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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Psicologia das cores: 7 dicas para usar em seu negócio

Você sabe o que é a psicologia das cores e como utilizá-la em um negócio de moda? Confira neste post!

· 01/09/2023 · Atualizado em 01/09/2023
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Você sabe o que é a psicologia das cores e quais são os diferenciais de usá-la em um negócio do ramo da moda? Independentemente do nicho de atuação de um empreendimento, é interessante buscar estratégias e métodos que contribuam para aumentar as vendas e garantir mais sucesso e lucratividade à empresa. A psicologia das cores é uma delas.

Afinal, entender o comportamento humano, de modo geral, tem como intuito a adoção das iniciativas corretas e que entregarão uma melhor experiência ao cliente. Essa tática, mais precisamente, visa a criar uma conexão entre as cores vistas no dia a dia e a forma como elas podem impactar as pessoas que frequentam o seu espaço.

Pensando na relevância do tema, neste post, você vai conferir mais detalhes sobre o que é a psicologia das cores, os seus diferenciais e como utilizá-la no negócio de moda. Continue a leitura!

O que é a psicologia das cores?

Antes de tudo, vamos entender mais detalhes sobre o significado da psicologia das cores. Como abordamos, é fundamental buscar estratégias e ações que contribuam para aumentar as vendas e a lucratividade, independentemente do ramo do empreendimento.

Então, a psicologia das cores, nesse cenário, trata-se de um estudo que compreende e avalia o comportamento humano em relação às cores — como o próprio nome já sugere. Ou seja, o foco é voltado ao efeito que elas gerarão nos clientes.

Inclusive, se considerarmos algumas marcas famosas, é perceptível que tudo que foi construído na identidade visual tem um aspecto científico por trás. Não é à toa que diferentes redes de fast food contam com o vermelho nos logos, por exemplo.

Sendo assim, é indispensável entender a sensação despertada por diferentes paletas e, claro, o seu papel na transmissão das informações ao público-alvo. A seguir, a gente explica brevemente o significado de algumas das principais cores utilizadas no âmbito comercial.

Vermelho

Por ser uma cor chamativa e intensa, é frequentemente utilizada em diferentes identidades visuais, já que se torna protagonista. Por essa razão, nas decorações, é pouco usual, uma vez que pode tornar o ambiente mais "cansativo". Além disso, o vermelho representa o amor e também o seu oposto, o ódio, associando-se ao calor, à energia e ao fogo.

Amarelo

Em alguns contextos, o amarelo é considerado a cor da criatividade. O tom também reflete otimismo, ciúme e jovialidade. No entanto, quando é combinado com outras cores — especialmente o vermelho —, torna-se um estímulo para o apetite.

Azul

O azul transmite a sensação de calma e relaxamento e reflete a responsabilidade, a simpatia, a amizade e a confiança. De forma geral, também é uma cor que costuma elevar os níveis de produtividade das pessoas, representando uma ótima pedida para os ambientes corporativos, por exemplo.

Laranja

O laranja geralmente transmite a sensação de alegria, de otimismo e de entusiasmo. Além disso, da mesma forma que o amarelo, é uma tonalidade que contribui para despertar o apetite das pessoas.

Preto

Diferentemente das demais, o preto é uma cor ímpar e utilizada em nichos mais específicos, já que algumas das sensações transmitidas envolvem a ideia de elegância, de sofisticação e de mistério.

Como utilizar a psicologia das cores em um negócio do ramo da moda?

Agora que você já sabe o que é a psicologia das cores e qual é o significado das mais "populares" no meio comercial, vamos elencar algumas dicas práticas que o ajudarão a entender como é possível aplicá-la em um negócio do universo da moda. Confira!

1. Entenda o significado das cores

Claro, o primeiro passo envolve o entendimento detalhado do significado das cores. Seja qual for o nicho do negócio, é importante buscar uma paleta que transmita os valores da marca e que, inclusive, esteja associada com o ramo da empresa.

Como vimos, grande parte das redes de fast food adota o vermelho e o amarelo, uma vez que a junção de ambos remete à fome. No universo da moda, vale a mesma mentalidade: também é imperativo dar preferência às cores que estão ligadas à ideia da sua empresa e ao que você deseja transmitir enquanto marca.

Também já pontuamos que existem tonalidades mais associadas à sofisticação, enquanto outras comumente geram uma sensação de tranquilidade. Então, caso você mantenha uma loja com peças de vestuário de fabricação própria no estado de Pernambuco, por exemplo, talvez seja interessante investir na ideia de regionalidade, de afeto etc.

Provavelmente, a mensagem passada ao público será mais eficiente, e o estabelecimento conseguirá aumentar as vendas. Ou seja, a lucratividade será positivamente impactada.

2. Considere os valores da sua marca

No tópico anterior, mencionamos a importância de conhecer os valores da sua marca para que a escolha das cores reflita essa comunicação. No entanto, para essa definição, é preciso voltar um passo e entender quem é o seu público-alvo e quem é a sua persona. A diferença entre ambos está no fato de que a persona é mais específica e traz características próprias relativas ao seu potencial cliente.

Conhecendo ambos, torna-se possível identificar quais são os valores que podem ser transmitidos e, consequentemente, quais são as cores que mais se relacionam com eles. As marcas que têm um público mais conservador, por exemplo, provavelmente terão melhores resultados optando por cores mais sóbrias. Um público mais popular, por outro lado, abre espaço para logos mais inovadoras e ousadas, com a inclusão de tonalidades mais chamativas.

3. Tenha uma cor base

No momento de escolher as cores para a sua marca e para a identidade visual do seu empreendimento na área da moda, é importante contar com uma cor base. Ou seja, com a tonalidade que será realmente o "carro-chefe" do seu negócio e que contribuirá para que os clientes facilmente identifiquem em qualquer campanha de marketing que se trata do seu estabelecimento.

Quer um exemplo? Quando a gente pensa em grandes marcas, as cores base rapidamente vêm à nossa cabeça. Coca-cola, vermelho. Itaú, laranja. Percebe como a associação é rápida?

Justamente por isso, é importante ter aquela cor que vai guiar toda a sua comunicação. Aliás, a iniciativa vai garantir a criação de uma conexão com a sua base de clientes.

4. Defina a paleta de cores

A partir do momento em que você determina a cor base que vai transmitir alguns dos seus principais valores, é viável trazer a paleta de cores que será utilizada em diferentes peças. A medida vale tanto para as redes sociais quanto para a mídia impressa, caso você queira investir em flyers e folders.

Normalmente, uma identidade visual utiliza, em média, entre uma e quatro cores. Mais do que isso pode impedi-lo de estabelecer uma conexão forte com o público, uma vez que, em diferentes tipos de comunicação, haverá uma cor distinta.

Outro ponto fundamental envolve compreender quais são as variações das cores e quando cada uma pode ser utilizada. Nesse sentido, é recomendável elaborar um manual da sua marca para que qualquer pessoa que se torne responsável por projetar as suas campanhas possa se guiar de uma forma padronizada.

5. Escolha as cores com base na cultura do negócio

Um erro muito comum cometido pelos empreendedores no momento de definir as cores envolve fazer a escolha baseada em preferências pessoais em vez de selecioná-las com base nos valores do negócio ou no público-alvo.

Por essa razão, é necessário que o seu empreendimento conte com um planejamento estratégico muito bem-feito. Assim, haverá uma definição dos objetivos da empresa e da visão a longo prazo, um estudo de público e da concorrência, entre outros fatores.

Acredite: caso o investimento seja feito considerando as suas preferências, as chances de criar algo que não trará retorno aumentarão consideravelmente. Afinal, o público não vai sentir uma conexão com a marca e não se importará em cultivar um relacionamento com a sua empresa.

6. Faça testes

A psicologia das cores — aliada ao marketing de uma empresa do universo da moda — não é uma ciência exata. Logo, se houver qualquer dúvida no momento de escolher a paleta para a sua identidade visual ou para a estrutura física do seu espaço, é importante fazer testes. Dessa forma, você terá a oportunidade de entender, na prática, qual é o resultado das escolhas feitas e de implementar modificações quando necessário.

Entretanto, a elaboração do logo é uma etapa que deve envolver muita pesquisa e cautela. Afinal, fazer modificações constantes na identidade da empresa poderá reduzir as chances de as pessoas identificarem com tranquilidade que se trata da sua loja, o que reduz a lembrança perante os seus clientes e potenciais clientes.

Dessa forma, tenha sempre senso no momento de fazer as definições e conte com profissionais capacitados que compreendam os processos de projeção de logo e saibam orientá-lo melhor acerca do que seria ideal. Além disso, eles certamente farão uma pesquisa de mercado, estudando os concorrentes, e trarão a percepção do público para uma definição mais efetiva.

7. Leve as cores escolhidas para todas as suas comunicações

Após todos os passos elencados, chegou o momento de garantir que as suas comunicações reforçarão as cores escolhidas com base na psicologia. Ou seja, é hora de voltar a sua atenção ao site da empresa, ao blog, à estrutura física da loja, a qualquer comunicação impressa realizada, às redes sociais etc.

Com isso, as chances de os clientes identificarem com facilidade a sua marca em diferentes canais aumentam consideravelmente. Isso, por sua vez, contribuirá para que haja mais autoridade em relação à empresa e um conhecimento mais amplo por parte do seu público.

E então? O que você achou de conhecer um pouco mais sobre a psicologia das cores e os seus diferenciais? Como a gente viu neste post, é essencial contar com essa estratégia no momento de definir a sua identidade, já que a iniciativa vai impactar de forma direta os resultados e a percepção dos clientes em relação à sua marca.

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