Descubra os diferenciais que o TikTok pode oferecer para sua empresa
Pâmela Machado
· Atualizado em 23/08/2022Você provavelmente já ouviu falar do TikTok: uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos curtos. De acordo com a pesquisa da DataReportal, em julho de 2022, a rede social tinha mais de um bilhão de usuários ativos mensais no mundo todo.
Apesar de ser utilizada para diversão e entretenimento, o TikTok também pode ser uma opção de rede social para empresas estarem presentes. Cada vez mais em alta, a pesquisa Opinion Box apontou que 82% dos usuários acessam o TikTok pelo menos uma vez ao dia.
Com tantos números positivos, neste conteúdo vamos explicar um pouco mais sobre como funciona a plataforma e o que você deve saber na hora de aplicar o TikTok para sua empresa.
O TikTok funciona basicamente com criação de conteúdo em vídeo. Ao abrir o aplicativo, você vai visualizar uma sequência de vídeos, baseado nos interesses que você preencheu ao logar no aplicativo.
Para criar um conteúdo novo, você vai clicar em “+”. Você pode arrastar vídeos da sua galeria ou criar seu vídeo direto no TikTok da sua empresa, utilizando funções da rede social, como: efeitos, legendas, filtros, narração e entre outros materiais de edição.
Os vídeos criados começaram sendo de, no máximo 60 segundos, mas atualmente podem ter até três minutos. Além deles, é possível também criar lives e stories, todos na mesma parte da ferramenta.
Antes de ter um TikTok para sua empresa, é preciso entender que a plataforma tem um algoritmo diferenciado das demais redes sociais. Isso significa que a forma que seus vídeos alcançam pessoas depende de alguns pontos, como:
- Visualizações de vídeos;
- Curtidas e comentários;
- Seguidores;
- Encaminhamentos;
- Compartilhamentos;
- Salvamentos;
- Tempo médio de exibição;
- Taxa de conclusão;
- Conteúdo do vídeo.
Sua publicação não é exibida somente para quem segue o seu negócio, por isso você tem grandes chances de alcançar um novo público. Para conseguir alcançar as pessoas certas, que podem comprar um produto ou serviço, utilize hashtags do assunto do vídeo.
Antes de criar um TikTok para sua empresa ou começar a movimentar o seu perfil, pense em quais conteúdos serão criados e qual vai ser o tema abordado. Além disso, tente produzir conteúdos leves e diretos com frequência.
Agora que você já conhece o básico do TikTok, chegou a hora de entender o que ele oferece de diferenciado das demais plataformas.
- Responder mensagens com vídeos: é possível responder um comentário no vídeo do seu negócio, com outro vídeo. Mas isso não deve ser feito para todos os comentários, somente para aqueles que exigem uma resposta mais complexa e que você viu com frequência nos comentários.
- Salvamento: também é possível, quando o usuário libera, baixar os vídeos direto no seu celular, basta clicar em compartilhar.
- Texto falado: ao criar o seu vídeo e adicionar o texto na tela, existe a possibilidade de colocar um narrador no seu vídeo, que vai ditar o seu texto. É só clicar no ícone do boneco emitindo som na hora de editar seu texto.
Quer entender mais sobre como utilizar o TikTok para sua empresa? Deixamos abaixo um e-book que vai te dar várias dicas sobre o assunto, para você conhecer ainda mais essa rede social.
O Sebrae/MS também oferece a oficina “Tik Tok - Atraindo Novos Clientes” para aqueles que querem começar aprender de forma prática a produção de vídeos no TikTok para sua empresa. Para ver as turmas disponíveis, é só clicar aqui.
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