O Sebrae quer ajudar a sua empresa a superar e prosperar em tempos de crise. Confira o conteúdo que preparamos para você.
Independentemente de sua origem e do tempo que possa durar, a empresa precisa aprender a entendê-la, especialmente através da mudanças dos hábitos do consumidor e tomar atitudes para ajustar sua estratégia à uma nova realidade. Então, é hora de procurar uma alternativa para que a empresa sobreviva e ao mesmo tempo possa crescer.
Não há dúvidas de que existem diferentes perfis de consumidores e que a crise afeta cada um deles de formas distintas, dependendo da sua situação financeira e de seus hábitos, por exemplo.
É por isso que é muito importante que você, empreendedor, compreenda cada um destes consumidores e adapte a estratégia de vendas da sua empresa ao cenário atual.
Pé no freio |
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É o que se sente mais vulnerável e abalado financeiramente. Esse grupo reduz todo o tipo de gasto, eliminando, adiando, diminuindo ou substituindo o consumo. |
Também economiza em todas as áreas, mas com menos agressividade. É otimista em relação ao longo prazo, mas menos seguro quanto às perspectivas de recuperação no curto prazo ou a sua capacidade de manter o atual padrão de vida. |
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Estável, tranquilo |
Vive o presente |
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É o consumidor em situação financeira mais estável. Seu nível de consumo continua próximo dos níveis pré-crise, embora agora tenda a ser um pouco mais seletivo com o que compra. Acredita na própria capacidade de sobreviver aos solavancos da economia, hoje e no futuro. |
Continua agindo como sempre, sua reação à crise é, basicamente, adiar compras de grande valor. Continua agindo como sempre e, de modo geral, não se preocupa em poupar. Dificilmente alteram os hábitos de consumo, salvo é claro, se perderem o emprego. |
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Você sabe identificar se o seu negócio se enquadra em produtos/serviços essenciais, agrados, adiáveis ou dispensáveis? Cada um deles tem um momento para se ressentir da crise. Ela está associada a diversos fatores, tais como:
- O segmento de negócios que está voltado para itens dispensáveis será o primeiro a ser afetado pela crise;
- O modelo de negócios em que os itens são essenciais possivelmente será o menos atingido pela crise;
- Os segmentos que se enquadram nos itens agrados/adiáveis também têm grandes chances de serem afetados pela crise.
Confira abaixo as categorias de produtos/serviços e não se preocupe: cada uma delas tem potencial para superar a crise.
Essenciais |
Agrados |
Adiáveis |
Dispensáveis |
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