Vídeo: https://youtu.be/NdJZCBxZ2qc
O prefeito, Neudi Angelo Bertol, destaca as expectativas com o Cidade Empreendedora
Foto 19 – Lançamento do Programa Cidade Empreendedora.
O município de Lindóia do Sul, no oeste catarinense, lançou nesta semana o ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, que integra a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o progresso da cidade. As ações estratégicas para o desenvolvimento do município, voltadas a gerar emprego, renda e oportunidades serão executadas pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores e prestigiada por vereadores, representantes de entidades empresariais e servidores municipais.
Para o prefeito, Neudi Angelo Bertol, é muito importante ter a parceria com o Sebrae/SC. “Quando iniciei na política meu desejo era auxiliar os pequenos negócios e isso será concretizado a partir de agora. O movimento econômico de Lindóia do Sul é proveniente 90% das atividades rurais, continuaremos com o apoio desse importante segmento, mas queremos ampliar esse auxílio para que os empresários tenham informações, orientações e oportunidades para crescerem”, adiantou ao comentar que o município tem 185 microempreendedores individuais (MEIs) e 488 empresas de pequeno porte.
O representante do Legislativo e vereador, Vanderlei Dal Bello, enalteceu que o município precisa firmar parcerias para apoiar os empresários locais. “Ao longo da história do município o setor da agricultura recebeu incentivos e capacitações para se desenvolver, mas agora esse olhar estará voltado também para outros setores como o comércio e a indústria que, assim como as demais, precisam de suporte”, comentou.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, o município com aproximadamente 5 mil habitantes e uma história de 32 anos precisa pensar as próximas três décadas, pois não terão os mesmos resultados conquistados até agora porque as circunstâncias mudaram.
“As políticas públicas vinculadas à saúde, educação e assistência social são consideradas virtuosas, porém as inciativas para quem empreende nem sempre são bem vistas pela sociedade. Contudo, quem mais sofre com as crises econômicas são os pequenos negócios que não conseguem competir com as grandes organizações e precisamos auxiliá-los para manter suas empresas”, argumentou Trennepohl. Para ele o programa representa plantar sementes para que futuramente possam dar frutos, mas para isso é necessário que todos cuidem.
Cidade Empreendedora
O ciclo foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Conta com cinco pilares de ação para que o município estruture e impulsione o seu ambiente de negócio: educação empreendedora, Sala do Empreendedor, liderança, compras públicas e desburocratização.
As ações que serão desenvolvidas nestes dois anos foram apresentadas pelo consultor articulador do Programa na região, Américo do Nascimento Júnior. “A intenção é que os empresários locais tenham acesso às informações necessárias para aprimorarem a gestão de seus negócios e ao mesmo tempo tenham conhecimento sobre os serviços prestados gratuitamente pelo setor público para isso”, explicou.
A Sala do Empreendedor, por exemplo, disponibilizará consultores para atender as demandas das empresas que desejam aperfeiçoar sua gestão. Para as compras públicas o município disseminará informações para que os negócios locais possam participar das licitações públicas, além de capacitar os produtores rurais e os empresários para estarem aptos a fornecer ao Poder Público. Na desburocratização serão adotadas medidas para reduzir o tempo de atendimento ao cidadão que deseja empreender.
Como vertical estratégica o município escolheu o Cidade Criativa, com solução específica para fomentar o artesanato local.
Foto 15 – Para o prefeito, Neudi Angelo Bertol, é muito importante ter a parceria com o Sebrae/SC.
Foto 16 – O representante do Legislativo e vereador, Vanderlei Dal Bello, enalteceu que o município precisa firmar parcerias para apoiar os empresários locais.
Foto 17 – O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, explicou que o programa representa plantar sementes.
Foto 18 – As ações que serão desenvolvidas nestes dois anos foram apresentadas pelo consultor articulador do Programa na região, Américo do Nascimento Júnior.
Foto 20 – A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores e prestigiada por vereadores, representantes de entidades empresariais e servidores municipais.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.