Sobre o Sebrae no Paraná
Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País.
No Paraná, conta com seis regionais e 19 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.
Missão, Visão, Negócio, Cliente e Valores
Missão: Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo.
Visão: Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.
Negócio: Soluções para pequenas empresas.
Cliente: Micro e pequenas empresas formais e informais e pessoas interessadas em abrir um negócio.
Valores
1. Paixão
2. Coerência
3. Compromisso
4. Excelência
5. Inovação
Administração
O Sebrae é predominantemente administrado pela iniciativa privada. O Sebrae/PR é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo, com sede e foro no Paraná, vinculada ao Sistema Sebrae, e, embora operando em sintonia com o setor público, não se vincula à estrutura pública federal.
Sua receita principal advém da contribuição das empresas, em média 0,6% sobre a folha de pagamento, recolhida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A instituição é fruto, portanto, de uma decisão política da cúpula empresarial e do Estado, que se associaram para criá-la e cooperam na busca de objetivos comuns. É por isso mesmo, uma entidade empresarial voltada para atender ao segmento privado, embora desempenhe função pública e tenha sempre em consideração as necessidades do desenvolvimento econômico e social do País.
Pelo fato de administrar verbas decorrentes de contribuições parafiscais e gozar de privilégios próprios dos entes públicos, o Sebrae está sujeito a normas semelhantes às da Administração Pública, sob vários aspectos, em especial no que diz respeito à:
• observância dos princípios da licitação (moralidade, igualdade, publicidade, impessoalidade, legalidade);
• exigência de processo seletivo para a seleção de pessoal;
• prestação de contas aos órgãos de controle externo (TCU, CGU, TCE, auditorias externas independentes).