this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Projeto tem objetivo de melhorar a qualidade do rebanho bovino
O Sebrae-SC é parceiro do projeto, que tem por objetivo melhorar a qualidade do rebanho bovino de Abdon Batista

Vinte pecuaristas de Abdon Batista, na Serra Catarinense, estão sendo atendidos pelo Sebraetec, um programa de inovação tecnológica do Sebrae/SC destinado às empresas. O projeto tem por objetivo promover o melhoramento genético de bovinos, por meio da inseminação artificial. As ações são desenvolvidas em parceria com a prefeitura abdonense e produtores rurais.

Analista de negócios do Sebrae/SC, Vanessa Valim Mendes esclarece que o programa é desenvolvido através do uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). As ações contam com um subsídio de 70% do Sebrae, além de uma contrapartida de 30% dos produtores rurais atendidos. “Estamos trabalhando com 20 vacas por propriedade rural, totalizando 400 animais”, detalha Vanessa.

Ela explica que o objetivo da solução é aumentar o ganho de peso ao desmame e também da carcaça na linha de abate, através do uso de sêmen com alta conversão; proporcionar melhoria da qualidade de carne, através do marmoreio; diminuir o intervalo entre partos nas vacas inseminadas e estabelecer um período reduzido de estação de monta para facilitar o manejo de inseminações e partos.

Além disso, de acordo com Vanessa, as ações também têm por objetivo “conciliar maior taxa de ganho de peso dos bezerros na época com maior oferta de forragem, além de proporcionar ao mercado consumidor um produto com elevado padrão de qualidade, melhorando, dessa forma, os ganhos ao produtor”.

 A IATF é desenvolvida em quatro etapas: diagnóstico e avaliação da propriedade, escolha da raça e reprodutor; orientações nutricionais, sanitárias, seleção das vacas a serem inseminadas e protocolo IATF; inseminação artificial em tempo fixo e, por fim, o diagnóstico de gestação e apresentação dos resultados.

 Programa prevê a inseminação de 400 vacas 

 O médico veterinário da Prefeitura de Abdon Batista, Juliano Pinheiro, que atua no projeto, explica que o programa atende 20 produtores rurais. Segundo ele, o projeto prevê a inseminação de 400 vacas, de diferentes raças.

Ressalta que a expectativa por resultados positivos é muito boa. Segundo ele, das 400 vacas que serão inseminadas, a expectativa é de que 280 fiquem prenhas, o que é considerado um resultado muito bom. “Acima disso, é resultado é mais que excelente”, avalia.

Ele acredita que, com a técnica da IATF, o rebanho de bovino abdonense tenha um salto de qualidade. Recorda que, anualmente, o município realiza a feira de gado, dessa forma, espera que, para o evento do ano que vem, os produtores já possam comercializar animais frutos deste programa de inseminação, agregando valor ao produto.

Juliano ressalta que a parceria do Sebrae no projeto é muito importante, pois permite que os produtores implementem soluções para melhorar a qualidade do rebanho, alavancando, assim, os negócios nas propriedades. “Essa troca de informações é muito importante, pois melhora o dia a dia nas propriedades rurais”, finaliza.

 

Catarinas comunicação // Foto: Prefeitura Abdon Batista

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?