As soft skills são aspectos subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. Características cada vez mais valorizadas nos negócios.
As soft skills são habilidades pessoais que afetam a maneira como você interage com outras pessoas, comunica-se e lida com situações difíceis.
Elas são habilidades que envolvem aspectos comportamentais, emocionais e sociais, como liderança, comunicação, resolução de conflitos, empatia, trabalho em equipe, criatividade e adaptabilidade.
Ao contrário das habilidades técnicas (hard skills), que se concentram no conhecimento técnico e específico de uma determinada área de atuação, as soft skills são transferíveis e podem ser aplicadas em qualquer ambiente ou setor profissional.
As empresas valorizam cada vez mais as soft skills porque elas são cruciais para construir relacionamentos fortes com clientes e colegas de trabalho, promover um ambiente de trabalho positivo, colaborativo e lidar com mudanças e incertezas.
Ter um conjunto sólido de soft skills pode ajudá-lo a se destacar em um mercado de trabalho competitivo e avançar em sua carreira.
Habilidades comportamentais são importantes para o sucesso no ambiente de trabalho. Saiba quais são as mais desejadas pelas empresas em geral, principalmente na hora de contratar novos colaboradores.
Habilidade de comunicação: a capacidade de se expressar claramente, escutar e se comunicar efetivamente com pessoas de diferentes níveis de conhecimento e contextos.
Inteligência emocional: a habilidade de reconhecer, gerenciar e expressar emoções de forma positiva, além de entender e responder às emoções de outras pessoas.
Trabalho em equipe: a habilidade de trabalhar com outros de forma colaborativa e produtiva, com abertura a ideias diferentes e capacidade de contribuir com soluções em grupo.
Liderança: a habilidade de influenciar, inspirar e orientar outras pessoas para alcançar metas e objetivos em um ambiente profissional.
Resolução de problemas: a habilidade de identificar, analisar e resolver problemas de forma criativa e eficaz.
Adaptabilidade: a habilidade de se adaptar a novas situações, mudanças e ambientes de trabalho de forma flexível e rápida.
Pensamento crítico: analisar informações de forma objetiva, avaliar opções e tomar decisões informadas.
Empatia: compreender e se conectar com as emoções e perspectivas dos outros, bem como a capacidade de fornecer apoio e compreensão em situações difíceis.
Vale dizer que uma empresa que valoriza e trabalha as soft skills está mais propensa a ter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Aprimorar as soft skills é muito importante para alcançar o sucesso profissional. Algumas pessoas têm isso naturalmente, outras podem recorrer a terapias, capacitação ou até mesmo cursos específicos como ótimas opções para desenvolver as soft skills.
Para desenvolvê-las, é necessário estar disposto a se dedicar e trabalhar por elas o tempo todo. Obtenha feedbacks, faça cursos, leia livros e participe de programas que irão auxiliar para melhorar essas habilidades.
Alguns métodos ajudam a desenvolver coletivamente as soft skills
- Imersões e mentoria
A dica é fazer gestão de desempenho por meio de sessões de coaching profissional e tentar se aprofundar ao máximo nas equipes. Programas de mentoria também podem auxiliar e cultivar influenciadores dentro da própria empresa. Centralizar o desenvolvimento das soft skills dos colaboradores nos próprios locais de trabalho faz com que eles continuem tentando melhorá-las de uma forma mais natural e orgânica.
- Torne as soft skills mais reais
As habilidades de soft skills foram pouco valorizadas por muito tempo e consideradas menos importantes perto das hard skills – aquelas encontradas no currículo. Graças à transformação digital, hoje é possível mensurar essas
competências e torná-las mais “reais”. Algumas tecnologias, como avaliações de resiliência no ambiente de trabalho e capacidade de julgamento gerencial, são ótimos investimentos que podem tornar as soft skills mais perceptíveis.
- Sirva de exemplo
Os líderes se tornam muito mais do que apenas gestores quando se mostram como eternos aprendizes e encorajam suas equipes a ter foco no desenvolvimento das habilidades. Colocar-se como alguém que também aprende faz com que os colaboradores vejam que você está aberto ao diálogo e que também está se desenvolvendo, aprendendo e ensinando.
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Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
Tue Nov 28 13:48:38 BRT 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
Mon Nov 27 12:34:50 BRT 2023
Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
Wed Nov 22 11:20:45 BRT 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.