this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Programa Educação Empreendedora é lançado em São João do Oeste
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi lançado, esse mês, durante evento no Centro Educacional de São João do Oeste.

A iniciativa, implementada pela coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC com  parceria da Prefeitura,  atenderá alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de toda a rede de ensino do município e também uma escola estadual de São Lourenço do Oeste. O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Theisen, do analista técnico do Sebrae/SC, Miguel Gomez Garrido, de lideranças locais, parceiros, educadores e diretores das escolas envolvidas.

O JEPP integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) que tem por objetivo levar o empreendedorismo às diversas instituições de ensino, considerando os diferentes níveis e modalidades da educação. Alinhado às diretrizes nacionais, o Sebrae/SC promove ações junto aos municípios para adesão aos programas e credencia escolas e instituições para participar da iniciativa.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC responsável pelas ações do JEPP em vários municípios do extremo oeste, Elaine Rambo, explica que a primeira etapa contempla a capacitação dos professores para aplicar o programa nas escolas. “O objetivo é prepará-los com trabalho focado nos dois eixos do programa (empreendedorismo e plano de negócios) para que desenvolvam comportamentos empreendedores. A próxima etapa é uma palestra com as famílias para que tenham conhecimento sobre a iniciativa, seguido pela aplicação do programa com as crianças em sala de aula e encerramento das atividades com a feira de empreendedorismo”.

O JEPP, destinado a fomentar a cultura empreendedora nas instituições escolares, está de acordo com os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (a fim de participar e cooperar com o outro em todas as atividades humanas) e aprender a ser (via essencial que integra as três precedentes). O programa visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular a cultura da cooperação, inovação, ética, cidadania e ecossustentabilidade para que possam tornar-se protagonistas de suas próprias vidas.

O coordenador regional Extremo Oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, destaca que com o JEPP os estudantes do ensino fundamental têm contato com as primeiras lições de planos de negócios, planejamento, responsabilidade social, entre outros temas fundamentais para ampliar a percepção sobre o mundo do trabalho. “A educação empreendedora ajuda o estudante a visualizar novas oportunidades e avaliar melhor algumas possibilidades, fazendo com que aprenda a tomar iniciativas sobre determinadas situações em casa, na escola e, futuramente, na carreira profissional”, destaca.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?