O futuro do leite no Brasil foi o tema da palestra de abertura do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) que aconteceu na noite desta terça-feira (7), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). O economista e pesquisador da Embrapa, Dr. Paulo do Carmo Martins, finalizou a programação do primeiro dia de evento que segue até quinta-feira (9).
Apresentando estatísticas do momento atual e prospecções do mercado, o palestrante expôs as 13 tendências do setor leiteiro frente à maior crise já enfrentada no país. A primeira, e principal, foi a afirmação de que “o consumo de proteína animal crescerá no Brasil e no mundo”.
Dr. Paulo apresentou dados de pesquisas que indicam que o consumo do leite per capita por ano no Brasil cresceu quase 37 litros em 23 anos, passando de 133 litros/habitantes/ano em 1996 para 169,8 litros/habitantes/ano em 2019. “O registro de aumento de quase 37 litros durante esses anos foi uma grande marca para o setor. Esse dado também indica que o brasileiro permanece aumentando o consumo de leite, ampliando a perspectiva do mercado de que o país tem potencial de avançar ainda mais e atingir o padrão de consumo desempenhado por países desenvolvidos”, explanou.
Demais tendências salientadas pelo especialista indicam mudanças no perfil do produtor, maior concentração de animais por propriedade, margens estreitas e oscilantes no mercado, especialização regional da produção, oficialização da era da mudança e do mundo ESG (Ambiental, Social e Governança), entre outras prospecções.
O pesquisador finalizou a palestra destacando os próximos passos do setor leiteiro. “Para o produtor vemos que existem dois caminhos possíveis, aumentar a produção e/ou aumentar o valor do seu produto. Já as indústrias e entidades necessitam assumir a agenda ESG, praticar a inovação aberta e assumir o mundo das startups. E o primeiro passo está aqui, na porta desse evento, com startups apresentando as suas soluções e inovações”, concluiu Dr. Paulo.
SOLENIDADE DE ABERTURA
Na solenidade de abertura do simpósio, o presidente do Nucleovet, Lucas Piroca, destacou a abrangência do evento e afirmou que o SBSBL tem a responsabilidade de criar e levar conhecimento para ser colocado em prática nas propriedades. “O Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite vem sendo construído, avançando e evoluindo a cada edição. A equipe Nucleovet trabalha para que esses três dias de simpósio ofereçam conhecimento atualizado e de qualidade, troca de experiências e oportunidades para os profissionais e estudantes”, ressaltou.
O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Valdir Colatto, na ocasião representando também o governador do Estado, Jorginho Mello, afirmou a importância do Simpósio para o avanço da classe médica veterinária e zootecnista. “Em meio a esse momento de crise que estamos vivendo, com tantas entidades e organizações imbuídas para salvar o futuro do setor leiteiro, esse Simpósio vem trazer luz, simbolicamente falando”.
Na frente de honra, também se pronunciaram o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Reney Dorow, representando o presidente da Epagri, Edir Leite, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Chapecó, Mauro Zandavalli, representando o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues. A frente de honra também foi composta por autoridades do setor presentes no evento, como o presidente do CRMV-SC, Marcos Vinicius de Oliveira Neves, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos e o gerente do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (Cepaf) da Epagri e presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), Vagner Miranda Portes.
DOAÇÃO
A cada simpósio, o Nucleovet doa parte do valor das inscrições pagas para entidades locais. Nesta edição do SBSBL, a Associação dos Voluntários do Hospital Regional do Oeste (AVHRO) foi contemplada com a doação de R$ 10 mil.
SOBRE O 12º SBSBL
Promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) iniciou nesta terça-feira (7) e segue até quinta-feira (9), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).
Neste ano, o evento conta com novidades. Além da 7º Brasil Sul Milk Fair e do 2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, o 1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto promovido pela Epagri, também integrará a programação científica do SBSBL. Bem como, o evento estreará a Fazenda do Futuro, realizado pelo Nucleovet e Ecossistema de Inovação de Chapecó, com apoio do Pollen Parque, Deatec/Acate e Sebrae-SC.
APOIO
O 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Prefeitura de Chapecó e do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL)
PROGRAMAÇÃO
DIA 08/11
12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite
Painel: Pecuária de leite à base de pasto – AUDITÓRIO PRINCIPAL
8h: Pontos críticos para atingir rentabilidade e sustentabilidade na produção de leite
Palestrante: Christiano Nascif
9h: Sistemas de produção de leite à base de pastagens: produção e sustentabilidade
Palestrante: Rémy Delagarde
10h: Milk Break
10h40: Estratégias para a redução de emissão de gases do efeito estufa aliado a alta produtividade de leite
Palestrante: Jonathan Herron
11h40: Mesa Redonda
12h30: Almoço
DIA 08/11
12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite – AUDITÓRIO PRINCIPAL
14h: Impacto das micotoxinas na produção de leite
Palestrante: Carlos Augusto Mallmann
14h50: Colostragem em bezerras: Onde estamos e onde podemos chegar?
Palestrante: Sandra Gesteira
15h35: Milk break com exposição de pôster e interação com os apresentadores
16h15: Decifrando a composição do leite
Palestrante: Rodrigo Almeida
17h: Saúde de casco - medidas preventivas sistemas semi-intensivos e confinados
Palestrante: Rogério Isler
17h45: Questionamentos
19h: Happy Hour
DIA 08/11
1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto - SALA WELCY CANALS
14h: Manejo de pastagens: como otimizar a produção de leite à base de pasto
Palestrante: Dr. Sila Carneiro da Silva
14h40: Manejo alimentar de bovinos em pastejo: necessidades para potencializar a produção de leite
Palestrante: Dr. Henrique Mendonça Nunes Ribeiro Filho
15h35: Leite com pôster - Intervalo com apresentação de trabalhos na forma de pôster
16h15: A conservação de forragem como estratégia para déficits da produção de pastagens
Palestrante: Dr. João Luiz Pratti Daniel
17h05: Resultados do trabalho Epagri - O produtor com a palavra
Palestrantes: Carlos Mader Fernandes e Gilmar Moraes
17h45 - Mesa redonda: Potencialização da produção de leite à base de pasto
Moderador: André Thaler Neto
19h: Happy Hour
DIA 09/11
12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite
Painel: Genética e Saúde – AUDITÓRIO PRINCIPAL
8h: Impactos do estresse calórico e da emissão de gases de efeito estufa em rebanhos leiteiros: estratégias de seleção genômica para minimizar seus efeitos
Palestrante: Dr. Marcos Vinicius Barbosa da Silva
9h: Pontos-chaves no período de transição
Palestrante: José Eduardo Portela Santos
10h: Milk Break
10h40: Distúrbios metabólicos: o que está em jogo?
Palestrante: José Eduardo Portela Santos
11h40: Mesa Redonda
12h20: Encerramento e sorteio de brindes
DIA 09/11
13h30: Visita à campo - Conhecendo a realidade da produção de leite à base de pasto - Visita na propriedade de família acompanhada pela Epagri.