this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas
Comida farta e uma belíssima vista
Com 400 lugares e recebendo cerca de 80 mil pessoas ao ano, o Morro dos Ventos funciona há duas décadas e proprietário se orgulha de nunca ter fechado
FAVORITAR
Botão favoritar

O empresário Roberto Douglas no restaurante Morro do Ventos, em Chapada dos GuimarãesCuiabá/MT – Imagine um restaurante com 400 lugares, que recebe cerca de 80 mil pessoas por ano para saborear pratos da comida regional mato-grossense, servidos em porções generosas que saem da cozinha direto para a mesa em panelas que ferro. Desde que abriu há 20 anos, nunca fechou. Tem 23 funcionários fixos chegando a 45 nos finais de semana, e está instalado num lugar onde a vista e a natureza são os principais ingredientes.

Assim é o Morro dos Ventos em Chapada dos Guimarães, de propriedade de Roberto Douglas e Marta, que começaram o empreendimento gastronômico com a ideia de abrir uma pousada, o que acabou não acontecendo. Roberto orgulha-se ao dizer que os clientes sabem que a casa está sempre aberta e conta que nestes 20 anos, somente em 2 dias o restaurante ficou completamente vazio - nas duas vezes, o frio estava intenso, com temperaturas próximas de zero grau.

Os pratos servidos na casa para “aquecer” o paladar dos clientes são bem regionais, galinha e costelinha com arroz, Maria Isabel, picanha na chapa e peixe, o mais pedido. “Todos os pratos são preparados na hora, em panelas que vão direto para a mesa e todos são acompanhados de salada, farofa de banana e feijão”.

Para o Chapada Gourmet 2014, evento organizado por um grupo de empresários locais com apoio do Sebrae, o Morro dos Ventos terá como estrela o “Mitidinho da Rosa”, alusão a uma das cozinheiras da casa. Trata-se de um arroz cremoso com carne seca, linguicinha e abóbora. Na entrada tulipas de frango com molho bravo como entrada e a doce de banana-da-terra em calda.

Na opinião de Roberto, um dos mais antigos empresários do setor de gastronomia na cidade, o festival é extremamente importante para a região. “É assim que vão surgindo os grandes eventos. Temos que seguir um passo por vez e participar para colher os frutos no futuro. Só o tempo vai mostrar que estamos no caminho certo”, constata, citando como exemplo o Festival de Tiradentes (MG) que começou pequeno e hoje é uma referência. “Para eles também foi muito difícil, embora tenham uma massa de população muito grande no entorno, tanto de Minas Gerais, como de São Paulo e Rio de Janeiro”, observa.

Ele reclama da falta de participação do poder público no desenvolvimento da região e acrescenta que seu restaurante tem pouco giro de cliente. “As mesas são formadas por muitas pessoas, os almoços são longos, e os clientes estão chegando cada vez mais tarde, mesmo durante a semana, por volta das 14h30.

O Chapada Gourmet 2014 será de quarta-feira a domingo, de 19 a 23/11, com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, cujos integrantes se apresentam na praça central da cidade. Na quarta-feira, o concerto será às 20h e na quinta-feira às 18h, com entrada franca. Informações no site www.mt.sebrae.com.br

 

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?