this is an h1

this is an h2

Inovação
Lançamento do Plano de Desenvolvimento do Extremo Sul
Voos mais altos: Amesc conhece de perto e vibra com o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Extremo Sul

 

Evento reuniu prefeitos, Sebrae e lideranças da Associação para firmar compromisso com o projeto (Fotos: Daniela Savi)


As diretrizes que ditarão o caminho do desenvolvimento socioeconômico e, logo, para a melhoria da qualidade de vida no Extremo Sul de Santa Catarina em breve estarão materializadas em um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico elaborado por meio da expertise da Unesc e do Sebrae/SC para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). As instituições lançaram o projeto oficialmente, na noite desta quinta-feira (2/12), na sede da Associação, que promete dar impulso para voos ainda mais altos à região.

O Plano, desenvolvido de forma participativa junto à comunidade ao longo de 2022, detalhará fraquezas a serem trabalhadas e referências que oferecem potencial de exploração para o crescimento sustentável da região que, com apoio da Unesc e do Sebrae/SC, promete despontar em desenvolvimento. O documento será elaborado, além de forma global, para toda a região, individualmente para cada um dos 15 municípios.

Demonstrando a relevância do projeto, seu lançamento contou com a participação das principais lideranças do Extremo Sul, com a presença dos prefeitos de todos os municípios, além de demais líderes políticos e empresariais e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, de forma virtual, assim como dos membros da equipe do Estado, como o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.

O encontro, que deixou repleto o auditório da Amesc, foi transmitido também ao vivo no canal da Unesc TV no Youtube.

Planos audaciosos e pessoas apaixonadas

A abertura dos gabinetes pelos prefeitos e, principalmente, a união de esforços dos municípios que compõem a Amesc no apoio à concretização do Plano de Desenvolvimento, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, representam escolhas acertadas. “Vocês, prefeitos, estão, com isso, planejando, desenhando junto da população e deixando legados para toda a comunidade que vai olhar para essa história, se orgulhar e saber que fizemos parte disso”, destacou.

Os ingredientes para um excelente resultado, conforme Luciane, a equipe já tem: pessoas apaixonadas pela região, um cenário absolutamente encantador, instituições pujantes e determinado a melhorar o desenvolvimento e excelentes gestores. “Diante disso, a Amesc é a grande protagonista desse momento, estando o Sebrae e a Unesc como articuladores desse processo. Em novembro de 2022 apresentaremos aqui um belo resultado com planos dos 15 municípios e o grande projeto da região. Não tenho dúvidas de que estamos em um dia de transformação”, apontou a reitora, que assegurou ainda o apoio da Universidade para o apoio posterior na execução dos projetos estruturantes identificados por meio do Plano.

Conforme o presidente da Amesc, Moacir Francisco Teixeira, prefeito de São João do Sul, não há dúvidas de que essa é uma noite histórica. “Essa data fica como marco na história da Amesc e do Extremo Sul. Sabemos a importância que esse Plano terá para a nossa região. Vai munir os gestores para planejar seus mandatos. Temos aqui prefeitos unidos, sem distinção de partido político para junto da Unesc e do Sebrae/SC conseguir alcançar os objetivos. Levar a região ao patamar que ela deve estar”, discursou.

Coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa, destacou o orgulho de fazer parte do movimento que fará com que o Extremo Sul evolua para outro patamar de desenvolvimento. “Agradecemos imensamente a todos os prefeitos que nos receberam e confiaram na Unesc e no Sebrae para realizar esse trabalho. Sabemos que tão importante quanto fazer um plano é colocá-lo em prática. Nosso comprometimento é realizar todas as etapas e apresentar todos os resultados e apoiá-los para que todo esse movimento saia efetivamente do papel e chegue à prática”, completou.

Presença do Estado

Ao traçar rotas, conforme o governador Carlos Moisés da Silva, a região volta seus olhares para onde quer chegar e dá rumo certeiro às suas ações. “O que percebemos nesse movimento é a definição de metas claras ao buscar conhecer potencialidades e fazer o melhor caminho. Assim qualificamos e atraímos investimentos e reconhecemos a vocação de cada região”, pontuou.

Luciano José Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, também participou virtualmente do evento e fez questão de destacar a relevância do envolvimento da Unesc no projeto. “Eu sempre reforço que se você quiser conhecer uma região, precisa conhecer a sua Universidade. Conhecendo, portanto, a nossa Unesc é possível reconhecer o potencial social e econômico do Sul. Agora, somado à comunhão de esforços dos municípios, vislumbramos um grande resultado”, destacou.

Um dos grandes parceiros do projeto, o deputado Julio Garcia foi representado na cerimônia pela chefe de gabinete Guisla Scaini. Ao falar em nome do deputado, Guisla destacou a profunda parceria estabelecida pelo gabinete com a Universidade. “É uma relação de comprometimento, de amizade verdadeira, respeito, compromisso, gratidão e vontade muito grande de transformar a região por meio desse Plano, que vai dar certo se todos nós arregaçarmos as mangas e participarmos”, pontuou.

Também aliado da Universidade, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, Rodrigo Minotto, salientou ao público presente no auditório e aos espectadores a grande expectativa envolvida no Plano que leva a digital da Unesc e do Sebrae. “A Instituição é protagonista desse tipo de planejamento para o desenvolvimento da região e mais uma vez fará a transformação deste cenário. Tenho certeza de que, com essa apresentação, pensando cada vez mais alto, com todos os investimentos que estão sendo feitos, estamos fazendo a diferença para a nossa sociedade”, garantiu.

Falar e vislumbrar o futuro almejado, para o deputado federal Jorginho Mello, é essencial para que se conquiste. “Falar de desenvolvimento, crescimento e planejamento é muito importante. As coisas que acontecem por acontecer não são o sucesso. Ele é planejado e o Extremo Sul merece”, destacou.

Presente no evento, o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, pontuou no encontro o espaço ainda latente para a busca de recursos para investimento na região. “Não tenho dúvida de que o uso do conhecimento, da tecnologia e da inovação por meio da Unesc e do Sebrae, será decisivo na elaboração do trabalho. Isso é o que a Universidade tem de mais valioso e é o que fará toda a diferença em um planejamento para o Extremo Sul. Precisamos aproveitar esse momento para desenvolver com projetos a serem apresentados com apoio do governador Carlos Moisés”, destacou.

As etapas de desenvolvimento do Plano foram elencadas pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Conforme a pró-reitora, a Unesc, o Sebrae e a Amesc estão de mãos dadas em prol do avanço social e econômico de uma região que tem gigante potencial a ser explorado de forma competitiva e diferenciada.

“As etapas dos trabalhos a serem realizados até novembro de 2022 se darão em Diagnóstico, Visão de Futuro e Vocações, Ecossistema Socioeconômico e Mapa Estratégico, Projetos Estratégicos e Governança. A Universidade estará mergulhada nesse processo por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico”, garantiu.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?