma comunidade é compreender profundamente seu público-alvo. Quem são seus clientes? Quais são seus interesses, dores e aspirações? Pesquisas, entrevistas e análise de dados ajudam a traçar um perfil detalhado. Com essa informação em mãos, você tem tudo para criar conteúdos e espaços que realmente ressoem com as necessidades do público e ajudem a estabelecer uma conexão mais profunda.
January, 2025
Como criar uma presença magnética e impulsionar o seu negócio
“Quando o empreendedor alinha seus valores pessoais aos da empresa, ele se torna a personificação da marca, transmitindo consistência e credibilidade em cada interação. Esse alinhamento é fundamental para construir conexões que vão além da venda de produtos ou serviços e criam uma comunidade em torno da marca”. Baixe o ebook e leia a entrevista completa.
January, 2025
Edital Sebraetec nº 001/2025
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas - SEBRAE/AM, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo, com sede na rua Leonardo Malcher, n° 924, - Bairro Centro, Manaus/AM, inscrito no CNPJ nº 04.322.004/0001-47, por meio da Unidade de Soluções Empresariais - USE, torna público estarem abertas, a partir de 13 de janeiro de 2025, as inscrições para cadastramento de pessoas jurídicas, de direito público ou privado, para a prestação de serviços tecnológicos e/ou inovação, para integrar o cadastro de prestadoras de serviços do Produto SEBRAEtec, na forma estabelecida neste Edital, com base no artigo 22 e 23 do Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema SEBRAE; Regulamento do Programa SEBRAEtec e no Caderno Técnico vigentes.
January, 2025
Como lidar com o fracasso e seguir em frente
O fracasso, infelizmente, faz parte da jornada de qualquer empreendedor. Há projetos que não dão certo, ideias que não se concretizam e obstáculos inesperados que impedem os avanços. A diferença está na forma como lidamos com essas situações. Temos que aceitar as perdas e entender profundamente os motivos que levaram as iniciativas a um desfecho negativo.
December, 2024
Conheça as tendências do mercado no Amazonas em 2025
Ao investir em sustentabilidade, digitalização e valorização da cultura local, você poderá transformar as riquezas naturais e culturais da região em vantagens competitivas. Veja mais detalhes no ebook.