O Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), uma iniciativa do Sebrae/SC, se destaca ao oferecer suporte técnico e consultoria especializada em inovação para micro e pequenas empresas. O objetivo geral é torná-las mais competitivas, eficientes e conectadas ao cenário econômico atual, com foco em inovação, aumento de produtividade e lucratividade. Atualmente Santa Catarina conta com mais de 120 Agentes Locais de Inovação em atividade, acompanhando mais de 5 mil empresas inscritas no programa, demonstrando o impacto positivo e a busca dos empresários por soluções inovadores para enfrentar os desafios do mercado.
Na Grande Florianópolis, são mais de 500 empresas atendidas por 18 agentes em campo. Esses profissionais capacitados trabalham junto aos empresários para identificar oportunidades e estimular a adoção de metodologias e práticas inovadoras para seus negócios. O trabalho dos agentes consiste em visitar regularmente as empresas participantes, avaliando seus processos, produtos e serviços, em busca de formas de otimização e diferenciação no mercado. Após a análise prévia, o programa proporciona suporte personalizado de acordo com a realidade da empresa, de forma eficaz, direcionando as micro e pequenas empresas para o sucesso.
A empresa AZ Confecções, que atua no segmento de roupas e acessórios no município de São José, é um dos cases de sucesso do programa. Ao participar do Projeto Agentes Locais de Inovação, começou a atingir resultados expressivos com 94% de aumento de produtividade em apenas seis meses. Isso foi possível devido à reestruturação do negócio com base na consultoria do ALI. A partir do diagnóstico empresarial, a AZ implementou práticas de controle financeiro mensal, negociou melhores preços de matéria-prima, otimizou o controle de estoque e passou a produzir relatórios mensais, entre outras ações que impulsionaram seu crescimento.
Também do ramo de vestuário, a Empty Clothing Co., uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado e já possuía valores bem alinhados como o minimalismo, a sustentabilidade e a diversidade, ingressou no Projeto ALI para resolver questões ligadas a bonificação dos colaboradores, estabelecer estratégias de crescimento, além de aprimorar suas ações de marketing digital. A consultoria dos agentes possibilitou à empresa alcançar um crescimento exponencial, abrindo portas para novas oportunidades e parcerias no mercado.
Os resultados do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) são notáveis e refletem nos últimos números divulgados pelo Sebrae. Entre 2022 e 2023, foram aplicados mais de R$10 milhões no projeto em Santa Catarina. Esse investimento vem impulsionando cada vez mais a inovação e o crescimento do setor empresarial no estado.
O Gestor do Projeto Agentes Locais de Inovação na Grande Florianópolis, Douglas Luís Três, reforça a importância dessa iniciativa. “Sabemos que inovar vai muito além de adquirir uma nova tecnologia ou equipamento. Inovar, muitas vezes, é implantar novas maneiras de gestão, novos processos de produção e controle, por exemplo. É justamente isso que os Agentes Locais de Inovação buscam fazer nas empresas, mostrar caminhos inovadores que sejam capazes de fazer esses negócios se desenvolverem”, pontua.
Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI)
O Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) atua em três frentes principais: ALI Transformação Digital, ALI Produtividade e ALI Rural, atendendo diversas empresas de acordo com as suas necessidades específicas. Desde 2020, é vinculado ao Programa Brasil Mais, uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. Para saber mais, acesse: https://www.sebrae-sc.com.br/ali/agentes-locais-de-inovacao