this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Programa ALI: realidade aumentada para loja de bicicletas elétricas
Programa ALI do Sebrae/SC cria totem de realidade aumentada para loja de bicicletas elétricas em Balneário Camboriú

Programa ALI do Sebrae/SC cria totem de realidade aumentada para loja de bicicletas elétricas em Balneário Camboriú

A ação faz parte do projeto Brasil Mais, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto.

 

 

Foto 1 - Totem de realidade aumentada como solução inovadora para a loja Vindrais Bicicletas Elétricas. 

 

 Os empresários Sebastian Gastelumendi e Diego Lorieto, sócios da Vindrais Bicicletas Elétricas, em Balneário Camboriú, estavam com dificuldades de manter a loja diante do cenário de pandemia, que iniciou pouco depois da abertura da empresa. Foi então que o agente local do Sebrae/SC, Ricardo Werner Pinto, entrou em contato para apresentar o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) e oferecer soluções inovadoras para o negócio deles.

A Vindrais Bicicletas Elétricas é uma marca uruguaia que nasceu em 2015, na cidade de Montevidéu, com a premissa de mudar a realidade da mobilidade elétrica no país. Com a possibilidade de transformar bicicletas convencionais em bicicletas elétricas, misturando o clássico e moderno, exportaram a empresa para o Brasil, abrindo lojas em Porto Alegre e Balneário Camboriú. “Abrimos a empresa em dezembro de 2019 e tivemos uma boa adesão na temporada, mas logo veio a pandemia e começamos a dar idas e voltas de vendas e funcionários”, conta Sebastian.

Com um plano de ação para identificar as dores da empresa e rever processos que precisavam ser melhorados, elaboraram junto ao Sebrae uma estratégia comercial desenvolvendo um totem para os seus parceiros de fora do estado com todas as informações das bicicleta elétricas. No totem, além das características técnicas, foi colocado um QR Code para que o cliente possa projetar na câmera do seu celular, através de realidade virtual, o modelo da bicicleta elétrica. Com a novidade, a empresa conseguirá prospectar clientes de fora do estado e realizar vendas do produto de forma direta.

“Além de algumas melhorias internas, o projeto final do ALI aqui na empresa foi um totem para colocar nos pontos de vendas, para associar o ponto de venda à marca. Para ser viral, decidimos montar um totem nos pontos de vendas do país para diminuir o custo de mandar as bicicletas para todos esses os pontos, como fazíamos anteriormente. Conseguimos apresentar uma experiência diferente de maneira fácil, eficaz, e de baixo custo”, explica Sebastian.

 

 

 Foto 2 - Os sócios Sebastian Gastelumendi e Diego Lorieto 

 

 

 

 

 

 

Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

 

O Programa ALI é realizado desde 2011, e integra o projeto Brasil Mais, do Governo Federal, que tem como objetivo elevar a produtividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, oferecendo uma orientação proativa e personalizada. Além disso, oportuniza a implementação de práticas inovadoras, identificando estágios de inovação para ampliar os negócios a partir das perspectivas dos clientes.

O empresário será acompanhado por um Agente Local de Inovação no período de quatro meses, que irá compreender a realidade da empresa e auxiliar na implantação de ações inovadoras, orientando novas fontes de receita para que se tornem competitivos no mercado. Podem participar empresas nas áreas de serviços, indústria, comércio e tecnologia, através do site: www.gov.br/brasilmais. Mais informações pelo telefone do Sebrae Itajaí: (47) 3390-1400 ou no telefone do Sebrae de Brusque: (47) 3351-3701.

 

Foto 03 - Fachada da loja Vindrais Bicicletas Elétricas. 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?