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Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Oportunidades na crise

O Sebrae quer ajudar a sua empresa a superar e prosperar em tempos de crise. Confira o conteúdo que preparamos para você.

· Atualizado em 14/12/2018
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Independentemente de sua origem e do tempo que possa durar, a empresa precisa aprender a entendê-la, especialmente através da mudanças dos hábitos do consumidor e tomar atitudes para ajustar sua estratégia à uma nova realidade. Então, é hora de procurar uma alternativa para que a empresa sobreviva e ao mesmo tempo possa crescer.

 

Perfis de consumidores

Não há dúvidas de que existem diferentes perfis de consumidores e que a crise afeta cada um deles de formas distintas, dependendo da sua situação financeira e de seus hábitos, por exemplo.
É por isso que é muito importante que você, empreendedor, compreenda cada um destes consumidores e adapte a estratégia de vendas da sua empresa ao cenário atual.

Pé no freio

                 


Abalado mas paciente

É o que se sente mais vulnerável e abalado financeiramente. Esse grupo reduz todo o tipo de gasto, eliminando, adiando, diminuindo ou substituindo o consumo.

 

Também economiza em todas as áreas, mas com menos agressividade. É otimista em relação ao longo prazo, mas menos seguro quanto às perspectivas de recuperação no curto prazo ou a sua capacidade de manter o atual padrão de vida. 

     

Estável, tranquilo

   

Vive o presente

É  o consumidor em situação financeira mais estável. Seu nível de consumo continua próximo dos níveis pré-crise, embora agora tenda a ser um pouco mais seletivo com o que compra. Acredita na própria capacidade de sobreviver aos solavancos da economia, hoje e no futuro.

 

Continua agindo como sempre, sua reação à crise é, basicamente, adiar compras de grande valor.  Continua agindo como sempre e, de modo geral, não se preocupa em poupar. Dificilmente alteram os hábitos de consumo, salvo é claro, se perderem o emprego.

     
Produtos e serviços

Você sabe identificar se o seu negócio se enquadra em produtos/serviços essenciais, agrados, adiáveis ou dispensáveis? Cada um deles tem um momento para se ressentir da crise. Ela está associada a diversos fatores, tais como:

  • O segmento de negócios que está voltado para itens dispensáveis será o primeiro a ser afetado pela crise;
  • O modelo de negócios em que os itens são essenciais possivelmente será o menos atingido pela crise;
  • Os segmentos que se enquadram nos itens agrados/adiáveis também têm grandes chances de serem afetados pela crise.

Confira abaixo as categorias de produtos/serviços e não se preocupe: cada uma delas tem potencial para superar a crise.

Essenciais
Produtos e serviços fundamentais à subsistência e ao bem-estar.
Exemplo: alimentação, vestuário e saúde.

Agrados
Fonte de prazer cuja compra imediata é tida como justificável.
Exemplo: brinquedo, perfume, flor.

Adiáveis
Coisas necessárias ou desejáveis cuja compra pode ser adiada.
Exemplo: viagem, carro, lazer.

Dispensáveis
Coisas consideradas desnecessárias.
Exemplo: comer fora.


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